EXPERIÊNCIAS PESSOAIS COM ÁUDIO EM COMPUTADOR PARA SISTEMAS DE ALTO DESEMPENHO.

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Áudio' iniciada por ÉdisonCh, 17 Ago 2011.

1. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    Édison, normalmente plics e plocs em amostragem mais alta é problema de latência. Tenta aumentar um pouco e vê se resolve.

Ontem recebi meu ISO Regen + LPS-1 para o segundo sistema e percebi que o Windows tem mais dificuldade para encontrar o DAC. Talvez seja o "handshake" da conexão inicial que as vezes precisa desconectar e reconectar o USB de entrada do ISO Regen para funcionar. Mas depois que funcionou vai em problemas aqui.

ÉdisonCh e Renato Gomes agradeceram.
  2. Redcruz

Redcruz Usuário Muito Ativo

8.325 4.478 113

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Olha aí pessoal!!

É provável que já saibam disso, mas não custa alertar: tomem cuidado com a segunda versão do Windows 10, ela não reconhece mais drivers e aplicativos feitos para versões anteriores.

Depois que atualizei para nova versão, via Windows Update, não consegui mais conectar meu modem 3G TIM. Resolvi fazer uma instalação nova com a versão atual e, além do modem continuar não funcionando, meu teclado e mouse bluetooth não foram mais reconhecidos.

Por sorte ainda tinha aqui em CD a primeira versão do Windows 10, instalei e voltou tudo a funcionar. Fica a impressão de que na primeira versão eles estavam quebrando o galho e aceitando tudo dos Windows anteriores, talvez por ser a versão de transição. Agora estão começando a ''passar a régua'' no que foi feito para as versões antigas.

Então, se algum usuário de Windows 10 ainda estiver fazendo uso de softwares antigos, ''não'' instalem nem atualizem para nova segunda versão do Windows 10!!!!!!

Abraços

Renato Gomes agradeceu.
  3. ÉdisonCh

ÉdisonCh Usuário Muito Ativo

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Voltei para a versão anterior. Não havia jeito de retirar os drivers da Realtek. O roteiro da Audiophilleo tem como rotina alternativa, para instalar o driver, a gente retirar os drivers atuais. Mas, as coisas não são tão simples assim : com os drivers da Realtek a interface não é reconhecida, com ou sem o Iso Regen. Apenas funciona com os drivers da própria Microsoft.

A gente tenta primeiro desabilitar os drivers da Microsoft, no Gerenciador de Dispositivo, depois os da Realtek, depois desinstalar o programa da Realtek, nesse ponto o Windows pede para reiniciar o computador. Quando volta, estão lá de novo os drivers da Realtek nos dispositivos de reprodução e o seu programa no rol de programas instalados.

Tentei de diversas formas, e afinal ele estava tocando, mas no meio do disco a Audiophilleo sumia, provavelmente entre uma faixa e outra.

Voltei para a versão anterior do Windows 10, mas agora os drivers da Realtek ficaram !!!! Não saem mais. Há os drivers da Microsoft (Alto Falantes), mais os da Realtek (High Definition), mais o da Weiss, tudo reinstalado, reativado e re-habilitado sempre que eu reinicio o computador. Para o sistema reconhecer a Audiophilleo tenho que mudar a porta, ligando e desligando o cabo USB da interface, e apenas são instalados nela os drivers da Microsoft. 24/176 e 24/192 nem sonhando.

Porém, o som está uma maravilha. Ontem estiveram os sobrinhos e os filhos, alguns com boa experiência em áudio, e disseram que nunca escutaram o sistema tocando tão gostoso. A Audiophilleo "arredonda" o som, sem perder detalhe e refinamento. Parece mesmo uma fonte analógica. Os discos mal gravados ganham nova vida. Hoje estava escutando o Frank Sinatra e parecia que estava no ambiente do Show.

Como disse, não tem toda a dinâmica, a massa, a velocidade, da interface FireWire, embora a diferença seja pequena, porém toca muito mais warm, com timbres muito reais, articulados, verossímeis, os planos e camadas sonoras menos ricos mas muito bem definidos, uma presença muito real. Maior relaxamento. Isso é forma de tocar, é característica, e justamente a característica e a forma de tocar que estava desejando. Então, preciso dar um jeito dela tocar tudo.

Renato Gomes agradeceu.
  4. FelipeRolim

FelipeRolim Breaking The Sound Barrier

8.619 5.598 638

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Edison, tem coisa errada. Primeiro, se o áudio Realtek está aparecendo, significa que a placa de som onboard está ativada na BIOS. Precisa entrar lá e desativar. Segundo, se isso não for possível, o melhor é selecionar a Audiophilleo como dispositivo de som padrão, no Painel de Controle. A partir do momento que desativado na BIOS, o Realtek some do Gerenciador de Dispositivos. Não adianta do desinstalar via software, tem que desligar o hardware, pois, do contrário, o Windows detecta automaticamente e instala. Não é erro do sistema operacional.

Renato Gomes agradeceu.
  5. ÉdisonCh

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    É verdade. Até havia me esquecido que essa placa-mãe tem saída de som On Board. Provavelmente, os programas da Realtek vieram e permaneceram, pois não estavam instalados antes, justamente porque a saída de áudio on board do computador foi ativada. Gozado, entretanto, ela re-habilitar as saídas desabilitadas, e reinstalar os programas desinstalados : isso nunca aconteceu antes. É característica desse novo sistema. Da mesma forma como reativou o Windows Defender. Deve ser o que você disse, mas a forma como trata o problema demonstra que o Win10 Creators seja extremamente invasivo e dominador.

Renato Gomes agradeceu.
  6. Redcruz

Redcruz Usuário Muito Ativo

8.325 4.478 113

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Os drives da Realtek, talvez outros também, quando desinstalados ao invés de reiniciar o melhor mesmo é deslilgar o PC. Aí quando religa eles não são reinstalados automaticamente.

Apenas reiniciando, o drive fica na memória e o PC escolhe ele como melhor drive a ser instalado.

Tenta desinstalar e desligar o PC que o Realtek não volta mais, quando religar a máquina.

Aproveitando o gancho, gostei mais do drive de áudio nativo do Windows 10 do que o da Realtek. Aliás, a primeira coisa que percebi quando instalei o Win 10 foi exatamente que o drive de áudio não era tão ruim quanto da versão Win 7, por exemplo.
    Já nstalei o drive da Realtek em pelo menos 4 oportunidades distintas e em todas o drive nativo se saiu melhor. Com o Realtek os médios recuam demais, ficam meio apagados e então se sobressaem mais graves e agudos.

Última edição: 11 Jul 2017
  7. ÉdisonCh

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Fiz o que vocês dois falaram, e agora não sei qual sugestão é que deu certo. Desinstalei os drivers Realtek. Em seguida, os programas Realtek. Desliguei o computador. Ao religar, entrei na Bios e desativei as saídas de áudio da placa-mãe. Pronto, sumiram. Não notei qualquer diferença no som, e a interface Audiophilleo sempre desaparece, sendo necessário desplugar o cabo USB e pluga-lo novamente para que ela reapareça. O problema é que nem sempre é assim. rsrsrs. Melhor do que reativar a função de busca e instalação de dispositivos.

O roteiro menor de otimização de áudio é muito simples de fazer. Desativei também a Cortana. Mas, o roteiro completo mexe em coisas que não tenho segurança para desinstalar. Todavia, o áudio está muito limpo e correto. Orgânico, relaxado, expressivo, presente. Então, acho que vou ficando por aqui mesmo até receber uma nova visita do Felipe.

Estou preferindo escutar música através da Audiophilleo do que da Weiss INT202. Gravações com grande variação dinâmica e muita massa sonora ainda são reproduzidas melhor pela interface FireWire. Mas, a sonoridade warm e natural da Audiophilleo torna o som muito mais envolvente e agradável, mais verossímil. Acho que isso deve muito ao fato de que o cabo digital BNC MIT-MAX seja evidentemente superior aos cabos AES/EBU Purist Canorus, em termos de naturalidade, timbre, musicalidade.

De qualquer forma, aparentemente, a solução ideal, no estágio atual de áudio, parece-me ser via USB, com os aperfeiçoamentos havidos nos últimos tempos, e no futuro com certeza será através de servidores (streamers ?), puxando as músicas de servidores locais ou remotos, e sendo conectados diretamente aos amplificadores ou às caixas.

Última edição: 11 Jul 2017
    Redcruz e FelipeRolim agradeceram.
  8. ÉdisonCh

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    É definitivo : o som via USB, com os acessórios atuais, particularmente uma boa interface do tipo que estou usando, foi tão aperfeiçoado que já superou o áudio via FireWire, que estacionou no tempo. Fizemos novos comparativos no final de semana, e todos preferiram o som via USB. Provavelmente, os novos drivers e desenvolvimentos associados ao USB 3.0 devem influenciar no resultado, além dos filtros que substituem a alimentação provinda do computador por aquela de fontes de alimentação lineares, como a LPS-1 que estou usando associada ao ISO REGEN.

Foi definitivamente um upgrade. Aquelas pequenas dificuldades para dar peso, consistência e naturalidade aos agudos, deixando-os compatíveis com os médios e graves em termos de qualidade, passaram a ser irrelevantes. O som está muito mais "analógico".

Renato Gomes e FelipeRolim agradeceram.
  9. dalmo

dalmo Dalfaluca

Desde 3 Dez 2013
    rio de janeiro
    Édison tudo bem!! Adquirindo meu amigo Wagner no ht um interface Weiss int202 com cabo oyade d+. Após instalar o drive no Mac Mini El Capitan e fazer a conexão do cabo FireWire ele acabou não sendo reconhecido. Estou desconfiado que o cabo FireWire não seja o correto pois trabalha com 800
    A 400, porem desconheço qual ponta é 800 pois o interface trabalha com 400 em suas entradas. Em síntese tô precisando de ajudar para usufruir dos benefícios meu sistema. Agradeço antecipadamente. Grande abraço.

10. ÉdisonCh

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Dalmo.

Instalei a minha, originalmente, em Win7, Win8.1 e depois fui atualizando o sistema. Assim, pode ser que o sistema a tenha reconhecido em função de já estar instalada no sistema anterior (na hipótese de você ter o Win10, que trabalha mal com programas de 32 bit). Todavia, faço a reinstalação dos drivers com regularidade, para que as funções de prioridade de áudio continuem efetivos, e nunca tive problemas de reconhecimento. Não sei se é exatamente isso que acontece, mas o áudio tem uma melhora com essa providência de reinstalar os drivers regularmente.

O cabo que utilizo é o mesmo que o teu. É excelente. FireWire 800.

No site da Weiss existem os drivers para cada edição do Windows ou do OS2. Mas, eu utilizo uma versão antiga do driver, que toca melhor do que as atuais. Passe-me teu e-mail que eu o repasso para que você o experimente. Todavia, primeiro eu instalo o driver mais recente, depois instalo o driver velho por cima, sem desplugar a interface ou desinstalar a versão mais nova. O áudio melhora, mas também não sei o porquê.

Na casa de um amigo, que por sugestão minha adotou a INT202, o DAC não tocava o DSD, com o mesmo modelo de DAC, mesmo tomando todas as providências idênticas às da minha configuração pessoal. Aqui em casa toca DSD DOP Format sem problemas. Tenho a impressão de que as diversas edições da interface INT202 não sejam idênticas.

Em todo caso, tome aquelas medidas preventivas de entrar como administrador e rodar o programa no modo compatibilidade. Você deve rodar o programa de instalação com a interface desligada e desplugada. Depois de reiniciar o computador, plugar e ligar a interface. Se não for reconhecida de imediato, reinicie o computador sem desligar a interface e sem desplugá-la, que o computador a reconhecerá.

11. Custodio Alexandre

Custodio Alexandre Low Fucking Distortion

Desde 2 Mar 2012
    Fortaleza
    Última edição: 6 Ago 2017
    marklima, ÉdisonCh e Renato Gomes agradeceram.
  12. MarcoMR

MarcoMR Usuário Muito Ativo

85 117 58

Desde 22 Jan 2017
    Campinas
    marklima, steppen, ÉdisonCh e 5 outros agradeceram.
  13. ÉdisonCh

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Maravilhoso. High-End até na aparência. O som também deve estar maravilhoso.

Aqui, o sistema toca cada vez melhor. A interface FireWire continua apresentando uma performance "tecnicamente" mais "refinada" (ou seja, mais detalhada e elaborada seja em termos de timbres, dinâmica ou tonalidade). Porém, o resultado geral, a sonoridade e a emulação da música real, é superior com o uso da interface USB da Audiophilleo. Todos, sem exceção, que escutaram a comparação das duas, leigos e audiófilos, preferiram a sonoridade da interface USB, que embora menos preciosa é muito mais fiel e real.

Última edição: 4 Ago 2017
    MarcoMR e Renato Gomes agradeceram.
  14. luiz cocozza

luiz cocozza Usuário Ativo

Desde 23 Dez 2012
    sao paulo
    Coloquei a venda um ISO Regen aqui no fórum para quem se interessar.

ÉdisonCh agradeceu.
  15. FelipeRolim

FelipeRolim Breaking The Sound Barrier

8.619 5.598 638

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Amigos, perdoem-me por não postar aqui. Recentemente fiz uma alteração bem significativa no meu computador dedicado. O começo do trabalho postei num tópico que criei para poder falar mais tranquilamente sobre minhas experiências pessoais, sem ser invasivo ao tema de outro(s) tópico(S). Para os que se interessarem, o texto está neste post, e muito em breve pretendo tecer comentários a respeito das mudanças. O resultado preliminar é ótimo!

Estou compartilhando porque sei que é um tema que interessa muito a alguns.

Abraço!

16. Audio Slave

Audio Slave Usuário Ativo

Desde 8 Abr 2016
    rio de janeiro
    Bom dia a todos,

Me inscrevi recentemente nesse tópico. Minha fonte de música digital é um notebook Mac Pro adquirido no meio de 2014, rodando o Tidal e o Áudio Nirvana Plus para arquivos digitais (que quase não ouço). Para conexão com o meu DAC uso um cabo USB 2.0 Wireworld Starlight.

Existe alguma melhoria que eu possa fazer no meu Mac para que possa extrair dele o melhor?

17. ash

ash Usuário Ativo

Desde 9 Jul 2008
    sao paulo sp brasil
    Tenho exatamente esta mesma duvida. Se alguém puder contribuir, agradeço

18. Matias

Matias Digital Audio

Desde 25 Set 2005
    São Paulo - SP
    No Mac em si não sei, mas recomendo fortemente usar filtros USB como a Uptone USB Regen.

dbcoelho e ash agradeceram.
  19. Renato Gomes

Renato Gomes Arquiteto e Urbanista

5.576 2.660 138

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Tem também os filtros sata e esse aqui:

https://uptoneaudio.com/products/mac-mini-dc-conversion-linear-fan-controller-kit-mmk

Além disso, acredito que uma fonte linear dedicada, de melhor qualidade, será o melhor upgrade.

20. ash

ash Usuário Ativo

Desde 9 Jul 2008
    sao paulo sp brasil
    Renato Gomes agradeceu.