Anúncio do HT Forum

Equipamentos 115/120 v suportam 127/130 v

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por jloyola, 12 Abr 2018.

1. jloyola

jloyola Usuário

Desde 18 Set 2010
    SP/Brasil
    Amigos, sei que esta é uma abordagem antiga e polêmica, mas vocês acreditam que equipamentos com 115/120 v suportam, sem maiores consequências, 127/130 v??

Gostaria da opinião dos nobres colegas.

Abraço

2. SubWolf

SubWolf Usuário

Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    Minha Opinião:

Aparelhos com fontes lineares sofrem um pouco com o excesso de tensão, mas depende muito do projeto.

Imagina um aparelho para 115 V, que no secundário da fonte tem nominalmente 25 V, se ligado em 127 V vai ter 27,6 V internamente, agora, isso estraga o aparelho ?? Depende do projeto e dos fatores de segurança que o fabricante utilizou !

Se o fabricante foi ousado e deixou tudo no limite, então esse aumento de tensão pode reduzir muito a vida útil do aparelho. Exemplo: onde a tensão máxima de um circuito integrado era de 27 V, no projeto do aparelho o fabricante fez ficar com 27 V em 110 V, quando ligado na rede de 128 V a tensão vai para 31,4 V. Ai a vida útil fica muito comprometida.

Agora se o fabricante na hora de projetar, imaginou que a tensão máxima de um circuito integrado é 27 V, mas fez para ficar com 24V em 115V, em 127V vai chegar em 26,5 V, dentro do limite do circuito integrado.

Imagino que qualquer fabricante conta com uma variação de +- 5% da tensão de entrada, até porque, a concessionária de energia fornece um valor de variação máximo.

Já aparelhos com fontes chaveadas, daquelas "90 - 240 V" já se entende que pode funcionar em qualquer tensão nesse intervalo, então 110, 115 ou 127 V está dentro do faixa informada pelo fabricante, afinal, a regulação da tensão de saída é feita por largura de pulso, evitando que esta variação na estrada afeta a saída da fonte.

Depende muito de que aparelho estamos falando, da construção interna, pois as vezes mesmo com fonte linear ele contem todas as saídas de tensão reguladas, ai a variação não influencia. É difícil falar "Pode" ou "Não pode" São muitos fatores a serem levados em conta.

Última edição: 30 Abr 2018
    • 2
  3. guinepal

guinepal Usuário

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    E infelizmente só descobrimos qdo eles não aguentam! Eu estou desde o dia 06/04 com uma Advance Acoustic que possui chave 115-230v ligado no Panamax 4300. Em casa a voltagem oscila entre 122 e 125v, espero não ter problemas.

• 1
  4. aallee

aallee Usuário

55 10 11

Desde 1 Fev 2014
    São Paulo
    Bom dia

Entendo que os aparelhos “suportam” porém a redução da vida útil ocorre sim dependo da tensão de saída...

Todos equipamentos são elaborados com uma tolerância de aproximadamente 10%. (Informação com base em leituras)

Sendo assim...um equipamento de 120v pode funcionar bem entre 108 e 132v...além dessa tensão os componentes internos já podem ter redução de vida útil...

Abs

5. Gafanhoto-RJ

Gafanhoto-RJ Vendo e ouvindo

9.991 6.565 866

Desde 1 Out 2006
    RJ/RJ/BR
    Por que haveria redução de vida útil? Qual seria o fenômeno físico associado?

Tenho tal curiosidade...

6. Luiz Carlos Guimaraes

Luiz Carlos Guimaraes Usuário

69 15 11

Desde 22 Out 2015
    Rio de Janeiro
    Amigos, boa tarde !
    Esse tópico é bem interessante, pois estou passando por essa dúvida.
    Tanto, que estou pegando um autotrafo redutor de tensão, de 130/115v.
    Tenho um cd player Rega Apollo-R, que há um ano teve a substituição do leitor de laser por um novinho.
    Com menos de um ano, o player voltou a apresentar problemas de leitura, no disc, disc blank, empty, ou seja, não reconhece o cd.
    A entrada de tensão deste aparelho é de 115v, e a tensão nominal de voltagem na minha casa é de 127v.
    Como esses circuitos de cd player são muitos sensíveis, é muito bem provável, que ele esteja sendo vítima dessa tensão à mais na entrada.
    Antes de mandar o aparelho novamente para o conserto, resolvi colocar esse redutor de tensão no meu sistema.
    Qual é a opinião dos Srs., à respeito desse meu problema ?!

Abraços à todos,

7. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Comprei um amplificador integrado 220 v ...
    Em principio não vi problema porque tenho tomada 220 v no HT formada pela união de duas fases 110v ...

Mas ai comecei a pensar fui pesquisar e medrei ...
    Primeiro a tensão nominal de cada fase é 127 v, essas duas fases juntas não somariam 254 v ?
    Pelo que já li não, a soma resultaria em 220 v devido a um algoritimo qualquer que não entendo ...
    Bom vou medir as tomadas por via das dúvidas quando chegar em casa ...
    Tenho ligado dessa forma dois spliters sem problema e já usei a tomada do HT sem problema aparente em aparelhos bifásicos como TVs e etc ...

Mas fico pensando se não seria mais garantido um autotrafo de 127 para 220v ...
    Aliás ao ler isso foi que me bateu a dúvida porque o cara afirma que se comprarmos um 110 para 220 v a tensão final resultara em 237v já que ele soma 110v ...

8. Pamuju

Pamuju Paulo

Desde 3 Abr 2005
    Rio Grande / RS / Brasil
    Agora em casa constatei que as fazes entregam 125, foi o que deu na leitura ...
    Mas na tomada com duas fases a leitura conjunta deu 221v ...

E a mesma razão porque quatro fazes resultam em 380v (indústria) e não 481v que seria a soma das quatro 127 ...

Mas cuidado que li que na eletricidade rural a soma é direta, duas fases de 127 resultam em 254v.

Sei que não é bem o tema do tópico mas como era o mais recente sobre voltagem ...
    Desculpem a intromissão ...

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso