Anúncio do HT Forum

HD externo pra filmes, quanto tempo dura? Vale a pena?

Discussão em 'Informática' iniciada por Kratos 2015, 9 Jan 2019.

1. Kratos 2015

Kratos 2015 Usuário

Desde 8 Jan 2015
    são paulo
    Anúncio do HT Forum
    Boa tarde amigos!

Estou pensando em vender minha coleção de filmes e guardar meu acervo de filmes em HDs externos de 2TB.

Mas tenho receio de daqui uns anos qdo eu for usar algum HD e o mesmo não funcionar mais.
    Daí eu perderei vários filmes.

Eu pretendo por os filmes no HD e deixar, não vou ficar apagando e pondo mais filmes.
    Mesmo assim tenho receio de perder os filmes futuramente.

Alguem sabe me dizer o tempo de vida de um HD externo?

Vale a pena o risco?

Existe algum HD diferente q dure muitos anos?

Ou existe outra forma de armazenar os filmes de uma forma mais segura??

Pensei em midia de blu-ray de 50gb, mas custa 12,00 cada. (E isso multiplicado por uns 1000 filmes ficaria caro)

Se alguem puder ajudar eu agradeço!

Abraço

2. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    vale sim
    faz o seguinte coloca hds internos e os externos como backup usando um aplicativo para sincronizar assim seu acervo ficara bem protegido
    obs: a organização em pastas melhora e facilita sincronizar o conteúdo mas nao crie muitas sub pastas para o programa nao se enrolar
    formate os hds e configure para que o Windows(se for o caso) reconheça como conteúdo de uso geral e em segurança usar o usuário todos para que nao atrapalhe o acesso ao conteudo

3. Kratos 2015

Kratos 2015 Usuário

Desde 8 Jan 2015
    são paulo
    Não entendi?

4. qwm

qwm Usuário

Desde 30 Set 2003
    K-pax
    Kratos, por experiência própria, notei que HDs externos que ficam conectados no pc 7/24 tem vida curta, já perdí alguns hdds de backup com isso, começam a dar problemas de reconhecimento e aos poucos não são mais acessados, isso aconteceu comigo com aqueles hdds externos de 3,5" com fonte externa, com os hdds externos de notebook USB 2 e USB 3. Agora apelei para um HDD SSD a mais ou menos 1 ano e por enquanto está de boas.

Se quiser usar um HD externo para backup, mantenha mais que 1, ou use um backup em nuvem como alternativa, não confia só nele não.

5. Teslax1000

Teslax1000 Usuário

Desde 28 Fev 2018
    Londrina
    Dura menos que um hd interno de pc/note, mas ainda assim se nao tiver azar, e pra durar no minimo uns 3 anos.

6. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    o que ocorre mais sao falhas na partição e permissões de pastas no caso de partições Windows e se usar o hd em mais de uma maquina como o hd vai estar no local sem ser transportado ele tem que durar mais tempo

7. Kratos 2015

Kratos 2015 Usuário

Desde 8 Jan 2015
    são paulo
    Valeu pessoal pelas opiniões.
    Realmente NÃO é confiável usar HD (interno/externo) pra guardar dezenas de filmes em FullHD e 4K, na esperança de poder ver novamente qdo quiser. Pois pra perder td é de uma hora pra outra.
    Vou gravar em mídias msm.

8. Zkyzytuz

Zkyzytuz Esganando Estátuas

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Eu prefiro armazenar em HD.

Basta respeitar a regra número 1 de armazenamento: BACKUP. Compre 2 HDs e mantenha todos os filmes em ambos. Pronto.

Baseado nisso, eu uso exclusivamente HDs para armazenar centenas de vídeos desde 2012 e afirmo que é bem melhor e mais prático que mídias, além de sair o mesmo custo ou até mais barato dependendo da durabilidade do HD (o que é questão de sorte). Hoje, tenho 2 HDs de 4TB exclusivos para filmes, sendo que anteriormente tinha 2 HDs de 2TB.

Meus argumentos:

1) Se eu fosse gravar 4TB de filmes em mídias BluRay de 25gb, precisaria de 160 mídias. Na na verdade, um pouco mais que isso pois na prática é muito difícil encher totalmente a mídia, então vamos considerar 20GB por mídia, seriam 200 mídias. A R$150 o pino de 25 mídias de primeira qualidade (R$6 cada), custaria cerca de R$1200. O preço para mídia de 50GB seria a mesma coisa (R$12 cada).

2) Um HD de 4TB custa cerca de R$550-600, metade do preço portanto.

3) Mas se o HD pode pifar, a mídia também, pois a mídia é relativamente frágil (pode riscar, quebrar, ou mesmo perder). Em qq caso, eu teria pelo menos 1 backup de cada filme. Nesse caso, o custo total de mídia sobe para R$2400 enquanto 2 HDs sobe para uns R$1200.

4) A durabilidade de um HD é sorte, pode pifar com apenas meses de uso, mas em geral é de pelo menos uns 5 anos. Como será usado apenas para ver filmes, esporadicamente, e não uso diário de desktop, pode durar bem mais. No meu caso, desde 2012, apenas 1 HD de 2TB pifou (em 2018, 6 anos de uso), substituí por um novo de 4TB e aproveitei para também trocar o outro de 2TB ainda bom por um novo de 4TB, deixando o antigo de 2TB para backups de outras coisas.

5) É muito mais prático e rápido achar o filme no HD do que em centenas de mídias, ainda que bem organizadas. E que ocupariam espaço ainda.

Por tudo isso, aboli as mídias completamente desde 2012.

• 4
  9. Teslax1000

Teslax1000 Usuário

Desde 28 Fev 2018
    Londrina
    midias fisicas, hd, etc, qualquer coisa tem risco de se perder, só que se são coisas que da pra baixar de novo, demora dependendo da quantidade que tinha? sim, mas sempre foi assim...

• 1
  10. pégaso

pégaso Asas Sem Limites!

4.205 1.355 736

Desde 18 Jun 2009
    SC, Brasil
    Esse HD vai ficar ligado direto? pq o que mais gasta HD é a leitura/escrita, um exemplo é o HD do meu notebook que que durou 7 anos, sendo usado direto baixando filmes, séries e animes.

11. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    pode ser que nao seja possível baixar novamente pois o local pode ter sido derrubado ou o site tenha sido encerrado

12. Kingfisher

Kingfisher Usuário

Desde 4 Mar 2006
    Porto Alegre
    É verdade, se forem filmes raros e ou antigos vc pode nunca mais ter a chance de baixar novamente.

13. Zkyzytuz

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    Exato. Muita coisa é bem difícil achar de novo.

14. Kingfisher

Kingfisher Usuário

Desde 4 Mar 2006
    Porto Alegre
    HDs são coisas meio complicadas.
    Eu já perdi dois com diferença de muitos anos entres eles, nem lembro mais a marca. O primeiro eu desliguei o pc a noite, depois de usar normalmente durante o dia e no dia seguinte ele não ligou mais, nem emitiu qualquer ruido.
    Deve ter morrido dormindo durante a noite, o felizardo. :D
    O segundo, sem emitir nenhum sinal de que tinha problemas, também acordou com aquele tic-tic da agulha, que te faz ter um arrepio na espinha, procurando lembrar quando vc fez o ultimo e necessário backup. :idiota:

15. Zkyzytuz

Desde 6 Jun 2005
    Juiz de Fora
    É isso mesmo.

Mas com os programas de sincronização, que inclusive podem fazer backup de forma automática por agendamento, não existe desculpa para não fazer backup hoje em dia.

Eu uso o FreeFileSync, simples de usar e muito bom.

https://freefilesync.org/

• 1
  16. pégaso

pégaso Asas Sem Limites!

4.205 1.355 736

Desde 18 Jun 2009
    SC, Brasil
    Nos meus (note do meu pai e meu note) começou a apresentar lentidão extrema, aí usei o CrystalDiskInfo e mostrou sinal amarelo e o fazendo a varredura de superfície no EaseUS Partition Master encontrou bad brocks, aí foi fazer o backup do que era importante, comprar outro HD e usar menos possível o Windows (comecei a usar um Linux via pendrive para preservar o HD). Mas todos eram HDs uso diário e só apresentaram problemas com mais de 7 anos de uso.

17. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    eu uso para sincronizar o SyncBackFree e funciona muito bem,possui agendamento e voce pode agrupar vários backups para serem iniciados de uma vez
    o que tem me enchido o saco sao as permissões de pasta por conectar o hd esterno em mais de uma maquina

18. Kratos 2015

Kratos 2015 Usuário

Desde 8 Jan 2015
    são paulo
    Talvez nao seja mais pratico q as midias. Pq se vc tiver 10 hds, pra procurar um filme nos 10 hds demora hein.
    E procurar nas midias numa caixa ou porta cd tbm demora.
    De qualquer modo o ideal é fazer um indice, seja com fotos ou nomes dos filmes e sua numeração pra poder encontrar rapido.

Não precisa comprar midias de 6,00. Eu uso midias de 3 e 4 reais (Ridata, TDK e Maxprint) e tem gravado e funcionado bem. Só nao posso afirmar daqui 5 anos se todas estarão funcionando, até msm pq comecei gravar blu-ray agora.

Agora as midias de 50gb realmente custam cara (12,00). Comparando com o hd externo e até mesmo com dezenas de blu-rays originais q paguei 15,00.

Pelas minhas contas, as midias de 25gb são o melhor custo beneficio. O problema é q tem muitos filmes q são maiores q 25gb (na verdade 23,3gb), daí pesa na conciencia ter q tirar um audio do filme ou até msm comprimir a imagem pra poder caber na midia de 25gb (23,3gb).

Eu acho q o hd tem muito mais chance de pifar do q uma midia. O hd se cair é 90% de chance q pife, ja a midia nem sempre q cai risca.

A midia pra quebrar tem q ser muito desastrado msm kkk. Ja pra riscar é mais facil, mas se tomar cuidado nao vai riscar. Ja o caso de perder é muito difícil.

Aí eu concordo com vc , se o hd for usado só pra ver filmes e de vez em quando, ja q se trata de filmes ja vistos, a tendencia é o hd durar muito mais.
    No meu caso eu deixaria um ou dois hds de 2tb pra por e tirar filmes, e os outros hds seriam pra guardar meu acervo. Ou seja esses hds de acervo eu só colocaria o filme la e pronto, nao ficaria apagando os filmes e trocando. Mas eu não faria backup nao. Pensa só, vou pegar um hd desse do acervo pra rever um filme de vez em quando, não é possivel q vai pifar rapido. Agora o hd q eu usar pra por os filmes q baixei e nao vi ainda, esses sim durariam menos tempo devido o fato de gravar e deletar continuamente.

Depende, achar um filme em um hd é facil. Mas eu nao teria apenas um hd, visto q meu gosto por filmes é bem variado e tbm tem q questão q saem muitos filmes novos mensalmente.
    Ja o espaço, sim, o hd ocupa menos. Mas as midias guardadas em um envelope nao ocupa muito espaço nao.
    Filmes originais nos estojos é q ocupam espaço imenso.

Midia acho q é muito mais dificil de riscar, quebrar e perder do q um hd.
    E quanto a baixar os filmes de novo, não da pra baixar td nao. Muitos links se quebram, sites fecham, e muitos filmes talvez nunca mais consiga baixar de novo.

Não. Então, eu usaria uns dois hds pra por filmes baixados q ainda nao assisti, os quais ficaria pondo filme e tirando. Ja os outros hds seriam pra usar como acervo, por apenas os filmes q eu gostei e q vou querer rever algum dia.

Exatamente, ja deixei de baixar alguns filmes pq os links estavam tudo off.

Ja perdi dois hds de 1tb cheio de filmes. Só q esses dois hds eu colocava filme, assistia, se nao gostava eu deletava. E assim sucessivamente. Por isso q pifaram eu acho.

kkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkkkkkk, É triste mas eu achei graça.

Bom pessoal, to pensando aqui...

O hd externo, se eu usar apenas com acervo, colocar filmes nele até encher e pronto.
    Usar ele de vez em quando qdo eu eu quiser rever algum filme.
    Será q msm assim ele pararia de funcionar um dia??
    Será q dessa forma de uso o hd duraria pra sempre???
    Não tem o pq pifar se só vai usar o bicho de vez em quando.
    Não emprestar pra ninguem, não ficar gravando e apagando filmes. Ficar ligando ele só pra colocar filmes até encher e depois guardar. Usar ele umas 20 vezes no ano.
    Afinal de contas não ficamos revendo tantos filmes durante o ano não é msm?

Ja a midia de blu-ray, se não emprestar, não riscar, e guardar no envelope de plastico e pegar um filme ou outro pra rever durante o ano... acredito eu q dure a vida toda.

19. sandrozc

sandrozc As leis existem, mas quem as aplica?

7.283 5.136 706

Desde 29 Set 2009
    Brasil
    Mudei para uma nova casa faz 5 anos... no quarto do meu filho, instalei um guarda-roupa embutido novo, e lá guardei as fotos antigas de família (mídia física = papel fotográfico) pré meio-digital...

Veio o maldito cupim (escondido) por baixo do piso, e acabou com tudo: Guarda-roupas, fotos e até cimento da parede... quando notamos os bandidinhos já era tarde demais...

Tristeza sem fim, muitas fotos que eu não tive o tempo de digitalizar.

Não tem jeito, tem que ter back-up do back-up... e olhe lá... se não tiver 3 back-ups dos dados...

20. Dennis

Dennis Team Cersei Moderador

Desde 21 Mai 2002
    MHO... discordo um pouco da questão "sorte" nos HDs... assim como ter backup é essencial, manter os HDs longe do calor e da poeira/sujeira é essencial... o que vejo de gabinetes e NAS socados num canto, no chão, dentro de armários, móveis... recobertos de poeira a temperatura ambiente de 40C... HDs parecem ser algo que as pessoas "compram e esquecem", mas enfim.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso