Anúncio do HT Forum

Gradiente IA-II

Discussão em 'Vintage' iniciada por Adriano WR, 10 Jun 2007.

1. Adriano WR

Adriano WR Ouvinte

Desde 3 Jun 2007
    Itajaí - SC
    Olá amigos,
    Apresentei-me hoje no HTfórum, e este é meu primeiro tópico. Tenho um integrado Gradiente IA-II, guardado, mas queria dar-lhe um fim mais digno. No site do Fábio Maurício Timi, ele é indicado como um bom candidato para melhorias, porém estas não são especificadas, e o homem não responde mais e-mail. Alguém já tentou melhorá-lo, ou conhece alguém que o fez? Moro em Santa Catarina, mas ir até Curitiba não é nenhum problema, podem me indicar um engenheiro ou eletrônica capaz e confiável?
    Forte abraço,
    Adriano

2. Adriano WR

Adriano WR Ouvinte

Desde 3 Jun 2007
    Itajaí - SC
    Como está difícil arrumar alguém para fazer o trabalho, preciso arrumar o esquema elétrico do IA-II. Já tentei em 2 sites, esquemas elétricos e antenna eletrônica, e tbém mandei um e-mail para Gradiente, que duvido que me respondam.

Alguém tem alguma sugestão?

3. rene

rene Usuário

Desde 20 Jul 2003
    parana
    ola,amigo quanto ao IA II e o mesmo aparelho model 166,são otimos aparelhos com amplificaçao super A. se estiver original as saidas conserveo assim tem um otimo som.quanto a melhorias acho dificil alguem melhorar o projeto dele.

4. ANTUNES CARLOS

ANTUNES CARLOS Usuário

Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    Prezado colega este amplificador está estragado?. Ele é um ótimo integrado que bate em muitos "atuais". Se estiver perfeito conserve este IA II Gradiente que valea pena. Se estiver com defeito a manutenção é fácil, tem peças de reposição até em farmácia. Se estiver em bom estado de conservação fique com ele, mas se quiser "dar à ele um fim mais digno", coloque-o à venda no Fórum, não vai faltar canditados à compra desse IA II, inclusive eu:rofl: :rofl: :rofl: .

5. carlos_camardella

carlos_camardella Usuário

Desde 29 Dez 2004
    Rio de Janeiro
    O amplificador em sí é muito bom, o pré interno dele é que é bem ruinzinho. Não lembro se ele tem entrada pre-in, mas se não tiver, mande um técnico puxar um par de RCAs da entrada do amplificador interno (onde o pré interno se conecta com o amplificador interno) e use um bom pré externo. Também é acnselhável muito cuidado coma ventilação dele, mas tenha certeza que ele vem com Super -A ativo, outra coisa que não lembro, pois o Model 166 que lhe deu origem tinha Super-A e depois nas últimas séries desabilitaram porque esquentava muito, aí a qualidade em volumes baixos cai um pouco. Logo, não sei se o IA-II tem Super A ativo.

6. Adriano WR

Adriano WR Ouvinte

Desde 3 Jun 2007
    Itajaí - SC
    Obrigado pelo interesse. Realmente pelo que achei na minha pesquisa, este é um "sucessor" do 166, porém é AB, e não super-A, devido aos problemas enfrentados no 166 (inclusive os últimos destes tbém não eram mais super-A).
    Antunes, ele realmente está perfeito. Levei até um técnico bem considerado aqui na cidade (e bem das antigas), e ele refutou todas as possíveis alterações que eu sugeri (troca de eletrolíticos, cabeamento com teflon, até o borne dourado ele negou!). Disse que nada alteraria o resultado sonoro. Fiquei triste. Acredito que ocorra melhora, mas não tenho como fazê-lo. Ato contínuo, comprei o Manual de Eletrônica do Newton Braga e estou estudando, quem sabe... O tio somente fez a pintura em epóxi do gabinete e tirou um chiado do potenciômetro de agudos.

Carlos, ele não tem entrada pré in, e a idéia de abastecê-lo com ela gostei demais!:aplauso: Qto à temperatura, confesso que dificilmente eu passo o volume do meio-dia, e ele não esquenta não. Engraçado é que em 8 ohms ele alcança 34 W rms por canal, e faz bastante barulho! Fico imaginando o que faria se comprasse um integrado mais potente de 80 ou 100 W, ligaria e iria escutar da calçada em frente ao prédio.:D

A questão é que comprei um par de Tannoy Sensys DC-1, que admitem bicablagem, e eu louco pra escutar fiz um cabeamento com o Pirelli Cordplast como indicado no tópico do Prof Dantas. O problema é que depois de todo o trabalho e calo nos dedos, descobri que o cabo é espesso demais, e não entra na saída do integrado. Miséria! Daí, estou realmente muito inclinado a mudar os bornes e de quebra tbém os jacks de entrada. Mas será que todo douradinho é igual? Alguém tem sugestão de marcas?

Valeu amigos,

Adriano

7. sistemaum

sistemaum Usuário

Desde 13 Nov 2005
    rio/rio/brasil
    Que estranho . Há duas semanas troquei e-mails com ele e ele foi bem atencioso. Tem certeza que você não mandou e-mail pro endereço errado?

8. Ra_Ge

Ra_Ge Usuário

Desde 12 Fev 2014
    sul
    Comprei um IA-II,porem um canal o som esta bem baixinho

9. Ra_Ge

Ra_Ge Usuário

Desde 12 Fev 2014
    sul
    Consegui consertar o Gradiente Esotech IA-II e apareceu outro zerado que acabei adquirindo:feliz:

10. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    Olá Pessoal!
    Também tenho um amplificador Gradiente IA-II. Comprei-o de segunda mão e ao abri-lo parece estar bem conservado. Más como se trata de um aparelho com mais de 20 anos, gostaria da opinião dos colegas mais qualificados se deveria trocar os capacitores eletrolíticos e alguma outra peça, se seria bom fazer algum ajuste e por último se tem algum upgrade indicado para melhorar a qualidade do mesmo. Abraço a todos!

11. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    UP!

12. ms73

ms73 Usuário

Ribeiro, o que posso comentar é que sim, a troca dos capacitores é válida e vai melhorar o áudio, se tu for utilizar capacitores comuns encontramos nas lojas de material eletrônico o ideal é medir um a um, eu faço isso, estes caps vem com variações absurdas.
    Sobre ajustes, por ser um equipamento muito antigo é fundamental levar em um técnico para uma calibragem, colocar o amp nos parâmetros originais, principalmente após fazer a troca dos capacitores.

13. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    Obrigado pelo comentário, ms73. Más quais seriam os ajustes após a troca de capacitores?

14. DVC_1660

DVC_1660 Harman/Kardon

Desde 27 Fev 2004
    São Paulo
    Alguém tem o manhal de serviço do IA-II??

comprei um recentemente, já troquei todos os capacitores/leds/trimpots.

preciso saber quais os dados para o ajuste de bias dele!

Abraços!
    David

15. ms73

ms73 Usuário

Ribeiro, so li a tua resposta agora, mais de um mês atrasado, os ajuste são feitos por um técnico, colocando o amplificador dentro das especificações de fábrica, um técnico com o manual de serviço, acredito que o manual do 166 seja suficiente.

16. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Ms73.

Pode me tirar uma duvida?

Tenho um Model 246 que comprei zero, nunca levou pau, sempre em volume a menos de 40%.

Funciona como um relógio, mesmo assim seria necessário a troca dos capacitores ou posso deixar ele original?

Abraços a todos.

Rajane.

17. giovani tatu

giovani tatu Usuário

Capacitores Eletrolíticos tem prazo de validade de 10 a 15 anos ,principalmente os da fonte ,se decidir trocar use capacitores de boa qualidade os melhores e mais fáceis de ser encontrados são os da marca EPCOS (siemens)ATENÇÃO POR AI TEM MUITA PORCARIA CHINESA. Depois da troca ele tocará como quando vc o comprou .PAZ

18. ms73

ms73 Usuário

Rajane, vou te contar uma estórinha.
    Eu tenho um integrado marantz de 1975 que ficou mais de trinta anos encaixota, é o modelo 1070, o integrado realmente parece novo, até mesmo os controles e terminais de caixa estão durinhos como se fossem novos, acho que dois anos atrás entrou em um rolo um receiver kenwood SR4090 que logo depois passei adiante, quando comparei os dois a diferença de qualidade de som em favor do marantz era enorme, muito superior como seria de esperar.
    Este cara que pegou o kenwood fez a troca dos capacitores, todos, e eu pedi para comparar novamente e simplesmente a coisa inverteu, o kenwood passou a tocar melhor do que o marantz, eu acredito que este kenwood deve ter uma idade semelhante ao teu gradiente, não tem cara de ser dos anos setenta.
    Eu tenho três equipamentos para fazer troca de capacitores e não tenho conseguido, trato com um técnico o valor (sem chorar, pago o que ele pede) e o serviço não sai, tenho um dois receivers marantz e mais o meu integrado para fazer a troca e tudo está parado faz muito tempo.
    Cansei desta enrolação, consegui algumas placas velhas e estou treinando, eu sei soldar razoavelmente bem mas tenho medo de estragar as trilhas, vou treinar até confiança e começar a trocar os capacitores dos meus equipamentos.

• 2
  19. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    É a coisa é feia.

Tem que ter manutenção mesmo funcionando direitinho como manda o figurino.

E esta mão de obra é cara?

Quanto seria o custo dos capacitores e mão de obra, apenas uma ordem de grandeza deste serviço em um 246?

Abraços a todos.

Rajane.

20. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    Caro ms73, obrigado por sua resposta.
    Quando se fala em trocar os capacitores eletrolíticos, são todos mesmo?
    Pode-se trocar os cap. eletrolíticos por outro tipo de capacitor obtendo-se uma melhora da qualidade do som?

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso