Anúncio do HT Forum

Falsos Mitos do Áudio

Discussão em 'Mercado de A&V e Publicações' iniciada por MAGUS, 12 Mai 2005.

1. MAGUS

MAGUS Always on time

Desde 20 Jan 2005
    Rio de Janeiro
    Senhores,

Navegando pela web me deparei com este artigo (PDF) : http://bruce.coppola.name/audio/urbanLegends.pdf

Mutíssimo interessante, vale a pena a leitura apesar da letra miúda.(y)

Gostaria de ressaltar aqui apenas o final do artigo, o qual tomei a liberdade de traduzir a maior parte, exceto as expressões que achei que soam mais familiares na língua nativa .

O resumo da ópera (artigo) é o seguinte:

FALSOS MITOS DO AUDIO (ou “Audio Urban Legends”)

1.Componentes "sofisticados" melhoram o som (capacitor dielétrico, DACs, etc)

2.Graves rápidos (woofer pequenos são mais lineares do que os maiores)

3.Rhythm and pace (a playback component can change tempo)

4.Graves baixos são impossíveis em uma sala pequena

5.Cabos sofisticados melhoram a qualidade do som

6.Ajustes não-sonoros (o famoso “patuá”) melhoram o som

7.DVD Players soam pior que CD Players

8.LP soa melhor que CD

9.Perda de dados (data reduction) sempre piora a qualidade do som

10.Amplificadores pequenos estragam (burn out) tweeters

11.Equalização é ruim

12.Fedback negativo é ruim

13.“Short signal paths” são bons

14.Multicanal é um passo atrás (um downgrade)

15.Som automotivo é ruim

16.Som de filmes é ruim

Com a licença do amigo Marcelo T, por mim eu chamava esse tópico de GUIA DO AUDIÓFILO VOODOO-FREE

Boa noite a todos

podem também dar uma "fuçada" em : http://bruce.coppola.name/audio/index.html ;)

2. MAGUS

MAGUS Always on time

Desde 20 Jan 2005
    Rio de Janeiro

E depois nego vai e esculhamba o tópico de considerações do Ricardinho:aff:

3. navemae

navemae Ouço música, prog é a base!

Desde 29 Ago 2004
    SAMPA
  4. Marcelo T

Marcelo T Spirit Crusher

Desde 23 Jun 2002
    Campinas
    Vou discordar do 1, 9 e 10, pois já vi pessoalmente isso ter influencia, principalmente o 1, pois acho o DAC a coisa mais importante do sistema depois das caixas e da sala. No resto, concordo plenamente (y)

5. GuZZ

GuZZ Jazz & Blues

Desde 4 Mai 2005
    Rio de Janeiro
    Vou discordar ...
    Talvez seja muito particular pois quando ligo meu EQ Cignus ligado ao meu velho receiver Pioneer, o som parece que se transforma.
    Portanto, tem casos e casos ... tá certo que quanto mais puro melhor, mas um reforço aqui e ali acho justificável

É uma das preocupações que tenho pois vou trocar o sistema por um HK-235 e o EQ vai pro "espaço"

[]s

6. MAGUS

MAGUS Always on time

Desde 20 Jan 2005
    Rio de Janeiro
    Não precisa discordar, porque vc já concordou;) (y)

Equalização é ruim é um falso mito, ou seja, se vc acha que equalização é bom para vc vc concorda com a premissa da lista, ou seja, equalização não é ruim na verdade (pode não ser o ideal, mas ruim não é, e tenho certeza que muitos foristas aqui, inclusive eu, se beneficiariam muito de uma equalização de verdade feita nas nossas salas)

Grande abraço!

Marcelo,

justo vc acredita em DAC?;)

Olha o seu ex-filho tá bombando aqui em casa viu?(y) :aplauso:

7. MAGUS

MAGUS Always on time

Desde 20 Jan 2005
    Rio de Janeiro
    Nave mãe,

só agora pude checar seu excelente(y) link !

Gostei especialmente da explicação do Andrette para duas categorias de frequentadores do fórum especialmente em voga atualmente:

"Um audiófilo “ouve” em geral o desempenho de seus equipamentos:

Infelizmente tenho que concordar que 99,99% dos audiófilos ouvem apenas o desempenho do seus equipamentos

Um melômano “ouve” tão-somente a música não importando o som:

Felizmente o melômano consegue ouvir até mesmo a “Sagração da Primavera” em um radinho de pilha, e se emocionar. Os audiófilos bem que poderiam aprender com os melômanos.

(y)

8. Romano

Romano Sempre Aprendendo

Desde 9 Jun 2004
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Hehehe....so agora pude ver este topico...rs...
    Acho que uma coisa que faltou foi o tal do timbre....a maioria fala que vai comprar a caixa central igual as outras para manter o timbre...ora...uma coisa que eu nunca entendi...se a caixa central é para dialogos, "voz", nao é utilizada em stereo, para que ter a preoculpacao de manter o timbre???, de uma coisa que é basicamente para dialogos e "voz".
    Sinceramente eu ainda nao consigo, entender isso...

9. marcosm

marcosm Usuário

Desde 2 Nov 2002
    São Paulo - SP
    Marco, creio que voce está enganado, em musica multicanal a caixa central não é so para voz, toca outros instrumentos também. E quando não tiver voz, ou alguns instrumento na caixa central como é que fica? E a voz, por incrivel que pareça tem timbre também, não?

E quando se fala em timbre fala especificamente em musica multicanal, OK?

10. Romano

Romano Sempre Aprendendo

Desde 9 Jun 2004
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Marcao...rs...eu ate entendo isso, mais na maioria daz vezes a caixa central é muito pouco utilizada pelos engenheiros para produzir outros sons diferentes da voz(e estou me baseando em stereo)...eu concordo (logico) que a voz tambem tem timbre e equalizar o timbre da caixa central com as outras caixas, utilizando o mesmo fabricante tem sentido(ate por outros aspectos) mais o que nao creio que a diferenca seja tao grande assim para que isso se transforme em um transtorno(ate porque a grande maioria escuta musica em stereo), principalmente para filmes.
    Acho que a maior preoculpacao de Equalizar o timbre da voz com o timbre dos equipamentos, é dos Engenheiros, e nao em cima do equipamento que vai reproduzir o som.
    Em filmes por exemplo, a geracao de outro tipo de som reproduzido pela caixa centra, alem da voz, é muuuuiiiiiitttttoooo pouco notado.
    Eu nao sei se me fiz entender...eu to falando que basicamente, a reproducao de voz no canal central e maior do que qualquer outro som, o que nao entendo e a preoculpacao(e ate dor de cabeca) de algumas pessoas com este famigerado danado de timbre...rs...
    Em entendo sua posicao, mais voce vai concordar, que se alguem que nao escuta musica em multicanal, assiste filmes, nao deveria ter este tipo de preoculpacao...concorda???

11. marcosm

marcosm Usuário

Desde 2 Nov 2002
    São Paulo - SP
    Romano, em filme eu concordo com voce. Só para voce ver a zona que é o meu ht. Caixas frontais sattelites com central jbl scenter e surround panasonic. Mas não da para ouvir musica multicanal desse jeito. Por isso eu opto por ouvir musica em estereo.

12. fazambuja

fazambuja Usuário

Desde 8 Jan 2005
    Brasil
    Outra lista com os mitos eh essa daqui da The Audio Critic (http://www.theaudiocritic.com/downloads/article_1.pdf)
    jah estive traduzindo alguns trexos na secção sobre cabos...a lista desse eh essa

1. Cabos Hi-end melhoram o som
    todo cabo tem o mesmo desempenho...mesmo o mais barato...e não existe essas coisa de cabo melhor para agudos..tudo eh a mesma coisa, o que muda eh os plugs e a blindagem e que deve se tomar cuidado

2.A Mentira sobre Amp Valvulado
    como o artigo diz eh a mesma coisa que dente de ouro..existem coisas bem melhores hj em dia...sobre a diferença no som tem duas opções A.Imaginação da pessoa por estar com um valvulado B.Mudança no som colocada por gosto do fabricante..

3.A Vida Antidigital
    Fala sobre toda aquela babaquice que o LP eh muito melhor que o cd, que o som fica artificial etc...o CD sempre vai soar melhor que o LP se não esta eh sinal que o engenheiro de som não foi tao compentete quanto o do LP.

4. A mentira sobre Audições de produtos
    Explica como um teste A/B/X deve ser feito...

5. Feedback Negativo
    Que eh ruim e nenhum eh bom....

6. Amaciamento de componentes
    Tirando caixas de som (que tmb não eh muito tempo não....) pois se tratar de componentes mecanicos (como um carro, mas nao significa que ele não vai sair andando bem 0km). Componentes eletronicos e cabos, no momento que liga jah estao amaciados. (vai dizer q a o cabo de luz da sua casa depois de amaciado a lampada esta muito mais brilhante???)

7.Bi-cablagem
    Nada acontece...soh divide-se RLC em dois e depois se soma....

8.Condicionador de energia
    Se o aparelho for bem projetado não a necessidade...

9.Tratamento em CD
    Aquelas canetas magicas que não fazem nada...

10.Ouvido de Ouro
    Golpe de vendedores ou "audiotas" que afirmam ouvir aquilo que ninguem ouve assim aquele aparelho muito mais caro reproduz...não existe misterio em audição soh se deve prestar atenção em algumas coisas...

Pessoal dei um resumo rapido sobre...se tiver tempo a noite vou ler o link que o amigo colocou acima...
    links dos topicos que traduzi (se der colo depois aqui) http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=14545
    e
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=14514

Fico feliz em saber que não sou o unico que não acredito em vodoos por aqui...mas muitos torcem o nariz e não se convencem...

13. MAGUS

MAGUS Always on time

Desde 20 Jan 2005
    Rio de Janeiro
    fazambuja,

este artigo também e excelente, do mesmo nível do artigo com o qual abri o tópico:aplauso:

Senhores,

hoje, ao folhear a minha CAVI melhores 2003, me deparei com o review do cabo digital Siltech Golden Eagle, ao preço de aprox U$ 5.000,00 o metro:oloko:

Caros, se eu pego , aliás, se qualquer um de nós pega um cabo desses, que ainda vem numa caixa de madeira e com assinatura pessoal do presidente da empresa, claro que vaos achar que o cabo é não menos que fenomenal, mesmo antes de ligar ele no sistema.

O preço, a caixa, a assinatura do presidente, todo esse VooDoozão brabo só servem para CONDICIONAR (ou calibrar, como queiram;) ) o seu e o meu cerebro a achar que trata-se portanto de um produto diferenciado e que como tal só pode tocar que é uma maravilha...

Mas o melhor ainda estava por vir...

14. MARCELOBV

MARCELOBV Usuário

Desde 17 Fev 2005
    Campos-RJ
    1. Cabos Hi-end melhoram o som
    todo cabo tem o mesmo desempenho...mesmo o mais barato...

Bem essa afirmação é absurda, Só não ouve a diferença quem não quer, Cabos fazem diferença e muita. Mas não vou entrar no mérito...

abraços

15. MAGUS

MAGUS Always on time

Desde 20 Jan 2005
    Rio de Janeiro
    Acho que o amigo fazambuja foi infeliz na traduçao ,generalizando ( e minimalizando) muito a questão...

Então vamos lá,

O que o artigo diz (sugiro aos amigos lerem os links antes de criticar) :"é que a verdade simples é que resistencia, indutancia e capacitancia (R,I,C) são os únicos parâmetros que afetam a performance na faixa abaixo de radiofrequencias. O sinal não faz idéia se está sendo transmitido através de r,i,c baratas ou caras. Sim, é claro que há de se pagar mais do que xing-lings para se obter plugs decentes, blindagem, insulação, etc, para evitar problemas de confiabilidade. E e nas conexões mais compridas há de se atentar ainda mais para a resistênca. Entretanto, para performance eletrica, um par de bons cabos certamente não tem performance inferior do que um de U$2.000,00 o metro."

Grande abraço a todos.

• 1
  16. MARCELOBV

MARCELOBV Usuário

Desde 17 Fev 2005
    Campos-RJ
    Caro Magus,
    Li o artigo, e você tem razão...
    abraços
    Marcelo

17. navemae

Desde 29 Ago 2004
    SAMPA

18. ejo

ejo Usuário

Desde 9 Nov 2004
    Campinas-SP
    Também discordo rotundamente da 1, especificamente sobre DACs.
    Sem dúvida um (bom) DAC faz (muita) diferença !! É só ouvir.

[]s,

Ejo

19. MAGUS

MAGUS Always on time

Desde 20 Jan 2005
    Rio de Janeiro
    ...Pois é amigos, o melhor ainda estava por vir;)

O dito cabo, segundo o review, estava no elo mais importante do sistema : entre o transporte e o DAC!

Pessoal, fala sério!!!

Esse VooDoo foi o pior que eu já vi na vida :ataque:

20. navemae

Desde 29 Ago 2004
    SAMPA

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso