Anúncio do HT Forum

Etios, fim de Linha? Ou: o que é bom dura pouco...

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por Zkyzytuz, 26 Fev 2020.

1. Zkyzytuz

Zkyzytuz Esganando Estátuas

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Toyota Etios começa a sair de linha sem ganhar uma nova geração

Família de compactos deixará de ser produzida em breve na Índia, onde foi criado há dez anos. No Brasil, "morte" deve ocorrer em meados de 2021
    Por Renan Bandeira
    19 fev 2020, 18h19

Linha de montagem do Toyota Etios em Sorocaba (SP) (Divulgação/Toyota)

O Toyota Etios sairá de linha na Índia – onde foi criado – após dez anos de produção. Todas as versões do compacto (hatch, sedã e cross) deixarão de ser produzidos no próximo mês, por conta das novas regras anti-poluição BS6.

Sem planos para uma nova geração, ele também não deixa um sucessor. O motivo? Simples, a margem baixa de venda do modelo torna inviável o investimento em uma nova gama de motores ou, então, a atualização dos já existentes.

Projeto Etios tem origem indiana e foi lançado em 2010 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Nem mesmo a versão (bem poluente) 1.4 diesel – responsável por cerca de 70% das procuras do modelo de entrada – se safou.

No Brasil, o futuro do compacto segue indefinido, mas o destino do irmão indiano dá bons indícios sobre o futuro da família de compactos em nosso país.

A principal pedra no sapato para a existência do modelo é seu próprio irmão: o Yaris.

De acordo com dados da Fenabrave (associação dos concessionários), no último ano o Yaris hatch vendeu quase o dobro de unidades do Etios hatch. Foram 37.686 unidades contra 18.963, respectivamente.

A canibalização do modelo de entrada da Toyota também pode ser vista na versão sedã. O Yaris Sedan vendeu 29.759 unidades durante o ano de 2019, contra 13.305 do Etios Sedan.

Até o momento não há sinais do Etios receber alguma nova geração ou reestilização e, no futuro, provavelmente dará seu posto de compacto de entrada da Toyota ao Yaris.

Vale lembrar que a chegada do Yaris ao mercado fez o Etios perder suas duas versões de topo.

QUATRO RODAS aposta que o Etios deve deixar de ser feito no país quando a Toyota iniciar a produção de seu SUV compacto em Sorocaba (SP). Conforme antecipado por QUATRO RODAS, isso está previsto para acontecer em março de 2021.

2. Gustavo_bl

Gustavo_bl Usuário

Desde 17 Mar 2008
    Porto Alegre - RS
  3. Ricardo Leão

Ricardo Leão Usuário

Desde 12 Jun 2003
    Maceió/AL/Brasil
    E é tão bom assim?

Ricardo.

• 1
  4. ms73

ms73 Usuário

Não :D

• 2
    • 1
  5. ms73

ms73 Usuário

Hoje todos os carros compactos "premium" são razoavelmente bons, alguns muito bons e outros menos, mas o que realmente faz falta de verdade são compactos cinco estrelas no ncap, temos apenas dois, o resto que se vá e sejam substituídos por carros mais seguros, mas no caso da toyota infelizmente isso não irá acontecer porque o Yaris é um Etios de terno, nada além disso, longe do Etios europeu.

• 3
    • 1
  6. π2018

π2018 Usuário

Desde 19 Set 2006
    Atlanta/GA
    Eu acho o Yaris um Etios melhorado, assim sendo acho natural o Etios sair do mercado.
    Para mim Yaris está para o Etios, igual a Captur está para o Duster.

• 1
  7. M E N A U

M E N A U _____________ad augusta _____________per angusta

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Ambos gambiarras pra terceiro mundo.
    Mas Duster segue com lanterna Jeep.

8. Kleber Pinheiro

Kleber Pinheiro Membro avantajado

Desde 11 Abr 2009
    BrazÓla
    Etios carrega seu DNA: um carro indiano. Mesmo que melhore muito, vai continuar sendo horrível. O povo compra porque é Toyota. Mas aí veio o Yaris, oferecendo mais (não muito, mas mais) dignidade.

• 1
  9. Marco Araujo

Marco Araujo À sombra do pinheiro

Desde 3 Ago 2004
    São Paulo/SP
    Já vai tarde...
    Só vendem essas carroças no terceiro mundo.
    Yaris, carroça com a carenagem mais "arrumadinha", só isso.
    Caro que só! Se procurar um pouco acha coisa bem melhor pelo mesmo preço.

Vinte anos dentro de século 21 e a Toyota vende carro com cabo de embreagem e outras bizarrices, fora a feiura extrema...afff
    Só brasileiro para comprar (e indianos também).

• 3
  10. Zkyzytuz

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Mas a realidade é que o Etios, mesmo não sendo nenhuma maravilha, ainda consegue ser um dos mais bem construídos e seguros (ou menos inseguros) no nosso deplorável mercado de entrada, tanto que foi um dos poucos que conseguiu 4 estrelas pra adulto e criança no Latin Ncap, a maioria nem isso consegue.

Basta dizer que ainda temos carros como Gol no mercado... e pior, NÃO é um carro barato. Pra piorar ainda mais, o UP!, muito mais seguro e moderno, que deveria ser seu substituto , está morrendo... e o Gol não!

E pode piorar mais ainda... pois o Yaris é BEM mais caro. E com um concorrente a menos, os demais tem mais margem pra aumentar ainda mais os preços das suas carroças.

Aliás, é por tudo isso que, desde 2001, eu só continuo comprando carro importado usado. Meu Accord 2005 comprado em 2012 ainda é 10x mais seguro, 10x mais bem construído e 10x confortável que qualquer dos nossos carros de entrada. E com o preço de um Etios ou qualquer outro carro de entrada 0km, prefiro comprar um Corolla, Civic ou outro Accord 2010 a 2012 (e eu iria de Accord mesmo, de novo).

Mas o fato é que a maioria das pessoas não topa carros usados e muito menos importados, por causa da manutenção muito cara (embora nem seja tão cara assim quando diluída ao longo do tempo) ou por rodarem muito e desejarem o carro mas econômico possível.

Diante disso, acho sim, bem ruim a saída do Etios. Ruim com ele, pior sem ele.

Última edição: 27 Fev 2020
    • 2
  11. ms73

ms73 Usuário

O nosso Yaris também é um projeto indiano, foi feito sobre o Etios, não tem nenhum parentesco com o Yaris europeu.

12. M E N A U

M E N A U _____________ad augusta _____________per angusta

Desde 13 Abr 2010
    Aqui-BR
    Ninguém me contou, eu escutei direto da fonte, vendedor da Toyota com vergonha de ter o Etios no salão de vendas.
    Não me recordo das palavras exatas, mas o deboche do carro até constrangeu.
    Pode ser isolado, esse vendedor pode ser mais presunçoso que a média.
    Mas, acho que alguns vendedores de fato ficam constrangidos em mostrar o Etios.

13. ms73

ms73 Usuário

Tempos atrás estive em uma css da Renault e conversei com um vendedor que é meu amigo, estávamos conversando sobre a possibilidade dos Renault franceses voltarem com o fim da ligação entre Renaul e Dacia, e olhávamos para um Kwid e ele riu e disse "isso é um lixo, os Renault de verdade eram melhores do que os Dacia mas ao menos estes são bons carros, este Kwid não vale nada", daí ele riu e apontou dois parafusos que fixam alguma parte da suspensão traseira, não recordo qual, e disse que pareciam parafusos para bicicleta.

O único dos Dacia que considero bom é o Duster, isso porque ele é excelente para fora de estrada, para usar em estrada de terra, ir para chácara ou fazenda que é o uso do Duster que meu pai possui, ele é MUITO bom para dirigir neste tipo de estrada, muito melhor do que poderia ter imaginado, ele comprou por indicação minha porque afirmei que o carro é muito robusto e iria suportar os maus tratos, mas a forma como ele plana sobre buracos e costeletas e agarra na estrada de terra foi uma surpresa.
    Sobre costeletas, não sei qual o nome se usa aí para cima mas imaginem costelas na estrada, acho que é auto explicativo.
    O resto da linha da Renault eu não compraria de forma nenhuma , sempre existem opções melhores, mais ainda com o Sandero reestilizando atingindo apenas 1 estrela no ncap, o novo duster obteve 4 estrelas mas infelizmente só virá com o motor 1.6 que é insuficiente.

• 3
    • 1
  14. Diehl

Diehl Aprendendo sempre...

Desde 11 Out 2005
    RS
    A Toyota lançou o Etios com o painel no centro, para se aproveitar de uma tradição já sedimentada no mercado indiano – potencializando, assim, o retorno sobre o investimento no Etios.

A primeira lição que temos aqui é esta: é mais fácil aproveitar o gosto tradicional de um mercado do que mudá-lo.

Mas, e no Brasil? Por que a Toyota lançou o Etios com o painel no meio se não tínhamos esta tradição aqui?

Por questão de corte de custos – e potencializar o retorno sobre o investimento!

O mesmo painel produzido para o Etios indiano é para usado no Etios brasileiro.

E aqui temos a segunda lição: sempre que puder, corte custos – para potencializar os ganhos em cima do investimento.

Na minha opinião,o fracasso de vendas se deve justamente ao painel no centro do veiculo.

• 1
  15. fcc

fcc Powered by HK.

Desde 18 Mai 2004
    ES - Vila Velha
    Srs. Vou aproveitar o tópico.

Tenho um up TSI, carro que adoro e comprei pelo motor, economia e ser pequeno.

Só que minha mulher está usando mais o carro e pegamos um pedaço de transito chato, onde um automático faria muita diferença.

Hoje fui ver o novo onix, hatch, versão premier. Ainda sem negociar muito.... cor prata por 76k.

Ja li bastante sobre o carro, mas o que os confrades acham?

Última edição: 27 Fev 2020
  16. Zkyzytuz

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    A feiúra geral certamente também contou muito. Mas Alguns Renault tb são horríveis e até vendem relativamente bem.

Aliás, os Peugeot em geral são muito bonitos e os Renault muito feios... curiosa polaridade francesa.

• 1
  17. Zkyzytuz

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Bem, se vc está perguntando o que EU acho, com 76k eu pegaria um Accord V6 2014/2015 :)

• 1
  18. fcc

fcc Powered by HK.

Desde 18 Mai 2004
    ES - Vila Velha
    Consumo para mim é item importante.

Já tive Megane que comprei pensando parecido e não valeu a pena no meu caso. Saí do Megane que era o 2.0 top pro UP e não me arrependi. Queria era um up com esse motor automático.... Pensei no Polo mas o Onix tem 6 airbags e ganha no valor.

Além de que achar mecânico especializado aqui é muito ruim.

19. TAL666

TAL666 Usuário

Desde 25 Jul 2011
    São Paulo
    Os airbags laterais do Polo tem uma extensão que funciona quase como um de cortina, e ele tem nota mais alta que o Onix, apesar de ambos serem 5 estrelas.

Quanto ao preço, aí realmente o GM tem a vantagem apesar de o Polo não ser difícil de achar com grandes descontos. Comprei o da minha foto de perfil ano passado por 74k (Highline com todos os opcionais menos a roda 17) e estou muito satisfeito com o carro. Acho que qualquer um dos dois vai te servir bem.

• 1
  20. ms73

ms73 Usuário

Achava renaul feio na época do megane 1 e scénic, de lá para cá os renault de verdade no meu conceito sempre foram carros bonitos, e atualmente estão muito bonitos mas sofrem do mal das premium, parecidos demais, mas está se tornando uma moda.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso