Anúncio do HT Forum

HDTV em Cabreúva e Região!

Discussão em 'Recepção Local & Mercado' iniciada por José Luiz Negreiros, 17 Fev 2009.

1. José Luiz Negreiros

José Luiz Negreiros Usuário

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Estimados amigos de Cabreúva, Itupeva e região!
    Desde novembro, estou sintonizando a EPTV HD, de Campinas. As transmissões oficiais começaram em dezembro.
    Moro em uma região alta de Cabreúva (Vilarejo).
    A dica geral para sintonia é simples.
    Se você pega bem o Canal 12 (EPTV Campinas) e os canais UHF analógicos de Campinas (21, 23, 32, 36), certamente você obterá um bom sinal da EPTV HD.
    Com relação a São Paulo, a sintonia é mais difícil, mas não é impossível.
    Tente sintonizar, em UHF, os canais analógicos 16, 23 e 32. Se você conseguir um sinal razoável, a possibilidade de pegar a Record HD e a Cultura Digital (não tem HD) é muito grande.
    Os equipamentos de que disponho hoje são:

TV LCD AOC 37"
    Conversor Proview XPS 1000
    Antena Proeletronic 1040

Obs.: Usar booster é um recurso muito complicado. Em minha região, temos interferências intermitentes. Ora funcionará bem, ora não.
    Não recomendo booster para a região do Vilarejo, Cabreúva.
    Com o conjunto acima, estou pegando a Record HD sem booster.
    Seguindo orientação do Fórum estou adquirindo um conversor digital Aiko, para ver se consigo uma maior estabilidade do sinal.
    Assim que tiver este equipamento, vou reportar a vocês.
    Sobre a colocação de antena, é importante buscar a posição mais alta em sua residência.
    Assim que tiver mais detalhes, reportarei a vocês.
    Sucesso!:aplauso:

• 1
  2. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Estimados amigos de Cabreúva e região!
    Devo receber o conversor Aiko até o final desta semana e farei o teste, para ver se o bichinho é melhor mesmo que o Proview XPS 1000.
    Um dado importante para captar sinais em HD em nossa região são os ventos, comuns por estas plagas (Nossa Senhora!, às vezes eu me esqueço do ambiente e volto à sala de aula). As antenas para recepção de sinal UHF HD são muito seletivas e direcionais. No nosso caso, estou usando a Proeletronic 1040, que, sem dúvida, é a mais sensível e melhor delas. No entanto, qualquer oscilação na antena redunda em uma queda rápida do sinal da emissora HD. Minha sanha em conhecer o desempenho do conversor digital Aiko vem das informações dos colegas do Fórum, que entendem muito do assunto. Porém, quero crer, que as quedas de sinal da EPTV HD em casa são motivadas pelos ventos, às vezes uivantes, da Serra do Japi. O Jonas Negreiros, aqui do Fórum, um experto do assunto, ensinou-me que, quanto mais distante a antena receptora da emissora, mas crítica é a recepção. Uma das alternativas apresentadas pelo Jonas é substituir as telhas de barro, convencionais, por telhas de vidro, que permitem a passagem de luz e do sinal. Fiz o teste em colocar a antena Proeletronic no forro, e a perda de sinal, não significativa para os canais analógicos em UHF, foi suficiente para comprometer a recepção da EPTV HD.
    Como nosso objetivo é pegar a Band ou Globo São Paulo, estamos envolvidos nos esforços de testar o conversor digital Aiko e aguardar as telhas de vidro da casa de materiais de construção aqui perto. O serviço com telha de vidro não é barato. Cada uma deve custar uns 10,00. Tudo para ver futebol em HDTV, pelo amor de Deus! Ah, sim! O Carnaval do Anhembi, em São Paulo, será em SD para os telespectadores pouco privilegiados na nossa querida região de Campinas. HDTV de verdade já!:aplauso:

• 1
  3. _RYO_

_RYO_ Usuário

Desde 31 Ago 2005
    Cabreuva/SP
    Excelente iniciativa Caetano, eu tenho a HDTV, estou aguardando a sky começar algo......haja paciencia rs.
    Mas estamos ai para prestigiar o amigo, e caso voce pegue algo de hd de sampa acho que nao aguento esperar pela sky (rs).

4. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário

6.511 2.336 681

Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Oi, Guerreiro!

Grato pela citação.

O relato sobre aumento de falhas em HD é compreensível. Se a emissora transmite um único programa em SD, a energia do transmissor concentra-se numa faixa estreita e o alcance da transmissão aumenta.

Durante uma transmissão em HD, pelo aumento de dados a serem transmitidos, há um espalhamento da energia irradiante num canal mais largo. Logo, a "densidade energética" do sinal diminui, a taxa de falhas de dados aumenta e as interrupções também.

A única saída para o problema seria o aumento de potência do transmissor nessa condição. Considerar que, mesmo em HD, a faixa não é totalmente explorada. O SBTVD tem capacidade de transmissão para dois programas HD simultâneos.

Acontece que as emissoras digitais estão cautelosas, devido a problemas técnicos, pois elas devem evitar interferências aos canais analógicos vizinhos.

Há também aspectos comerciais, isto é, invadir a praia de outras emissoras afiliadas.

Até o fim de 2009 todas as Capitais estarão transmitindo digital.
    A partir desse ponto vem um dilema: ampliar a rede digital para o interior ou aumentar a potência das emissoras existentes.

A crise mundial, fato novo nesse processo, poderá retardar o avanço da TV digital. Vai faltar grana na publicidade. O processo de transição é moroso, mas tende a melhorar.

• 2
  5. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Vamos às notícias, que estão meio devagar, graças à empresa do RJ, que me vendeu o conversor digital Aiko em 17/02 e não o entregou até hoje! Por questões éticas, não vou citar o nome, mas vou dar a dica. O nome dela ....................... não combina com "Entrega Difícil". Como vocês sacam rapidamente as coisas, já descobriram o nome da dita cuja. Pois bem, meu conversor, em vez de vir para Cabreúva está em Holambra-SP, que fica a cerca de 75km daqui...
    De qualquer maneira, o conversor deve chegar brevemente, e faremos o teste com a máquina o mais rapidamente possível.
    O Jonas Negreiros nos sugeriu, como altenativa para solução do problema de movimento da antena Proeletronic 1040, graças aos nossos ventos uivantes da Serra do Japi, que fixemos o corpo dela com linha de pescar, amarrando-a no madeiramento do telhado da casa.
    Nosso amigo Antonio, que está virando um antenista de primeira, informou-me que o movimento da antena, quando ocorrem os ventos, é horizontal e não vertical, o que nos dá boa esperança de que com a amarração do corpo da antena no madeiramento do forro terá pleno êxito.
    Posso informar, também, que, mesmo com os ventos, a incidência de queda de sinal da EPTV HD, sobretudo em 16:9, em casa caiu significativamnente. Não sei dizer a razão, pois as condições da antena não mudaram nada. Como foi informado, o sinal da EPTV HD em Cabreúva é um presente da natureza, não dá para saber se a calibração do sinal da emissora mudou ou não.
    Estimados amigos do Fórum. Nesta semana, devo fazer testes com o renomado Aiko. Minha dúvida cruel é saber se o bichinho é mais sensível que Proview XPS 1000, para pegar as emissoras digitais de São Paulo, além da Record e da Cultura, que a gente já pega.
    Futebol em HDTV já, pelo amor de Deus!:aplauso:

• 1
  6. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Estimados amigos de Cabreúva e região. Nesta terça-feira, 03/03, no final da tarde, finalmente recebi o Aiko HD 1018.
    A experiência que fiz à noite, em casa, foi fascinante. Ainda que estivesse ventando muito, acompanhei a programação da EPTV HD por 2h30min (programas em HD, SD e HD), e o sinal não caiu uma vez sequer! Fantástico, parecia uma recepção de sinal analógico!
    O Aiko é um aparelho robusto (até demais), oferece excelentes recursos, com um EPG eficiente (informa o programa que está no ar, o horário em que vai acabar e anuncia o próximo programa com o horário previsto de entrada). O Aiko sintoniza os sinais fixos e móveis juntos (ou um dos dois, como o usuário quiser).
    Não tiro o mérito do Proview XPS 1000. Concluí, no teste de ontem e de hoje de manhã, que o Aiko é mais adequado para captar sinais de longa distância, com condições perturbadora de ventos. O Proview XPS 1000, quero crer, irá melhor em recepções locais e de média distância.
    Agora posso entregar o nome da vendedora do Aiko HD 1810, que me forneceu o aparelho. É a comprafacil.com, do Rio de Janeiro. O preço do aparelho é, ainda, 298,00, mais a postagem para Cabreúva, via Correios, de 32,00. Somando tudo, dá 330,00, que podem ser pagos em 10 parcelas de 33,00 no cartão de crédito. Segundo o shoppinguol.com.br, o preço da comprafacil.com é o melhor. Há gente que o oferte por até 499,00.
    Agora, falta aguarda a visita do Jonas Negreiros, companheiro do HT, que irá nos ajudar a pegar as emissoras de São Paulo (pegamos a Record e Cultura hoje), na esperança de que o trambolhão opere algum milagre, afinal FUTEBOL EM SD NÃO DÁ. FUTEBOL EM HDTV JÁ!:aplauso:

• 2
  7. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário

6.511 2.336 681

Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Oi, Guerreiro!

Já li o comentário de alguns colegas sobre o "efeito placebo".
    Se os cortes da recepção diminuiram, isto é uma prova da superioridade do AIKO.

Quanto a melhora do sinal, há o lado subjetivo e objetivo.

Quando o sinal começa a piorar, os circuitos de qualquer conversor partem para a "interpolação", uma espécie de "maquiagem", quando as últimas imagens recebidas são misturadas com as anteriores. Iso mantém a continuidade da recepção, mas provoca uma queda na resolução final.

A percepção do efeito "interpolação" é subjetiva e pode ser afetada pela emoção do telespectador (psico-óptica).

A indicação objetiva (quantificada) dependeria da indicação de "taxa de falhas". Pena que nenhum conversor, além da indicação da intensidade do sinal, indique tal medida. Essa taxa aumenta com a atenuação do sinal e interferências somadas.

Taxas de falhas leves são bem contornadas: há uma "porção redundante" (repetição de dados) nas transmissões digitais e existem algorítmos no software dos conversores que ajudam a recuperar o sinal verdadeiro.

Conforme os erros aumentam, a imagem vai ficando mais "lisa" até o momento que trava.

Vamos dar uma olhada no resultado assim que pudermos.

Jonas

• 1
  8. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Estimados amigos de Cabreúva, Itupeva e região!
    Neste último domingo, 08/03, auxiliado pelo Jonas Negreiros, também forista do HT, e pelo Antonio, foram feitas todas as tentativas possíveis, no sentido de captarmos mais emissoras de São Paulo, que estão transmitindo sinal digital.
    Com auxílio de equipamentos de laboratório, fizemos uma série de tentativas, buscando o citado objetivo. O Jonas, inclusive, trouxe uma antena UHF, com refletor semelhante ao de uma parabólica, para testes objetivos.
    Primeiramente foram checados, com instrumentos de laboratório, os sinais analógicos, vindos da região de Campinas. Existem vários canais análogos em UHF de Campinas, conflitando com os canais digitais de São Paulo.
    O Jonas Negreiros observou que os sinais UHF de Campinas são muito fortes, praticamente frustrando a possibilidade de captar sinais digitais de São Paulo.
    Feito o teste com a antena com refletor, virada naturalmente para São Paulo, na melhor posição possível, pegamos apenas a Record HD. Soubemos que a Cultura digital de São Paulo reduziu seu sinal, fato explicativo para não a termos pegado ontem.
    Os canais antagonistas de Campinas conflitam mesmo com o de São Paulo. O curioso era observar a luta do conversor Aiko HD 1018 brigando para sintonizar o 18, 23, 28 e 29, mas, infelizmente, nada... O Jonas concluiu que a Serra do Japi, que forma um paredão natural em nosso bairro, distante cerca de quatro quilômetros de nossa antena, poderia estar refletindo o sinal de Campinas, fazendo que o mesmo entrasse pela frente da antena com refletor. Daí, o resultado infeliz. Depois, fizemos o mesmo teste com antena Proeletronic (indiscutivelmente a melhor já usada), virada para São Paulo, e somente pegamos a Record HD. Lembrem-se de que é proibitivo usar "booster" em nossa região, graças às interferências intermitentes, terríveis para sintonizar qualquer coisa com "booster".
    Então, voltamos a antena, agora direcionada para Campinas com auxílio de equipamentos de laboratório, e obtivemos o sinal e qualidade da EPTV HD em 99%, conforme indicação do sintonizador do Aiko HD 1018.
    Estimados amigos, confirmada a informação de que o futuro canal digital da TV Brasil, de Campinas (afiliada do SBT), será operado no 28, podemos, quero crer, tirar nosso cavalo da chuva, pois temos um antagonista poderoso, em Jundiaí, o 28 analógico da TV Record, que gerará um conflito nas mesmas proporções. Temo, até, pelos amigos de Campinas, que poderão ter, também, interferências do canal 28 analógico da TV Record, de Jundiaí.
    Sobre os conversores, feitas as verificações técnicas, o Aiko HD 1018 tem um AGC mais poderoso que o Proview XPS 1000. Os ventos fazem com que haja oscilação na antena, fenômeno acusado nos equipamentos de laboratório utilizados na pesquisa ontem. O AIKO HD 1018 corrige facilmente o problema, tanto que o sinal não cai de jeito nenhum com o bichão. O Proview XPS 1000 é menos competente no quesito AGC. O Jonas crê que o Proview será eficiente em Cabreúva, sobretudo nos bairros próximos à Serra do Japi, se a antena for devidamente imobilizada, evitando-se, assim, as oscilações pelos ventos.
    Com relação à sensibilidade, porém, o XPS 1000 e o HD 1018 se equivalem.
    O Proview XPS 1000 é um bom conversor, mas o Aiko HD 1018 é melhor no quesito AGC (Controle Automático de Ganho).
    Acompanhem as novidades tecnológicas do Jonas Negreiros, aqui no fórum, ou no blog dele http://sbtvd.anadigi.zip.net
    De nossa parte, ficou a certeza de que temos, hoje, uma sintonia robusta da EPTV HD. Infelizmente com futebol em SD, até quando, até quando? Contamos com o pioneirismo e a dedicação de sempre dos profissionais da EPTV HD que, certamente, tudo farão para proporcionar a nós, pioneiros da HDTV, o maior espetáculo de entretenimento do mundo atualmente (não tenho dúvidas), gerando para os seus milhares de telespectadores antenados em HDTV o melhor do futebol brasileiro em HDTV. Pelo amor de Deus!:aplauso:

• 1
  9. juca.mora

juca.mora Usuário

Desde 17 Jan 2008
    Campinas
    excelente trabalho ai em cabreuva, segue alguns comentarios:
    - relevo eh mais importante que proximidade e com relevo quase plano depois da serra do japi, e estando mais afastado, em indaiatuba e regioes no entorno da rodovia dos bandeirantes em campinas eh possivel sintonizar mais canais de sampa.
    - o 28 de jundiai nao interfere em campinas, o sbt 28 digital eh o que chega mais forte em cps
    - eh possivel sintonizar tbem o 31 mtv, o 24 cultura e o 29 redetv; o 20 record foi o que mais tive dificuldades
    - o 23 e o 18 nao entram de forma alguma, as retransmissoras analogicas locais sao muito fortes
    - o melhor receptor para sinais fracos parece ser o semp toshiba, melhor sensibilidade do sintonizador (que eh da marca sharp) embora apresente uma serie de problemas (ver topico na seçao hardware)
    - os testes que fiz foi no pq jambeiro na parte mais alta usando um mastro de 6 metros, para ter estabilidade de sinal, precisa de pelo menos 9 metros
    - usei a proeletronic sem booster (com booster piora, amplifica os analogicos locais) e obtive melhor resultado com uma outra de cavidade com booster imbutido de 14 db da amplimatic.
    - a brincadeira custa caro e exige paciencia, para os menos ansiosos, o melhor eh esperar as outras locais entrarem com o sinal digital.
    - ou complementar a eptv com a redetv e band via satelite no zinwell 620/640 (que eh meu caso) aqui no centro de campinas

• 3
  10. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Foi muito legal a participação de nosso companheiro de fórum, Juca Mora, fazendo excelentes observações sobre captação de sinal digital de tv.
    Os comentários do Juca renovaram meu entusiasmo em buscar alternativas para a recepção de sinal da TVD de São Paulo-SP.
    Montamos um kit para investigações externas de sinal. Temos vários amigos, aqui em Cabreúva, e vamos visitá-los para fazer a busca deste sinal. As visitas não serão tão empolgantes com às das folias de Reis, mas, para mim, serão muito entusiasmantes. Tenho, na minha biografia, um histórico de DX de emissoras de rádio. O Aldo Fossá fez escola no Brasil. Aqui, em Cabreúva, apenas para citar o DX mais difícil, captamos, certa vez, a Rádio Difusora Cariri, de Crato-CE, que operava em 60m. Usamos, na oportunidade, Um Transglobe e um rádio Digital Sony importado. Tínhamos uma antena estilo varal, com cerca de 10 metros de comprimento, que, hoje, infelizmente, cedeu o lugar dela... para um varal.
    Queremos conseguir, pelo menos, captar os canais paulistanos MTV, Rede TV!, além da Record HD e Cultura.
    Conseguindo captar mais sinais digitais da capital, além de Record e Cultura, informaremos aos amigos de Cabreúva e região.
    Cá para nós, buscar sinais difíceis é muito mais emocionante que pesque-pague!
    Sejamos todos felizes!:aplauso:

• 1
  11. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Estimados amigos do fórum!
    Hoje demos continuidade às investigações de campo, no sentido de captar sinais digitais da emissoras de tv da Capital.
    Várias delas foram captadas pelo sintonizador manual, tanto do Proview XPS 1000, quanto do Aiko HD1018. A vantagem do Aiko é a de que ele indica a intensidade do sinal.
    Conseguimos sintonizar, além, da Record HD, os canais abaixo, que não pegamos, pois todos os sinais com índice inferior a 75% na escala do Aiko HD 1018 são detectáveis, porém não são captados.
    Ei-los, amigos de Cabreúva e região:

18- Globo (isto mesmo, a Dona Globo, da Capital, porém com 5% de sinal e 40% de qualidade de sinal);
    20- Record- 75% e 85%;
    24- Cultura- 40% e 50%;
    28- SBT- 5% e 20%;
    29- Rede TV!- 20% e 20%;
    31- MTV- 20% e 30%

Tentamos colocar o "booster", da Proeletronic, mas foi o fiasco de sempre, impedindo, até, a sintonia do 42, da EPTV HD, que estoura em 100% e 100% aqui na terrinha.
    Finalizando, amigos de Cabreúva e região, informações dos amigos do fórum indicam que os sintonizadores da Semp Toshiba são os mais sensíveis do mercado. Infelizmente, a grana anda curta e não dá para fazer testes com outro conversor sintonizador.
    De qualquer maneira, os sinais estão chegando, apesar dos canais analógicos conflitantes, ora em operação.
    Sejamos todos muito felizes e mais ainda agora, se a EPTV confirmar o que ela colocou no EPG dela, agora há pouco, que Santo André X Corinthians, neste domingo, 15/03, será em HDTV!:aplauso:

• 1
  12. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Estimados amigos de Cabreúva!
    Nestes últimos dias, os ventos em nossa amada terra têm uivado adoidado.
    Até a grama de minha casa está fazendo pequenas ondas!
    O bom disto tudo é que o sinal da EPTV HD está firme e forte!
    Reitero a orientação para meus conterrâneos e amigos vizinhos para que, caso venham a comprar uma tv digital e precisem de um conversor sintonizador externo, não deixem de comprar o Aiko HD 1018. É supreendente o desempenho do bichão, que dá estabilidade 100% ao sinal recebido, garantido uma recepção perfeita, maravilhosa da EPTV HD.
    Não sou sócio da Evadin nem tenho interesses nela, mas o HD 1018 é o bicho mesmo!:aplauso:

• 1
  13. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Um dado importante a passar a todos vocês. No período de outono/inverno, graças às condições naturais, motivadas pelo movimento da Terra em relação ao Sol, a propagação de sinais eletromagnéticos melhora muito.
    Percebi, por aqui, uma melhora na recepção dos sinais analógicos de São Paulo. Depois, vou criar coragem novamente para buscar os sinais digitais da Capital.
    Creio que houve uma melhora de 20% na propagação do sinal.
    O pessoal de nossa região, que pode ter melhores condições que eu, para pegar os sinais de São Paulo, façam o teste e confiram.
    É bem verdade que, com a época do verão, lá para novembro, as coisas voltam a ser como antes. Porém, se se aproveitar a melhor propagação, agora, talvez será possível sintonizar outras emissoras digitais de São Paulo.
    No meu caso, optei por direcionar minha antena Proeletronic 1040 para Campinas, que está nos propiciando a recepção perfeita da EPTV HD.
    Quem tiver notícias sobre novas experiências, por favor, publiquem no HT.
    Prometo que vou tentar uma nova sintonia para São Paulo outra vez.
    Sejamos todos muito felizes!:aplauso:

• 1
  14. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Os informes metereológicos indicam que teremos uma fim de semana com cara e personalidade de outuno. A tradicional catarinense São Joaquim tem prognóstico de 1° positivo ao amanhecer nesta sexta-feira. Indicação positiva de que o verão vai migrar, aos poucos, para o hemisfério norte. Para quem pratica DX em radiodifusão, como este amigo que lhes escreve, o fim de semana será propício para buscar sintonia dos canais de TVD de São Paulo.
    Como as notícias em nossa região, em matéria de novas emissoras transmitindo em HDTV, são as mesmas e tristes de sempre, vamos fuçar em nossos equipamentos e buscar as maravilhas da HDTV prometida, que, por enquanto, é priviligégio dos nossos irmãos engarrafados da Grande São Paulo. Parabéns a eles, que estão desfrutando de uma Band quase 100% HD, da qualidade excepcional das imagens do SBT e seus programas de auditório (obrigado, Daniel Rodrigo, a maior audiêndia do HT!), da impressionante imagem daquela série policial da Record e assim por diante.
    A Globo, felizmente, temos por aqui, graças à excelência e pionerismo de nossa valorosa EPTV.
    Vamos "dxar" neste fim de semana, aproveitando as boas novas da estação mais charmosa e envolvente do calendário.
    Tendo notícias, boas ou más, estaremos reportando aos nossos amigos do fórum mais legal de tecnologia do mundo (quer dizer, Planeta Terra...).

• 1
  15. juca.mora

juca.mora Usuário

Desde 17 Jan 2008
    Campinas
    enqto nao chega novos canais na regiao, vamos "importando" programação, um amigo que tbem tem vs802 grava em sampa a programação da record e do sbt e ai vejo aqui em campinas

16. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Acabamos de encerrar, agora há pouco, novos testes para recepção das emissoras digitais da Capital, fazendo estes testes em dois locais distintos de nossa casa.
    Sem dúvida, conforme comentamos em mensagem anterior, com o outono, os sinais analógicos melhoraram bastante. Em se tratando da Capital, o 16, da Mix Tv melhorou bastante, o Canal 21, que mal pegávamos, está assistível, a Globo 05, mesmo com antena de UHF está com sintonia bem razoável.
    Para nossa surpresa, não houve melhora alguma com a recepção dos canais digitais. Continuamos pegando apenas a Record HD ( a One seg não! ), a Cultura HD e One Seg. As outras emissoras paulistas, que eu eu pegava a indicação de sinal no Aiko HD 1018, posição manual, nem deram o ar da graça da visualização gráfica de sinal. Hoje está um dia ensolarado, mas com temperatura amena, típico dia de outuno.
    Duas realidades: as emissoras analógicas de São Paulo melhoraram, mas as digitais, não!
    Já identificamos a causa do booster Proeletronic não funcionar. Toda vez que o acionamos, o bicho suja o espectro, e a gente não pega nada.
    Estamos cercados, em nossa região, por antenas de celular por todos os lados. Nossos conterrâneos são fanáticos por celular e, para atender a demanda, as operadoras entupiram o espectro local com os sinais delas. Sabem lá o que é ter antenas da Vivo, Claro, Tim e Oi em um raio de apenas 2 quilômetros? É um verdadeiro caso de polícia científica, para a dona Anatel resolver. O fato é que, com tanto sinal viajando por aqui, fazer DX de qualquer espécie se tornou uma missão impossível.
    Outra informação, para finalizar. A Tv Jacaré (repetidora da TV TEM, de Sorocaba) canal 54, tirou o sinal experimental dela (barras coloridas com "zuim" intermitente) do ar. Isto já vai para mais de 40 dias. Será que o Jota desistiu de Cabreúva? De qualquer maneira, a população local está muito bem servida com a EPTV 12 analógica e muitíssimo bem servida com a EPTV HD 42.
    É isso, estimados amigos.
    Para fazer qualquer tipo de DX, doravante, somente no Estado do Mato Grosso ou mais para riba...
    Sejamos todos felizes e deixemos a ansiedade da SKY HD para quem é masoquista!:aplauso:

• 1
  17. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário

6.511 2.336 681

Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Oi, Guerreiro!

Vamos aguardar a indústria nacional fabricar uma antena DX para TVD.
    É melhor esperar sentado ! :lol:

Quanto à repetidora da TV (não) TEM do Bairro do Jacaré, achei que não haviam pago a conta de luz... :rofl:

Consultei o SISCOM e não há registro algum sobre o canal 54. Seria um canal pirata?!

• 2
  18. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Jonas!
    O Jota Háwilla devia estar mal informado sobre a propagação da EPTV por aqui. A EPTV canal 12 cobre praticamente 100% de nosso município com um pé nas costas. Pelas medições que eu fiz do finado(?) 54, da TV TEM, o mesmo não tinha mesma cobertura entre nós.
    A razão da TV TEM, de Cabreúva, canal 54, estar fora do ar é um mistério. Ainda que, no site da TV TEM, eles coloquem Cabreúva como área de cobertura deles.
    Ninguém reclama, pois, como dissemos, a EPTV 12 dá show em nossa cidade.
    Jonas, sobre TVD, aquela antenona UHF, de origem norte-americana, que parece uma parabólica convencional, precisa ser instalada no alto ou ela poder ser instalada ao rés do chão?
    Sucesso e parabéns pelas explicações passadas aos colegas leigos do HT!:aplauso:

• 1
  19. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário

6.511 2.336 681

Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    Oi, Guerreiro!

Grato pela menção.

Qualquer antena deve ser instalada onde chega mais sinal. Para tanto, é necessário fazer uma "prospecção" preliminar.

Concordo com o colega "Ornitorrinco que a antena é um trambolho.
    Mas é bem menor que a primeira parabólica da Embratel

:lol:

Jonas

Post do Ornitorrinco:
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=79414&page=4

20. José Luiz Negreiros

3.272 3.510 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Tenho andado com minha velha tv de 2" analógica Casio, fazendo uns dxs pela cidade, para ver se existe alguma novidade no espectro.
    Ontem de volta a minha casa, paramos o carro no Colina, bairro distante 1km em linha reta do meu, com boa altitude e 4km em linha reta distante da Serra do Japi. Liguei a tevezinha e fiquei surpreso com o que vi! SBT, Globo, Record, Redetv!, Gazeta e Bandeirantes (VHF), MIX e CNT (UHF), todas de São Paulo com boa sintonia, sendo que a Redetv!, Bandeirantes e MIx estavam estourando o sinal! Nunca tinha visto um sinal analógico de tamanha qualidade, ainda mais em uma tv portátil com anteninha palito.
    Documentamos o fato ao forista Jonas Negreiros. Contatamos um amigo nosso, morador da região, e combinamos de fazer testes na casa dele hoje, sábado pela manhã.
    De posse todos os equipamentos, constatamos boa recepção dos canais analógicos paulistanos, e o Jonas começou a varrição dos sinais digitais com equipamento de laboratório.
    Na hora de sintonizar os canais digitais... nada! Absolutamente nada!
    As conclusões do Jonas Negreiros, especialista, foi a de que uma imensa torre de telefonia celular próxima da casa de meu amigo Miro é a grande vilã para impedir as entrada dos sinais paulistanos, detetados no equipamento dele. Some-se a isto, os canais periféricos ou análogos também são vilões nesta história. Rastreando a sintonia manual do Aiko HD 1018, observamos presença de sinal e qualidade boa em vários canais sintonizados, mas nada deles entrarem no ar...
    Estimados amigos, nem a EPTV HD foi captada na casa do Miro, onde o 42 Record News incomoda, além, é lógico, da bendita antena de telefonia celular, o brinquedo eleito pelos brasileiros para ser o passatempo preferido de nossos patrícios.
    Caiu um tabu, hoje, em Cabreúva. Sinal analógico de ótima qualidade de uma mesma emissora não significa que o sinal digital desta será sintonizado. E ponto!
    Dou-me por feliz em ter nossa guerreira EPTV HD e poder assistir com perfeição aos jogos de futebol, sobretudo.
    É duro dizer isto, mas, tirando alguns sortudos como eu, tv digital é um serviço urbano. Quem consegue comer pelas beiradas é porque tem o garfo grande.

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso