Anúncio do HT Forum

HDTV em Brasília

Discussão em 'Recepção Local & Mercado' iniciada por GeraldoLMR, 22 Dez 2007.

1. vagnerrondon

vagnerrondon Usuário

Desde 28 Ago 2006
    Águas Claras/DF/Brasil
    Deixa eu contar uma historinha, a Globo nunca vai permitir que a NET transmita o sinal de outra praça pq ela simplesmente mataria os anunciantes locais, simples assim. É dar um tiro no próprio pé.

Esse é um dos motivos históricos que a NET não chegava em várias cidades grandes de vários estados, e até hoje, mesmo na Sky, a programação da Globo tem que ser a da Globo local, senão nada feito.

2. rdamatta

rdamatta Usuário

Desde 23 Dez 2005
    Brasília - DF
    Leia:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1164780&postcount=356

Vamos falar de HDTV...

3. vagnerrondon

vagnerrondon Usuário

Desde 28 Ago 2006
    Águas Claras/DF/Brasil
  4. ogava

ogava Usuário

Desde 12 Dez 2007
    registro/sp/brasil
    posso estar enganado mas quando tinha a directv li uma vez na internet que a maior briga era que pela lei se a globo liberar o sinal para a sky ela tinha que liberar para directv também afinal é um canal aberto, e para evitar da directv ter seu sinal a globo preferia nao deixar o sinal na sky também .

5. vagnerrondon

vagnerrondon Usuário

Desde 28 Ago 2006
    Águas Claras/DF/Brasil
    É mais ou menos assim : Se tiver Globo Local, tem que usar a local, em lugares aonde não existe Globo local pode usar o sinal nacional.

6. ronning_wild

ronning_wild Usuário

Desde 15 Fev 2008
    Brasília/DF/Brasil
    Mas isso deve ser política exclusiva da Globo, né? Pq a RedeTV transmite o sinal digital de SP na Net mesmo aqui tendo a Tv Brasilia como afiliada.

7. claudiozb

claudiozb Usuário

Desde 9 Jul 2006
    Brasília - DF
    Estou na mesma que o colega "Waine". Acho que só a Sky para salvar, mesmo que seja somente em 2009! :(

Acho que a torre "faraônica" não deve ficar pronta tão cedo. Ainda nem sequer lançaram o edital de licitação.

Quem sabe um pouco de "pressão" não ajuda: ;)
    e-mail do Governador Arruda: governador@buriti.df.gov.br
    e-mail do Secretário de Obras Márcio Edvandro: obrasgal@gmail.com

Eu mandei um e-mail pedindo informações sobre o edital. Além disso, informei que existe um fórum que está discutindo o assunto. Quem sabe não os interessaria dar uma olhada.

Não custa tentar.:p

8. vagnerrondon

vagnerrondon Usuário

Desde 28 Ago 2006
    Águas Claras/DF/Brasil
    É verdade, a diferença é que a "RedeTV" não é tão rede assim. Essa exigência é parte do contrato da Globo para disponibilizar o sinal.

9. ze1berto

ze1berto Usuário

111 39 1

Desde 17 Jun 2008
    Brasília/DF/Brasil
    Pessoal, não precisa torre nova, já temos TVD em Brasília, a TV Justiça já transmite, a torre é importante a longo prazo, no curto prazo as TVs podem sim transmitir de outros lugares e vão fazê-lo. É preciso primeiro a autorização do Ministério para o início das transmissões, daí o resto se encaminha, essa questão da torre acho que é desculpa.

[]s

10. malucodf

malucodf Usuário

Desde 29 Dez 2007
    Bsb, DF
    A TV Anhanguera, de Goiânia, que é somente afiliada da Globo, iniciará sua transmissão no dia 28 de julho.

11. filipeaqui

filipeaqui Usuário

Desde 13 Abr 2008
    Brasil
    Ainda acho que a Sky vai chegar matando, surpreendendo todo mundo com 13587021 canais HD de um dia pro outro e dando receptor HD de graça pra assinante :D :D :D :D

À espera de um milagre :D

12. mauricio mariano

mauricio mariano Usuário

Desde 10 Jul 2007
    Brasília - DF
    Saiu hoje no Correio Braziliense:

NFRA-ESTRUTURA
    Torre atrasa TV digital no DF

Implantação do novo sistema de transmissão depende de projeto encomendado a Niemeyer que custará, no total, cerca de R$ 40 milhões
    Luís Osvaldo Grossmann

Os brasilienses capazes de fazer o investimento poderão, com alguma sorte, experimentar a televisão digital a partir de janeiro de 2009. Pelo cronograma oficial do Ministério das Comunicações, isso significa que o sinal estará disponível um ano antes do prazo, ainda que em caráter experimental. Para as emissoras de televisão, porém, trata-se de um atraso.

“Nossa previsão era estar com o sinal no ar agora, talvez desde maio. Até se chegou a pensar em ter Brasília antes de Belo Horizonte, que entrou no ar em abril. Com os novos planos do governo do Distrito Federal, houve um atraso nesse projeto. Mas entre janeiro e fevereiro devemos ter alguma transmissão”, explica o diretor de uma das cinco maiores emissoras privadas da capital.

Aquela sorte, além dos reais necessários, depende justamente dos planos do GDF. Até o ano passado, a discussão era apenas entre as televisões, num acerto único no país: aqui Band, Brasília, Globo, Record e SBT se uniram num condomínio para comprar um terreno e erguerem juntas uma nova torre, pois a antiga, no coração da capital, está saturada. Por recomendação da Agência Nacional de Telecomunicações, ela ficará na região do Colorado/Taquari.

O governador José Roberto Arruda percebeu, no entanto, estar diante da oportunidade de erguer um novo monumento na cidade. Contratou o escritório de Oscar Niemeyer, e o próprio arquiteto, por R$ 2 milhões, riscou as linhas do projeto. Com 120 metros, essa torre vai suportar uma estrutura metálica de 50 metros, sobre a qual estará a antena propriamente dita (outros 12 metros), que será importada pelas emissoras por cerca de US$ 2,5 milhões.

Numa estimativa informal da Terracap, que toca o projeto no GDF, colocar de pé o desenho de Niemeyer vai custar aos contribuintes entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões. “O valor exato ainda depende dos estudos da Novacap, que está preparando o edital para licitar a obra, mas deve ficar nesse intervalo”, explica a diretora técnica da Terracap, Ivelise Longhi.

O plano é que o dinheiro seja devolvido ao longo dos anos com o pagamento de uma taxa de uso pelas emissoras de tevê. “Estávamos procurando um investidor e apareceu o governo, que vai alugar para as emissoras e ainda explorar o turismo”, diz o diretor geral do grupo Bandeirantes em Brasília, Flávio Lara Resende, que preside a Associação dos Veículos de Comunicação do DF.

A Band quer colocar o sinal experimental no ar ainda em dezembro, mas a preocupação não se dá pela transmissão em si, mas com o preço da antena. “Há uma isenção de imposto (ICMS) para a importação dos equipamentos da TV digital, mas ela só vale até 31 de dezembro. Precisamos da torre pronta para trazermos a antena antes disso, ou esse prazo terá que ser prorrogado”, explica Resende.

Ninguém duvida, porém, que a transmissão digital será oficialmente inaugurada em 21 de abril, aniversário de Brasília. Difícil é saber quantos vão assisti-la. Televisores que já vêm com os conversores custam pelo menos R$ 6 mil. Mesmo quem investir apenas no conversor terá que desembolsar no mínimo R$ 500, o que ajuda a entender por que esse mercado ainda é pequeno.

13. rdamatta

rdamatta Usuário

Desde 23 Dez 2005
    Brasília - DF
    Alguém aqui de Brasília já tentou HDTV via parabólica ?

14. fabim luiz

fabim luiz Usuário

Desde 29 Jun 2008
    Brasil
    Eu uso 4 parabólicas no meu telhado, uma de Tela de 2 mt apontada para o satélite C2 que está substituindo o antigo B4, uma de 1,5 mt de chapa apontada para o B3, e duas da extinta Directv uma com Bi apontamento para o Estrela do Sul junto com Amazonas e a outra apontada para o Telstar 12 todos eles com um TELESYSTEM 1.2 de busca cega com canais Digitais do Brasil e do Mundo, tô bem acostumado com imagem e som digitais da mesma qualidade da Sky por exemplo, e muitas vezes até melhor como por exemplo os canais Globosat que na minha opinião não tem imagem tão boa assim, por isso a minha vontade de ter a TV Digital não é tão grande assim, mas sei que não são muito os que têm esse material em casa, mas se por exemplo, as pessoas que possuem parabólica, e que são muitos, adquirirem um receptor digital que custa em torno de 200 a 300 reais, as vezes menos, eles poderão ter acesso a vários canais do sistema digital por satélite que estão FTA (Free To Air = Grátis para ir ao ar) hoje tirando a Rede Globo que não libera o sinal nem a pau com desculpas ridículas que não convencem ninguém, porque no dia que ela liberar, aí adeus sistema analógico. Eu recomendo para quem tem uma graninha para gastar e adquirir um sistema digital, agente assiste várias afiliadas de Bands, Records, Sbt's e Rede Tvs de todo o Brasil, e com imagem digital.

Porém para assistir no sistema HDTV, é preciso um receptor que aceite outra comprensão de imagem o que não compensa muito pois são poucos canais que já utilizam esse sistema e o dito conversor ainda é muito caro. Mas a atual imagem DVB funciona muito bem, pelo menos pra mim

Em relação à Hdtv de Brasilia, o fato é que vai demorar mesmo, a princípio serão poucos a utilizar, não esperem um lançamento antes de abril do ano que vem, e pode ter certeza, muitos lugares ficarão com recepção limitada, principalmente os que residem longe do Colorado, isso é fato, eles querem cobertura a princípio para quem pode pagar pelo sistema, que é a região central depois entrarão as repetidoras para cidades como o Gama que tem repetidoras de emissoras como a TV Brasilia, pois o sinal da torre de Tv lá é horrível. Eu moro no final do Recanto das Emas e sei muito bem que vou ter meu sinal comprometido, já é assim hoje no analógico tanto que 80% da população usa parabólicas, tal qual é ruim a recepção hoje. Tô bem desanimado com esse sinal digital, espero estar totalmente errado mas pelo pouco que vejo...

15. rdamatta

rdamatta Usuário

Desde 23 Dez 2005
    Brasília - DF
    Cara, bacana sua resposta !! Essas 4 antenas estão ligadas em um único receptor ?

O Zimwell, que todo mundo fala, não dá a opção de receber todos estes satélites que você citou + o sinal HDTV ?

Tem algum site que você indicaria para quem está começando ?

Abraço !

16. GeraldoLMR

GeraldoLMR The Mighty Tomcat - MEOW !!!

Desde 27 Ago 2005
    Brasília/DF
    Eu já desencanei desse negócio de HDTV por agora. Muita água ainda vai rolar por baixo dessa ponte. TV digital só para 2009 mesmo, com sorte.

Desanimei. O negócio é curtir os BD mesmo, torcendo para que eles baixem um pouco mais de preço e curtir a Sky, fingindo que TV É ISSO !!!

Geraldo.

17. sanddf

sanddf Usuário

2.790 3.661 728

Desde 16 Fev 2008
    Brasilia
    Agora ferrou de vez. O que era pra ser a construção de uma simples antena de tv digital acabou virando um obra monumental que será inaugurada somente no aniversário de Brasília em 2009, com o objetivo claro de render dividendos políticos para o governo local. A torre de tv virou caso de políticagem, como sempre acontece aqui. Enquanto esperamos mais esse absurdo, o restante do Brasil vai progredindo e assistindo a tv digital em casa, nos celulares, nos notebooks, etc...

18. vagnerrondon

vagnerrondon Usuário

Desde 28 Ago 2006
    Águas Claras/DF/Brasil
    Já estava ferrado desde março, não foi agora não.... :choro::choro::choro:

Apesar de concordar com a construção da torre e ficar triste com a demora do sinal digital, só acho que ela está atrasada a mais de ano, era algo que já deveria estar pronta no final do ano passado.

Minha esperança é que a NET pare de cobrar pelo decoder HD.
    Isso é que é um absurdo, ter que pagar por um aparelho que nunca vai ser meu já que é comodato e só serve para ser usado pela NET e ainda pagar mais pelo sinal HD de 3 canais.

19. Rick_DF

Rick_DF Usuário

Desde 29 Mar 2006
    Brasília/DF
    Eu já desencanei também.
    O que ficou bom, é que com a instalação de antena UHF descobrimos muitos canais que antes nem sabia que existiam.
    Não vamos falar de conteúdo, mas abriu-se um leque variado.
    E, quando chegar o HDTV, a antena já estará instalada, o set-top box já estará mais barato, e quem sabe com o Ginga.

Conforme vagnerrondon comentou: Pagar por um equipamento que jamais será meu e só serve na NET, pagar mensalidade para assistir 3 canais, que nem sei se vão abrir para Brasília sem a respectiva TV aberta - Net - Eu fora.

20. rafael_netto

rafael_netto Voltando ao forum

Desde 23 Abr 2005
    Rio de Janeiro/RJ
    Não tem a ver diretamente com HDTV mas...

Vejo que esse problema do "desconhecimento do UHF" é nacional. Aqui no Rio acontece a mesma coisa. Os jornais só publicam a programação dos canais VHF, inclusive a MTV, que sempre foi aberta desde sua inauguração em 1990, aparece nas colunas que falam de "tv por assinatura"... Por que será que os meios de comunicação nunca lembram que existem canais UHF?

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso