Anúncio do HT Forum

Escola de Música

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por José Luiz Negreiros, 12 Jan 2016.

  1. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Passeando um pouco pelo que foi o movimento musical mais dançante, depois do rock, no século 20, falo da Disco Music, que, apoiada pelo megasucesso cinematográfico Embalos de Sábado à Noite, foi um fenômeno até exagerado. Assim eu vi, naquele movimento musical Disco.

    Como uma onda poderosa, a Disco Music trouxe consigo ótimos trabalhos, mas, também, verdadeiros abacaxis. Por causa disso, houve quem a amasse, mas também houve quem a odiasse.

    A tarefa da Escola de Música é mostrar exemplares de trabalhos com boa qualidade, que não apenas surfaram na onda, como também significaram tratar-se de canções que podem ser colecionadas para a posteridade.

    É o caso de Yes, sir, I can boogie, interpretada pela dupla feminina Baccara.

     
    • 3
  2. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    O Rio Grande do Sul tem uma relevância histórica para o Brasil, como outros estados da Federação, por várias razões, não têm. O estado faz fronteira com o Uruguai e a Argentina, vivenciou e protagonizou batalhas importantes, mercê de suas fronteiras com o estrangeiro.

    Felizmente, hoje, vivemos um momento pacífico e progressista com nossos vizinhos, sobretudo a partir do Mercosul (com s só fere a gramática portuguesa, mas tudo bem). O bloco econômico do Sul tem sido muito benéfico para o Rio Grande, que cresce a cada dia e sua importância como unidade federativa do Brasil evolui e evolui.

    Até no what's app, nas risadinhas dos participantes, o estado aparece frequentemente. Vejam quantos rs rs rs rs rs aparecem nos diálogos de nossos patrícios.:D

    Na nossa seara, a música, é inegável constatar que, há muitos anos, o Rio Grande não produz apenas música regional e folclórica de qualidade. Quem abriu essa porteira foi o inesquecível Lupicínio Rodrigues, compositor de escol, grande personalidade da arte brasileira. Depois vieram a Elis Regina, Kleiton e Kledir, dentre muitos outros.

    A Escola de Música apresenta, agora, um dos expoentes dessa geração formidável da música do Rio Grande: Hermes Aquino, compositor e cantor talentoso, que permanece firme no mundo musical. Longas Conversas é a bela canção a ser acompanhada em seguida. Essa música será um dos temas de meu próximo romance a ser lançado na plataforma e-book. Ele tem título, mas ainda não posso publicar.

    Palmas para o Rio Grande!:aplauso:

     
    Última edição: 21 Nov 2017
    • 1
  3. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário


    Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    Muito bom, Hermes Aquino. Mas , por falar em Kleiton e Kledir:



    Ricardo.
     
    • 2
  4. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Boa contribuição, acima, Ricardo, parabéns!

    Amigos HT da Escola de Música!

    O movimento Jovem Guarda, no século 20, capitaneado por Roberto Carlos, faz parte da história cultural de nosso País. Os irmãos mais perfeccionistas tinham um certo desdém pelo movimento, mas o fato é um só. A Jovem Guarda puxou para si milhões de seguidores (sem facebook...:D ).

    Quando o ciclo estava terminando, no final da década de 60, vários artistas da Jovem Guarda trataram de evoluir seu trabalho, sob o ponto de vista da maturidade, de modo a levar seu público, que, naturalmente, também amadurecia.

    Detalhes, de Roberto e Erasmo, foi a porta de passagem para o novo estágio da carreira do Rei.

    Dentre esses artistas notáveis da Jovem Guarda, Vanusa também fez seu rito de passagem com Manhãs de Setembro, música dela em parceria com Mário Campanha.

    O arranjo da canção é pop e muitíssimo bem feito. O registro é de 1973. Não tenho os dados técnicos, mas o disco da querida Continental deve ter sido gravado em quatro canais, que permitia bons registros, mas não era a mesma coisa que as mesas de 16 canais, com mais recursos que a comentada. Hoje em dia, é obrigatório trabalhar com mesas da 48 canais, todas, aliás, totalmente digitais.

    Curtamos a mais importante canção já interpretada pela Vanusa.:aplauso:

     
    Última edição: 4 Out 2019
    • 1
  5. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Diz a sabedoria que a prática do bom senso é uma atitude que define o homem como um verdadeiro sapiens. Concordo plenamente. Como não concordo plenamente com o preconceito. Normalmente o preconceito é produto das entranhas de nossas fraquezas humanas. Não ajamos com a fórmula do pré-concebido, pois a possibilidade de cometermos uma injustiça é muito grande.

    Em meados da década de 1970, o mundo teve a feliz oportunidade de conhecer o conjunto sueco ABBA (acróstico dos sobrenomes dos componentes que significa papaizinho, papai do céu). O grupo cantava em sueco na terra dele, até que os quatro decidiram partir para uma carreira internacional.

    Artistas notáveis, sobretudo a Frida e a Agnetta, solistas vocais, conquistaram o planeta com canções alegres, românticas, dançantes, um arraso total.

    A crítica (sempre ela :meh:) tratou imediatamente de tachar o ótimo conjunto de músicos de parquinho de diversões.

    O tempo, a arte, a razão e a emoção provaram o contrário. O trabalho do grupo é de alto nível, reconhecido pela humanidade, de sensibilidade e de produção de altíssimo nível.

    Não se pode desprezar um grupo musical que vendeu, até onde se sabe, mais duzentos milhões de cópias na Terra. O povo não é tão piegas e ignorante assim!

    Para celebrar o trabalho vasto e riquíssimo do Grupo, a Escola de Música traz para você um dos mais expressivos e sensíveis sucessos do ABBA: My love, My life.

    Ouvidos atentos e coração aberto!:aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:

     
    Última edição: 20 Nov 2018
    • 1
  6. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    O Grupo Blackmore's Night sempre produziu, com qualidade, um som da pesada, que lhe deu êxito mundial.

    Um dia, porém, deu na telha do band leader do grupo para criar uma música de extrema beleza, profundamente mágica, que fala demais à emoção das pessoas.

    Fico muito feliz em passar a você e aos demais fãs a possibilidade de sentir a mais densa emoção, ouvindo essa verdadeira obra-prima da música pop.

    E percebam, ando meio zoado com o momento atual da humanidade, que tem me deixado muito cabreiro ultimamente. Ainda bem que existe a música para acalentar e mover nossas vidas para frente.

    Ouvidos atentos e coração aberto!:aplauso:

     
    • 2
  7. Jonas Negreiros

    Jonas Negreiros Usuário

    7.027 2.520 816

    Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Wallace Colection (Banda Pop Belga) - Electric Tchaikovsky



    Daydream (Devaneio), uma versão eletrizante de "O Lago dos Cisnes"
     
    Última edição: 25 Fev 2016
    • 2
  8. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário


    Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    AABBA, me fez lembrar desta, acho que por ser da mesma época:



    Abraços,

    Ricardo.
     
    • 3
  9. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Como muitos sabem, Elton John teve sua formação musical na juventude lendo e aprendendo com partituras de música clássica. A influência do gênero universal foi decisiva para sua definição como artista.

    Ainda que seu lado pop e rock seja o mais conhecido, Elton já contribuiu com um legado extraordinário no terreno pop/clássico, podemos definir assim, que guardará para ele um lugar confortável na eternidade.

    Dentre essas obras inovadoras e inspiradas, vamos mostrar uma, de suma importância, pois ele interpreta com palavras e melodia o sofrimento do povo da Irlanda, que viveu tempos terríveis nas décadas de 1960 e 1970. Hoje, felizmente, o IRA é mais conhecido como o nome de um grupo de rock do que o grupo armado que quase virou o Reino Unido de ponta-cabeça, em tempos de atentados, guerrilha e quase guerra naqueles anos de triste memória.

    Belfast, mais uma obra genial de um dos mais importantes entre os músicos do século XX, aqui, na Escola de Música.(y)

     
    Última edição: 4 Out 2019
    • 2
  10. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Como o nome do nosso programa explicita o conceito pedagógico e atraente da música, vamos tentar fazer um estudo de um dos maiores fenômenos da música popular no mundo. O grande barato é tratar-se de uma música brasileira Ai, Se Eu Te Pego, com o Michel Teló.

    Trabalhei 10 anos no meio artístico-musical, onde aprendi muito e continuo aprendendo, mesmo fora dele. A comunicação de massa segue uma tendência mecânica e metodizada, conseguindo produzir fenômenos de vez em quando. Mas não se trata de ciência exata, por ser a música, em nosso caso, o produto objeto dessa fenomenologia, mas de forte conotação emocional, um terreno em que a ciência ainda patina muito.

    Como explicar um fenômeno desses, do Michel Teló, que explodiu no mundo inteiro? Sou meio louco e vou tentar dissertar isso para os fãs da Escola de Música.

    Ai, Se Eu Te Pego começa praticamente no refrão dela, que é uma fórmula diferente, mas funcionou de maneira assombrosa;

    A música captou o sentimento popular no momento mais do que exato. Mundo para baixo, meio sem perspectiva, então o povo se esqueceu dele e foi se divertir;

    A Europa vivia, por volta de 2011, um tempo dos mais amargos. E a música brejeira do Teló aconteceu por lá, mudando o humor de nossos antigos patrícios;

    Como a Europa, apesar da draga latente, é um centro de geração cultural para o mundo, explodindo na Europa, o sucesso do Ai, Se... chegou até a China. Uma coisa maluca, chineses, com seu mandarim evoluído, língua monossilábica, conseguindo cantar perfeitamente a Ai, Se... É de espantar!;

    O simples da canção de Michel Teló conseguiu sufocar, ainda que em breves momentos, o sentimento de terror e amargura do povo da Terra, e deu no que deu. O vídeo oficial do Teló foi visitado, até agora, no You Tube, 682 milhões de vezes. Observem que estou falando apenas do vídeo oficial do artista.

    Finalizando, senão vou perder o fio da meada, Ai, Se Eu Te Pego é a música mais pegadeira da história recente do mundo. O último fenômeno comparável a esse, sem dúvida alguma, foi She Loves You, dos Beatles, em 1964!:confuso:

     
    • 1
  11. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário


    Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    Caetano,

    Desculpe-me, mas comparar essa monstruosidade (Michel Teló) com Beatles, é o fim da picada.

    Abraço,

    Ricardo.
     
    • 3
  12. Jonas Negreiros

    Jonas Negreiros Usuário

    7.027 2.520 816

    Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Isso me fez lembrar do "maior golpe do mundo", com Teixerinha!

     
    • 2
  13. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Ricardo, bom dia para você!

    Em verdade, Ricardo, não comparei a qualidade do trabalho do Michel Teló com o dos Beatles, mas, sim, o fenômeno em si, de explosão do Ai, Se Eu Te Pego, no planeta Terra inteiro. Muito semelhante com o que aconteceu com o She Loves You, dos Beatles em 1964.

    Um abraço!

    Jonas!

    Um abraço em você.

    O Teixeirinha, acompanhei de perto, anos depois, quando trabalhei na Chantecler. Sem dúvida, foi um sucesso espetacular o Coração de Luto, entre LPS e Compactos, na época, entre 1963 e 1965, a música vendeu, MESMO, um milhão de cópias.

    A diferença dos fenômenos é que a repercussão do sucesso do Teixeirinha atingiu o Brasil, nossos vizinhos do Cone Sul, e um pouco em Portugal e Espanha.

    Um abraço!
     
    • 2
  14. Ricardo Leão

    Ricardo Leão Usuário


    Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    Caetano,

    Refletindo melhor, entendi seu ponto de vista. Tem razão.

    Abraço e desculpe a precipitação,

    Ricardo.
     
    • 3
  15. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Infelizmente, de maneira precoce, falecido.

    Jim Croce
    deixou uma contribuição importante para o universo da música. Dono de um enorme sucesso em seu país, EUA, o cantor e compositor escolheu como segunda voz o som profundo e envolvente de seu violão.

    Tenho certeza que, daqui a cem anos, os historiadores e amantes da música haverão de cultuar o trabalho do Jim, divulgando-o para a geração deles e de outros futuros que virão.

    Como Jim era (e é!) bom pacas, a Escola de Música selecionou dois de seus legendários sucessos: Time in a bottle e I got a name.

    Ouvidos atentos e corações abertos!



     
    Última edição: 20 Nov 2018
    • 2
  16. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Vou fazer uma experiência aqui. Espero que agrade vocês.

    Como numa rádio, vou fazer uma sequência de duas canções.

    Por favor, cliquem na sequência, de cima para baixo. Quando a música acabar, passem para a debaixo.

    Se quiserem, comentem depois de ouvirem a seleção.

    Sejamos todos muito felizes!(y)





     
    Última edição: 13 Fev 2019
    • 3
  17. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Vou fazer uma seleção de músicas mais radical ainda, viajando em gêneros teoricamente muito distantes. Mas música é música. Com qualidade, então, é melhor ainda.

    É importante dizer que essa experiência, ora em prática na Escola de Música, eu já a fiz, anos atrás, na querida Rádio Convenção AM ITU, 620KHZ, aos domingos no final da noite. Na ocasião, é gostoso relembrar, procurei meu amigo, o saudoso Horlimar Pires de Almeida, diretor da rádio, e propus-lhe um modelo de programação radical, chamado O Limite da Música. Coloquei na mão do Horli um tape do projeto de programa, e ele me falou: Negreiros, vou ouvir mais tarde, mas posso afirmar-lhe de que já gostei. Escolha o dia e horário para a apresentação de O Limite da Música.

    O Horli faleceu há alguns anos e deixou um vazio grande no coração de seus amigos e dos fãs do rádio de qualidade na maior cidade do Brasil:D.

    Horli, esteja muito feliz, aí, em outra dimensão, vivendo a eternidade com muita paz e amor.

    Lembrando, então, a deixa, quando da apresentação do programa, eu dizia:


    Ouvidos atentos e coração aberto!:aplauso:



    Importante: ouçam a sequência de cima para baixo. Acabando uma canção, clique, imediatamente a outra e assim por diante.








     
    Última edição: 6 Mar 2016
    • 1
  18. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT da Escola de Música!

    Escrevo, regularmente, desde os 13 anos de idade. Vários contos, duas pecinhas de teatro e, na fase madura de minha vida, já são quatro romances, editados gráfica e eletronicamente.

    Nos meus tempos juvenis, um dia, escrevi um conto em que dois grupos decidiram partir para a guerra. Toda a trama foi desenvolvida, até que o campo de batalha estava pronto para mais um episódio de destruição humana.

    Do alto de uma majestosa habitação, uma pequena orquestra de cordas e metais entoou uma música maravilhosa, que levou os dois grupos de guerra a suspenderem sua batalha para ouvir a música que vinha do alto. Do telhado, que era o espaço físico, mas, em verdade, a música vinha de um plano superior, intervenção divina de retomar a paz para aquele povo. É o resumo de Encantada Aventura Musical, texto escrito por volta de 1978.

    Este momento grave da história brasileira, em que irmãos dividem o indivisível, pois não se pode destruir a unidade da família por causa do poder material, a Escola de Música chama, por meio da manifestação musical, todos para se reunirem em família, pois é o que somos.

    Que Deus tenha infinita bondade pelo Brasil, dando-nos a misericórdia, para que nos reencontremos conosco e com Ele.

    Um dia, Chico Xavier, que não está mais conosco fisicamente, definiu nossa terra, o Brasil, como a Pátria do Terceiro Milênio. Que a definição dada por ele seja o indicador de que o plano de Deus não mudou, e que o Pai confia em nós essa grande missão, daqui, Sul da América, de fazer a frutificação do tempo de paz para toda a humanidade.

    A canção Glória, em magnífico arranjo e interpretação, traz com ela a singela tentativa desse professor em contribuir para os tempos de esperança na paz e harmonia de toda a família brasileira.

    Ouvidos atentos e coração aberto!:aplauso:

     
    Última edição: 19 Mar 2016
    • 4
  19. Jonas Negreiros

    Jonas Negreiros Usuário

    7.027 2.520 816

    Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Conturbados e gloriosos anos 60...

     
    • 2
  20. José Luiz Negreiros

    José Luiz Negreiros Usuário

    3.336 3.617 761

    Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT Escola de Música!

    Uma seleção musical e poucas palavras, que, por Deus, cheguem aos corações de todos os irmãos brasileiros. Paz, paz, paz. Muita paz!



     
    Última edição: 13 Fev 2019
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso