Anúncio do HT Forum

Equinox ou Tiguan? Qual o melhor custo x benefício?

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por jotaerrebd, 1 Abr 2019.

1. plisb

plisb Carpe diem!

Desde 15 Set 2011
    Floripa & BalCam | SC
    Esse lag presente nos Audi e VW top são realmente um dissabor ... pq isso? consumo?

2. minfisto

minfisto Usuário

5.198 5.025 901

Desde 24 Jan 2007
    Londrina-Pr
    A VW nao usa turbina twinscroll em nenhum motor de sua linha, isso já diminuiria muito o lag, outro fator está na própria concepção do motor TSI.

Quanto mais cedo vc entregar o torque total menor sera o consumo, na verdade um dos fatores que fazem os motores TSI gastam mais é justamente isso

• 1
  3. fljp

fljp Usuário

9.827 6.309 766

Desde 20 Jan 2009
    Brasilia
    Principalmente emissões, pra atender aos padrões rigorosos na Europa.

• 1
  4. jotaerrebd

jotaerrebd Usuário

7.126 4.516 436

Desde 7 Mar 2012
    SP
    Boa pergunta, não sei, só sei que a diferença, nesse aspecto do turbo lag, entre a Tiguan e a Equinox é brutal a favor da empresa americana. Aliás, o mesmo ocorre quando se compara o 1.4 T do Jetta e do Cruze, de novo, a diferença é brutal a favor da GM.

• 1
  5. Rodrigues

Rodrigues Usuário

Desde 29 Set 2018
    SAO PAULO
    Eu iria de escola alemã, perco no motor, mas ganho em todo o resto. Direção rápida, ergonomia, estabilidade, acabamento e câmbio são superiores.
    Além disso, não uso muito estradas de pista simples, e a proposta do SUV não é correr, é andar devagar, passear com a família, portanto, me contento com bom torque da Tiguan.

• 1
  6. schiavinic

schiavinic Usuário

82 51 13

Desde 18 Abr 2009
    Itumbiara go Brasil
    Na minha visão além da cilindrada maior, que naturalmente ameniza o turbo lag, o câmbio de 9 marchas também ajuda muito. As marchas são bem próximas umas das outras, não deixando buracos nas trocas e sempre mantendo o motor acesso.

7. minfisto

minfisto Usuário

5.198 5.025 901

Desde 24 Jan 2007
    Londrina-Pr
    Na verdade com disse acima o lag de turbina aumenta o consumo é emissões pois faz o carro trabalhar em giro mais alto, entregar torque mais cedo demostra melhor eficiencia termica do motor em converter o calor em força. Existe o lag de acelerador é esse sim tem sido usado como medida de melhora no consumo e emissões tanto que é o recurso usado nos modos econômicos quando presente.

8. minfisto

minfisto Usuário

5.198 5.025 901

Desde 24 Jan 2007
    Londrina-Pr
    Depende, se vc o motor precisa de mais giro pra entregar torque muitas marchas pode dificultar as coisas pois as últimas marchas seriam pouco usadas ou teria muitas trocas durante a condução em trânsito. Carros que entregam todo torque mais cedo aproveitam mais o recurso de muitas marchas, as BMW por exemplo trocam marcha entre 1500 e 2000rpm aproveitando bem o recurso de muitas marchas.

9. fljp

fljp Usuário

9.827 6.309 766

Desde 20 Jan 2009
    Brasilia
    Esse lag que tanto reclamam nos VW não é da turbina. É do acelerador e da programação do câmbio.
    Turbinas pequenas têm pouco lag.

Última edição: 26 Abr 2019
    • 1
  10. nilsoncds

nilsoncds Usuário

43 13 5

Desde 23 Abr 2013
    Palmas/To
    pra mim que pego pavimentações ruins, pegaria Equinox LT com aro 18 e maior perfil de pneu (e menor custo de troca)

• 1
  11. minfisto

minfisto Usuário

5.198 5.025 901

Desde 24 Jan 2007
    Londrina-Pr
    No T-cross é perceptível o lag da turbina pois o carro só ganha força q partir de 2500 rpm ao acelerar mais forte da pra perceber o coice da turbina, o acelerador achei até com pouco lag, o do 3008 tem muito mais.

• 1
  12. fljp

fljp Usuário

9.827 6.309 766

Desde 20 Jan 2009
    Brasilia
    Mas concorda que isso é fácil de resolver ? Os câmbios hoje têm muitas marchas, seria facilimo fazer uma relação pra manter sempre o turbo "cheio". 2400 rpm não é nada.
    Mas não fazem isso por causa das emissões. De qualquer forma, não quer ter a sensação do turbo lag, só botar no modo sport do cambio.
    Em tempo: na minha ex-320i, com twinscroll, a BMW falava em torque máximo a 1250 rpm. Mas o que eu percebia mesmo era o turbo entrando aos 2000 rpm, como na Q3.

13. nilsoncds

nilsoncds Usuário

43 13 5

Desde 23 Abr 2013
    Palmas/To
    No cruze sinto o lag do acelerador eletrônico. Ultrapassar, melhor o câmbio no modo manual deixando o motor acima de 3000 rpm
    Tem um módulo da torkone pra retirar esse lag, porém é provável que aumente o consumo

14. Rodrigues

Rodrigues Usuário

Desde 29 Set 2018
    SAO PAULO
    1.4 tem lag sim, mas pelo menos em 2500 rpm entra um coicezinho gostoso, que te empurra forte. Típico dos motores VW.
    Já o 1.6 THP que testei no 3008, RCZ e 118i, é lag eterno, o torque não entra forte como nos tsi, e só empurra legal depois dos 4 mil rpm, mas aí é tarde demais, ninguém quer ficar girando 4k rpm para o carro andar na cidade.

15. minfisto

minfisto Usuário

5.198 5.025 901

Desde 24 Jan 2007
    Londrina-Pr
    Putz o Thp tem lag imperceptível e morre apos 4000rpm a minha visão é bem diferente da sua, esse é o gnde problema desse motor, se precisar retomar em alta o motor ta morto, a turbina é muito pequena.

16. minfisto

minfisto Usuário

5.198 5.025 901

Desde 24 Jan 2007
    Londrina-Pr
    Sim seria fácil resolver mas como vc disse aumentaria as emissões e o consumo tbm. Mas vai do gosto, tem gente que gosta do coice, eu sinto muita diferença andando num Mini e num GTI, num Jetta ou num Fusion que seriam os carros que posso comparar com mais propriedade. A 320/328 Nunca senti lag de turbina é sim do acelerador. O Fusion usava esse recurso de manter o giro acima de 2500rpm ameniza o lag mas cobra no consumo.
    Quanto mais cedo o torque aparece mas cedo ele vai embora

17. CarlosRoberto

CarlosRoberto Usuário

Desde 28 Mai 2009
    RJ
    Concordo contigo. Suv grande e pesado não faz muito sentido querer muito desempenho. Vai ter que passar no posto de combustíveis dia sim, dia não. Vai achar bom no primeiro mês, mas depois cansa, não só de pagar, como de parar pra abastecer tantas vezes. Pra desempenho faz mais sentido um carro mais baixo e mais leve, sedan, wagon ou hatch, tanto faz. Eu gosto de Suv e gosto de desempenho. Mas pra proposta de Suv, o motor 250TSI tá bom demais.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso