Anúncio do HT Forum

Funcionamento do Split LG inverter

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por fborg, 30 Dez 2017.

1. fborg

fborg Usuário

40 11 5

Desde 9 Jul 2014
    Porto Alegre - RS
    Pessoal, boa noite.

Estou querendo entender se o meu Split LG Smart Inverter 9000 BTUs Frio US-Q092WSG3 está com o comportamento correto.

Tamanho do quarto: 3x4 = 12m²
    Pessoas: 1 ou 2
    Equipamentos eletrônicos: Nenhum (ainda não me mudei)
    Sol: somente sol da manhã, porém, teste realizado as 15h, sem sol na janela.
    Temperatura externa no momento do teste: 30ºC

Usando hoje, como exemplo, coloquei ele no 18ºC e o vento no automático. O ar saindo da evaporadora oscilava entre 9 e 13ºC. Com cerca de 50 minutos de uso e com muito custo, consegui uma temperatura interna no quarto de 21,7ºC. Muito alta para o que eu esperava e necessitava.

Porém, quando eu resolvi setar para 22ºC, ele aumentou em muito a temperatura do ar que saía da evaporadora, e o ar ficou saindo em torno de 14 a 15ºC da evaporadora, e a temperatura do quarto logo subiu para 25ºC, e após 30 minutos, ele não havia atingido os 22ºC ainda.

Como este é o meu primeiro inverter, e eu estou acostumado aos Splits normais que gelam até a alma em 15 min, estou em dúvida sobre o correto funcionamento destes sensores, já que no inverter eu não consigo colocar propositalmente o compressor ao seu máximo.

Estou achando tudo muito lento, é justo eu esperar tanto tempo para o ar ser climatizado na sala? Pois sempre li que "na primeira hora tanto o split convencional quanto o inverter trabalham ao máximo para atingir a temperatura desejada, e posteriormente o inverter diminui sua rotação de modo a manter a temperatura", mas não entendo a lógica do meu split mandar ar a 14 graus para chegar aos 22, com uma temperatura externa de 30 (sendo que antes estava mandando a 10ºC para chegar aos 18ºC).

Obrigado!

2. Coleparmer

Coleparmer Usuário

Desde 10 Out 2005
    RJ/RJ/BR
    Parece o mesmo comportamento de um split que tenho

Tenho dois inverters da LG, mesmo modelo, um funciona que é uma beleza, mas o outro apresenta o mesmo comportamento. Dá até raiva..

3. fborg

fborg Usuário

40 11 5

Desde 9 Jul 2014
    Porto Alegre - RS
    Bom dia amigo @Coleparmer@Coleparmer .
    E você pensou em acionar a garantia? chegou a consultar algum técnico? e o que seria o "funciona que é uma beleza" do outro inverter.. ele estar sempre gelando bastante?

Última edição: 11 Jan 2018
  4. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    olha assim de longe sem conhecer o ambiente os prós e contras ,como a instalação não deu alguma mensagem de erro no display ou alguma falha na operação que as vezes a gente ou algum colega por experiencia já passou ficando mais fácil ajudar ..

pode ser coisa mais simples ou um detalhe ou pode ser também até problema de pedir a substituição do aparelho ..

aqui na minha região eu e alguns colegas que instalam bastante lg até agora não tivemos maiores problemas com a marca a não ser a mais ou menos a uns 3 anos atrás apareceram algumas unidades sem gás refrigerante e ficamos sabendo que também praticamente em todo o país e nas inspeções que fizemos foi constatado furos na serpentina principalmente na unidade externa mas acredito que foi problema na linha de produção num lote e o controle de qualidade deixou passar ,vai saber.

não temos problema com a maresia que é sempre um ponto negativo e um contra de peso e gostei dos novos lançamentos da lg entrando no mercado a partir de 2017 e até que enfim deram um up no suporte,sac,suporte on line ,treinamentos na academia deles ,cursos palestras etc parecem que resolveram investir pesado no conforto pessoal em todos os sentidos..colegas e clientes tem elogiado .

veja bem eu sou mult marcas e não represento marca nenhuma mas tenho minhas preferencias pessoais como instalador ..ofereço o lg como plano "B" juntamente com o gree panasonic eleltrolux e o novo lançamento de springer midea ...

mas como sempre digo opinião gosto e expectativas são difíceis de atender pois expressam a opinião e experiencias pessoais de cada um e que naturalmente e racionalmente não são unanimidades e por tabela muito relativas se vc s pesquisarem mais profundamente todos os tópicos e clubes vão confirmar isso que estou dizendo.

mas geralmente problemas de performance e rendimento na sua maioria são causados por problemas extra fabricantes ou seja por falhas tanto na instalação como também de um fornecimento energia deficiente,picos de energia ,afundamentos,oscilações ,desbalanceamentos na instalação elétrica que pra piorar podes ter sido mal feitas sem proteção adequada ou subdimensionamento da carga térmica e por consequência a capacidade do equipamento fica também subdimensionada

nas conversas informais com fabricantes ou em cursos e treinamentos a gente escuta que 70 % até 80 % das chamadas em garantia e até fora dela são causadas por alguma falha ou deficiência tanto de quem instalou e eu infelizmente tenho que concordar com essa afirmativa ainda pra piorar com outros fatores principalmente o fornecimento de energia,falta de aterramento erros de dimensionamento ,ponto de instalação,projetos com aplicação errada etc...

mas quero enfatizar que o maior lesado nessa ciranda é sempre o consumidor final..principalmente o que age de boa fé.
    boa sorte a todos feliz 2018 abraço jairo

Última edição: 9 Jan 2018
  5. fborg

fborg Usuário

40 11 5

Desde 9 Jul 2014
    Porto Alegre - RS
    @jairo bertoni@jairo bertoni , boa tarde. Obrigado pela resposta.
    Não houve nenhuma mensagem de erro no sistema. Sei que fica difícil opinar à distância, por isto pergunto se dados os fatos que eu apresentei, o sistema aparenta estar funcionando corretamente ou erroneamente. Infelizmente eu ainda não estou morando nesta casa e não tenho condições de ir lá durante o horário das 13h, quando o calor é muito intenso aqui em Porto Alegre para efetuar testes, mas confesso que me chama a atenção o fato de eu nunca conseguir deixar o quarto à uma temperatura mais baixa que 21ºC, mesmo quando a temperatura externa não é alta. Ontem efetuei os testes com temperatura externa de 24ºC, e após 1h, consegui temperatura interna do quarto de 22ºC, para mim, alta demais.
    Sobre a instalação, o técnico que instalou me garantiu que a pressão do gás estava correta (algo em torno de 120), e que não há falta de gás pois também não há o congelamento do "cano mais fino" no encaixe da unidade externa.

6. Coleparmer

Coleparmer Usuário

Desde 10 Out 2005
    RJ/RJ/BR
    Bom, vamos lá !!!

A instalação foi feita pelo Márcio, que participa ou participou aqui do fórum. Na 1a semana funcionou perfeitamente, eu passava até frio ! Depois na 2a ou 3a semana, eu comecei a achar um queda de rendimento. Eu liguei para ele, que veio aqui e não fez nada, nao verificou carga de gás, se estava vazando...

Só para ter uma ideia, a noite eu coloco no controle 18C e com um termometro na saida de ar, o termometro marca 23C. Por dedução, se o manual do aparelho e o controle permite voce setar 18C, isso significa que na saída deve ter uma temperatura igual ou abaixo de 18C.

Ainda to a procura de alguém que não dê furos como o Márcio lá em casa, isso sem falar de outra que ele aprontou la onde trabalho. Enfim, hoje não recomendo os serviços dele.

Jairo, você conhece mais alguém aqui no RJ ?

7. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    por essas e outras que não recomendo mais. infelizmente

8. Coleparmer

Coleparmer Usuário

Desde 10 Out 2005
    RJ/RJ/BR
    Acontece...infelizmente não dá para saber. Na época, ele era recomandável pelos relatos anteriores, hoje não é mais.

9. fborg

fborg Usuário

40 11 5

Desde 9 Jul 2014
    Porto Alegre - RS
    Bom dia amigo @Coleparmer@Coleparmer . Bah! mas aí não tá funcionando mesmo.. a temperatura de saída deveria ser muito menor que isso. O meu (ainda) é, vou acompanhar. Mas é impressionante como não consigo deixar o quarto em uma temperatura menor que 21,5ºC, nem quando tá 30 do lado de fora, nem quando tá 23 do lado de fora.

10. smsapodi

smsapodi Usuário

2 1 1

Desde 18 Jan 2018
    apodi/rn
    Boa tarde,

Durante a noite o ar condicionado 12 000 Smart Inverter fica ligando e desligando a luz Outdoor, consequentemente deixando o ambiente quente por um período de tempo, chegar a fazer calor mesmo no ambiente (quarto), isso acontece varias vezes durante a noite.

Eu já constatei que a condensadora (a parte de fora) desliga por completo, a hélice para, e só volta funcionar depois de um tempo.

Durante o uso no período da tarde este problema não acontece, por favor gostaria da opinião profissional de vocês.

Atenciosamente,

Jairoon Fernandes.

11. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    olá colega boa tarde! qual a área de seu ambiente ? pelo que eu entendi esse condicionador está instalado na sua suite e é utilizado mais a noite mas mesmo assim qual é a posição do sol e o horário em relação paredes telhados ou janelas ? quando que vc comprou o aparelho e qual o modelo ? e qual é a configuração que vc usa quando está acontecendo essa parada do compressor e moto ventilador da unidade externa ? e o consequente aumento de temperatura no ambiente obrigado

• 1
  12. smsapodi

smsapodi Usuário

2 1 1

Desde 18 Jan 2018
    apodi/rn
    Bom noite,

a área do ambiente é 3,5 x 4,2, recebe luz do sol indiretamente (aluz do sol bate próximo parede e uma janela) das 10:00 as 15:30,

MODELO DO AR-CONDICIONADO: Ar Condicionado Split HW Inverter LG Smart 11.500 BTUs Só Frio 220V (comprado em 20 de setembro 2017)
    eu uso geralmente em 22º graus (já usei em 20º graus e acontece a mesma coisa),

Ligo o ar condicionado todas noites por volta das 00:30 quando chego da faculdade, depois de algumas horas a luz Outdoor desliga ficando somente a luz de power ligada, nisso a condensadora (a parte de fora) desliga por completo, a hélice para, e só volta funcionar depois de um tempo quando a luz Outdoor volta a acender. a evaporadora ( parte interna) continua funcionado, mas somente ventando normal. nisso o ambiente fica quente durante esse período de tempo (pode durar pouco tempo 05 minutos ou até 20) isso fica ocorrendo durante a noite toda.

Uso durante o dia das 13:00 as 17:30 e isso nunca ocorreu,

Espero ter sido o mais detalhado possível, este problema está ocorrendo desde o primeiro dia de uso, antes usava uma samsung inverte de mesma capacidade (12.000 btus) nunca ocorreu isso.

Atenciosamente,

Jairoon Fernandes

• 1
  13. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    pode ser que seu sensor duplo de temperatura da unidade interna esteja fora dos parâmetros de operação se esse condicionador possui pressostatos de alta e baixa talvez se a carga de gás refrigerante estiver operando fora das pressões nominais de trabalho pode acontecer esse desligamento do compressor e moto ventilador da unidade externa e demora para reoperar.não sei de longe pra esse tipo de situação ou evento fica difícil te dar uma solução ou um diagnóstico mais acertado

o certo seria vc acionar quem instalou e tentar achar o que poderia estar acontecendo de errado nessa operação.vai danod o review boa sorte abraço jairo

• 1
  14. fborg

fborg Usuário

40 11 5

Desde 9 Jul 2014
    Porto Alegre - RS
    Pessoal, boa tarde.
    Estou trazendo uma atualização para o tópico.
    Liguei para a empresa a qual eu comprei a instalação, e ela que faz o meio campo entre os instaladores na minha região e informei o problema. Por sinal, no post anterior eu ainda não havia percebido (ou ainda não estava acontecendo) que a tubulação do fluído estava congelando.
    Eles enviaram outra equipe de técnicos, de outra empresa, e eles foram até minha casa.
    Constararam um vazamento na válvula 3/4 (não sei se é assim que se fala) na parte externa, e apertaram a rosca. Fizeram uma recarga do gás R410 até atingir 115 (psi?) de pressão, e o ar ficou gelando muito bem. Até o momento (3 dias), está gelando bem, vou seguir avaliando para ver se não há outro vazamento.

• 1
  15. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    parabéns e obrigado pelo retorno

16. carlos_salatino

carlos_salatino Usuário

Desde 16 Nov 2012
    Gravataí/RS
    Boa noite.

Estava lendo aqui sobre os relatos dos split's LG modelo inverter 11.500 btus frio de desligar completamente a unidade externa dependendo da tempertura ambiente x temperatura programada.

Tenho duas unidades instaladas em minha residência, uma de 9000 e outra de 11500, e o que posso relatar é o seguinte:

1- a unidade de 9000 opera em um ambiente pequeno, 9 metros quadrados. Raramente desliga a unidade externa, mas quando desliga parece manter bem a temperatura até a retomada da unidade externa, pois o ambiente é pequeno e é de alvenaria.

2- a unidade de 11.500 fica em um ambiente mais aberto, de 18,5 metros quadrados, ela está instalada em uma parede alta, cerca de 6 metros, tipo teto de chalé, apenas forromde pinos e logo telha de barro. Esta é mais complicado, pois quando desliga demora religar a unidade externa e o ambiente fica desconfortável

Provavelmente seja característica do equipamento, vou tentar me informar com a fábrica, mas se realmente for característica visando economia, é um total regresso, uma ecomomia porca, além de ir contra o preceito da tecnologia Inverter, que é de manter sempre ligado mas em uma frequencia baixa, aumentando cknforme a necessidade, mas não cessar por completo o funcionamento, isso parece os splits antigos de compressor rotativo. É lamentávelmque isso ocorra.

Eu tenho um Electrolux Techno Inverter de 12000 Q/F no quarto, e no ciclo frio ele reduz muito a rotação do compressor, mas nunca desliga por completo. Consigo manter 27 graus, e fica agradável. Com o LG se eu colocar em 27 ele desliga e fica só ventilando, ai estraga a amizade.

Se alguém puder confirmar se é característica ou defeito, agradeço!

17. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Esse seu lg de 11500 btus´provavelmente está sub dimensionado.A tecnologia inverter na sua lógica chega a desligar o compressor em alguns momentos bem específicos.

A volta dele na operação que é o pulo do gato ,pois ele parte em 10% da capacidade nominal e com isso não provoca o famoso pico de corrente que é características dos convencionais.E essa parada não afeta a temperatura interna do ambiente mantendo estável no modo de operação setado.Se acontece algo ao contrário disso ,tem alguma coisa errada.

Tudo depende do dimensionamento correto do ambiente pra que a capacidade fique também correta e o equipamento opere dentro do que o fabricante projetou.

Split´s foram projetados para que a unidade interna seja instalada e opere sem perda de rendimento numa altura de operação de no máximo 3 a 4 metros .

Em Pé direitos mais altos do que isso ,faço o dimensionamento por volume(M³) e não por área(M²)Abraço .

18. carlos_salatino

carlos_salatino Usuário

Desde 16 Nov 2012
    Gravataí/RS
    Eu ia colocar um de 18.000 mas falaram que seria exagero para o ambiente...além de mais caro. Nesse de 11.500 paguei R$ 1.430,00. Acabou sendo pouco então...

Obrigado pelo retorno!

• 1
  19. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Estou palpitando só na experiencia,sem conhecer as carcterísticas e fontes de calor de seus ambientes.Mas pelo que vc descreveu tá com toda pinta do que eu postei acima.Abraço boa sorte jairo

20. allans

allans Usuário

Desde 29 Jul 2008
    Florianópolis - SC
    Tenho um LG Inverter Libero E+ 11.500 num quarto com 15,8m² no total e 13m² mais ou menos se descontar o armário embutido.

Comprei em fevereiro desse ano e instalei com uma empresa de ar que é autorizada de outras marcas (Komeco, Elgin, Midea) pois pela autorizada LG estava mais que o dobro.

Desde o começo ele funcionou da mesma forma:
    Seta a temperatura em 18ºC aí no começo o vento sai bem gelado, de passar frio, e depois de um tempo, 1 hora mais ou menos, o vento começa a sair mais quente e a temperatura ambiente não baixa até 18ºC nunca.

Como normalmente uso à noite e desligo as luzes do painel, não reparo na luz do compressor, mas se não me engano ela desliga as vezes.

Um tempo depois da instalação eu chamei a empresa que instalou e ela constatou que estava com gás e não tinha problema nenhum na instalação. Agora que voltei a usar o AR o problema continua.

Usando o APP de diagnóstico do aparelho ele me mostra o seguinte:

6 horas no 18ºC pro aparelho baixar 3.6 graus??
    O problema é que não instalei com a assistência, então qualquer visita é um assalto.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso