Gradiente IA-II

Discussão em 'Vintage' iniciada por Adriano WR, 10 Jun 2007.

1. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    Olá Pessoal!
    Essas duas peças circulares separadas pelos dois capacitores laranjas são os trimpots de regulagem de bias do amplificador?

20151028_223908.jpg

2. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    Sem título.jpg Outra foto com as setas indicando.
    Então pergunto:
    Se estes são os trimpots de regulagem de bias, qual o valor de bias indicado para o gradiente IA-II?
    Como proceder para medir o bias e fazer esta regulagem caso o aparelho não esteja com o valor de bias ideal?

Última edição: 31 Out 2015
  3. Rubem Melo

Rubem Melo Usuário

Desde 7 Jul 2010
    Recife-PE, Brazil
    Esse tópico sobre o IA-II é interessante. Apesar de fazer muito tempo que não pego em um desses, vou dar o meu pitaco...

Apesar dele ser parecidíssimo com o Model 166, o projeto do amplificador de fato não tem absolutamente NADA haver com o do Model 166.

Quanto ao ajuste do Bias (ajuste da corrente de repouso), o valor da corrente de repouso (sem sinal e sem carga!!!) para amplificadores tipicamente Classe AB é algo em torno dos 15mA a 20mA por transistor. Não importa a potência. Salvo exceção quando há mudanças ou mesmo se o projeto segue com uma caracterização diferente por causa de alguma tecnologia. Mas normalmente é nessa faixa: 15 a 20mA por transistor.

Como já citei algumas vezes aqui, em alguns tópicos... Existem várias formas de mensurar isso. Uma delas é desligar o Coletor de um dos transistores de potência (fazer isso em cada canal) e ligar em série um amperímetro. Ligar o aparelho (sem carga, sem sinal e ligado diretamente a tomada), aguardar um tempo (pelo menos 10 minutos para que o efeito da temperatura entre em equilíbrio), Ajustar os trimpots até obter o valor citado acima ou conforme consta no manual de serviço. (Lembrar de observar as posições das pontas de prova do multímetro caso for trabalhar com o modo amperímetro). Mas como desligar o Coletor é um processo chato e exige mais cautela, eu faço de outra maneira:

Se eu sei que a média entre 15 a 20mA por transistor de potência em repouso, pode-se aplicar a Lei de Ohm para estimar a tensão sobre os resistores de "equalização" de corrente, normalmente ficam entre os emissores dos transistores de potência (salvo exceção de alguns projetos de amplificadores). Mas nesse caso do IA-II, esses resistores ficam entre os emissores dos transistores de potência. Daí depois de calculado, mensuro o valor da tensão sobre esses resistores. Pois mensurar a tensão não precisa desligar nada. Apenas colocar as pontas de prova do multímetro nos pontos correspondentes. No caso, sobre os resistores.

Exemplo: Sabemos que a média de corrente, em repouso, é de até 20mA por transistor de potência. E a Lei de Ohm diz que a tensão sobre o resistor pode ser dado por: Vres = R x I.

Se o resistor presente entre os emissores tiver Resistência R= 0,47 ohms, então a tensão sobre ele será Vres = 0,47 ohms x 20mA (0,020A) = 0,0094V = 9,4mV.

Essa tensão deverá aparecer se de fato estiver passando 20mA pelo transistor! Essa mesma corrente também passa pelo resistor. Daí, teremos 9,4mV em CADA resistor.

O mesmo valor será obtido para o outro resistor. Caso queira medir a tensão entre os emissores, a estimativa dessa tensão, basta multiplicar por 2. Daí teremos algo em torno 18,8mV entre os emissores dos transistores de potência (ponta vermelha do multímetro no emissor do transistor NPN e a ponta preta no emissor do transistor PNP). Para evitar acidentes com as pontas de provas (encostar as pontas sem querer onde não deve) aconselho a soldar fios nos emissores e fixar imediatamente nas pontas de prova. E claro, tomar cuidado para que não encoste em nada! Principalmente na carcaça (que é terra também).

Como estamos trabalhando com medidas muito pequenas, é usar instrumentos de boa procedência. Fazer esses ajustes com multímetros "ching-ling's" NÃO ROLA!!!!

Uma coisa que não foi citado logo de imediato e que muitos esquecem é a tensão de OFF-SET. Basicamente, é uma tensão de equilíbrio, que pode ter uma pequenina tensão residual, na saída do amplificador. Nesse caso, para medir essa tensão, é em paralelo com a saída do amplificador (sem carga e sem sinal). Deverá acusar 0V (ou no máximo +/-2mV). Acima disso é fuga ou defeito de algum estágio. Todo amplificador tem ajuste de Off-Set. Mas infelizmente nem todo ele tem o trimpot para esse ajuste (como é o caso desse IA-II. E o ajuste é feito alterando o valor de alguns resistores). Mas se os transistores tiverem casados em hfe (todos, desde o amp diferencial na entrada, amps de tensão, drivers e potência) ele já fica em equilíbrio imediatamente sem necessidade de efetuar esse ajuste.

Resumo:

Mas antes de qualquer coisa, prezar pela sua segurança.

Imediato, substituir TODOS os capacitores eletrolíticos SEM EXCEÇÃO!

Recomendo também substituir esses trimpots por outro modelo que seja fechado (mesma resistência), pois esses originais eu acho uma tremenda porcaria. Exemplo: http://www.soldafria.com.br/images/trimpot_CA14.jpg

Conferir todas as soldas e trilhas (que infelizmente essas placas de fenolite presentes nesses aparelhos são de Péssima qualidade!!!). Por isso o cuidado extremo na hora de remover as soldas para substituir os componentes.

Ligar o aparelho sem carga e sem sinal e direto na tomada.

Ajustar os trimpots de ajuste do bias para que tenha o valor mínimo de corrente (ou tensão entre os emissores dos transistores de potência).

Solde os fios nos emissores dos transistores de potência para facilitar na hora de mensurar a tensão entre eles. Tomando cuidado para não encostar em nada.

Faça o procedimento em um canal de cada vez e não tente ajustar logo de imediato (apenas diminua caso esteja alto demais). Respeite pelo menos 10 minutos para começar a ajustar. Se tentar ajustar com ele frio, é que nem trabalho de enxugar gelo. Vai ficar muito instável e no final não vai conseguir nada.

Depois dos 10 minutos, é que comece a ajustar até obter os valores conforme foi explicado acima. aguardar pelo menos mais 2 minutos até que estabilize. (É normal ficar instável no começo e talvez seja necessário refazer esse ajuste algumas vezes até conseguir estabilidade).

Depois que terminar é que faça o procedimento no outro canal. Se tudo ocorrer bem, já pode começar a usar.

Abs.
    Rubem Diego.

4. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    Prezado Rubem, muito obrigado pela aula.

5. blmn

blmn Usuário

Desde 28 Set 2005
    .
    Prezados Rubem e Ribeiro,

A distorção por "crossover" demanda, para seu ajuste ótimo, análise específica sobre o estágio de saída utilizado e os valores dos componentes agregados aos transistores de saída.

Valores diferentes de resistores de emissor poderão demandar para o melhor ajuste, nesse quesito, correntes de repouso diferentes.

Um ótimo texto que foca no assunto pode ser encontrado aqui: http://www.douglas-self.com/ampins/dipa/dipa.htm

Forte abraço,

6. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    Prezado blmn, obrigado pela dica.

7. Rubem Melo

Rubem Melo Usuário

Desde 7 Jul 2010
    Recife-PE, Brazil
    Prezado blmn,

No meu texto acima descrevo que os valores citados, era apenas um exemplo. Apenas uma orientação rápida como proceder no ajuste. Para diferentes valores desses resistores deverá ser calculado conforme expliquei acima, com os devidos cuidados sobre o circuito do amplificador.

Eu tenho o livro de Douglas Self.

Abs.

Rubem Diego.

8. justt

justt Usuário

3.172 2.596 802

Desde 25 Dez 2007
    SP
    eu tenho o IA-II & Manual

9. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    Caro justt, você poderia me enviar uma cópia digitalizada deste manual?

10. justt

justt Usuário

3.172 2.596 802

Desde 25 Dez 2007
    SP
    vo tirar as fotos

11. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    Agradeço e fico no aguardo
    Se precisar tenho vários manuais como cos gradientes: DD-1; DD-200Q; RC-II, e outros que vou verificar e relacionar

12. justt

justt Usuário

3.172 2.596 802

Desde 25 Dez 2007
    SP
    O Manual de 01 a 10
    IA-II (1).jpg IA-II (2).jpg IA-II (3).jpg IA-II (4).jpg IA-II (5).jpg IA-II (6).jpg IA-II (7).jpg IA-II (8).jpg IA-II (9).jpg IA-II (10).jpg

• 1
  13. justt

justt Usuário

3.172 2.596 802

Desde 25 Dez 2007
    SP
    O resto de 11 a 16
    IA-II (11).jpg IA-II (12).jpg IA-II (13).jpg IA-II (14).jpg IA-II (15).jpg IA-II (16).jpg

• 1
  14. Ribeiro Jr.

Ribeiro Jr. Usuário

Desde 13 Nov 2008
    FORTALEZA/CEARÁ/BRASIL
    Muito obrigado, caro justt!

15. ELG

ELG Usuário

98 44 12

Desde 16 Dez 2016
    Blumenau
    Olá a todos. POssuo esse amplificador ESOTECH IA II, e minha duvida é a seguinte, se o canal B das caixas está em paralelo com o A. No caso, tenho que usar necessariamente 4 caixas de 8 ohms ? (Não sei se é assim no IA II. No S95 é.) Grato.

16. justt

justt Usuário

3.172 2.596 802

Desde 25 Dez 2007
    SP
    sim, isso mesmo a impedancia minima é 4 ohms cada canal, para o maximo de potencia

• 1
  17. ELG

ELG Usuário

98 44 12

Desde 16 Dez 2016
    Blumenau
    Mais uma dúvida. É normal ao ligar e desligar, ter um leve barulho, como se ele estivesse "carregando" o transformador? Um leve "bzz" mas só ao apertar o botão. Mais uma dúvida: esse amplificador é potente demais (risos) moro em apto e não consigo passar do volume 2, é decepcionante não ver os leds piscando, não consigo dar volume suficiente. É possível alterar isso, para que acendam mesmo em volumes baixos?

18. josecarlos366

josecarlos366 Usuário

Desde 24 Mar 2008
    Santos/Sp/Brasil

O IAII não tem Super A, pesquisei isso antes de desenvolver as placas de saída para o Model 166, inclusive cheguei a comprar um IAII para me certificar disso.

19. josecarlos366

josecarlos366 Usuário

Desde 24 Mar 2008
    Santos/Sp/Brasil

Realmente qdo o cabo é um pouco mais grosso ele não entra nos bornes originais, aí é só vc apertar o botão e passar uma broquinha um pouco mais grossa do que o buraco original e está resolvido o seu problema, canso de fazer isso......

20. josecarlos366

josecarlos366 Usuário

Desde 24 Mar 2008
    Santos/Sp/Brasil

Se precisar de kit de capacitores de primeira linha eu tenho, EPCOS e YAGEO

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso