Anúncio do HT Forum

EXPERIÊNCIAS PESSOAIS COM ÁUDIO EM COMPUTADOR PARA SISTEMAS DE ALTO DESEMPENHO.

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Áudio' iniciada por ÉdisonCh, 17 Ago 2011.

1. FastMHZ

FastMHZ Usuário

Desde 24 Nov 2003
    Alluris
    Eu ainda não cheguei na USB dedicada, estou ns etapa de ter uma fonte linear, que me parece ser o princípio de tudo.

Alguma recomendação nacional ou importado que não custe a peso de ouro ?

2. weltec

weltec Usuário

6.227 3.943 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Fonte linear?

A minha é nacional, mas não foi “acessível”. Foi um projeto personalizado realizado pela Timeless.

Acho que não consigo ajudar.

A questão não é apenas ser linear, existem alguns macetes para escolher componentes e definir o design do circuito, para otimizar o resultado.

• 1
  3. nihues

nihues Usuário

Desde 23 Mai 2006
    Balneário Camboriú - SC
    No meu caso, não me vejo tendo outro pc do tamanho físico do de vocês, junto ao meu HTPC por causa de espaço, pois meus sistema é o meu pc gamer e é minha sala de estar e não tem tratamento acústico pra melhorar os problemas da sala... e também não estou no nível nem vontade de gastar 5mil+ num pc dedicado para isso.

Coloquei Uptone Regen + cabo curious link + IFi power 9v (tudo ao mesmo tempo) e o som melhorou de uma forma geral na minha opinião, ficando mais suave mas ao mesmo tempo detalhado. Hoje o htpc é o transporte, tem uma placa de video 1080, 1 hd e 2 ssd e fonte de 650w heheh tudo o que é de sofrível nesse caso.

Mas gostaria de alterar o transporte, num futuro distante ainda, para um baseado no raspberry (ou similar feitos para isso, como allo usbbridge ou khadas, na listinha esqueceram dele como alternativa... abaixo do Paul Pang? hehe), ou nuc, ou network player mesmo, pra simplificar, e uma fonte linear. Talvez numa placa externa usb como falam mas seria no htpc, mas ainda prefiro tirar do htpc o transporte e ter um dedicado separado de menor tamanho.

Também penso em tirar minha caixinha de fósforo rsrs para um dac melhor.

Última edição: 15 Ago 2019
  4. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.490 5.604 716

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Bom, após ler os conselhos sobre a importância de uma Placa USB no PCA, resolvi tomar coragem e meter a mão na massa. Comprei uma Placa chinesa com o chip NEC uPD720200, peguei a micro retifica, desmontei a parte do PCA, e mãos a obra.

Devido as limitações do meu pequeno gabinete, eu não consegui colocar o perfil pequeno, mas ainda sim, instalei a Placa.

O PCA esta um pouco improvisado, mas já dá para fazer algumas audições. A principio, com a Placa USB instalada e o Regen eu já pude perceber que os médios graves voltaram a ficar controlados.
    Depois, com mais tempo, eu farei audições sem o Regen, dai poderei ter uma noção melhor por aqui.

Gabinete pequeno nunca mais....

IMG_20190820_140320448.jpg

• 4
  5. FelipeRolim

FelipeRolim Keep Improving Myself

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Parabéns pela progressão e pelo interesse em experimentar e conhecer cada vez mais. Espero que os resultados sejam positivos. Deixo-lhe três dicas:

1 - Essa placa USB também tem seu período de burn-in e melhora com cerca de 200h. Vale à pena deixar o PC ligado para que ela atinja mais rapidamente seu ponto de melhor funcionamento;

2 - O oscilador de clock dessa placa é extremamente básico, mas também funciona sob temperatura. Depois do burn-in inicial, com cerca de duas horas após ligado o computador, a placa tende a apresentar um som mais espaçado, delicado, fluido e extenso nas altas frequências;

3 - Não sei quais cabos de força está usando no computador e no DAC. Faça o experimento de colocar o melhor deles no computador e alimentar o DAC pela própria placa USB. Pode ser que você colha benefícios com sua fonte linear especial construída para o PC alimentando o DAC. Salvo engano, é assim que o weltec usa o Calyx.

Abraço e parabéns!

• 1
  6. weltec

weltec Usuário

6.227 3.943 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Pelo que vejo, vc já andou testando cabo SATA, correto?

7. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.490 5.604 716

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Obrigado, Felipe.

No Computador estou usando o Furutech Alpha FP-3TS20. (Sem dúvidas esse é o melhor cabo de força que tenho aqui). No DAC estou usando o Signal Cable Digital Reference. ( Cabo mediano que tem uma certa tendência a "soar" um pouco mais fechado).

Última edição: 20 Ago 2019
  8. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.490 5.604 716

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Não, o cabo permanece o mesmo,apenas o reposicionei devido as condições do gabinete.

9. weltec

weltec Usuário

6.227 3.943 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    A única forma que consegui bater o DAC com a sua fonte linear externa original da Calyx foi alimentando pela USB com a placa USB PPA v2 pegando a alimentação direto da fonte do PC, que utiliza uma fonte linear Timeless alimentada com o cabo de força Wireworld Platinum Electra.

Essa foi a melhor combinação que consegui. Até retirei do sistema um cabo de força que está sobrando neste momento, o Kimber PK10 Gold que ficava no PC.

O cabo USB é o top da Audiopheeling, que leva dados e alimentação para o DAC.

Antes disso o DAC sempre tocou melhor alimentado pela sua fonte linear, utilizando a USB apenas para dados.

• 1
  10. weltec

weltec Usuário

6.227 3.943 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Mas não é um cabo SATA padrão que vem na Caixa da placa mãe. É?

11. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.490 5.604 716

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    A não, é um Pachanko Mk2.

12. weltec

weltec Usuário

6.227 3.943 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Ahhh... Isso mesmo.

Impressionante como que um cabo SATA faz diferença. Aqui a diferença foi superior à que o cabo USB trouxe.

Mas isso já tendo a fonte linear e a placa USB. Não sei qual seria a diferença com o PC em Stock.

Como foi a experiência aí?

• 1
  13. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.490 5.604 716

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Lembro perfeitamente que quando a Linear foi instalada, o silencio de fundo foi o que mais me impressionou, é inegável que a Linear trás uma diferença bem perceptível aos ouvidos.

Quanto ao cabo SATA, eu usei o que veio na MOBO,e depois usei um Ourico, esse que é melhor construído. E pasme você, apesar do Ourico ser melhor construído, por aqui ele deixou as altas "capadas", sem extensão. Por fim, adquiri o Pachanko Mk2, apesar de ser um cabo de entrada, a audição com ele me trouxe um arejamento bem interessante. As altas voltaram ao normal.

• 1
  14. CarlosTP

CarlosTP Usuário

Desde 28 Abr 2008
    MG
    Fiquei curioso para experimentar esses cabos SATA...

Alguém sabe alguma loja que vende apenas o conector SATA?

Estou querendo comprar alguns para fazer diferentes cabos, mas achei apenas um vendedor no ML e o plug parece ser bem ordinário. Se tiver aqui no país melhor, pois chega mais rápido.

Desde já agradeço.

15. FelipeRolim

FelipeRolim Keep Improving Myself

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    O único cabo Pachanko que pude experimentar foi um vermelho, que não sei se é Red ou MK II, mas era usado e antigo. O cabo que o Édison montou para mim, o Deronxin-T com duas camadas de algodão e uma volta e meia de alumínio (segundo ele, duas voltas deixa o som enrijecido e cansativo) é consideravelmente superior. Ele também tem dois cabos Pachanko, acredito que modelo Reference, e também diz que o Deronxin-T "anabolizado" é superior (o dele é uma versão para servidor, ainda melhor do que o meu). Naturalmente que confio muito em sua opinião. O que mais me surpreende é este ser um cabo de R$3,00 muito correto timbricamente, com o som justo, honesto, rico em atributos interessantes para a reprodução e apto a atender a grande maioria. O meu, vindo das mãos dele, não me desfaço de jeito nenhum. Ficará eternamente como "backup" e, mais do que isso, referência. Toca com correção e equilíbrio invejáveis.

Tenho três unidades sobrando. Posso por nos Correios para quem se interessar, sem custo algum, e vocês me passam depois um valor simbólico apenas para ressarcir o frete.

O único cabo que efetivamente superou com folga o Deronxin-T foi o Audiopheeling Encounter da última linhagem desenvolvida pelo Allan. Só a última, que tem o som rico em harmônicos, com um corpo maravilhoso e sem um brilho cansativo nos agudos mais extremos. Proporcionalmente ao meu sistema, não custa excessivamente caro. É o preço de um cabo USB de bom nível.

• 2
  16. ÉdisonCh

ÉdisonCh Usuário

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Na Invoice da Pachanko está escrito Reference. Mas, o cabo que montei, com base nas sugestões de ninguém menos que Holbein Menezes, revelou-se melhor que o Pachanko.

O Holbein sugeriu o revestimento com fios de algodão. Comprei uma cordinha de algodão puro e desfiei. Revesti com diversas espessuras desse chumaço de algodão. Com três camadas ficou perfeito. Por fora, revesti com alumínio de face dupla para forros (que se usa em telhados), mas apenas uma volta e mais um pouco. Fixei com fita adesiva aluminizada, também usada em forros. Mais do que isso, interfere no timbre, no equilíbrio tonal.

Os melhores resultados, obtive com o cabo Deroxin-T mais grosso, que um amigo de Uberlândia conseguiu. É nitidamente mais espesso do que o cabo que o Felipe me mandou, e o resultado é claramente superior. Comprei várias marcas de cabos SATA 3 de 6 GB/s na Amazon, e um deles também ficou muito bom, mas peço desculpas pois não marquei o nome e agora já está revestido e dentro do computador.

• 2
  17. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.490 5.604 716

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Boa Tarde, Senhores.

Eu sabia que tinha esse cabo Sata Deronxin-T por aqui, depois de um tempo procurando, achei.
    Como podem ver, ele está cru, sem algodão e folha de alumínio.
    Vou ver se hoje mesmo eu consigo testa lo.

IMG_20190905_132840302_PORTRAIT.jpg

• 2
  18. ÉdisonCh

ÉdisonCh Usuário

Desde 1 Dez 2005
    Araras/SP/BR
    Manda aqui que eu revisto para você.

• 1
  19. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.490 5.604 716

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Obrigado Edison.
    Vou te mandar MP.

20. Fandangos

Fandangos Usuário

Desde 10 Fev 2011
    Araraquara
    Gente encontrei uma maneira de qualquer um aqui ficar milionário do dia pra noite!

$1 Million if You Can Prove $7250 Speaker Cables Are Any Better Than $80 Speaker Cables
    https://www.techdirt.com/articles/20071009/015017.shtml

É antigo mas parece que a recompensa ainda está de pé.

Como é óbvia a diferença, pena que eu sou pobre e não tenho dinheiro pra cabos desse nível de sofisticação, se puderem lembrar do seu amigo quando receberem o valor eu ficaria muito grato :))

Um ótimo dia para todos.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso