Anúncio do HT Forum

GOLPE Mercado Livre

Discussão em 'Zona Livre' iniciada por Puka1963, 17 Ago 2018.

1. Puka1963

Puka1963 Usuário

1.085 1.150 521

Desde 1 Nov 2010
    Guarujá (SP)
    CUIDADO, fica a dica.
    Em um meu anuncio de venda de um amplificador, foi contatado para um provável comprador, ele queria ser contatado a um endereço de e-mail, para discutir sob um desconto, falando que queria comprar rápido.
    Assim que teve o meu endereço de e-mail, falou que iria comprar, então chegou uma mail falsa do "Mercado Livre" que o objeto foi vendido e que o site de ML estava com problemas e que não estava emitindo etiqueta e que deveria fazer o envio no endereço especificado.
    No Mercado livre não vai comparecer nenhum aviso ;)
    Na ora percebi que estava um golpe porque a e-mail do falso ML, estava a mesma que eu enviei ao comprador, eu utilizo uma mail diferente com o ML onde recebo as comunicações.

Antonio

Screenshot_20180817-013126.jpg Screenshot_20180817-012833_1.jpg Screenshot_20180817-010653.jpg

Última edição: 17 Ago 2018
    • 1
  2. guinepal

guinepal Usuário

3.739 2.205 741

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Golpe muito velho já, assim como aquele que pede urgência, pois o produto é para sorteio na empresa. Aí ele te manda o comprovante de depósito como prova de pgto.

• 1
  3. DNRT

DNRT Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    Golpe de fácil detecção:

1- E-mail GMAIL do remetente (ML).
    2- Erros grotescos de português.

• 1
  4. H400

H400 Usuário

590 236 63

Desde 13 Mar 2017
    Porto Alegre
    Desde q este site Argentino chamado Mercado Livre foi lançado no Brasil ouço relatos de faudes de vários tipos, um conhecido meu de 60 anos cara podre de rico e muito honesto foi bloqueado por um vendedor por motivo fútil.

Desde os anos 90 estou de olho neste Mercado Livre e cheguei a conclusão q o problema é o próprio site Mercado Livre, vocês devem comprar e vender pelo PayPal ou dep em C/C.
    Fiquem longe deste site Mercado Livre.

• 1
  5. mglimabh

mglimabh Usuário

Desde 5 Jun 2005
    BH
    Não sou defensor de mercado livre, e sim um simples usuário de muito
    Anos (poucas vendas, mas 100% positivas).
    Neste meu caso a culpa é do comprador desonesto que ficou com um
    Produto e alegou que o mesmo chegou com defeito (mentira pois ele estava perfeito) e me devolveu na mesma embalagem um saco de areia. O erro do mercado livre e permitir que ele devolva (mas aí tem coisas da lei tb, imagino).

Incrível como tem gentinha de 5a categoria neste mundo
    .

O que foi: 6BA489D1-E879-4B27-B71D-349E5829D2D3.jpeg
    O
    Que retornou :
    BF054937-7F1E-469D-BF4A-D5E51ACDF8DF.jpeg

De toda forma, foi ver o desenrolar deste caso. Como o $ está bloqueado e o
    Ml já notificado vamos ver. Mas que eu perdi a vontade de usar como vendedor, isso sim. Agora vai ser só venda local..se houver.

6. ms73

ms73 Usuário

O vendedor muitas vezes utiliza o ML como renda e não irá deixar vender, já o comprador se estiver inseguro não compra e por este motivo o ML optou por proteger o comprador, então agora é mais fácil aplicar golpe nos vendedores do que nos compradores.
    O problema é que o brasileiro é mesmo desonesto, demais, não tem sistema que funcione 100% aqui e não haverá solução perfeita, culpa do povinho que vive aqui.

Última edição: 17 Set 2019
    • 2
  7. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Eu só vendo no ML produtos de valor baixo, não confio mais.

Já que o ML tem parceria com os correios, deveria exigir que o empacotamento fosse feito nos correios, assim eles saberiam o que realmente estaria sendo enviado, quando ocorresse a devolução, mesmo procedimento. Pelo menos para os produtos de alto valor.

Dessa maneira eles tb poderiam colocar uma etiqueta deles, com algum código, daquelas com lacre de garantia que estraga ao tentar retirar.

Tem várias opções, mas preferem que o vendedor se ferre.

• 1
  8. DNRT

DNRT Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    O problema do ML é que ele protege DEMAIS o comprador, o vendedor que se ferre. Eu só uso como comprador mas acho um absurdo ter o dinheiro devolvido (compra estornada no cartão) assim que faço a postagem da devolução nos Correios. Quem garante que eu estou devolvendo realmente o produto recebido?

No seu caso o valor está bloqueado (e pelo que entendi, o golpista ainda não teve a compra estornada no cartão ou o dinheiro devolvido, caso tenha pago no boleto), mas em muitos casos o comprador recebe o dinheiro de volta sem que o vendedor confira se recebeu de volta o mesmo produto enviado.

O ML devia mudar isso. Se você filmou/fotografou todo o processo (embalando o enviado e desembalando o recebido) há uma grande possibilidade do ML liberar o dinheiro pra você.

Boa sorte!

• 1
  9. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Esses dia vi um golpe parecido com o seu.

Um cara vendeu um XBox e o comprador devolveu um tijolo.

Solução: O vendedor conseguiu descobrir qual a agência dos correios que foi feita a devolução e pediu a nota fiscal de envio, nao lembro direito os detalhes, eu vi no youtube.

Com a nota nas mãos o ML comparou o peso dos produtos, no envio pesava X e na devolução pesava Y.

• 1
  10. mglimabh

mglimabh Usuário

Desde 5 Jun 2005
    BH
    Eu fotografei e filme tudo. No meu caso eu tentei liberar o $ mas o sistema disse que eu não tinha saldo disponível (tinha 14.000 na conta travado e 118 na corrente) pois até o frete eles cobram! Acho que isso foi a salvação. Ai pedi a intermediação do ML e aguardo retorno. Fato é que até agora o dinheiro está na minha conta.

Sobre o peso, com certeza o saco de areia que ele mandou não tem quase 30Kg que pesava o receiver. Acho que isso é mais uma coisa a favor.

• 1
  11. mglimabh

mglimabh Usuário

Desde 5 Jun 2005
    BH
    Eu sei que isso acontece e muito. Mas um receiver da década de 70, é algo bem peculiar. Para mim este cara deve ter usado um cartão clonado pois ele pagou e eu saquei os 14.000. Ai tive que colocar de volta na conta do ML com medo de lançarem no meu cartão de crédito.

O ML tem que me devolver, tanto pelas provas quanto pela minha reputação de 100% positiva. O melhor de tudo é que o vendedor pediu e eu mandei pela plataforma fotos do aparelho embalado. E o melhor é que ele nunca alegou que não recebeu ou que veio quebrado. Ele disse que levou a um técnico para ele abrir e viu que estava queimado e com peças alteradas. Claro que mentira.. Tive que aceitar a devolução.. Mas mesmo sabendo deste golpe ao abrir a caixa fiquei meio em choque.

• 2
  12. H400

H400 Usuário

590 236 63

Desde 13 Mar 2017
    Porto Alegre
    Enquanto isso o ML vai ficando c/os 14 mil reais do nosso colega, entenderam?

13. DNRT

DNRT Usuário

Desde 9 Mar 2012
    Em algum lugar do RJ
    Não faria sentido ele usar um cartão clonado e pedir o cancelamento da compra, pois o estorno iria pra o cartão clonado. Se fosse cartão clonado, o golpe seria contra a ADM do cartão e/ou titular do cartão. Nesse caso, acredito que ele tenha usado um cartão real de algum familiar. O "azar" dele é que provavelmente ele se verá obrigado a pagar a fatura do cartão sem que haja estorno do valor.

14. mshonorato

mshonorato Usuário

Desde 29 Fev 2012
    São Paulo/SP
    Com certeza, igual aos bancos.

Quando devolverem os R$ 14.000,00, já terão ganho o triplo em cima.

15. mglimabh

mglimabh Usuário

Desde 5 Jun 2005
    BH
    Sim. rsrsrs

16. zaca

zaca Heavy Metal Maniac

Desde 7 Ago 2003
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Eu não vendo nada no ML há anos, sou só comprador.
    Vender usados só aqui no classificado do fórum ou na OLX.

• 1
  17. Cuidado com o OLX e entrega em mãos, amigo meu vendeu um celular e teve de entregar o carro - comprador barra pesada....

• 4
  18. mglimabh

mglimabh Usuário

Desde 5 Jun 2005
    BH
    Hoje o ML respondeu e encerrou a reclamação sobre o meu caso. Obviamente me deram ganho de causa e liberaram meu dinheiro. (o frete de 119 reais eles ficaram com ele).
    O engraçado é que foi apenas uma resposta automática dizendo que o vendedor devolveu o produto e que era para eu entrar em contato com ele para enviar outro ou devolver o dinheiro. Coisa que obviamente não irei fazer, pois ele ficou com o produto e me mandou um saco de areia (rsrsrs). Ai liguei para lá e falei para eles punirem este 'usuário' pois a resposta que eu recebi foi muito genérica.

Última edição: 18 Set 2019
    • 6
  19. H400

H400 Usuário

590 236 63

Desde 13 Mar 2017
    Porto Alegre
    Blz, fico aliviado em saber.

• 1
  20. halvaro

halvaro Usuário

antigamente era temeroso comprar no ML, muita gente evitava isso, agora não sei como está, mas pelo visto o perigo maior agora é o contrário, vender no ML, é complicado as coisas nesse país.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso