Anúncio do HT Forum

Gradiente Model 360

Discussão em 'Vintage' iniciada por getulio18, 12 Dez 2011.

1. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    Campos dos Goytacazes - RJ
    seguinte pessoal, comprei um Amplificador Gradiente Model 360, só estou esperando chegar pra mim, mas desde já queria opiniões sobre ele, dizem por aqui que se trata de uma "usina de graves", tirando isso, queria ouvir a respeito da qualidade dele.
    Grato, e ansioso para ele chegar!:D

2. Pogner

Pogner Usuário

349 112 88

Desde 28 Out 2006
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Trata-se de um amplificador extraordinário,como bem disse uma usina de graves,uma resistencia e potencia paquidérmicas,enfim um som de qualidade.Ele deve ser usado de preferencia com 4 caixas tipo torre com boa extensão de graves e médios e tweeters de domo. Para mim foi o melhor amplificador integrado produzido pela gradiente,além disso custa a dar defeito,quase eterno. Parabéns pela compra.

3. Old Maniac

Old Maniac Usuário

Desde 15 Ago 2010
    Rio De Janeiro - RJ
    O Model 360 Gradiente realmente e excelente. Som cheio, parrudo. Na minha opinião a linha Model 120/160/360 foram os integrados da Gradiente que mais agradaram meus ouvidos (y)

4. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    seguinte pessoal, excepcional aparelho, exceto que ao meu ver já foi bem mexido, então vou explicar o que observei:

o fusível dele está com a famosa ponte de fio soldado! não encontrei nem no esquema o valor desse fusível...se puderem, me passem o valor. o fusível fica na PCI-150

agora vamos a placa PCI-149...a do POWER...é uma lista

APARELHO ESQUEMA
    T211 - TIP42C 2SA968
    T212 - TIP41C 2SC2238
    T111 - TIP42C 2SA968
    T112 - TIP41C 2SC2238
    T215 - TIP32C 2SA818
    T205 - TIP31C 2SC1628
    T115 - TIP42C 2SA818
    T105 - TIP41C 2SC1628

PERGUNTO EU
    esses TIPs são adequados a esse circuito?
    são equivalentes dos originais?
    melhor colocar originais?

outra coisa, o C117 foi trocado de styroflex para CERÂMICO...:ataque:
    esse styroflex cujo valor é de 220pf vai ser terrível pra encontrar né?

aproveitando, pergunto quais são os transístores ORIGINAIS do model 360, eram fabricados pela Toshiba?

agora sim, parei de escrever!

Grato

Última edição: 12 Set 2016
  5. Rubem Melo

Rubem Melo Usuário

Desde 7 Jul 2010
    Recife-PE, Brazil
    Os TIP'S podem ser utilizados sim. São equivalentes dos originais.

Mas os originais são melhores, pois são componentes apropriados para utilização em áudio.

A bronca, é que esses transistores originais não existem mais para venda! E os que existem, são falsos!

O mesmo para os transistores de potência.

Portanto, para os pares T111 e T112 (T211 e T212 para o outro canal), pode deixar os TIP41C e TIP42C respectivamente, sem problemas.

Outro par que poderia usar seria os 2SC5248 e 2SA1964. Mas agora, estão mais difíceis de encontra-los originais. Assim como, a linha MJ.

Já os pares T105 e T115 (T205 e T215 para o outro canal), não precisava utilizar esses TIP's.

Até os pares BD139 e BD140 poderiam ser utilizados. Ou mesmo, os pares 2SC2240 e 2SA970 (usados no Model 166/246/366 e HAII) ou também os pares 2SD438 e 2SB560 ("dna" da Cygnus).

Mas se está funcionando perfeitamente, melhor não mexer. Pois ao meu ver, a utilização desses componentes não compromete significadamente a integridade do aparelho e nem a sua qualidade. (A não ser que esses TIP's sejam falsificados).

Caso queira efetuar um upgrade, aí a coisa muda. Pois existem outros transistores mais modernos e melhores do que esses TIP's. Mas além de exigir boa prática de eletrônica e experiência de amplificadores, o custo será um pouco alto. Mas isso já é outra discussão...

Quanto ao fusível desconhecido, se for da rede elétrica (entrada), ele é de 4A.

E quanto ao capacitor, o ideal é que tivesse o original styroflex. Mas o cerâmico não tem problema em usar.

Como os amigos citaram, parabéns pela aquisição! É um Senhor amplificador!

Se der para postar fotos... :)

6. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    obrigado pela resposta Rubem!

então vou deixá-lo assim mesmo, tá funcionando show de bola

o fusível não consta no esquema! vou colocar de 4A então

tentar achar o styroflex acho que é um caso perdido, então, vou deixar o cerâmico mesmo

agora as fotos, vou ficar devendo. não tenho câmera e acho que você não ia querer ver o que eu fiz no painel dele

é o seguinte, a serigrafia dele nos VUs estava BEM apagada, ai peguei fotos nítidas e fui refazendo com caneta de CDs...bom que agora dá pra ver...mas ficou grosseiro demais!

mas resumindo...é um EXCELENTE AMPLIFICADOR!
    e muito raro também, já que aqui mesmo no fórum tem pouco tópico sobre ele

7. begalli

begalli Begalli

Desde 22 Ago 2006
    SANTO ANDRÉ-SP
    Getulio,
    parabéns pela aquisição. Tenho um desses, dquirido usado em 1981, que funciona até hoje sem qualquer problema (evetualmente faço limpeza nos potenciometros).
    Utilizo com 4 caixas Master 220, turbinado por um Equalizador também da Gradiente (E-1C).
    Atualmente a fonte vem de um PC com placa Sound-Blaster Audigy, e não tenho do que me queixar.
    Também um uso LD player para reproduzir CDs, e os peiféricos complementares da época (CD-4000, CD-5500, Model 9, etc.
    Voce vai gostar.

Forte abraço

Alexandre

8. TullioBass

TullioBass Usuário

Desde 10 Jan 2012
    Belo Horizonte - MG
    Bom dia a todos!
    Sou novo por aqui e estou usando este tópico do final de 2011 para evitar abrir novo com mesmo assunto.
    Me apareceu um Model 360 por R$150 por estar com um canal queimado. Vale a pena o valor para posteriormente consertar este canal ou é melhor pagar R$300 num MODEL 1260 (S-106/S-126) funcionando e com serigrafia ok?

Desde já agradeço a todos!

9. Pogner

Pogner Usuário

349 112 88

Desde 28 Out 2006
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    O model 360 é um amplificador, dos melhores fabricados pela gradiente, já o 1260 é um receiver, e bem inferior, em todos os sentidos. Se estivesse no seu lugar ficaria com o 360 e mandaria consertar.

10. TullioBass

TullioBass Usuário

Desde 10 Jan 2012
    Belo Horizonte - MG
    Pogner, obrigado pela dica!
    Aproveitando que também é de BH, há algum lugar de confiança para consertá-lo por aqui?

11. Thiago Santos

Thiago Santos Usuário

Desde 19 Mar 2011
    belo horizonte
    te mandei mp

12. Pogner

Pogner Usuário

349 112 88

Desde 28 Out 2006
    Belo Horizonte/MG/Brasil
    Olha colega, aqui em BH eu consertava meus aparelhos vintage na som profissional na silviano brandão, que,infelizmente faliu. Sugiro 3 opções:
    1- JC Eletronicos,antiga foto lumen, no bairro planalto, telefone: 3495-1129
    2- Audio e video, na rua aquiles lobo 441, bairro floresta, telefone: 3275-3315
    3- Eletronica buritis, Av. Prof. Mário Werneck, 2459, telefone: 3377-2959.

13. TullioBass

TullioBass Usuário

Desde 10 Jan 2012
    Belo Horizonte - MG
    Valeu meu caro!
    Respondí por MP.

---------- Mensagem adicionada às 18:00 ---------- Mensagem anterior foi enviada às 17:55 ----------

Mais uma vez agradeço pela atenção e pelas dicas!

14. TullioBass

TullioBass Usuário

Desde 10 Jan 2012
    Belo Horizonte - MG
    Agradeço a ajuda de todos mas acredito que alguém leu meu post aqui e foi correndo na minha frente...
    Isso mesmo, infelizmente não conseguí o amplificador mas não desisito logo encontro outro, até melhor talvez, aqui em BH têm várias lojas mesmo...

Abraço!

15. begalli

begalli Begalli

Desde 22 Ago 2006
    SANTO ANDRÉ-SP
    Amigo Tulio,
    uma vez visitando uma loja de equipamentos de som usados da Rua dos Andradas em São Paulo, eu encontrei um tape deck de rolo AKAI GX-4000-DB, em condições péssimas.
    Os VUs estavam intactos, mas nada de knobs. O painel frontal estava ruim, e um dos prisioneiros dos carretéis e alguns potenciometros quebrados. Era uma carcaça mesmo... Perguntei ao dono da loja, e ele me informou que seriam R$ 30. Levei no ato. Gastei mais R$ 100,00 no Mercadolivre, comprando um GX-4000-D em mau estado, mas funcionando, e fiz pessoalmente a substituição de peças. Mais à frente, gastei mais R$ 70,00 em um painel de GX-4000-D, e consegui uma pessoa que modificou a serigrafia par GX-4000-DB (tem algumas diferenças, embora os rasgos e orifícios sejam idênticos). Hoje tenho um belo exemplar, que saiu por R$ 200,00, mais o prazer em traze-lo novamente à vida.
    Moral da história: um Model 360 não se perde, nem por R$ 300,00...
    É difícil, mas não impossível de se achar outro nessas condições.

Boa sorte.

Alexandre

16. TullioBass

TullioBass Usuário

Desde 10 Jan 2012
    Belo Horizonte - MG
    Begali,
    Muito obrigado pelas dicas e incentivo!
    Aqui em Belo Horizonte acha-se muitos aparelhos em lojas fisicas mas poucos anúncios, o que difilculta um pouca para quem não tem muito tempo para ir de loja em loja. Num sábado mais tranquilo saio a garimpar pela cidade e encontrando tesouros posto aqui para a galera do Forum.

Abraço, felicidades!

17. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    Boa noite amigos.
    Seguinte, acho que estou com problemas no CI 3083 que fica na placa PCI-149 ou nos pré drivers de um canal do 360. No caso de ser o CI, eu tenho dois aqui que encontrei milagrosamente nem lembro mais aonde. Mas, se forem os pré drivers, ai lascou, pois são 2SC1628y e 2SA818. O que ocorre é que tenho som normal na base deles, mas no emissor o som já sai rachado e consequentemente acaba sendo amplificado assim. No outro canal, que esta perfeito, na mesma situação eu tenho um som mais alto no emissor, o que é normal. Só que a base desses transistores vem do CA 3083, que é um grupo de 5 transistores. Ainda não testei, mas um dos dois tem que ser.

Grato, e aceito opiniões

18. MK Audio

MK Audio Usuário

Desde 8 Mar 2013
    corbélia parana brasil
    Veja como está a polarização desses transistores, se não está faltando alguma tensão. Caso eles estejam queimados é fácil achar substitutos até melhores que eles.

19. MK Audio

MK Audio Usuário

Desde 8 Mar 2013
    corbélia parana brasil
    Concordo contigo. Eu gostei muito do 160, o model 120 achei que tem o som meio sujo, talvez por causa do tipo de circuito que ele usa (semelhante aos receivers s125, s106). Se você tiver caixas mais hi-fi e uma fonte de sinal de áudio mais refinada ficaria melhor os da linha compo (166, 246, 366)

20. getulio18

getulio18 Getúlio Júnior

Desde 15 Out 2008
    Obrigado pela resposta MK Audio. VC sabe de cabeça os substitutos deles? Poderia usar ai BD139 e BD140? Fui tirar para testar e os pinos quebraram...

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso