Anúncio do HT Forum

Formato de tela: Widescreen X Fullscreen

Discussão em 'Telas de Projeção' iniciada por Bach Tuque, 13 Fev 2006.

1. Bach Tuque

Bach Tuque Usuário

Desde 23 Jun 2003
    Recife
    ainda estou sem entender bem os formatos de telas descritos nos discos de DVDs. desculpem a ignorância mais: 4X3 é o formato de televisão convencional e Widescreen formato de cinema. estou certo? o quer dizer widescreen anamórfico. o que é Fullscreen? porque alguns filmes são widescreen e mesmo assim persistem as barras pretas em cima e embaixo? o que é widwscreen nativo? no meu projetor(4805) tem se não me engano 4 opções. 16X9 (Widescreen), 4X3, nativo(?) e Letterbox.( esse formato sinceramente não tenho a menor ideia do que seja. como devo confugurar o aparelho de DVD? atualmente está em 16X9... são tantas perguntas mas acho que tantos formatos o consumidor fica meio confuso. aguardo resposta. um grande abraço.

2. fbraghetto

fbraghetto Membro HTForum

Desde 19 Nov 2002
    Valinhos-SP
    Olá Bach,

É o seguinte.

FULLSCREEN
    -----------
    FullScreen é aquele que ocupa a tela inteira de uma TV Convencional 4x3, vide as TVs abertas (Globo, SBT, TV a cabo), alguns desenhos animados (Monsters Inc.,), etc.

Widescreen
    -----------
    Widescreen é um tipo que usa uma tela mais larga do que alta. Normalmente precisa ser gravada desta maneira. Nos DVDs você encontra este tipo de widescreen chamado como 1:1,78 ou 1:1,85 (para cada centímetro de altura, possui 1,78 de largura), também conhecido como 16x9

Exemplos são DVDs como Limite Vertical, Seriado 24horas, Alias, Desenho Animado Robots, etc

Quando o cliente possui uma TV convencional, e assiste filmes em 16x9 veremos as famosas faixas acima e abaixo ok?

Cinemascope
    ------------
    É um metodo de gravação criada nos anos 60 pela 20th Century Fox, e usa um formato conhecido como 1:2,35 (para cada centímetro de altura, possui 1,78 de largura), também conhecido como 21x9.

Normalmente estamos acostumados a ver este formato nos nossos cinemas prediletos, onde a imagem é bastante larga.

Nos DVDs é impossível gravar 2,35:1, então as distribuidoras "embutem" faixas superiores e inferiores para se adaptar as nossas TVs.

Neste formato, até mesmo as TVs Wide possuem uma faixa superior/inferior.

• 27
  3. fbraghetto

fbraghetto Membro HTForum

Desde 19 Nov 2002
    Valinhos-SP
    Anamorfico X não-anamorfico
    ----------------------------
    Vou dar como exemplo um filme que não tem muita gente que gosta :D (eu já enjoei), mas é um exemplo tradicional. Titanic originalmente foi gravado como Cinemascope, porém a primeira versão chegou a nossa "casa" em um DVD gravado como Widescreen não-anamófico.

Na verdade, é um filme 2,35:1, que foi adicionado fisicamente no DVD faixas pretas, de modo que se adaptasse as TVs Full-Screen.... para quem tinha TV Full Screen assistia sem grandes problemas.... porém, para quem tinha TV Widescreen, o filme ficava com barras horizontais E laterais.

Vejamos um exemplo

Bem, deixei a imagem em parte amarela pra facilitar...
    Na imagem 1, mesmo que a parte amarela (que no DVD é gravado como preto), não afeta a imagem, pois ela já cabe no modo 4x3 e ficamos com as barras normalmente

Na imagem 2 e 3 vemos o problema quando exibimos uma imagem não anamórfica na TV Wide... a parte amarela é a gravada no disco, e se tentarmos esticar teriamos o resultado na imagem 4.

De todos os modos, ficariamos com faixas acima e abaixo e direita/esquerda OU teriamos que assistir fora da proporção (deixando a imagem esticada)

Por fim, a gente acaba vendo algo como a imagem a seguir (com faixas nos 4 lados)

Por isso, o ideal é comprarmos discos em formato Widescreen Anamórfico, pois pra TV Full não faz diferença e pro Wide faz TODA a diferença

• 30
  4. NEILSON

NEILSON Curtindo meu 1º Home Cinema

Desde 8 Ago 2005
    MS/Brasil
    Fbraghetto :aplauso: , que aula, show, muito bem explicada:aplauso: :aplauso: .

5. Bach Tuque

Bach Tuque Usuário

Desde 23 Jun 2003
    Recife
    muito obrigado, excelente explanação.:aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: :aplauso: tenho dúvida aida nas expressões nativo e letterbox. mas já me esclareceu quase tudo. abraços

6. Denis Y.

Denis Y. Puro Som

Desde 6 Mar 2003
    B.H - MG
    Fbraghetto, meus parabéns, uma excelente explicação :aplauso:

Alias, outro dia eu alguei um filme chamado Shinobi, a desgraça era Widescreen não-anamórfico. Além de eu ter achado a história extremamente chata e os efeitos me lembrarem dos Changeman, não consegui encher a tela nem dando zoom, foi dos poucos filmes que nao assisti até o final.

7. chaval

chaval Faz tempo que não venho aqui...

Desde 16 Mar 2005
    Campinas, SP
    Muito boa explicação, o que muita gente leva 10 páginas para explicar vc explicou em poucas linhas de forma muito clara!!!
    Merecia ficar como tópico fixo.

8. athneto

athneto Usuário

Desde 12 Fev 2006
    Recife
    (y) já tinha lido isto há um tempo atrás. precisei novamente destas informações pois conversava com amigo sobre estes tipos de imagens e acabei tendo que levar um tempo para achar novamente esta explicação extremamente prática dos formatos de tela e filmes.
    como o colega acima, solicitaria que as explicações dadas pudessem ou fazer parte de um tópico fixo, ou que fosse colada para o topico de como instalar um projetor do filipão, já que são informações importantes.
    agradeço e um abraço a todos.:aplauso:

9. RLB

RLB Maluco por Audio e Video

Desde 29 Dez 2003
    Brasília/DF
    Esse é um tópico que merece ser fixado.
    Muitas pessoas tem esse tipo de dúvida e a explicação realmente está bem didática!(y)
    Agora, como sou chorão mesmo, só faltou falar um pouco do letterbox e pan scan...;)

Abraço,
    Rômulo.

10. Antonio.Amo

Antonio.Amo Usuário

Desde 8 Nov 2005
    São Paulo / SP / Brasil
    Pessoal
    Muito boas as explicações do Fernando, mas me restou uma ultima dúvida:

Estou usando um DVD Player Digital (Philips DVP5965K) enviando imagens para uma TV Plasma WIDESCREEN (Philips Ambilight 42PF9630), mas ao usar DVDs WideScreen Anamorfico 2:35 (exemplos: Missão Impossível 3, Spirit ou Casa da Russia) aparecem as barras pretas horizontais (em cima e em baixo).
    Por que isso ocorre, se estou usando uma TV WIDE, um DVD Player com setup para 16:9 e mídia WIDE Anamorfico 2:35 ? Não deveria ocupar a tela inteira da minha Plasma, sem as barras superiores/inferiores ?

Obrigado pela ajuda.

11. xbeeper

xbeeper Usuário

Desde 29 Mai 2006
    ABC / SP
    Antonio,

com o Anamórfico 2,35:1, você só não tem as barras laterais. As pequenas barras horizontais são inseridas em todos os DVDs 2,35:1

12. Antonio.Amo

Antonio.Amo Usuário

Desde 8 Nov 2005
    São Paulo / SP / Brasil
    Xbeeper

As barras não são tão pequenas. Elas ocupam aprox. 6,5 cm acima e abaixo.
    Fiz mais alguns testes e constatei que todos os DVDs WIDE 2:35 apresentam estas barras, entretanto achei um DVD do meu filho (Turbo Power Ranger) que está especificado como WIDESCREEN 16x9 ANAMORFICO 1:85 e neste caso não aparece nenhuma barra e a imagem ocupa toda a tela da TV Plasma.
    Devo considerar que o formato da Tela da minha TV é 16x9 e 1:85 ?
    Qual a diferença entre WIDE Anamorfico 2:35 e 1:85 ?

Obrigado.

13. Festeiro

Festeiro Usuário

São 3 as proporções "wide":

a) 1 cm de altura para cada 1,77 cm de largura;
    b) 1 cm de altura para cada 1,85 cm de largura;
    c) 1 cm de altura para cada 2,35 cm de largura.

OBS: a proporção "fullscreen" ou "tela cheia" é 1 cm de altura para cada 1,33 cm de largura. Didivindo 4/3, dá 1,33333.

Didivindo 16/9, dá 1,777777. Esta é a proporção das telas das TVs wide e da telas de projeção wide. Por isso, filmes 1:1,77 ocupam a tela toda de uma TV wide, sem tarjas. Filmes 1:1,85 deixam umas tarjas fininhas em cima e embaixo. Filmes 1:2,35 deixam tarjas maiores.

A diferença entre elas é a proporção. Considerando a mesma TV ou tela, tipo (a) fica mais alto que o (b), que fica mais alto que o (c).

O termo "anamórfico" que vem nas mídias significa que não foram inseridas barras pretas artificialmente no filme. Não sei pq os produtores fazem isso, pois os aparelhos de DVDs fariam isso automaticamente. Como já dito acima, o anamórfico é ótimo para TVs wide. Para TVs comuns 4x3 não faz diferença.

Quanto ao projetor Infocus 4805, e provavelmente em outros projetores e TVs, o tipo "Nativo" faz com que o projetor não atue na imagem de forma nenhuma, ou seja, a proporção que vier do DVD ou do receiver sai igualzinha na tela. O tipo "Letterbox" serve para "consertar" a exibição do filme quando há o caso do Titanic exibido acima. O projetor aumenta a imagem e corta as tarjas pretas superiores e laterais para que a imagem preencha a tela wide completamente. É como se fizesse um "zoom in". Porém, a imagem terá menos resolução do que se o DVD fosse gravado originalmente como anamórfico. Por isso nós odiamos DVDs "não anamórficos" (= "letterbox").

• 9
  14. xbeeper

xbeeper Usuário

Desde 29 Mai 2006
    ABC / SP
    Antonio, respondido com propriedades pelo Festeiro.
    (y)

• 1
  15. Antonio.Amo

Antonio.Amo Usuário

Desde 8 Nov 2005
    São Paulo / SP / Brasil
    Festeiro
    Excelente explicação !!!!:aplauso: :aplauso:

Considerando apenas mídias ANAMORFICAS, existe diferença de resolução/qualidade entre os formatos (ou proporções) 1.77 , 1.85 e 2.35 ?

Obrigado e abraços.

16. Festeiro

Festeiro Usuário

Parece que não... Só que as duas últimas têm tarjas pretas, ou seja, menos informação vai para a tela. A área útil fica menor. Então, no total, elas têm menos pontos. Mas se fizermos uma contagem, por exemplo, de "pontos por cm²", deve ser o mesmo valor.

17. gbsm

gbsm Usuário

Desde 1 Mar 2006
    Bh
    pessoal,

Desculpem a iguinorância, mas ainda não entendi porque os fabricantes diminuíram a área útil de visão de uma TV Wide em vários DVD's, para colocar a tela mais fina ainda dos filmes. Querendo ou não, as faixas me incomodam mesmo com minha tv sendo wide, e pra retirá-las preciso dar zoom e alongar a imagem pra ocupar toda a tela.

Como não existe TV mais achatada que 16:9, porque eles lançam DVD's assim? Alguém sabe o objetivo prático disso? Existe outra forma de ver estes dvd's em tela cheia sem alongar a imagem?

18. Festeiro

Festeiro Usuário

Os filmes são originalmente concebidos para o cinema. E a imagem mais larga é preferida para este tipo de exibição. Não sei o exato motivo, mas parece que é porque fica mais envolvente, mostra mais imagem nas laterais, que a tela 16:9 não mostra. Só que quando assistimos em casa, fica sobrando a tarja preta na imagem.
    A maioria das pessoas deixa a tarja preta lá e simplesmente a ignora. Quando um filme desses é assistido em projetores, fica mais fácil ainda ignorar a tarja preta, pois a gente nem vê o resto da tela. Parece que a tela é só aquilo mesmo. Dar zoom ou esticar a imagem, faz com que tiremos o filme da proporção correta ou percamos alguma parte da informação. Por isso eu nem ouso em fazer isso. ;)

• 2
  19. tull2012

tull2012 Usuário

Desde 22 Dez 2005
    goiania
    boas as explicaçoes sobre os formatos de telas (y)

20. agressiva

agressiva Usuário

Se o formato mais utilizado é o 1:2.35 porque as tv-wide nao tem esse formato ???

Realmente nao entendo.

Acho que vou vender todo meu HT e continuar com meu PC e meu projetor com entrada VGA.

Com esse equipamento nao tem erro. Sempre fica no tamanho certo hehehe.

Ja to comecando a me arrepender de ter comprado minha wide 32" mesmo antes dela chegar.

Outra coisa que me aborrece é nao poder mudar a posicao das legendar na tela.

Odeio quando vejo filmes no DVD player e as legendas ficam dentro da tarja preta.

Nao custaria nada para o fabricante colocar no firmware uma opcao para posicao e se possivel tambem mudar a cor das legendas.

Abracos

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso