Fixação da TV, com suporte, em painel MDF

Discussão em 'Racks, Suportes, Acessórios, Decoração, Iluminação' iniciada por Selaht, 3 Abr 2015.

1. Selaht

Selaht Usuário

5 0 1

Desde 26 Jun 2009
    Belo Horizonte / MG
    Bom dia, pessoal.

Estou com uma dúvida terrível a respeito da fixação de tv, por meio de suporte, em painel de madeira.
    O painel possuir 20 mm de espessura e a TV 46''.

A dúvida é: o suporte vem com parafusos próprios para fixação na parede, e não em madeira / MDF, e possuem mais de 20mm de comprimento.

Questionei o vendedor e ele me informou que todos os suportes vêm com esse kit. Que eu deveria substituir os parafusos de fixação na parede por próprios para madeira ou usar os mesmos parafusos, mas em conjunto com porcas e arruealas.

Essas opções são de fato válidas? Quais das duas é mais recomendável? Sendo a primeira, quais as especificações dos parafusos?

Busquei aqui no fórum mas vi que as pessoas, em geral, solucionaram fixando a TV, sem suporte, diretamente no painel ou na parede, com parafusos grandes ou com painéis com "cortes" para fixação da TV na parede, mas isso é inviável na minha hipótese.

O suporte em questão era utilizado em parede, sendo similar a esse da foto:

Agradeço desde já aos que puderem ajudar.

2. zelioalbernas

zelioalbernas Usuário Ativo

Todos os suportes que ja comprei, nenhum veio com parafuso para fixa-lo na madeira,
    e sim vieram somente com parafusos de rosca soberba e buchas para parede.
    Há muitas maneiras de fixar o suporte no painel, eu tenho tv onde usei parafuso proprio para madeira,
    e o suporte ficou preso somente nela, o parafuso não chega ate a parede.
    Numa outra tv, eu fiz um recorte madeira deixando a parede aparente onde o suporte foi fixado com parafusos
    e buchas para parede.
    Como um mdf dessa espessura, vc pode tranquilamente fixar o suporte somente nele com parafusos
    próprios para madeira que são aqueles dourados.

Selaht agradeceu.
  3. tecnor

tecnor Usuário

Desde 9 Jun 2009
    rio de janeiro
    Estou com essa dúvida para uma TV de 50 ou 55.

Será que posso ter problemas por conta do peso? O marceneiro que fez o móvel me garantiu que posso colocar sem preocupação.

Estava pensando se seria o caso de talvez usar aqueles de drywall que atravessam o painel ou seria melhor desmontar e reforçar ele por trás com outra chapa de mdf

4. zelioalbernas

zelioalbernas Usuário Ativo

Depende da espessura do mdf onde pretende colocar o suporte, normalmente moveis em mdf tem no minimo 15mm de espessura na chapa utilizada,
    pode ter certeza que aguenta tranquilamente

tecnor agradeceu.
  5. tecnor

tecnor Usuário

Desde 9 Jun 2009
    rio de janeiro
    Vi hoje que é de 15mm.
    Vou colocar amanhã no lugar. Hoje já preparei as medidas e posição do suporte. Depois posto fotos.

6. MRS

MRS Usuário

Desde 11 Abr 2009
    Rio de Janeiro
    O que fiz foi transpassar o mdf com broca e fixar com parafuso, arruela e porca. Funcionou por que meu painel é removível,se o seu não puder sair,prenda com parafuso de madeira. Vai ficar bom.

7. EgonSeb

EgonSeb Usuário

Apenas para registrar minha experiência, tive a mesma dúvida quando instalei a TV em uma painel de madeira. No meu caso é um painel parafusado na parede e com 18mm de espessura.
    A TV é uma Sony 55' do modelo W955a, que pesa 20 kilos, e uso exatamente o mesmo suporte da foto. Ele foi fixado com 4 parafusos de rosca soberba com aproximadamente 55mm de comprimento por 5mm de espessura (não lembro exatamente as medidas, pois faz dois anos que foi instalado). Os parafusos foram fixados apenas no painel e até hoje está firme, sem qualquer sinal de afrouxamento. No caso de painel que não seja fixado à parede, é importante que ele tenha reforços para aguentar o peso da TV.
    Um abraço a todos!

8. Daniel Homer

Daniel Homer Tá com a mão limpa?

Desde 28 Nov 2007
    São Paulo-SP
    Fala galera! Estou pra instalar uma TV 47" em um painel de madeira mdf tbm, e como nunca fiz isso, fiquei com receio, pois o painel não está ficado diretamente na parede... Ele faz parte de um móvel, tipo estante, e o local onde a TV será fixada fica avançado... sabem? Vou medir a espessura do MDF ainda... mas como aconselham num caso desse? Utilizo suporte ou tento fixar diretamente no painel? O suporte que tenho é o Wall Ball. Valeu!