Anúncio do HT Forum

Frame-rate em projetores ?!?! Dúvidas sobre fluidez em imagens !!!

Discussão em 'Projetores' iniciada por renatobs, 22 Abr 2006.

1. renatobs

renatobs Usuário

Desde 27 Fev 2006
    São Mateus - ES - Brasil
    Bem, talvez a minha observação seja estupida, mas como vocês estão na área há muito mais tempo que eu, gostaria que analizassem o seguinte: trabalho numa sala de automação que possui 3 painéis de plasma como monitores de toda a planta do sistema. No último mês, estas telas forma substituídas pela nova TV de PLasma 42" Philips Ambilight ( 1024x768 ). Até aí tudo bem. Uma desta telas ficou de reserva, sem utilização, e eu pedi autorização da gerência pra fazer uns testes nela com um equipamento meu ( Playstation 2 com cabo video-componente ), pois como eu já conhecia as plasmas tradicionais, queria ver a diferença de resolução, queima de tela e por aí vai. Em geral, a TV não apresentou muita diferença em relação as de resolução menor ( pelo menos com o play 2 ), só que tem uma coisa espantosa que nunca verifiquei em outras TVs de PLasma e nem no meu projetor InFocus X2 ( que utilizo com o play ): quando jogamos um video game ou até mesmo assistimos um filme, os mesmos são apresentados a 30 frames por segundo em média. Isso faz com que em cenas rápidas as imagens presentes na tela se dupliquem ( facilmente percebido em games, um exemplo seria colocar um personagem no centro de uma arena e este no centro da tela e dar um 360 nele, o povo na plateia e qualquer objeto conjunto a eles se multiplicam a medida que vc acelera a rotação, o que não ocorre a 60 fps ), fazendo com que a sensação de imersão da imagem seja perdida. Não existe uma opção para acelerar o frame rate em filmes, mas em games isso é possível quando vc opta por um jogo a 60 frames. Quem ja teve a oportunidade de jogar um game a 60 frames ( Soul Calibur, Gran Turismo 4, God of War - varia entre 30 e 60, do PLay 2 ) ou até mesmo ver, sabe a diferença GIGANTE de sensação que existe em relação ao de 30. Todos os objetos de cena, por mais rápido que sejam, são nitidamente visíveis e não há duplicação, no caso de se utilizar o console numa tv comum ou numa plasma, mas já no projetor ( X2, por exemplo ), a 60 frames vc não tem essa sensação, ele "come" os frames, ajustando a sua própria capacidade de exibição ( acho que é isso, não sei como funciona essa relação nos projetores ). Bem, tendo em vista que um filme é exibido em média 30 fps, nada diferente em assistí-lo numa tv comum, plasma ou projetor...rsrsrs... isso era o que eu pensava até testar esta plasma da Philips com o tal do efeito Pixel Plus 2 ativado. PELO AMOR DE DEUS !!! Nunca mais vocês irão assistir um filme numa tv normal, plasma ou num projetor da mesma forma ( que não tenha efeito semelhante )....aqui é que esta minha dúvida e onde eu possa estar sendo totalmente burro e ignorante...Quando vc liga um game ou um filme ( qualquer ) e ativa este efeito Pixel Plus 2, a tv corrige automaticamente o espaço entre um frame e outro, dando a sensação de que tudo esta a no mínimo 60 fps ( é como se num quadro uma mosca estivesse no pixel 12 e no quadro seguinte no pixel 20 e a própria tv - eu acho - criasse os quadro intermediarios, suavizando a cena ) e isso é incrível num filme ou game. Um exemplo é o novíssimo filme de computação gráfica da Square Pictures Japonesa que ainda será lançado aqui pela Sony Pictures ( acho que esse mês ), Final Fantasy 7 Advent Children. O filme possui muitas cenas rápidas e hiper detalhadas e se torna soberbo quando exibido nessa plasma com esse efeito ativado, totalmente diferente de uma exibição normal. Não dá pra comparar, só vendo pra entender. Fiquei totalmente confuso pra falar a verdade, não sei se as cenas já estão gravadas com tal qualidade e os equipamentos não acompanham ou realmente essa plasma faz o MILAGRE !! ( o que, volto a repetir, é impressionante... )
    Tá, mais afinal o que quero dizer com isso tudo num fórum sobre projetores ?!? É o seguinte: essa redução de frame rate entre uma tv comum e um projetor é normal de todos os projetores ( nos casos principalmente dos game que estão a 60 e caem pra 30 ) ou não ?!? Ou eu estou totalmente equivocado em tudo o que falei ?!? Existe essa diferença ?!? Existe projetores que acompanham realmente a capacidade de exibição dos equipamentos ao qual estão conectados ?!?
    Porque dessas perguntas ? Bem, estou comprando um Sanyo Z4 e ele supostamente é HD e com conexão HDMI. O novo console de games da MIcrosoft XBOX360 é HD e tem a tem a conexão HDMI, assim como terá tb o próximo console da Sony Playstation 3. Quero saber se terei o problema de redução de frame-rate nesse projetor, mesmo utilizando o cabo HD, ou se verei realmente 60 fps na tela ?!?
    O caso da plasma entrou no assunto só para comparação ( e infeliz na verdade ), pois se vcs nunca viram o que estou falando, quando tiverem a oportunidade o façam. É sério, é outra coisa ABSOLUTAMENTE assitir ao que quer que seja ( com alta qualidade, claro, DVD no mínimo ) nessa plasma com o tal do efeito Pixel PLus 2, em comparação a qualquer outro meio de exibição que eu tenha presenciado. E olha que lá fora essa já é um modelo ultrapassado.
    Se vcs puderem ver, sentirão a diferença de profundidade, realismo e movimento que tal tela proporciona, fazendo qualquer cinema ficar sem graça....
    No final disso tudo gostaria de saber se existe algum projetor que faça algo similar... e tb se os mais novos projetores de LCD não apresentar o efeito "ghost"....

Abraços,
    Renato.

2. Denis Y.

Denis Y. Puro Som

Desde 6 Mar 2003
    B.H - MG
    Realmente eu não sabia dessa aparente limitação dos projetores.

É uma pergunta interessante, vou só assinalar pra ver as respostas. :D

3. Filipão

Filipão Usuário

Desde 4 Nov 2002
    Fortaleza - CE
    Renato,

Acho que o conceito de frame rate não se aplica nesta comparação que você está fazendo. Independente do frame rate que o PS2 esteja processando as imagens ela deverá estar sendo fornecida ao display numa frequência de 60Hz, e é a esta frequência que o display deverá sincronizar.

Acredito que a diferença nas imagens que você está observando se deve a diferença de resolução dos displays comparados e da forma como o sinal está sendo enviado a eles. Seria interessante que você detalhasse a forma de ligação dos equipamentos e a configuração de saída no seu PS2 ou no seu DVD player usado no teste.

Abraços,

Filipe Rangel.

4. renatobs

renatobs Usuário

Desde 27 Fev 2006
    São Mateus - ES - Brasil
    Ok Felipe... foi simples... em ambos os casos ( PLASMA E INFOCUS X2 ) foi utilizado o cabo video-componente dp PLay 2 ( aparelhos testados separadamente, é claro ) .... e mais nada....
    No caso do projetor, realmente as imagens a 60 fps perdem a imersão, tem quadros cortados e o efeito raibow se torna claro se você tentar acompanhar o movimento, tudo isso mesmo utlilizando o PLay 2 com uma conexão DB-15 ( cabo para monitor ), cabo video-componente ou mesmo cabo composite...
    Já a Plasma Philips ( especificamente essa Ambilight ) é outro coisa... é como em uma animação tradicional, onde vc desenha 12 quadros de movimentoe joga num programa como o Adobe Efects e ele transforma isso em 24 quadros, criando os quadros transitórios para suavisar o movimento final... foi isso que percebi com o efeito Pixel Plus 2... o mais interessante é que este efeito vem ativado na tv... por que eu me assustei com a imagem e fui procurar saber se tinha algo de diferente já ativado...foi aí que percebi que ao desativar o Pixel Plus 2 a imagem ficava padrão, como em qualquer televisor, monitor ou outro.

5. renatobs

renatobs Usuário

Desde 27 Fev 2006
    São Mateus - ES - Brasil
    Aaaahhhh... eu posso estar enganado mas acredito que estes plasmas funcionam em até 100 Hz, assim como em alguns novos projetores !!! Será que não é essa a diferença ?!? Me corrija se eu estiver errado.. e eu acrescento mais, devemos atentar pra tal efeito.. Meus amigos, é uma DELÍCIA tal sensação !!! rsrsrs ... é sério... é outra dimensão, se puder falar assim... e deve ser levado e MUITO em consideração na hora de se comprar uma tv, além é claro, dos "d"efeitos ghost e burn screen....
    Espero mais opiniões...

6. Denis Y.

Denis Y. Puro Som

Desde 6 Mar 2003
    B.H - MG
    Filipão,
    Eu acho que o ps2 pode enviar sinal em refreash rate de 60hz e o frame rate estar a qualquer valor, ou seja, se o ps2 seguir a linha do computador, seriam "rates independentes".

Me parece que o renato se refere ao fato de que o projetor simplesmente não consegue exibir uma taxa frames acima de um determinado valor e que este talvez seja ao de frame rate padrão de filmes.

Agora eu fico imaginando se esse PixelPlus seria tão simples assim, provavelmente deve ter um ponto fraco tal como fragmentos ou entÃo algum efeito de embassamento, porque caso contrário seria mais fácil para as placas de video para PC ou mesmo os video-games construirem 30 quadros e através desse efeito apresentar 60.

Quanto as questões, só quem tem algum video-game ou computador ligado ao projetor rodando a 60fps e tenha um olhar clínico para dizer com firmeza. Realmente quem joga muito sabe a diferença que faz um alto fps, ou como eu diria, um jogo rodando "liso". (y)

7. renatobs

renatobs Usuário

Desde 27 Fev 2006
    São Mateus - ES - Brasil
    Vc falou tudo Denis, todo mundo aqui da cidade que me conhece diz que eu tenho olhar clínico pra essas coisas.... e falo pra vc..a única coisa estranha que a tv apresenta é não estar com o efeito ativo 100% do tempo...a cada mudança de cena ela reavalia a situação, então por uns milésimos de segundo vc repara na mudança, porque a cena começa normal e é limpada pelo efeito logo em seguida..vc sente a suavização...e se não houver uma mudança brusca fica constante... e não tem embassamentos nem nada disso... é show !!!! não tem nada haver com efeitos como "blur", "soft", nada disso, não é na qualidade da imagem - que já é ótima - e sim na velocidade de fluencia da imagem mesmo....a melhor forma de expressar isso é: todo e qualquer objeto que passar na cena ou for perseguido por ela vc consegui acompanhar com os olhos sem perder o foco dele, a qualidade e os detalhes, entederam !!! É como falei, tem que ver pra entender... minha dúvida e se o Play2 tem algo haver com isso... se tiver, ponto pra ele !!! E essa tela tá se espalhando... no programa da Ana Maria Braga ( Mais VocÊ ) tem duas no cenário dela !!! rsrsrsrs.... é que costumo assistir de manhã quando estou de folga... altas reportagens sobre saúde !! e comida tb... rsrsrs...

8. renatobs

renatobs Usuário

Desde 27 Fev 2006
    São Mateus - ES - Brasil
    Alguém por acaso não teria mais opiniões sobre este assunto ?!?

9. renatobs

renatobs Usuário

Desde 27 Fev 2006
    São Mateus - ES - Brasil
    Gostaria tb de aproveitar e colocar uma questão aqui :
    Os projeores LCD não sofrem do efeito "ghosting" ?!?
    Aquela efeito "borrativo" na tela... já que as telas de LCD tem esse problema me pergunto se os projetores de LCD tb não tem..alguem saberia informar ?!? Existe uma relação de taxa de atualização do LCD nestes projetores, como existe nas telas ?!?
    Obrigado !!!

10. fazambuja

fazambuja Usuário

Desde 8 Jan 2005
    Brasil
    Que saiba o frame e ratesta relacionado a se os quadros são progressivos ou ñ..

Como o Felipão falou e acho muito dificil que uma plasma rode a 100hz (para ñ dizer impossivel). É muito alto este valor. E se ela for 720p ela vai estar rodando a 60 hz.
    Acho que a diferença esta ocorrendo simplesmente pq são displays diferentes e sofrendo processamento. E pelo que sei o que pode ocorrer no videogame é uma queda de fps devido ao processamento da imagem mas elas são sempre converitdas para 480i 30hz.

Com o Sanyo Z4 você vai ver 720p/60hz.

Bom aqui tem uns links que ñ são diretamente do assunto mais abordam diretamente esse assunto mas falam de frame rate:
    http://www.hdtvexpert.com/pages_b/reality.html
    http://www.hdtvexpert.com/pages_b/followup.html
    http://www.hdtvexpert.com/pages_b/masses_have_spoken.html

Já testou algum jogo progressivo?

Abraços

11. Goro

Goro Usuário

Desde 8 Jul 2005
    Porto Alegre/RS
    Alguns plasmas chegam até 120Hz, projetores até 72Hz pra manter compatibilidade com filme (3 x 24 quadros).

O Pixel Plus não aumenta o n° de quadros, ele processa a imagem, aumentando a resolução vertical e horizontal e outros ajustes na imagem, esse efeito no movimento que vc nota deve ser por causa do DNM, ele cria quadros intermediários de imagem pra compensar os poucos frames da imagem original. Pode ver uma explicação abaixo nesse PDF da Philips.

Clique com o botão direito e selecione Salvar...
    http://www.google.com.br/url?sa=U&start=8&q=http://medienservice.philips.de/apps%255Cn_dir%255Ce1231501.nsf/pages/646B413978331745C125713E005E8648/%24FILE/PixelPlus3HD%2Bbackgrounder_engl.pdf&e=15235&ei=joVZRKTLKbe0aPHj1boD

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso