Ford Fusion - programação de módulos

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por DiscoverySL, 20 Mai 2017.

1. ademir.sa

ademir.sa Usuário

97 80 13

Desde 13 Jun 2012
    porto velho - ro
    Para poder vender outra versão no ano seguinte com preços maiores e com as funções habilitadas... :lol::lol:

2. ademir.sa

ademir.sa Usuário

97 80 13

Desde 13 Jun 2012
    porto velho - ro
    Olá Reginaldo, você poderia tentar postar de novo o link ou me enviar por MP? Eu troquei meus pneus por outras da medida 235 50 18, e fiz a correção usando este link,
    e, embora tenha tido parcial sucesso, inclusive apagando o DTC que surge com a correção, não consigo acertar o velocimetro com a velocidade real aferida pelo GPS. Talvez nesse daí eu consiga. Obrigado.

3. ademir.sa

ademir.sa Usuário

97 80 13

Desde 13 Jun 2012
    porto velho - ro
    Agora nem eu estou conseguindo postar o link...(n) não estou entendendo..

4. Reginaldocm

Reginaldocm Primeiros Passos

Desde 25 Set 2010
    São Paulo - SP
  5. Mirelle

Mirelle Usuário

1 0 1

Desde 30 Jul 2019
    rio de janeiro
    Pessoal, consigo habilitar no Fusion 13/14 o rebatimento do retrovisor e tilt down conforme orientações acima? Obrigada

6. willianmazzardo

willianmazzardo Usuário

70 20 11

Desde 17 Dez 2018
    Horizontina - RS
    Acho que não, pois nesse modelo os retrovisores não tem motorização.

Corrijam-me se estiver errado

7. Reginaldocm

Desde 25 Set 2010
    São Paulo - SP
  8. Matheusmob

Matheusmob Usuário

Desde 14 Jun 2019
    Belo Horizonte
    Boa tarde pessoal, adquiri recente um fusion 14/15 FWD e tenho interesse em realizar essas configurações de módulos (Tilt-down, pressão pneus, rebatimento automático do retrovisor, velocímetro digital e poder configurar configurar o ar na partida remota que está aparecendo em cinza) alguém de Belo Horizonte ou que saiba algum lugar por perto que consiga fazer isso?
    Agradeço desde já

9. gvcurcio

gvcurcio Toca do Kowalski

Desde 3 Out 2005
    Vitória - ES
    Boa tarde Pessoal

Agradeço a todos que aqui publicaram as soluções para os casos. Consegui habilitar no meu FWD 2014 apenas o seguinte:

- DRL com farol baixo dimmerizado;
    - Apaga o farol do lado que estiver com seta ligada;
    - Manter os faróis de neblina ligados quando o faixo alto é ligado;

Não consegui habilitar o Equalizador e também embora tenha feito a alteração o esquema para o "tilt down" do espelho retrovisor não funcionou no meu carro. Tentarei novamente outro dia.

Utilizei um adaptador comprado no AliExpress ao custo de R$ 49,47 com frete gratuito e espera de quase 60 dias. Segue o link do adaptador:

https://pt.aliexpress.com/item/32829576979.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.5a7db90aqIs0Ff

Se houver alguém aqui em Vitória desejando fazer estes ajustes, posso ajudar a faze-lo.

• 1
  10. Rafnazzaro

Rafnazzaro Usuário

Desde 4 Ago 2019
    Brasilia

Funciona no FF essas do EXPLORER!?

11. Mamonte

Mamonte Usuário

93 74 13

Desde 17 Out 2009
    Pindamonhangaba
    Olá a todos.

De olho em algumas poucas mods aplicáveis em meu Ford Fusion SE 2.5 Flex 2018 (que trouxe, de série, várias daquelas abordadas ao longo deste tópico), comprei um OBD scanner USB no AliExpress, como indicado algumas páginas atras (funciona ok, aliás), e também instalei e registrei o Forscan em meu notebook; teste de conexão e backup foi um sucesso.

Duas mods me interessam. A primeira, de aumentar o número de piscadas da seta rápida (do padrão de três para cinco, que me parece suficiente), já consegui fazer. A segunda (cornering lights) não pareceu dar certo, pois ou eu não fiz direito (o que já foi corrigido) ou eu não soube exatamente fazer funcionar. Por isso a dúvida lançada aos universitários:

1. Módulo BdyCM é o mesmo que BCM? Pois naquela planilha do Dan (2GFusion) ambas aparecem em algumas referências que me pareceram iguais (Body Control Module), mas agora fiquei na dúvida.

2. Para testar o cornering lights, o carro tem de estar ligado? Basta o DRL acionado (câmbio em D, mesmo que parado) ou só funciona com farol baixo aceso? Já entendi que o farol de neblina só vai acender para o lado da direção (ou seta) apontada quando o carro estiver abaixo de 40 km/h.

Agradeço desde logo alguma ajuda.

Uma coisa bacana que descobri na pesquisa para aprender como usar o Forscan, e que não está relatado no tópico (salvo engano meu - me corrijam se estiver errado), é que com o programa mais o scanner ELM327 aparentemente dá para: A) habilitar o DRL (com farol baixo dimerizado) nos modelos 2009/2012 (tal como já afirmaram ser possivel ativar apenas com o scanner de concessionária) para funcionar a partir da seleção da marcha D, e B) transformar o mostrador do painel dos mesmos modelos (2009 a 2012) de l/100 km para km/l.

Como ainda não vendi meu Fusion 2011 e ele está em meu uso, vou testar nele estes mods. Se der certo, darei aqui um feedback.

• 1
  12. Mamonte

Mamonte Usuário

93 74 13

Desde 17 Out 2009
    Pindamonhangaba
    Olá a todos,

Fiz de novo o procedimento para ativar o cornering ligths e deu certo. Esclarecendo as dúvidas acima:

1. sim, módulo BdyCM e BCM são a mesma coisa, e

2. sim, o carro deve estar ligado, com o farol baixo ligado e também com a marcha em D (dá para testar o funcionamento com o carro parado e marcha em N). O farol de neblina acenderá com o acionamento da seta ou com o movimento do volante.

Quanto ao Fusion 2011, sim, dá para habilitar o DRL usando a luz do farol baixo. Para isto,

(I) conecte o ELM327 ao carro (está escondido numa porta rebatível abaixo do volante);

(II) rode o programa Forscan nas condições recomendadas (chave em ON, chave do adaptador em HS),

(III) faça a leitura dos módulos do carro (clicando no botão semelhante a um chip, terceiro de baixo para cima naqueles apresentados no FORSCAN);

(IV) nos módulos reconhecidos, selecione o módulo GEM (atenção: módulo na opção simples, não na opção "ASBUILT") e clique no botão de play na parte de baixo; abrirá uma nova tela e, dentre as opções apresentadas, localize o item "luz de funcionamento diurno" (que deverá estar marcado, no campo do lado direito da tela, o valor como "disabled" ou desabilitado);

(V) selecione este item "luz de funcionamento diurno" e clique no botão abaixo "editar selecionado";

(VI) na tela que se abrirá, selecione a opção existente para funcionamento (no meu só apareceu uma além do padrão desabilitado) e confirme. Siga daí as instruções do FORSCAN para gravar e sair do módulo.

Desligue a chave do carro, e ao ligar...voilá! O DRL funcionará com a luz do farol baixo a partir do momento em que a marcha sair da opção P.

Foi deste vídeo que tirei a informação sobre o módulo certo para a ativação explicada acima:
    (a parte que interessa começa aos 2:19).

O carro do vídeo é um V6, mas a informação serviu e funcionou no meu 2.5.

Só não fiz a alteração da mudança do informe de consumo no painel (de 100l/km para KM/l) que o vídeo se propõe a ensinar porque o FORSCAN acusou que a bateria do carro estava baixa (11,5v, quando deveria estar em pelo menos 11,6v - normal, a bateria já tem mais de dois anos e o carro não tem sido muito usado, pois está à venda) e eu não quis me aventurar em escrever módulos ASBUILT nesta condição.

• 2
  13. willianmazzardo

willianmazzardo Usuário

70 20 11

Desde 17 Dez 2018
    Horizontina - RS
    Bom dia pessoal.

Alguém que tenha feito o upgrade do SYNC 2 pro 3, também ficou com os comandos de voz em Inglês? Todos os meus comandos de voz estão em inglês.

Falei com o DAN, que fez o arquivo de reprogramação do módulo e ele falou que era pra ver se tinha algum update regional.

• 1
  14. cesarpmce

cesarpmce Usuário

Desde 20 Jan 2019
    BRASIL
    Como faz esse update? Apenas com software, sem trocar o aparelho? Se for sem trocar o aparelho, como ele consegue fazer o espelhamento, se usar o CarPlay ou AndroidAuto? Ele já tem o "screenmirror" embutido?

15. Reginaldocm

Desde 25 Set 2010
    São Paulo - SP
    Uma duvida sobre isso, vamos dizer que vc compre uma peça usada de um Fusion sinistro 2018 no caso ele ja tem o Software e comandos para português

16. Reginaldocm

Desde 25 Set 2010
    São Paulo - SP
    Cesar tem de trocar o equipamento e o HUB USB, precisa instalar uma antena GPS também pois o Sync 3 não usa SDcard

17. cesarpmce

cesarpmce Usuário

Desde 20 Jan 2019
    BRASIL
    Ah tá certo...

18. willianmazzardo

willianmazzardo Usuário

70 20 11

Desde 17 Dez 2018
    Horizontina - RS
    Pois é, eu comprei de um Fusion batido, fiz a reprogramação do VIN pro meu carro e ele está todo em PT_BR, só a parte de voz que não. Muito estranho.

19. Reginaldocm

Desde 25 Set 2010
    São Paulo - SP
    Mas se vc so tivesse instalado não funcionaria? pq precisa da VIN? no caso essa VIN não seria o motivo dele ter mudado a lingua, poderia ter usado a VIN do carro sinistrado ou pegar uma dessas

20. willianmazzardo

willianmazzardo Usuário

70 20 11

Desde 17 Dez 2018
    Horizontina - RS
    O VIN é a identificação do veículo (Chassi), quando eu instalei o SYNC3 no meu carro, eu tive que reprogramar o VIN do SYNC pra ficar igual ao do meu carro. Não vejo como isso influenciaria a linguagem do sistema de voz.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso