Anúncio do HT Forum

Fujitsu inverter para de gelar no meio da madrugada

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por ggray, 3 Nov 2018.

  1. ggray

    ggray Usuário

    8 0 2

    Desde 18 Mar 2009
    Campinas/SP
    Tenho dois quartos com um Fujitsu Inverter (9000 e 12000 Btu) já faz uns 6 anos e tenho notado que no meio da madrugada o ar para de gelar. Ocorre o seguinte: ao dormir coloco a temperatura em 23 graus e fica agradável. No meio da madrugada (quando a temperatura externa abaixa lá pelas 4 da manhã) acordo com calor e tenho que colocar a temperatura em 19 ou 20 graus para gelar.
    Achei que pudesse ser algum defeito dessas duas máquinas mas acabei de comprar um LG inverter de 12000 Btu para colocar em outro quarto e o comportamento está sendo exatamente o mesmo.
    Durante o dia com temperatura externa alta posso deixar o ar ligado direto no 22 graus que fica sempre agradável e na mesma temperatura.

    Alguém de vocês já teve este problema?
     
  2. guinepal

    guinepal Usuário


    Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Já deu pra perceber que não é problema né?
    De madrugada a temperatura cai naturalmente e deve ficar abaixo de 23 graus. O sensor do ar identifica isso e desliga o aparelho.
    Não tem como vc querer que o ar sopre 23 graus se a temperatura ambiente está abaixo disso.
     
  3. ggray

    ggray Usuário

    8 0 2

    Desde 18 Mar 2009
    Campinas/SP
    Na realidade a temperatura ambiente externa pode ser que fique abaixo de 23 graus mas o ambiente interno que é o que está climatizado pelo ar condicionado certamente está uma temperatura maior pois no meio da madrugada deixa de ser confortável e preciso acordar e diminuir a temperatura para 20 graus.
     
  4. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário

    9.640 2.347 691

    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    todo ar condicionado tem uma programação na lógica chamada diferencial uns utilizam o range on off de 1º pra cima e abaixo da temperatura setada outros 2º que o caso do fujitsu para a equalização do ambiente .Ainda não foi criada uma tecnologia que atenda na hora demanda de carga ...eles chamam isso de delta T ou tempo de resposta do equipamento em atender a demanda de carga pela variação de temperatura interna e externa.

    Se vc quer uma temperatura ambiente de 23 graus seta em 20 ou 21 º que vc vai economizar energia do mesmo jeito e não vai passar calor .abraço.
     
    • 1
  5. ggray

    ggray Usuário

    8 0 2

    Desde 18 Mar 2009
    Campinas/SP
    Muito obrigado pela resposta Jairo. Interessante ainda não ter uma tecnologia para manter a temperatura interna sempre igual independentemente da temperatura externa! Comecei a usar no 21º, fica um pouco frio no começo mas no meio da noite pelo menos não esquenta como antes.
     
  6. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário

    9.640 2.347 691

    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Não é que foi inventada ,é que tudo demanda tempo ..Hoje os equipamentos com inversão pela sua lógica atendem essa demanda ou dão resposta a essa variação,oscilação de temperatura ,muito mais rápido do que os equipamentos convencionais,mesmo assim é impossível atender na hora.

    Os sensores de temperatura tanto externa como interna,e o das unidades externas e internas que chamamos de termístor e as placas eletrônicas tem um delay natural de processamento detodos esse gradientes ou grandezas que processam esses sinais que é o que chamamos de delta T,e pode ser ou talvez que esse seu ambiente não esteja com um dimensionamento enxuto e isso pode estar prejudicando um pouco a resposta dos modos que vc setou.

    Na nossa área existem equipamentos que chamamos de precisão muito mais caros e utilizados e especificados principalmente para cofres de cpd ,TI,Laboratórios ,salas cirúgicas ,linha de produção de injetáveis etc...que por exemplo ,controlam e promovem renovação do ar interior,controlam a umidade relativa ,alguns com sistemas sofisticados de filtragem e renovação do ar climatizado,uns até com sistemas independendtes mas integrados ao condicionamento que "lavam " o ar e que são super precisos e totalmente controlados.

    E tudo isso depende de um dimensionamento meticuloso da carga térmica total e da capacidade do sistema contando com todos os fatores,gradientes e fontes de calor.

    No seu caso pode ter acontecido que talvez o dimensionamento ficou levemente sub dimensionado.Pode ser ,não sei.Nada que seja preocupante o que causaria algum transtorno maior ou afetasse num todo a economia de energia e o conforto propriamente dito.

    No seu caso se vc eu,setaria no modo economia na refrigeração (mode) e a ventilação (fan) também no modo automático com a temperatura programada em 21º c.Vc terá sempre uma temperatura girando em torno dos 23º c na média.

    Sem afetar o consumo de energia e com o conforto que vc precisa .Boa sorte .Abraço .Jairo.
     
    • 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso