Anúncio do HT Forum

HDMI CEC e ARC: Conceitos e solução para alguns problemas de compatibilidade

Discussão em 'HTPCs, Media Centers e Streamers' iniciada por emeneses, 7 Jan 2012.

1. emeneses

emeneses Usuário

97 20 11

Desde 18 Out 2008
    São Paulo/SP/Brasil
    Recentemente adquiri alguns novos equipamentos (uma TV led Sony e um Playstation 3). Já possuía um media center (Tvix N1 Café). Ao pesquisar mais sobre esses equipamentos aprendi alguns recursos da conexão HDMI, como o ARC (audio return channel) e o CEC (consumer electronics control). Uma explicação mais detalhada pode ser amplamente encontrada pela internet, mas o resumo é:

ARC: permite que uma TV seja ligada a um home theater (ou outro equipamento compatível) e através de 1 só cabo hdmi a TV receba sinal de video do HT e envie a este o sinal de audio para que ele (o HT) reproduza.

CEC: permite que um equipamento controle outro através do cabo hdmi (aumento de volume, liga e desliga, etc).

Trocando em miúdos: ligo minha TV no HT (1 cabo hdmi 1.4) e meu Playstation na TV (cabo hdmi 1.3). O som do PS3, dos canais abertos, TV à cabo e qualquer outra coisa ligadas na TV saem pelo HT (via HDMI-ARC), controlo o volume do HT pelo controle remoto da TV, não é preciso alterar a entrada no HT e o audio é processado automaticamente de acordo com a fonte (DTS, PCM, etc), controlo todas as funções do PS3 pelo controle da TV (ligo, desligo, navego entre programas, Netflix, Bluray, pause, play, etc) e de quebra ligo todos os equipamentos com um toque (a TV liga o HT e o PS3 liga a TV e o HT). A configuração varia de acordo com a marca da TV e dos demais equipamentos, mas geralmente é muito fácil. Tudo lindo de se ver.

O problema ocorre quando algum equipamento "atrapalha" esta conversa (tanto o CEC quanto o ARC). Alguns equipamentos utilizam o pino responsável pelo CEC (pino 14) para sabe-se-lá-o-que, e o TVIX é um destes equipamentos. Ao ligar o TVIX no sistema tudo pára de funcionar. Este assunto já foi discutido no fórum do Clube do TVIX e existem 2 soluções para o problema:

1-) Construir um cabo especial como pino 14 desconectado (por volta de R$ 90,00 na Sta Ifigênia-São Paulo, feito com cabo vagabundo, diga-se de passagem);

2-) Utilizar uma fita isolante para cobrir o pino 14, e assim evitar o contato.

Adotei a 2ª solução e levei uns 10 minutos para acertar o tamanho e a posição da fita. Com um pouco de paciência a solução fica fácil e barata, além de não estragar o cabo. Utilizei um cabo sem-vergonha pois ele é bem curto e não notei nenhum problema com o sinal.

Ver anexo 66153 Ver anexo 66151 Ver anexo 66152

Logicamente o TVIX não compartilha das funções do HDMI-CEC, porém ele permanece ligado na TV e eu não preciso alterar nada no HT para que o som saia por este. Como eu levei alguns dias para achar a solução achei interessante compartilhar com os colegas. Depois que se começa a utilizar esses recursos não se quer voltar atrás, fica muito prático controlar tudo com apenas 1 controle e poder utilizar os equipamentos mesmo que incompatíveis,

Fica aí a dica.

• 12
  2. log4colorado

log4colorado Usuário

Desde 17 Jun 2009
    RS
    Cara, você postou a dica perfeita. Tive a maior decepção com o HT Sony que comprei e que não funcionava nem o ARC nem o CEC com minha led tb Sony. Fiquei muito p da vida e até liguei pra Sony e estava a fim de trocar por outro. O prolema era quando ligava meu azamérica HD na hdmi,mas demorei a descobrir que era ele que matava tudo. Fiz exatamente como nas fotos e tive sorte, pois acertei na primeira tentativa com a fita. Agradeço seu empenho e o complemento com as fotos, que são muito auto instrutivas. Abraço. Valeu.

3. mvlc

mvlc Usuário

Desde 30 Abr 2010
    rio de janeiro
    cheguei ao topico através do amigo log4colorado, e agradeço igualmente ao criador do topico ...

ainda n fiz, mas notei q dará certo, pois meu problema começou exatamente depois q coloquei o mesmo aparelho q vc. log4

abraços !!

4. Trancer_man

Trancer_man Usuário

Desde 15 Jul 2011
    CPS/SP/BR
    ótimo tópico e solução bem prática!!!
    se me perdoar vou passar esse tópico p frente assim q surgir um problema parecido.
    abraço!

5. nexz

nexz Usuário

1 0 0

Desde 2 Out 2012
    rio de janeiro
    ola emeneses cara gostaria de saber uma coisa eu tenho uma tv led da philips ela tem uma entrada hdmi arc porem ganhei um ht philco q tem saida hdmi mais ñ arc eu fazendo isso q vc mostrou no cabo sera q vou conseguir amplificar minha tv pelas caixas do ht ou ñ tem jeito mesmo terei de comprar um conversor audio digital x rca

6. rib.ale

rib.ale Usuário

8 0 1

Desde 24 Fev 2010
    Anchieta - SC
    Emeneses, muito lega sua dica, tentei a opção 2 de cobrir o contato com fita isolante mas não deu certo, ao cobrir o pino, a imagem do meu az-america s900 parou de ir para teve, olhei as pinagens do cabo HDMI na net e dizia que o contato responsável pela função CEC era o pino 13, tentei cobrir ele e também não deu certo, sera que estou fazendo algo errado?

Muito obrigado, abraços

7. fabricionaweb

fabricionaweb Usuário

Desde 28 Mar 2011
    Goiânia - GO
    Eu não consigo ver as imagens, elas nao carregam... tem algum outro mirror delas?

8. grilo0

grilo0 Usuário

1 0 0

Desde 12 Mar 2013
    Salto/SP
    Tive o mesmo problema com meu decoder, usei esta imagem [​IMG]e coloquei uma tira bem fina de fita isolante cobrindo o pino CEC e provavelmente o pino DDC ao lado dele. Problema resolvido. O CEC entre a TV, Blu-ray e home theater passou a funcionar perfeitamente.

9. masterlixp

masterlixp Usuário

Desde 3 Jul 2013
    areado/mg/brasil
    Era o que eu procurava a semanas. Vou tentar e postar. Obrigado

10. Trancer_man

Trancer_man Usuário

Desde 15 Jul 2011
    CPS/SP/BR
    apareceu um problema destes aqui com um media player Dyomate S9, acho q vou adotar essa tática eu lembrava do tópico, mas, não achei na hora q precisava.

agora apareceu.

• 1
  11. masterlixp

masterlixp Usuário

Desde 3 Jul 2013
    areado/mg/brasil
    Fiz ontem seguindo o conselho do emeneses . Deu tudo certo

12. Rainier

Rainier Usuário

Desde 15 Ago 2008
    Porto Velho - Rondônia
    Amigos,

Desculpem-me por "desencavar" esse tópico, mas já não sei mais o que fazer. Meu problema é o seguinte:

Tenho um receiver Onkyo RC 260 e uma TV Samsung 64" e gostaria de usar a função ARC qdo estivesse assistindo tv aberta ou usando o Netflix da smart tv. O problema é que a tv reconhece o receiver, inclusive aparece o nome na tela, mas não tenho o audio.
    Será que essa solução de isolar o pino funcionaria comigo???

13. masterlixp

masterlixp Usuário

Desde 3 Jul 2013
    areado/mg/brasil
    Irá funcionar sim

14. Stardust

Stardust Usuário

Desde 27 Dez 2007
    São Paulo
    Esse tópico é o máximo! Colocava um Duosat e o ARC parava... decidi por arrancar duma vez o pino de um cabo xing ling e pronto...

O que esses caras estão fazendo com esse pino esse aparelhos?!?

15. diego2012

diego2012 Usuário

Desde 20 Set 2012
    vitoria da conquista
    Pessoal comprei um home sony m3 e liguei sky/ps4/x1 td no receiver e liguei o hdmi arc na tv,percebi q a configuração de imagem é 1 pra tds,sendo q se quizer fazer uma calibração pra cada aparelho não pode,será q estou fazendo algo errado???

16. emeneses

emeneses Usuário

97 20 11

Desde 18 Out 2008
    São Paulo/SP/Brasil
    Postando novamente as fotos pois sumiram do Htforum.

• 2
  17. masterlixp

masterlixp Usuário

Desde 3 Jul 2013
    areado/mg/brasil
    Amigo tive o mesmo problema só isolar o pino e pronto

18. emeneses

emeneses Usuário

97 20 11

Desde 18 Out 2008
    São Paulo/SP/Brasil
    masterlixp, o que o Stardust quis dizer é que há um problema na construção de equipamentos e utilização deste pino por parte de alguns fabricantes e que atrapalham o usuário.

Minha suspeita é que o problema acontece por floating, ou seja, o pino fica enviando pulsos aleatórios e confundem o sistema. Já que eles não estão utilizando este pino, os fabricantes deveriam colocar uma proteção em seus equipamentos para impedir o floating.

19. Launier

Launier Usuário

Desde 3 Jun 2014
    CAW
    Galera, sou leigo no assunto e tenho algumas dúvidas que incluem esse CEC e ARC que acho que vocês podem me ajudar.

Vamos la:

1) Uma dúvida BÁSICA. Caso eu tenha um HT com 2 saídas hdmi e ligue assim:

1 saida no PS4
    1 saida no Duosat

E eu tenha a Samsung UN60FH6003AGXZD que possue somente 1 entrada HDMI.

Ai eu ligaria o HT(já com o PS4 + Duosat conectados) na única saida HDMI da TV, daria certo?

Outra, essa TV, pelo que li, não tem CEC nem ARC. Eu fazendo essa solução do post resolveria este problema??

Agradeço a atenção de todos.

20. jeffmath

jeffmath Usuário

1 1 0

Desde 22 Ago 2014
    presidente prudene - sp
    Azamarica S1005 ok. Gostaria de agradecer imensamente aos amigos do fórum pela solução aqui apresentada. Segui a solução do grilo0 e deu blza.

• 1
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso