Anúncio do HT Forum

Fazer Termostato de AC desligar menos

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por rmadeira, 25 Abr 2009.

1. rmadeira

rmadeira Usuário

Desde 21 Ago 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    TEm como retardar o termostato a fim de que ele desligue mais tarde. É que comprei um Consul Mult Air de 10000BTUs e ele desliga muito cedo o termostato. Eu quero abaixar mais a temperatura. Será que dá pra colocar um papel alumínio ou coisa parecida?

2. Thassio Ricardo

Thassio Ricardo Usuário

Desde 21 Set 2008
    Rio de janeiro/RJ
    Afasta o "sensor" do termostato que fica em frente a serpentina da evaporadora.
    Ele é eletrônico ou mecânico?
    Se ele for mecânico tome cuidado para não quebrar o fileto metálico(que na verdade é o sensor).
    O eletrônico é mais fácil,já que é um fio com o sensor na ponta.
    Tome cuidado,se estragar o termostato o AC para de gelar.(y)

3. rmadeira

rmadeira Usuário

Desde 21 Ago 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Ele é mecânico e eu coloquei uma espuma daquelas que a gente coloca pra tapar o buracos/frestas do caixílio ao redor do termostato. Vamos ver se resolve. Só quero que ele gele um pouco mais.

4. Thassio Ricardo

Thassio Ricardo Usuário

Desde 21 Set 2008
    Rio de janeiro/RJ
    Qual o tamanho do ambiente que esta esse AC?

5. rmadeira

rmadeira Usuário

Desde 21 Ago 2005
    Rio de Janeiro/RJ
  6. Thassio Ricardo

Thassio Ricardo Usuário

Desde 21 Set 2008
    Rio de janeiro/RJ
    Caramba:oloko:,o meu quando chega nos 22° eu já estou batendo queixo.
    Como você mora em São Gonçalo eu acho meio difícil ele chegar nos 17-18°.O meu é um spriger de 10.000 BTUS e ele só conseguiu chegar nos 21°.
    Acho que só um AC mais forte consegue chegar nos 17°.
    Tenta fazer o que eu disse,aqui em casa eu consegui aumentar a temperatura do termostado em 3°,ele estava medindo a temperatura com 28° colado na serpentina,quando eu tirei o sensor de perto da serpentina o termostato marcou 31° depois de um tempo.

PS:o meu AC é eletrônico,por isso eu sei o quanto ele está marcando de temperatura.(y)

7. FDMB

FDMB Usuário

Desde 29 Jun 2007
    Brasília
    Amigo,

Se você tentar fazer com que seu aparelho atinja essa temperatura - o que acho pouco provável - vai provocar um congelamento nas serpentinas e um desbalanceamento completo em todo o ciclo de refrigeração, podendo trazer danos ao compressor.

Em nenhum lugar do mundo temperaturas na faixa de 17°C ou 18°C são consideradas como de conforto humano.

8. rmadeira

rmadeira Usuário

Desde 21 Ago 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Eu estou medindo com termômetro externo. Vou tentar deslocar o termostato de lugar então.

Vc tem razão. Mas eu te pergunto: em lugares onde a temperatura é mais baixa o ar não chega a 17-18 graus?

9. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário

Desde 10 Jan 2008
    Rio de Janeiro
    Mas o botão do termostato está no máximo? Outra coisa, a espuma só vai atrapalhar mesmo, pois ela apenas conduzira a mesma temperatura do evaporador, caso esteja em contato com ambas as peças. Uma das coisas complicadas com ambientes refrigerados é a sensação térmica quando se fica constantemente dentro do ambiente, ou seja, quando estamos presentes na redução da temperatura. Isso cria uma falsa sensação de que o ambiente não está frio o bastante para o que queremos, mas na verdade essa sensação é causada por não termos percebido a redução na temperatura de forma gradual. Experimente ligar o ar, e sair do ambiente. Após umas duas horas vc entra no local e com certeza vai entender o que estou falando. O meu quarto tem a seguinte metragem (4,8 x 3,4 = 16,3m2), e eu uso um Springer 7500 novo, sinto frio! Mas sempre que ligo o ar e fico dentro do quarto, sinto que o ar parece não estar gelando como quero.

10. rmadeira

rmadeira Usuário

Desde 21 Ago 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Guto, o termostato está no máximo mesmo. Eu entendo a sensação térmica, mas por está medindo com termômetro a temperatura, esta não está me influenciando pois apenas queria um aumento no frio. O meu ar também é zero bala(7 dias de comprado). Vc sente frio a q temperatura?

11. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário

Desde 10 Jan 2008
    Rio de Janeiro
    Aí é que está rapaz, eu não tenho um termômetro para te dizer, mas só pra constar, o termostato do meu ar fica pouco acima do meio da escala. Mas pela sensação térmica, digo que está por volta dos 20º. Tem mais um agravante, meu quarto não tem incidência solar em nenhuma das paredes, exceto a frontal na parte inicial da manhã, o que influência muito no rendimento do ar. Mas lembre-se que em contra partida meu quarto é cheio de bagulhos, e ainda tem o Vulcão da Malasya (Pana PV80 :lol:).

12. rmadeira

rmadeira Usuário

Desde 21 Ago 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Termostato Um pouco acima do meio não acredito que esteja em 20 graus pq no máximo ele chegaria em 17 graus?!!! Vc deve estar em 22 graus e no máximo ele deve chegar em 20 graus como todos os outros. Pq quem dita isso é o termostato.
    Termostat no máximo e compressor desligando só pode ser:

(y)O Ar tá gelando muito e dando o máximo de potência(é o q todos q compram um AC esperam);

:mal:O Termostato está com defeito e desliga preciptadamente o compressor a temperaturas maiores que 20 graus, por ex.

O meu quarto pega sol o dia todo nas paredes. :susto:Mas o ar tá gelando muito pq se o termostato no máximo desliga o compressor a temperatura ambiente de 20 graus, tá normal. Eu é que estou querendo descer mais a temperatura.

---------- Mensagem adicionada às 09:24 ---------- Mensagem anterior foi às 09:11 ----------

Acredito que essa idéia de deslocar o termostato pra um lugar fora do evaporador seja boa. Depois vou testá-la.

Mas Black10 a temperatura diminuiu quando vc retirou o Term. de lugar?

13. FDMB

FDMB Usuário

Desde 29 Jun 2007
    Brasília
    A temperatura a ser alcançada dentro de um ambiente, considerando que ele fica fechado, depende de alguns fatores, como o tamanho do ambiente, capacidade do condicionador, interferências externas (transmissão de calor pelas janelas, teto, paredes), quantidade de pessoas a ocupar o ambiente e calor dissipado pelos equipamentos existentes nesse ambiente.

A temperatura de equilíbrio dependerá da troca térmica que o condicionador é capaz de fazer, considerando os fatores acima.

Suponhamos que não existisse o termostato e que o compressor ficasse funcionando ininterruptamente. A medida que o ambiente for resfriando, o ar que retorna para o condicionador, passando pela sua serpentina para depois ser jogado novamente ao ambiente, ficará cada vez mais frio.

A temperatura de insuflamento - aquela que você mede na saída do aparelho - é sempre bem mais fria do que a temperatura do ambiente. O volume de ar (vazão) fornecida pelo condicionador, combinado com o valor da temperatura de insuflamento, é que irá determinar a temperatura do ambiente.

Se a temperatura do ambiente for diminuindo e o termostato não atuar, cada vez mais a temperatura de insuflamento diminuirá, até que ela fique próxima ou atinja o ponto de congelamento da água retirada do ar. A partir daí a água condensada do ar congelará e obstruirá a passagem do ar através da serpentina do evaporador, e não preciso dizer os problemas que isso causaria a seu aparelho.

Faça um teste, mesmo com o termostato funcionando. Meça o valor da temperatura de insuflamento do ar, no momento em que seu ambiente atingir os 20°C, e antes do termostato atuar, desligando o compressor. Provavelmente essa temperatura estará em torno dos 7°C, mas vale lembrar que a água que está em contato direto com a serpentina, estará em contato com uma temperatura bem menor ainda. Para o Rio de Janeiro, creio que a temperatura de congelamento deve ser bem próximo a 0°C, por estar ao nível do mar.

A única maneira segura de você conseguir temperaturas menores do que 20°C em seu ambiente, é instalar um condicionador de maior capacidade. No seu caso específico, um de 18.000 BTU/H seria suficiente, mas lembre-se que ele terá um nível de ruído maior que o de 10.000 e um consumo de energia bem maior também.

14. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário

Desde 10 Jan 2008
    Rio de Janeiro
    Falando em 18.000 BTUs, eu tô com um aqui que usava na outra casa, que tinha um quarto maior e que havia incidência solar direta em quase todas as paredes. Agora na casa de cima, ele é algo como "escopeta pra matar passarinho". Por isso optei pelo 7500.

15. rmadeira

rmadeira Usuário

Desde 21 Ago 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Entendo.:D

16. Guto Pereira

Guto Pereira Usuário

Desde 10 Jan 2008
    Rio de Janeiro
    Recebeu minha mensagem na sua página de recados?

17. rmadeira

rmadeira Usuário

Desde 21 Ago 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Sim, tô te respondendo.

---------- Mensagem adicionada às 12:15 ---------- Mensagem anterior foi às 12:10 ----------

Tá respondido no Livro de Visitas.

• 1
  18. Thassio Ricardo

Thassio Ricardo Usuário

Desde 21 Set 2008
    Rio de janeiro/RJ
    Depois que afastei termostato da serpentina a temperatura abaixou.
    O termostato marcava 25° mas com certeza a temperatura está bem mais baixa,Depois que coloquei o termostato de volta a temperatura foi rapidamente para 22°.
    Meu deus 22° é frio pra burro.:oloko:

19. rmadeira

rmadeira Usuário

Desde 21 Ago 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Não entendi. Se foi pra 25 e depois caiu pra 22 graus, então piorou.

Eu desloquei o termostato e não adiantou. Parece que tá desligando até mais cedo. Acima dos 20 graus!

20. Thassio Ricardo

Thassio Ricardo Usuário

Desde 21 Set 2008
    Rio de janeiro/RJ
    Eu afastei o sensor do termostato da serpentina e ele ficou marcando 25° durante todo o tempo que o AC ficou ligado,com isso ele não desliga o compressor,abaixando mais a temperatura do que a informada no termostato.
    Só depois que coloquei de volta o sensor no lugar é que o termostato voltou a temperatura correta 22°.
    Eu não fiquei esperando ele abaixar mais a temperatura, já estava com bastante frio.:D
    Sinceramente,acho que esse AC nunca vai chegar nos 17-18°,só um de 18000BTUS pra cima.(y)

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso