Equalizadores Cygnus GE 1800 e GE 1800X: qual a diferença???

Discussão em 'Vintage' iniciada por stpamarante, 25 Out 2006.

1. beto.piteco

beto.piteco Usuário

Desde 3 Set 2006
    Valinhos/SP/Brasil
    Essa de passar o ferro sobre o papel para imprimir sobre apcb também já tinha visto, mas há bastante reclamação...

Com a chegada do natal e final de ano acabei não tendo tempo de mandar fazer a tela de silk... Tive bastante serviço nestes dias... :rofl:

Vai ficar para a segunda semana de janeiro.

2. pferato

pferato Usuário

Desde 27 Dez 2004
    SALTO - SP
    Olá !

E aí Beto como fico o upgrade?

Vc conseguiu "ver" alguma diferenças entre os ci´s?

3. RogNog

RogNog Usuário

Desde 6 Fev 2007
    Pindamonhangaba
    Caramba eu mandei fazer as plaquinhas, aparentemente ficaram legal mais instalei no equalizador e não gostei do resultado, sera que tem alguma coisa errada?

4. advanceabc

advanceabc Usuário

1 0 1

Desde 25 Jul 2016
    santo andré , São Paulo
    Boa noite , srs , alguem pode me ajudar .... tenho um cygnus GE400 e quando ligo os leds de overload não apagam , tive problema com a fonte , trafo queimou e estou usando uam fonte universal de notebook , estabilizada em 24v

5. rsvascon

rsvascon Usuário

69 12 1

Desde 9 Fev 2016
    São Paulo,SP
    Olá. Sabendo que esse tópico também tá ficando "vintage" eu também adquiri um equalizador Cygnus GE 1800
    normal sem "X" e "cara prata" e vejo as polêmicas e opiniões sobre equalizadores em geral.
    Sempre vejo aí no Ht fórum sobre upgrades nos cirquitos dos equipamentos e falaram que os CI's do Cy GE 1800
    são ruims, os tais CI 4136. Eu estou escutando meu equipamento aqui e realmente um equalizador faz a diferença..
    O meu recém adquirido Cygnus GE 1800 está em estado de zero todo original de fábrica. Só falta mesmo a embala-
    gem e o manual de instruções para ficar completo!!!!!!

E não obstante, abri a carcaça do meu Eq GE 1800 e vi os tais CI's 4136 e são de 14 pinos. Agora essa de diferença
    de pinagem dos CI's Hoje, quase 10 anos que esse tópico foi criado, eu vi o tal CI TL074 no mercado livre e ele
    também tem 14 pinos...... Agora essa de fazer plaquinha de CI para adaptar já é "vintage" não é??? Hehehehe.....

E o CI TL074 que vi no ML é da marca ST e também da Texas Instrument.

Sendo assim, é plug and play, é só tirar um e por o outro............ Além de trocar os capacitores da fonte (fácil
    localização) por de valor maior.

Procede????

Aguardo maiores esclarecimentos.

Grato.

6. betotro

betotro Gradiente Akai Polyvox

Desde 3 Ago 2015
    Tubarão SC
    Boa noite amigos do fórum tenho um equalizador cygnus ge1800 e lendo os comentários sobre os ganhos com a troca do ci 4136 pelo tl074 fiquei curioso sobre o ganho em qualidade, comprei os componentes e com a instalação do novos ci concordo com voceis o som ficou muito melhor as frequências ajustadas ficam incríveis e venho agradecer a voceis por compartilhar as experiências obrigado

• 1
  7. RafaDoc

RafaDoc Usuário

Desde 28 Fev 2016
    Florianopolis
    RogNog,
    Ao adaptar as placas, dependendo da forma que foi conectada, pode-se criar um aumento de resistência para o sinal elétrico. Como se colocássemos um resistor em uma trilha que não deveria ter nenhum.
    Tem que se levar em conta a distância dos fios entre as conexões e a qualidade do mesmo (diâmetro e componente -cobre puro).
    Plugar diretamente sempre seria a melhor opção, mas cai na diferença da pinagem...
    A técnica de soldagem também pode interferir e às vezes deixa a conexão falhando ou sem contato adequado.
    Se puder postar uma foto de como ficou o trabalho finalizado pode ser que observemos mais algum detalhe que possa solucionar o seu resultado ruim.

8. Post antigo mas de repente consigo uma ajuda tenho um Cygnus GEQ 1012 será quê posso usar o TL075CN? Vi no data sheet que bate toda a pinagem sem precisar de adaptação em substituição ao 4136db.

Última edição: 1 Fev 2020
  9. washimorais

washimorais Usuário

Desde 24 Jan 2007
    BETIM-MG-BRASIL
    Também tive comparando os datasheets dos: rc4136 e tl075cn e pelos "datasheets" SÃO INDENTICOS.....mesma pinagem... e sendo assim daria para colocar tl075 diretamente no lugar do 4136 sem ter que alterar ou adaptar nada na pci...Porém gostaria de opiniões do colegas sobre:

- O TL075 é melhor para áudio que o 4136 ?? Teria melhoras na qualidade do áudio com tlo75 ???......Enfim quero ver as opiniões e sugestões do colegas do fórum.....Grato

OBS:
    Tenho um GE1800X e o áudio dele é mediano pra ruim, está original com os 4136.....

Última edição: 2 Fev 2020
  10. Também gostaria de saber se vale a pena.

11. Kleber Pinheiro

Kleber Pinheiro Membro avantajado

Desde 11 Abr 2009
    BrazÓla
    Não achei as specs do TL075, e aparentemente é um chip que não está mais em linha.

Se eu fosse fazer essa alteração, faria as plaquinhas para montar um par de NE3552, encaixando sobre o lugar do RC original.

De qualquer forma, existe outro problema com o circuito, que é uma tonelada de capacitores eletrolíticos no caminho do sinal. Considerando a idade do equipamento, o ideal é pensar logo em recap. EU PESSOALMENTE, trocaria todos por capacitores de poliéster, mas tem que ver o espaço na placa...

Um recap e novos operacionais devem melhorar muito o desempenho.

• 1
  12. washimorais

washimorais Usuário

Desde 24 Jan 2007
    BETIM-MG-BRASIL
    Estive pesquisando.....!!!! .... e o equalizador gradiente E1 C - 2ª versão usa este TL075CN e este gradiente E1C com tl075 tem até uma boa sonoridade, bem melhor que os cygnus,,, e sendo assim poder-se-á tirar uma previa conclusão que estes tl075 são melhores para áudio que os rc4136. . . ..

• 1
  13. Kleber Pinheiro

Kleber Pinheiro Membro avantajado

Desde 11 Abr 2009
    BrazÓla
    Via de regra, cygnus sempre foi a mais triste linha nacional. Já peguei um pré deles com compressor integrado que usava LM 741.

• 1
  14. Bilbon12

Bilbon12 World of cats and Floyd

Desde 5 Out 2012
    Belo Horizonte/MG
    Eu nunca ouvi um aparelho com TL075, mas se ele seguir a mesma linha dos TL072, 74, etc...com certeza deve ser melhor que o 4136 que é como se fosse um 741 quádruplo...não muito legal pra áudio... Dei uma olhada rápida no MercadoLivre...o preço do 075 é meio salgado....no Aliexpress também tem...mais barato...mas acho que não é um bom momento pra importar coisas da China...rsrs

• 1
  15. Se alguém interessar comprei 10 TL075CN , ia instalar no meu geq 1012, coloco hoje, coloca amanhã, o tempo passou e surgiu a oportunidade de comprar um Tascam, vendi o Cygnus. Os Cis estão aqui sem uso posso por a venda os 10 por 80 reais no ML. Faço um anúncio para quem interessar.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso