Anúncio do HT Forum

Existe alguma "regra de ouro" para instalação de cápsula?

Discussão em 'Braços e Cápsulas' iniciada por Progger58, 17 Jul 2019.

1. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Pessoal, uma coisa que sempre me deixa um pouco confuso é com relação à instalação de uma nova cápsula no shellholder.

O meu primeiro TD, um Gradiente DD1, trazia a instrução de que a cápsula deveria ser instalada de tal maneira que a distância entre a base do shellholder e a ponta da agulha fosse de 52 mm, e desde então em venho seguindo esse parâmetro na instalação de todas as cápsulas que adquiri até agora, inclusive no meu atual TD Pioneer PLX-1000.

Mas repito, venho fazendo isso com base em uma instrução que li há muito tempo atrás, no manual do meu antigo TD Gradiente DD1, de maneira que eu não tenho realmente a certeza se esse procedimento está correto ou não.

Então o que eu queria saber dos colegas é se existe alguma "regra de ouro" no concernente ao ponto exato em que se deve instalar uma cápsula no shellholder, uma vez que nesses shellholders tipo destacável existe uma margem considerável de movimentação da cápsula, para frente ou para trás, de maneira que eu sempre fico realmente confuso em relação ao ponto exato em que se deve prender efetivamente a cápsula.

Agradecido. (y)

2. bjps78

bjps78 Usuário

Desde 23 Abr 2009
    cabo frio
    Fala Demetrio!

Sim, mais de uma.

1- Vc deve respeitar a distância do pivô até a extremidade do cantiléver, onde a agulha está. A referência é o pivô e não a extremidade do shell, visto que shells diferentes poderão ter tamanhos diferentes.

Eu uso um programinha disponibilizado nesse endereço: https://www.vinylengine.com/turntable_forum/viewtopic.php?f=19&t=16849, para gerar o gabarito.

2- Além disso, a posição angular da cápsula deve ser ajustada tbm. Quanto mais sofisticador o perfil da agulha, mais importante será o posicionamento angular. Uma linha imaginária que passe transversalmente de uma lado ao outro da agulha deve ser perpendicular ao sulco.

3- O VTF deve ser aquele especificado, ou estar dentro do range especificado pelo fabricante.

4- O VTA tbm deve ser ajustado, qdo possível. Há controvérsias assim como o anti skating, uns dizem fazer diferença o ajuste fino do VTA, outros não. NMHO, qto mais sofisticado o TD e a cápsula, maior a probabilidade de vc ouvir diferenças ao ajustar corretamente o VTA e o AS.

Em suma, para extrair tudo que um bom disco, uma boa cápsula e um bom TD tem a oferecer vc deve seguir à risca as instruções de instalação.

Forte abraço, meu caro!

• 2
  3. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    @bjps78@bjps78 , confesso que falou grego agora pra mim, mas tá valendo. :D (y)

Gostaria de uma resposta mais fácil de entender, pra saber em que ponto do shellholder eu devo instalar a cápsula.

4. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Eu tive que levar um papo pelo whatsapp com o amigo Billy @bjps78@bjps78 para conseguir entender direitinho o que ele estava dizendo, e através de fotos eu consegui realmente entender perfeitamente bem o que ele tinha explicado.

Como ele tinha explicado, é necessário utilizar um gabarito para fazer esse ajuste, gabarito este que eu já tinha aqui, mas que só sabia utilizá-lo até então apenas para o ajuste de alinhamento da cápsula, e não para o estabelecimento do ponto exato onde a cápsula deveria ser fixada no shellholder.

Seguindo as orientações do Billy, eu coloquei o gabarito no prato do meu TD e após estabelecer a linha imaginária entre o pivô do prato e o centro da torre do braço o resultado mostrado no meu TD foi este:

TD - Ajuste de cápsula-001.jpg

Como claramente se percebe na foto acima, a minha cápsula está fora do ponto ideal, já que a agulha não está coincidindo com o círculo existente no gabarito.

Eu nem me dei o trabalho de fazer o ajuste porque de hoje para amanhã eu deverei receber uma cápsula nova que irei instalar no TD, mas se fosse fazê-lo eu precisaria avançar a cápsula mais um pouco até que a agulha chegasse no círculo, como nessa foto abaixo, que me foi passada pelo Billy:

TD - Ajuste de cápsula-003.jpg

Valeu, Billy, muitíssimo obrigado pela valiosa aula!!!! (y) (y) (y)

• 1
  5. bjps78

bjps78 Usuário

Desde 23 Abr 2009
    cabo frio
    Fico feliz por ter ajudado. É sempre um prazer.

Tenha em mente que o ajuste obtido com o gabarito é somente o ponto inicial, o ajuste fino é dado pelo seu ouvido. Outra coisa, a referência para o ajuste angular da agulha deve ser o cantiléver e não o corpo da cápsula, visto que nem sempre o cantiléver está perfeitamente alinhado com o corpo da cápsula ou, ainda, nem todas as cápsulas tem corpo com formato retangular, caso da sua nova cápsula.

Forte abraço!!

• 1
  6. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Valeu, Billy @bjps78@bjps78 , mais uma vez muito obrigado pelas valiosas orientações. (y)

E já que o trabalho era mínimo, eu acabei ajustando a minha cápsula atual aos parâmetros aprendidos, enquanto não chega a nova.

TD - Ajuste de cápsula-004.jpg

• 1
  7. edmararj

edmararj Usuário

5.228 5.006 751

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    @Progger58@Progger58

O trabalho de ajuste não é tão simples assim não! Veja que você tem dois círculos ligados por uma linha. A cápsula/agulha quando corretamente ajustada deve estar alinhada nas duas posições dos círculos e percorrer a linha que une os dois círculos.

Esse gabarito foi gerado em cima de um tipo de regulagem que parece ser a Lofgren A. Existem outros tipos igualmente corretos. A diferença está nos pontos onde o cantilever está paralelo ao sulco do disco ou perpendicular ao raio do disco, e, nesse caso a distorção ou tracking error é 0 (zero) e ocorrem em pontos (2 pontos) distintos. Algumas regulagens privilegiam os pontos de distorções zero mais para o final do disco (músicas clássicas), outros privilegiam os pontos mais centrais. Vai conforme o seu gosto musical. Os gabaritos mais conhecidos são os Lofgren, Stevenson e Baerwald.

Edmar

Última edição: 17 Jul 2019
    • 1
  8. edmararj

edmararj Usuário

5.228 5.006 751

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    @bjps78@bjps78

O VTA é difícil de regular, normalmente se regula o SRA (Stylus Rake Angle). Os dois ângulos estão associados. Uma variação de 1° em um corresponde a variação de 1º em outro. O SRA

upload_2019-7-17_13-44-48.png

Acrescentaria à sua lista o item 5- Ajuste do ângulo de azimute da cápsula/agulha.

upload_2019-7-17_13-46-21.png

Edmar

• 2
  9. filipetolhuizen

filipetolhuizen Usuário

3.761 3.190 871

Desde 4 Jun 2008
    Curitiba/PR/Brasil
    Quais foram os parâmetros utilizados para imprimir o protractor?

10. bjps78

bjps78 Usuário

Desde 23 Abr 2009
    cabo frio
    VTA ou SRA, associados e regulados através da variação de altura do conjunto da base do braço. Obrigado por ilustrar. Respondi do celular, por isso não inclui imagens.

Verdade, esqueci do azimute! Bem lembrado! Braços sem shell raramente permitem esse ajuste. Os Rega, por exemplo, só permitem ajuste através da inserção de calços entre o shell e a cápsula. VTA/SRA também só é possível ajustar nos braços da marca através da inclusão de calços. Alguns modelos mais antigos permitiam ajuste através de um mecanismo com porca mas os mais atuais não tem esse dispositivo.

• 2
  11. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Filipe, não me recordo mais, porque eu imprimi esse gabarito há vários anos atrás.

• 2
  12. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Penso que a regra de ouro é deixar com um tecnico qualificado.

• 2
    • 1
  13. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    Jefferson, pra quem mora no Rio, São Paulo e outros grandes centros certamente fica fácil encontrar um técnico qualificado para esse tipo de trabalho.

Mas note que eu estou no interior da Paraíba. :D

• 1
  14. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Até onde eu sei , Campina Grande é uma cidade que tem uma ótima universidade de Engenharia Eletrica. Como você_ muitos amigos e parentes mandam procurar por coisas que tem aqui em BH com os mesmos argumentos de você. Mas se não sair na captura .... Aí é que não tem mesmo.

• 1
  15. Nikitidiver

Nikitidiver Usuário

1.427 2.139 821

Desde 21 Ago 2007
    Niterói/RJ/Brasil
    Salve Demétrio!

Chegando agora, vejo que já foi muito bem orientado pelos colegas Billy e Edmar!
    Apenas gostaria de resgistrar que com agulhas de corte complexo, como a da Glider, o ajuste correto é fundamental. O resultado certamente será "ouvido". Nas elípticas a tolerância é maior. (y)

• 3
  16. wandique

wandique Usuário Intrometido

Demetrio,

O tal do "gabarito" é desenhado em função da distância do pivô
    do braço ao eixo do prato. Por isso o tipo de protactor abaixo
    é sempre o mais indicado uma vez que as "medidas" são tomadas
    em tempo real, ele serve para todo e qualquer braço.
    Note que existe um tipo de agulha que é posicionado no pivô do
    braço, deslocando, desta maneira, o ponto em que a agulha deve
    pousar. Esses dispositivos são um tanto caros mas a tua Benz
    (e os teus ouvidos) merece esse investimento.
    Um substituto bem mais barato para esse dispositivo, é o GEODISC

Eu o utilizei para diversas cápsulas e o resultado é perfeito.

Última edição: 21 Jul 2019
    • 1
  17. Nascimento

Nascimento Usuário

Uso os dois modelos acima, o Feickert é mais completo, mas também acho que o Geo-disc funciona muito bem!

18. Progger58

Progger58 Usuário

Desde 7 Mai 2004
    Campina Grande-PB
    @wandique@wandique , em que site eu consigo encontrar esses dispositivos para comprar?

19. edmararj

edmararj Usuário

5.228 5.006 751

Desde 2 Out 2008
    Rio de Janeiro
    • 1
  20. wandique

wandique Usuário Intrometido

• 2
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso