EXPERIÊNCIAS PESSOAIS COM ÁUDIO EM COMPUTADOR PARA SISTEMAS DE ALTO DESEMPENHO.

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Áudio' iniciada por ÉdisonCh, 17 Ago 2011.

1. PssH

PssH Usuário

Desde 10 Fev 2010
    RN/Nat
    Indo nessa linha de teste de cabo ethernet, há meses atrás um amigo me emprestou dois cabos italianos de 1,0 m. Não sei o nome deles, mas eles eram 04 vezes mais caros que os meus 02 AQ Cinnamon de 1,5 m. Pois bem, substitui os cabos e eu preferi os Cinnamon. Acho que esta preferência foi por uma questão de melhor acerto ao meu set, pois os Italianos foram mais abertos, o que não combinou.

• 1
  2. PssH

PssH Usuário

Desde 10 Fev 2010
    RN/Nat
    Agora, falando de cabo 07 CAT ligado no router, quando experimentei, e já fazem meses, retirar o cabo 07 cat da internet que estava plugado no LINKSYS 1900 AC a diferença no som foi significativa. Apenas deixando os dois Cinnamon plugados (01 vem do CapsZUMA, e outro vai para o UltraRendu) abriu uma sensação de transparência facilmente perceptível. Aquele negócio, o que já era bom ficou melhor. Hoje só plugo o cabo de rede no router caso precise de internet no ZUMA (uso arquivos do HD), do contrário fica desplugado.

• 1
  3. JuniorDoleys

JuniorDoleys Luz, Calor e Som

Desde 7 Abr 2011
    Charqueadas/RS
    @PssH@PssH sempre esqueço de desplugar a WAN quando executando em SSD local. Boa lembrança, vou procurar sempre fazê-lo.

4. JuniorDoleys

Desde 7 Abr 2011
    Charqueadas/RS
    Tidal vs local:
    Verifiquei que em uma faixa a diferença era bruta. Ocorre que em outras, diversas, o mesmo não se deu. É como pesquisa: quanto maior a amostra menor a margem de erro. Pra mim fato é que não existe uma característica uniforme: Tidal é mais assim ou assado. Parece variar até mesmo porque as "Masters" podem não ser as mesmas. Numa faixa a diferença no decaimento é tanta que desconfio que não sejam o mesmo arquivo. No tidal o som fica seco, sem ambiência como se um gate cortasse o reverb da voz. Já no local a voz se estende naturalmente e gradual até o silêncio e a sala parece bem mais viva. Já em outro exemplo isso não ocorre. Ou seja, pra se ter alguma idéia penso que no mínimo uma amostra aleatória de algumas dezenas de faixas pra alguma conclusão. Do contrário o erro é incondicional.

5. weltec

weltec Usuário

6.395 4.114 526

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Para comparar precisa ser a mesma versão do mesmo álbum.

6. FelipeRolim

FelipeRolim Keep Improving Myself

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Boa noite amigos. Em lapsos regulares de tempo, a Microsoft atualiza a imagem .iso de instalação dos sistemas operacionais disponíveis para download em seu site. A primeira que estava disponível do Windows Server 2019 era a versão 17763.253, e foi seguida pela 17763.379. Como também é possível fazer o download dos pacotes de atualização individuais, eventualmente, baixo-os e promovo a atualização manual. Pessoalmente, não gosto de atualizar os sistemas operacionais, pois ao longo do tempo, percebo que instalações limpas e mais atualizadas já na origem funcionam melhor, menos carregadas e de forma mais estável. Porém, como em alguns casos percebo melhoras no áudio (em nem todos os pacotes, mas às vezes acontece), havia feito o download de todos eles, até a versão 17763.864 (esta apenas no Control-PC), que é a última da build 1809 do Windows Server 2019 (não consegui instalar as builds 1903 e 1909).

Recentemente, verifiquei que a Microsoft disponibilizou o arquivo .iso da versão 17763.737 em seu site, e fiz o download para experimentar. Considerei, até o momento, a melhor que ouvi. Trouxe uma organicidade incrível e um incremento em dinâmica que julguei até atípico. É possível até mesmo ouvir em volume mais elevado sem perda do conforto auditivo. Está fantástica.

Sei que muitos não ouvem diferenças e até mesmo desdenham esse tipo de indicação, mas considerei interessante, para quem quiser fazer o experimento. Abraço a todos.

PS.: a Microsoft também "enxugou" um pouco a versão Datacenter do Windows Server 2019. Consegui instalar o Windows, o Audiophile Optimizer, o driver Ayre e o JPLAY FEMTO num disco virtual de 7,5GB e ainda sobrou mais de 1GB de espaço livre.

Última edição: 19 Nov 2019
    • 6
  7. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Boa noite a todos. Na página anterior recomendei o uso do aplicativo chamado MinorityClean. Desde então, inúmeras novas edições já foram publicadas, e dentre elas, a versão XIII era fabulosa, mas dou especial destaque às mais recentes versões XXVII e XXVIII. Elas apenas criam um processo de segundo plano que otimiza o resultado sonoro, mas não alteram o modo de funcionamento do transporte. Para desfazer, basta desligar e ligar o computador (reiniciar apenas não basta). Colaboram com uma sonoridade fantástica e valem o teste.

Gosto de instalações puristas, com o menor número possível de alterações/intervenções. Mas, não descarto os experimentos que me são possíveis, e este foi muito válido. Acredito que quem, como eu, persegue a melhor qualidade num transporte digital baseado em computador, sem dúvida encontrará benefícios no uso da aplicação. Ao menos espero que sim.

• 3
  8. JuniorDoleys

Desde 7 Abr 2011
    Charqueadas/RS
    Sensacional, versão XXVIII rodando esplendidamente bem.

9. JuniorDoleys

Desde 7 Abr 2011
    Charqueadas/RS
    Transparência, detalhamento e macieza

10. Alexandre RS

Alexandre RS NÃO COMPRE, ADOTE

Desde 2 Ago 2006
    Caxias do Sul
    Pessoal montei um segundo sistema para uso somente com serviços de streaming: integrado Denon PMA-800, books Klipsh RP600, PS Power Duet e cabos VDH Inspiration.

Quando o deixo ligado apenas para ter música no ambiente ele fica ligado ao Amazon Echo via P2 mesmo, fica até melhor do que poderia sonhar.

Mas quando paro para usufruir o equipamento estou utilizando de quebra galho a saída usb c do meu tablet ligado a um dac de fone de ouvidos que transfere o sinal para coaxial e aí vai para o integrado. Pensei em adquirir o Alo dac Boss mas esse foi descontinuado, já o Signature seria desperdício com o dac nativo do Denon.

Pergunto: o quanto ruim é a saída usb dos raspberry 3 ou 4? Já li muito que para sistemas de alto desempenho não serve nem para saída mas para o meu, sem grandes pretensões será que temporariamente substituiria a altura meu tablet via usb C até aparecer alguma Hat que se enquadre ao meu sistema?

Grato,

Alexandre

11. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Não sou nenhum entusiasta dos Raspberry, e pelo que ouvi na minha casa, eu não faria o menor esforço para tecer algum elogio a ele que não seja exclusivamente o seu custo-benefício. Considero-o uma solução extremamente básica e que não tem condição alguma de subsidiar um transporte de alto nível para um sistema de referência. Mas, justamente por isto deve atender com perfeição aos seus objetivos, que é ter um segundo sistema flexível, versátil e barato. No seu caso, verificaria a possibilidade de comprar o Hifiberry Digi+ Pro. Custa $39,90.

• 1
  12. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Falando em áudio de alto desempenho em PC, que não é exatamente meu caso :assobio:, estou há tempos atrás de uma fonte fanless, mas parece que desapareceram definitivamente do BR.

Seria o primeiro passo para eliminar os coolers do meu PC.

13. FelipeRolim

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Você tem a alternativa de comprar uma fonte com resfriamento semi-ativo (ou semi-passivo?) em que o cooler só é acionado ao atingir determinada temperatura. Uma fonte superdimensionada para o computador (500/600w) trabalharia constantemente fria, o que significa que o cooler jamais seria acionado. A Corsair tem modelos assim, se não estiver muito enganado.

14. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Minha fonte atual já funciona assim, é uma Silverstone SFX de 400W ou 450W (classificação Gold). De maneiras que quando ligo o PC o cooler está sempre desligado, só que depois de algum tempo ele arma e fica direto.

O segundo passo seria trocar o processador de TDP 84 para outro com TDP bem mais baixo.

15. weltec

weltec Usuário

6.395 4.114 526

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Tive uma Corsair que nunca ligou o fan. O motivo pode ser o PC como um todo fazer a fonte aquecer.

Não seria uma boa já partir para uma fonte linear? Nada externo, só uma fonte decente. Só que ficaria em um gabinete separado, se for para ficar no mesmo, teria que ser um gabinete maior.

Duro que o dólar alta não ajuda.

16. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Por diversas vezes tive vontade de partir para fonte linear, só que montar em um gabinete separado não é interessante. Se pudesse montar uma linear no mesmo chassi de uma fonte normal de PC, tudo bem.

Por outro lado os fabricantes de equipamentos de áudio passaram a lançar equipamentos com fonte linear, por exemplo (se não me engano) o CXN que adquiri há pouco tempo. E aí não sei se valeria o esforço de eliminar a fonte chaveada do PC.

17. JuniorDoleys

Desde 7 Abr 2011
    Charqueadas/RS
    Corsair que tenho só liga uns segundos na partida e depois zero de fan. Estou alterando hoje o WS2016 p/ WS2019 Datacenter.

18. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Me ocorreu uma coisa, acho que sei porque a ventoinha da minha arma facilmente e permaneça em funcionamento, acho que é pelo fato de ter montado a fonte com a ventoinha puxando ar de dentro do PC.

Depois vou desmontar e montar com a ventoinha puxando o ar de fora e ver como fica.

• 1
  19. JuniorDoleys

Desde 7 Abr 2011
    Charqueadas/RS
    @Redcruz@Redcruz creio que por ela ultrapassar uma percentagem "X" de consumo liga o Fan.

• 1
  20. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Pois é,

E aqui o PC fica ligado desde de manhã até à noite, ou seja, mais de 12 horas.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso