Anúncio do HT Forum

Escola de Música

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Caetano Guerreiro, 12 Jan 2016.

  1. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Zona Livre!

    Estou lançando, a partir de hoje, a Escola de Música. Em verdade, esse é um projeto para uma rádio na internet. Escola de Música seria uma das principais atrações da emissora. Ecletismo, qualidade e difusão de toda a experiência que tenho de ouvinte, desde 1962, até nossos dias.

    Trabalhei 10 anos no meio de comunicação. Gravadoras Continental/Chantecler e CID; Rádio Convenção ITU-SP (670khz) e Rádio Estéreo Show FM 99,5MHZ, São José do Rio Preto-SP.

    A música, de uma forma geral, vive um momento triste, devido à degradação dos meios de difusão dela. A pirataria praticamente matou os meios sadios de comunicação. Há também um problema histórico do setor de radiodifusão, que nunca deu um tratamento correto para a divulgação das boas produções do disco.

    Sirvo-me da experiência de ter vivido neste meio, acumulando-a a outras experiências de vida no terreno cultural.

    Estreamos com uma das mais envolventes canções pop de todos os tempos. Trata-se de uma música instrumental, criada por Johnny Pearson, em 1972. A música se chama "Sleepy Shores" (Praias sonolentas). Quem a conhece vai gostar de ouvir novamente e quem não a conhece terá uma oportunidade muito especial de ter contato com essa excepcional criação.
    Ouvidos atentos e coração aberto!:aplauso:

     
    Última edição: 27 Mar 2016
    • 7
  2. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    A dupla sueca Roxette se notabilizou pelo protagonismo de sua cantora. Ela surgiu no final da década de 80 e permanece firme e forte até hoje.

    Vou apresentar, aqui, na Escola de Música, uma excepcional canção pop, que é protagonizada pelo cantor com a voz em background da cantora.

    "Vulnerable" (Vulnerável) é o nome da canção. Quem tiver um som pesado vai curtir muitíssimo a participação de uma guitarra fazendo um som do tempo do sha-la-lá, de profundo encanto.

    Muito, mas muito legal!:aplauso:


     
    Última edição: 3 Nov 2016
    • 3
  3. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Adoniran Barbosa foi um dos maiores compositores de MPB de nossa história. E é, sem dúvida alguma, o maior compositor de samba paulista.

    Os Demônios da Garoa foram seus grandes intérpretes. Todo o Brasil conhece "Trem das Onze" e "Saudosa Maloca". Em 1969, contudo, Adoniran compôs uma de suas mais belas canções. Certamente foi uma experiência sensível vivida pelo compositor, quando põe para fora todas as emoções passadas em um carnaval da humilde e pungente Vila Esperança, bairro hoje famoso da Zona Leste da Capital.

    Quem não conhece essa marcha-rancho vai ficar feliz pela oportunidade oferecida pela nossa Escola de Música de ouvi-la pela primeira de muitas vezes.

    Viva a MPB!:aplauso:

     
    Última edição: 27 Mar 2016
    • 2
  4. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário


    Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    Perfeita a sua colocação e parabéns pelo seu bom gôsto musical.

    Abraço,

    Ricardo.
     
    • 1
  5. Jonas Negreiros

    Jonas Negreiros Usuário

    5.334 1.765 576

    Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Parabéns, Mano, pela iniciativa!
     
    • 2
  6. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário


    Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    Caetano,

    Nâo sei se você conheceu, mas este gravou na CID:



    Ricardo.
     
    • 3
  7. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    É possível estabelecer duas linhas distintas para a reflexão do importante trabalho do grupo Cantores de Ébano, que muito sucesso fez entre as décadas de 50 e 60 no século passado.

    Em termos mercadológicos, a aparição do Grupo seria uma tentativa de ocupar o espaço criado pelos Platters, conjunto americano de origem afrodescendente de muito sucesso e prestígio, que perdura até hoje.

    Outro modo de ver os Cantores de Ébano seria o de que eles representavam a libertação definitiva da Senzala, trazendo um trabalho excepcional que, harmonicamente, colocava a música vocal em um espaço justo e nobre para o conjunto, o qual muito ajudou para desamarrar as correntes espirituais que ainda, de algum modo, infelizmente, deprimem nossos irmãos afrodescendentes.

    Uirapuru é um clássico da MPB, de 1963, e é uma justa homenagem a um lendário pássaro de nossa fauna amazônica.

     
    Última edição: 28 Fev 2017
    • 1
  8. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Preparando, desde já, as ousadias que promoveremos aos fãs de nosso programa, vou apresentar-lhes um trabalho fantástico. Trata-se de uma apresentação ao vivo, realizada na Dinamarca, em que participaram uma grande orquestra e o conjunto pop, de muito sucesso desde 1967, o Procol Harum.

    A Whiter Shade Of Pale (Aonde Vai Uma Penumbra Empalidecer- tradução livre) foi e é, ainda, o maior sucesso do grupo pop Procol Harum. Todo mundo que conhece essa música sabe que ela tem uma inspiração (ou apropriação) sobre um tema de Bach. Daí, deve ter surgido a ideia de fazer uma versão do sucesso, estabelecendo uma sinergia fantástica entre o clássico e o pop.

    Trabalho arrebatador, um dos melhores que já ouvi.

    Sorte de vocês que irão acompanhar um número musical dessa magnitude.

     
    Última edição: 11 Jun 2016
    • 6
  9. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Estimados amigos HT da Escola de Música!

    Quando o inglês Ritchie apareceu no mundo musical brasileiro, em 1983, foi um impacto muito grande. Eis que surgiu um representante da Grã-Bretanha, grande colonizadora dos séculos modernos, aportando em uma ex-colônia portuguesa.

    Sociologia à parte, foi muito grande a contribuição para a música pop brasileira no final da década de 1980. Músico competente, lusófono exemplar, o gringo deixou uma marca profunda no sentimento brasileiro com suas canções, compostas em parceira com o Bernardo Vilhena.

    Menina Veneno toca até hoje, na voz dele e de outros artistas brasileiros. Mas o programa escolheu, para essa oportunidade, Voo de Coração, uma de suas mais belas e envolventes canções.

     
    • 1
  10. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Houve um conjunto americano, de inspiração country, na década de 1970, chamado Prelude. Lançaram músicas fantásticas, vamos mostrá-las ao longo de nosso trabalho juntos. Ocorre que nossa gravadora, Chantecler, detentora da distribuição do selo PYE Records no Brasil, não tinha muito milho para alimentar os bodes. Não fizemos acontecer o Owlcreek Incident, LP do Prelude, o que foi lamentável. Bem, na época eu era um garoto de 20 anos e não podia fazer muita coisa, a não ser demonstrar meu entusiasmo pelo trabalho do Grupo Prelude. Houve o saudoso Fausto Canova, grande crítico musical, que elogiou o trabalho do Prelude e o definiu como decente.

    Nesta intervenção da Escola de Música, vamos mostrar um trabalho doméstico de dois artistas amadores, que fizeram uma roupagem toda pessoal para a pequena e bela canção The Best OF Bad Time (O melhor de um tempo ruim). Vocês vão ouvir e perceber que trabalho surpreendentemente maravilhoso é. Na outra aparição vamos mostrar uma música do Prelude com o próprio Prelude.

    Primeiramente, vamos com esse trabalho magnífico dos jovens e anônimos artistas.

     
    • 2
  11. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    No bloco anterior, comentei sobre o Grupo Prelude, terceto formado por dois irmãos (menino e menina) e um amigo deles.

    A canção que apresento a vocês, agora, é a que considero a mais bela das muitas belas do LP Owlcreek Incident. Trata-se de Amsterdam (a capital da Holanda). O vídeo foi postado por um russo, e a qualidade do som está ótima.

    Decorridos cerca de 40 anos do lançamento desse LP, não me conformo, até hoje, com a absoluta indiferença das emissoras, na época, em não tocar um trabalho tão excepcional como esse. Tudo bem, era o tempo da Disco Music. Mas, pombas, havia outros gêneros com grande força artística também.

    Obrigado, You Tube, por poder passar a meus irmãos brasileiros uma música tão fluídica, intensa e de uma beleza quase indizível. Vocês perceberão, depois, que não estou exagerando.

     
    Última edição: 3 Nov 2016
    • 2
  12. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Vangelis começou sua carreira artística (de muito sucesso) com seu parceiro Demis Roussos, que formaram um grupo chamado Aphrodite Childs. Forever and Ever e Marie Jolie foram dois grandes sucessos deles.

    Depois, cada um seguiu seu caminho. Vangelis acabou sendo requisitado por produtores de Hollywood e criou várias trilhas sonoras para filmes de sucesso, como, por exemplo, Carruagens de Fogo.

    Sob o ponto de vista artístico, Vangelis tem mais intuição e talento natural para compor e produzir do que propriamente formação acadêmica em música.

    Vou mostrar a vocês uma criação quase transcendental de Vangelis, que compõe a trilha sonora do filme 1492, por ocasião dos 500 anos do descobrimento da América. Light and Shadow (Luz e Sombra) é o nome dessa obra-prima do grande artista de origem grega.

     
    Última edição: 22 Jan 2016
    • 2
  13. Jonas Negreiros

    Jonas Negreiros Usuário

    5.334 1.765 576

    Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Vozeirão do Roberto!
    Me lembra sutilmente o timbre de Agnaldo Rayol.
     
    • 2
  14. Jonas Negreiros

    Jonas Negreiros Usuário

    5.334 1.765 576

    Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil


    "Sleepy Shores" (em arranjo instrumental ligeiro) fez parte da trilha sonora da primeira versão da novela "Selva de Pedra", com Francisco Cuoco, Regina Duarte e Dina Sfat. Um estrondoso sucesso!
     
    Última edição: 13 Jan 2016
    • 2
  15. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário


    Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    Mais uma:



    Abraços,

    Ricardo.
     
    • 1
  16. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Primeiramente, quero agradecer pela receptividade deste projeto, como também são bem-vindas as colaborações dos fãs. O espaço está aberto para vocês. Vocês estão em casa.

    Muito bem, a música que vou apresentar, ela é de 1984, do Gil, mostra como o funk deveria ser...

     
    • 3
  17. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário


    Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    Muito bom, êsse funk do Gil. Não conhecia.

    Abraços,

    Ricardo.
     
    • 1
  18. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Dentre as grandes personalidades que já ocuparam este espaço terreno, certamente Francisco de Assis, ou melhor, São Francisco de Assis, foi um grande inspirador da humanidade, tanto pela sua ligação com Deus como pelo seu amor aos animais. Ideólogo da Justiça, trocou tudo pela humildade extrema, na defesa de seus grandes valores morais.

    A oração dele, que sintetiza a verdadeira missão do homem neste mundo, ecoa por todos os cantos da Terra há muitos séculos. E haverá de ser assim, se Deus quiser, por muitos séculos adiante.

    A Escola de Música traz uma versão musicada da Oração, interpretada pelos Meninos de Deus, uma turma de pá meio virada, mas que contribuiu para a difusão de São Francisco nos meios de comunicação. Um show, realmente, de arranjo e interpretação. Quem ainda não ouviu esse trabalho, tenho certeza, vai se encantar.:aplauso:

     
    • 2
  19. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Vamos no embalo, vamos no embalo!

    A Irlanda, nos últimos anos, tem sido pródiga em revelar talentos musicais da mais alta expressão. Sinnead O'Connor, Bono Vox e, para mim, principalmente, a Enya.

    Como vivemos um momento interessante da música, em que ela se tornou meio para grandes espetáculos, apareceu o grupo irlandês, com estrutura e recursos espetaculares, o Grupo Celtic Woman.

    Escolhi para vocês uma interpretação monumental dessa turma de meninas e parceiros para o clássico de Bach, Jesus, Alegria dos Homens.

    Aproveito para que vocês convidem amigos para acompanhar nosso trabalho novo, aqui no HT. Afinal, quando tudo parece um vazio completo, o sopro do Pai esparrama no meio de nós lufares intensos de esperança e paz. O projeto do Pai vai vencer, por isto estamos aqui, acreditando e cantando o tempo novo que virá!

     
    • 4
  20. Caetano Guerreiro

    Caetano Guerreiro Usuário

    3.134 3.345 551

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Dedico, agora, um espaço muito especial a meu querido amigo, Silvio Brito, que conheço e convivi com ele, na Chantecler, há mais de 40 anos.

    No início, Silvio Brito passou a imagem do cantor louco, sem compromisso com a realidade etc e tal. Em seu primeiro LP na nossa querida gravadora Chantecler, lançado em 1.975, porém, o Silvio pôde mostrar o ecletismo de seu trabalho musical. O disco foi um sucesso, principalmente com Espelho Mágico e Casinha. Só não vendemos mais discos do que conseguimos porque faltou milho para dar aos bodes.

    A música que apresento a vocês, agora, mostra o Silvio Brito viajante, buscando o melhor caminho para a vida, na célebre composição "O Caroneiro".

    O Silvio está firme entre nós, até hoje, agora apresentando com sucesso o seu "Silvio Brito em Família", todos os sábados, às 21h30min, na Redevida.

    Curtam essa maravilhosa canção do moço que veio de Varginha! (Saudade do Fiori...):aplauso:

     
    Última edição: 6 Abr 2016
    • 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso