Anúncio do HT Forum

Faroeste Caboclo

Discussão em 'Cinema e Filmes' iniciada por ManoloJunior, 8 Mai 2013.

1. ManoloJunior

ManoloJunior Cinéfilo

8.218 3.656 931

Desde 20 Mar 2007
    São Paulo
    Anúncio do HT Forum
    A música que toda uma geração (ou uma parte significativa dela) ouviu e cantou em festas, salas de aulas, acampamentos, etc. virou um filme.

A saga de João de Santo Cristo realmente sempre foi um roteiro pedindo para ser filmado.

Li uma crítica na revista Preview que elogiou bastante o filme e o elenco, que conta com a Isis Valverde e o pouco conhecido Fabrício Boliveira, cujo trabalho acompanhei na série Subúrbia e boto fé que vai dar conta de fazer um bom João de Santo Cristo.

Na torcida por um western brasileiro de qualidade.

2. GmsTvOc

GmsTvOc The Zombie Barbarian

Desde 26 Jul 2010
    Curitiba
    Putz...não sei o que pensar.

Espero que não seja mais uma porcaria como 2 Filhos de Francisco ou Lula, O Filho da P...!!

3. ManoloJunior

ManoloJunior Cinéfilo

8.218 3.656 931

Desde 20 Mar 2007
    São Paulo
    Já eu aprecio 2 Filhos de Francisco.

4. GmsTvOc

GmsTvOc The Zombie Barbarian

Desde 26 Jul 2010
    Curitiba
    Eu me esforcei demais para chegar aos 30 minutos de filme...e desisti.

5. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    Eu não assisti Dois Filhos de Francisco, nem Gonzagão e nem Lula, mas falou que é um filme sobre qualquer tema sobre Renato Russo, que eu vou conferir. Será que terá mesmo algumas cenas quentes com a Isis Valverde:uhu:?.
    Eu tive o privilégio de ouvir o Renato Russo cantar a versão INTEGRAL de Faroeste Caboclo, com todos os palavrões, (isso mesmo, a letra tinha mais palavrões), que foram proibidos na época. Assisti um show do Legião urbana, logo no comecinho da carreira deles.
    Faroeste Caboclo, é um marco na história da música brasileira séria, da música de qualidade, e souberem trablahar bem o roteiro, tem tudo para ser um ótimo filme.
    Já faz um bom tempo que um filme nacional não me agrada completamente.....
    Vamos aguardar.

6. Ricardo Lacerda

Ricardo Lacerda Usuário

Desde 9 Set 2011
    Rio de Janeiro/RJ
    Eu também. E gostei de Somos tão jovens.

7. Ragnar21

Ragnar21 Camargo 21 ! Carpe Diem!

Eu também. E gostei de Somos tão jovens. [2]

8. Ragnar21

Eu gostei do filme pela ótima interpretação do Fabrício Boliveira que conseguiu passar para as telas o personagem do Joao de Santo Cristo, por outro lado, o resto do elenco é fraco, principalmente o "vilao Geremias" interpretado pelo péssimo Felipe Abib, sinceramente nao sei como este ator conseguiu este papel, provavelmente o kra é parente de alguem da produção, pois é "ruim com força" kkkkkkkkkkkkkkkkkk

O roteiro foi fiel a musica do inicio ao fim, recomendo.

9. trosk

trosk tlec!

Desde 15 Dez 2008
    Na terra de Oz
    valeu, vou esperar um pouco mais dos comentários para ver se vejo no cinema ou no HT...

10. gelano21

gelano21 Usuário

Desde 19 Fev 2009
    Diadema/SP/Brasil
    Não Gostei. As melhores partes da música não foram exploradas, vide o final.
    Não é a pior coisa do mundo, mas com todo o tempo que demoraram o serviço poderia ser um pouco melhor, boas atuações da Maria Lucia e do João de Santo Cristo não salvam o filme, infelizmente.
    Não recomendo a visita ao cinema, até porque a melhor parte do filme fica nos créditos, quando toca a música completa enquanto são mostradas algumas imagens do filme. Se a parte que você vai apreciar mais é a música, é melhor curtir de casa.
    Nota: 05/10. Só pelo respeito a musica.

11. ManoloJunior

ManoloJunior Cinéfilo

8.218 3.656 931

Desde 20 Mar 2007
    São Paulo
    Assisti sábado e gostei com ressalvas.

Agora que o filme está nos cinemas acho que devemos analisar o que seria essa adaptação se fosse literalmente fiel à música. Na verdade é, mas suprime muitos momentos da letra, algo que desagradou o colega gelano21, e com certeza muitos outros.

A essência da jornada de Santo Cristo está no filme, mas certas passagens ficaram de fora, como:

"Comia todas as menininhas da cidade

De tanto brincar de médico, aos doze era professor"

"Na sexta-feira ia pra zona da cidade
    Gastar todo o seu dinheiro de rapaz trabalhador"

"E ouvia às sete horas o noticiário
    Que sempre dizia que o seu ministro ia ajudar"

"O tempo passa e um dia vem na porta
    Um senhor de alta classe com dinheiro na mão
    E ele faz uma proposta indecorosa"

"Ele queria era falar pro presidente
    Pra ajudar toda essa gente que só faz..."

Ao optar por desmitificar o personagem, torná-lo mais real por assim dizer, o filme tira aquela aura épica com ao qual crescemos imaginando como seria a história se retratada em um filme. Acho que há erros e acertos nessa opção, pois se por um lado o filme poderia ficar muito político, panfletário e arrastado se abordasse todo o discurso de protesto da letra da música, poderia também ficar irreal um climax no qual a mídia faz a cobertura do duelo de dois traficantes.

O que eu mais gostei foi da estética do filme, que mostra uma fotografia desbotada, meio sépia, e tem umas sacadas visuais muito bacanas.

As atuações também oscilam entre ótimas e fracas. Fabrício Boliveira impõe respeito como Santo Cristo, e Isís Valverde se entrega mesmo ao papel de Maria Lúcia enquanto que o tal de Felipe Abib mostra completa apatia e seu Geremias é uma sombra daquilo que eu imaginava. Destaque ainda para o sempre ótimo Flávio Bauraqui, como pai do Santo Cristo.

Bom, eu recomendo que deem uma chance ao filme.

12. Ragnar21

idem!!

" eu recomendo que deem uma chance ao filme. " [2]

13. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    Manolo Jr., tive a mesma impressão, e tenho a mesma opinião. Faltou muito, em um filme teoricamente fácil de ser produzido, e ao me ver uma fonte certa de grande arrecadação. Faltou inteligência aos produtores de Faroeste Caboclo.
    Se a música/história do Renato Russo fosse seguida à risca, com certeza iria estourar as bilheterias.
    Mas conseguiram jogar fora um roteiro pronto e com tudo para dar certo.....
    Lamentável......

14. ENG.PS4

ENG.PS4 14 Anos de HTForum

Desde 5 Jan 2005
    Côte d’Azur
    Eu gostei do filme, divertido.
    Valeu o ingresso.
    O ator do Geremias é ruim com força.

15. zeppeliano

zeppeliano Usuário

Desde 5 Mai 2003
    Niterói- RJ
    Em relação ao Jeremias, pode não ser culpa do ator.
    Vai ver que o diretor quis mostrá-lo como um mauricinho bundão.
    Mas, gostei do filme.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso