Anúncio do HT Forum

Ford Fusion - programação de módulos

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por DiscoverySL, 20 Mai 2017.

1. DiscoverySL

DiscoverySL Usuário

85 119 264

Desde 15 Mai 2017
    São Lourenço
    Como utilizar o ForScan para reprogramar módulos do Ford Fusion e ter acesso a:
    1- Rebatimento automáticos dos retrovisores;
    2- Auto tilt-down (o retrovisor abaixa ao engatar a ré);
    3- Desbloquear EQ (equalizador) no Sync2;
    4- Ativar DRL (Daytime Running Lights);
    5- Gráfico de distribuição de tração (exclusivo AWD);
    6- Velocímetro digital (exceto híbridos);
    7- Gráfico de pressão nos pneus (exceto híbridos).

Essas informações foram tiradas de outro fórum: http://2gfusions.net/showthread.php?tid=4573

E obrigado ao DanMc85

Última edição: 20 Mai 2017
    • 10
  2. DiscoverySL

DiscoverySL Usuário

85 119 264

Desde 15 Mai 2017
    São Lourenço
    Para começar, vou colocar aqui os equipamentos necessários:

- Notebook com função Bluetooth com Windows;
    - ForScan versão 2.3.8 beta (www.forscan.org), com Extended license - informações aqui: http://forscan.org/download.html
    - OBD scanner: recomendo o OBDLink MX. Tem que ser compatível com protocolo J2534. Tem que ler HS-CAN e MS-CAN (J2534-2, CANtieCAR, OBDLink MX, ELS27). Aqueles chineses ELM327 não gravam.

Uma vez instalado o programa, ache o conector OBD e conecte o OBDScanner. Fica embaixo do painel, próximo à alavanca de abertura do capô.

Pareie o OBDScanner com o notebook.

Uma vez pareado, ao acionar o OBDScanner, aparece a seguinte tela:

20170520_140645 (002).jpg

Certifique-se que o Bluetooth adapter está adequadamente selecionado.

A seguir, como fazer a leitura do veículo.

• 3
  3. DiscoverySL

DiscoverySL Usuário

85 119 264

Desde 15 Mai 2017
    São Lourenço
    Para ler o sistema do carro, no ícone do veículo com exclamação haverá opção de dois ícones abaixo um com duas tomadas conectadas e outro com elas separadas:
    20170520_150625.jpg

Clique nas tomadas juntas e o sistema começará a ler os módulos.

Após as leituras, na aba configuração terá acesso às informações dos módulos:

20170520_150710.jpg
    Na aba módulos vc verá as informações dos mesmos e em qual rede estão conectados: HSCAN, HSCAN2 ou MSCAN

20170520_150726.jpg

A seguir, como fazer a programação básica.

• 2
  4. DiscoverySL

DiscoverySL Usuário

85 119 264

Desde 15 Mai 2017
    São Lourenço
    Programação básica.

Clique no ícone do microprocessador (3º de baixo para cima). Irá abrir a página de Configuração e Programação.

A maioria dos módulos vêm como (As-built format). Não os usaremos agora. Isso é para configuração mais avançada.

20170520_155212.jpg
    (R) DanMc85 http://2gfusions.net/showthread.php?tid=4573

Já onde não há escrito (AS BUILT format) as programações são automáticas e não há muito como errar.

Selecione o módulo desejado: ex. BdyCM e clique no "play" abaixo.

Abrirá as opções que poderá mudar, como DRL, Tire pressure Gauge etc.

Se quiser ativar o DRL agora, selecione todas as opções de DRL para enabled e Low-beam.
    Clique em Write, o painel apagará e reacenderá e pedirá para desligar o botão e religar (sem ligar o motor).

As luzes diurnas funcionam com os faróis no modo automático, carro ligado e alavanca de marchas fora do "P". Quando a seta é utilizada, o farol daquele lado apaga. É normal, para não prejudicar que outro motoristas vejam a seta.

A seguir, como editar os códigos Hex para liberar a configuração do DRL no painel

• 5
  5. Mack

Mack Usuário

Desde 27 Mar 2006
    GO/Brasil
    Parabéns pela compilação, o Fusion (2.5 Flex) é um dos modelos que está na minha lista de opções e leitura de pressão dos pneus é algo interessante no meu ponto de vista.

• 1
  6. rafaelinsc

rafaelinsc Usuário

88 16 11

Desde 29 Out 2007
    joao Pessoa
    Muito obrigado amigo, estou pegando um FF AWD 15 proxima semana e esse tutorial vai me ajudar muito!

• 1
  7. Shycko

Shycko Usuário

Desde 29 Set 2006
    Brasília/DF/Brasil
    • 6
  8. klebaosp

klebaosp Usuário

Desde 24 Set 2012
    São Paulo
    Tenho um adaptador ELM327 xing ling mas ao tentar conectar nesse forscan me veio uma msg que não é compatível.

Duvida:
    Qual adaptador vc usa e qto custa +/-?
    Qual o valor da licença do forscan?

9. Zan1970

Zan1970 Usuário

Desde 15 Mai 2010
    RS
    Obrigado DiscoverSL! Boa iniciativa de concentrar esse assunto aqui.
    Já faz algum tempo que fiz a reprogramação dos DRLs e ficou perfeito. Agora achei interessante a questão dos espelhos retrovisores e estou com vontade de tentar mais essa programação. Vou aguardar mais alguns comentários para decicir.
    Valeu!

• 2
  10. rafaelinsc

rafaelinsc Usuário

88 16 11

Desde 29 Out 2007
    joao Pessoa
    Amigo por gentileza poderia postar umas fotos de como ficou seu FF com a reprogramação para ligar os DRLs? Que eu saiba os Fusions anteriores a 2017 não tem DRL então gostaria de saber qual a luz que fica ligada.

Estou pegando o meu essa semana, comprei um FF AWD 15

• 1
  11. Shycko

Shycko Usuário

Desde 29 Set 2006
    Brasília/DF/Brasil
    O equivalente aos DRLs nos FF de 2013 a 2016 são os faróis baixos. Após o MOD, estes passam a funcionar automaticamente durante o dia com 80% da iluminação (ainda que desligados no botão do painel). Ao serem acionados no modo noturno tradicional (via sensor crepuscular ou posição do botão) aumentam para 100% da iluminação possível.

Outra coisa legal neste MOD ("desabilitável" via outro MOD), é que ao ligar a seta, o farol do lado respectivo é apagado, para realçar a luz amarela (somente durante o dia, no modo DRL).

• 3
  12. Zan1970

Zan1970 Usuário

Desde 15 Mai 2010
    RS
    Boa tarde pessoal!
    Exatamente assim como bem explicado pelo Shycko. Parabéns pela nova aquisição! O meu é um 2014 e funcionou perfeitamente o Mod.
    Tentei postar algumas fotos mas não ficaram boas...

• 3
  13. DiscoverySL

DiscoverySL Usuário

85 119 264

Desde 15 Mai 2017
    São Lourenço
    Uso o OBDLink MX. Comprei no site da fabricante: https://www.scantool.net/scan-tools/smart-phone/ e custou 80 dólares. Chegou em 60 dias no Brasil e a Receita me cobrou 200 reais. Afffff.
    No site do ForScan eles sugerem alguns: CANtieCAR, OBDLink MX, ELS27

• 1
  14. DiscoverySL

DiscoverySL Usuário

85 119 264

Desde 15 Mai 2017
    São Lourenço
    Rafaelinsc: Vc quer fotos do painel? Configurações, veículo, luzes? ou queria era saber mesmo como funcionava?
    Ah, o colega acima esqueceu. Só funciona com o veículo ligado e o câmbio fora do "P".

• 1
  15. DiscoverySL

DiscoverySL Usuário

85 119 264

Desde 15 Mai 2017
    São Lourenço
    Pois é Klebaosp. Os Xing lings não funcionam. A licença é gratuita. Vale por 60 dias que é geralmente o prazo que fazem atualização da versão do Forscan. Mas assim que vc instalar a nova versão, pode pegar de novo nova licença estendida.

16. gufoluca

gufoluca live to ride ride to live

Desde 24 Fev 2009
    Caxias do Sul/RS/Brasil
    O ODB Wi-Fi que se encontra no ml funciona . Porém precisa fazer uma modificação hardware para acessar as duas redes .

• 1
  17. Shycko

Shycko Usuário

Desde 29 Set 2006
    Brasília/DF/Brasil
    Mandei vir ESTE do eBay.

Pelo menos em teoria, já estaria com a modificação necessária para acessar a rede MS-CAN. Custou, na época (antes da recente subida do dólar), por volta de R$ 88 (reais). Já chegou aqui no Brasil e foi liberado pela Receita Federal (sem imposto). Acredito que seja entregue no meu endereço daqui uns 10 ou 15 dias.

Caso eu consiga fazer algum dos MODs, confirmo aqui se esse OBD realmente se presta a esse propósito.

• 1
  18. rafaelinsc

rafaelinsc Usuário

88 16 11

Desde 29 Out 2007
    joao Pessoa
    Queria saber como funcionava mas achei um vídeo da Ford e tirei as minhas dúvidas. Obrigado pela atenção.

É desse jeito aí descrito no vídeo que funciona?

• 1
  19. Shycko

Shycko Usuário

Desde 29 Set 2006
    Brasília/DF/Brasil
    Para ficar como mostrado no vídeo, é necessário fazer um MOD adicional (que habilita a função e a opção de seleção no painel, à esquerda do velocímetro).

• 2
  20. DiscoverySL

DiscoverySL Usuário

85 119 264

Desde 15 Mai 2017
    São Lourenço
    Sim, só que no vídeo está configurado para o farol alto ser o DRL (Daytime Running Light). Eu configurei o meu para o farol baixo.

Última edição: 1 Jun 2017
    • 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso