Há vantagem em dar ganho em Db nas caixas ?

Discussão em 'Racks, Suportes, Acessórios, Decoração, Iluminação' iniciada por garam, 12 Jun 2005.

1. Ricardo Davino

Ricardo Davino Usuário

Desde 12 Set 2003
    Santana / São Paulo
    primeiro verifique se no set up do receiver se voce não selecionou as frontais com -10 Db, pois neste caso se justifica o ganho de 5,5 db, mas neste caso o valoar de R deveria ser o mesmo ou proximo deste.

Edson valeu pela dica ,

Agora ficou uma dúvida , pelo que vc me disse acima eu teria que deixar as caixas em 0 db antes da calibração automática é isto mesmo ou entendi errado !
    Um abraço

2. Ricardo Davino

Ricardo Davino Usuário

Desde 12 Set 2003
    Santana / São Paulo
    Edson ,

Mais uma coisa que esqueci de mencionar , vc acha interessante dar um pequeno ganho na central ou seria melhor deixar na mesma configuração das frontais R e L ???
    Novamente agradeço a dica .
    Um abraço

3. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas - SP
    Ricardo,

O proprio receiver se encarrega de fazer todos os ajustes, você não tem que fazer nada previamente.

As diferenças encontradas nos canais frontais podem ser explicadas pelo posicionamento. Se uma das caixas está próxima a uma parede e a outra não, por exemplo, a mais proxima possivelmente será atenuada enquanto que a outra possivelmente terá um ganho.

(y)

4. Dmaumau

Dmaumau Moving Forward

Desde 9 Out 2002
    Campinas - SP
    Quanto à central, SE você achar que depois dos ajustes os dialogos estão baixas, aí poderá dar um ganho de uns 2 dB, senão deixa como calibrado.

Em relação às surround, tendemos a achar que o som está baixo, mas na verdade nem sempre há sinal nesses canais. É um erro comum dar-lhes um ganho extra e desnecessário.

5. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Não, como o Mauricio disse o receiver calibra automaticamente, eu prefiro deixar as caixas frontais em 0 Db e apenas dar ganho ou atenuar os canais central e surround.
    Por este motivo eu prefiro a calibragem auditiva, pois regulo tudo da forma que me agrada.
    Já houve configurações onde tive que atenuar o canal central, tudo vai depender de suas caixas e seu receiver.

6. Ricardo Davino

Ricardo Davino Usuário

Desde 12 Set 2003
    Santana / São Paulo
    Valeu Mau e Edson ,

Vou calibrar conforme meu gosto pessoal , vou abaixar um pouco a central que ela ficou +7,0 db achei que ficou destoando em relaçao as 2 frontais .
    Valeu novamente .
    Um abraço

7. edson

edson Áudio & Vídeo Designer

Desde 23 Jun 2002
    Londrina - Pr
    Procure utilizar um disco onde haja uma interação entre os canais esquerdo+central+direito, como a corrida de Pod do Star Wars I ou nos Incriveis na cena onde a estilista mostra para a mulher elastica os novos uniformes ao apresentar o uniforme do flecha voce nota nitidamente o boneco se mover da esquerda para a direita passando pelo canal central, desta forma fica mais facil de sentir a alteração no volume uma vez que ao passar do som voce nota o volume e o mesmo devera ser identico nas tres caixas.

8. HeGo

HeGo Usuário

Desde 25 Mai 2005
    Colegas,

Recebi ontem o decibelímetro da HiSeg e já fui calibrar as caixas. Segui os procedimentos do DVE e usei o pink noise 5.1. Zerei todas as caixas, comecei pela esquerda e o master do meu Gradwood nas minhas caixas Philips ficou em 66 para dar os 75 db indicados. Fiz isso em todas e até que não ficou muito fora do que estava antes, exceto o sub, que tive que deixar em -5db. Quis fazer uma contra-prova e usei o tone-test do receiver, só que agora tive que reduzir o master porque o tone-test do receiver é mais alto. Ficou tudo certo até chegar o sub, que aí, para dar os 75 db, tive que deixar em +3 db. Agora ficou a dúvida: uso a calibragem indicada pelo DVE ou pelo receiver? Porque tanta diferença entre um e outro se as demais caixas continuaram equilibradas? Particularmente eu prefiro a calibragem que ficou com o receiver, com graves mais "vibrantes" e mais próxima do que estava antes.

9. Alexurso

Alexurso Scorpions Acoustica (The Best)

Desde 12 Nov 2004
    BH-MG-Brasil
    Eu também costumo deixar as Frontais e Central em 0 db e dar ganho cerca de pelo menos +1 db nas Surrounds.

O que vcs acham do Test Tone dos Receivers? Podemos confiar neste ajuste, apesar de eu saber que é bem simples?

10. Cleber Duarte

Cleber Duarte Usuário

Desde 30 Nov 2016
    Rio de janeiro

11. Cleber Duarte

Cleber Duarte Usuário

Desde 30 Nov 2016
    Rio de janeiro
    Boa noite a todos.
    Como disse meu home é o sony bdv e580, muito bom, porem tive a mesma sensação de muitos usuarios da linha Bdv de acharem o som baixo e so almentar a partir do 20.
    Desativei a atenuacao pra ver se melhora.
    Minha pergunta é, na configuracao das caixas onde se regula os db as caixas tem um limite de até +6 db pra todas elas, a maioria esta trabalhando em 0 ou 1db, tem problema se eu elevar todas a 4 db?
    Lembrando q busco potencia, ouço muita musica e video clipes.
    Quero robustes, sentir o grave tremer.

12. Dirceu Ximenes

Dirceu Ximenes Usuário Muito Ativo

Desde 6 Ago 2010
    Fortaleza/Ce/Br
    Rapaz como já foi dito antes, não adianta nada vc aumentar os ganhos por igual em todas as caixas, o resultado final será o mesmo, o uso da calibragem deve ser de forma individual para cada caixa com o propósito de deixar o som equilibrado e não mais potente, aconselho vc a comprar um sub para sanar a sua necessidade de graves.

Cleber Duarte agradeceu.
  13. Cleber Duarte

Cleber Duarte Usuário

Desde 30 Nov 2016
    Rio de janeiro
    Bom dia, primeirente obrigado.
    Entendi, eu estou super satisfeito com ele, acho q desativando a atenuação ja melhorou, ja consiho sentir volume nele a apartir de 8/9, eu so queria saber como extrair o maximo dele, e achei q com o ganho faria isso, achei q ele estava trabalhando tipo com o minimo.