Anúncio do HT Forum

HDTV em Cabreúva e Região!

Discussão em 'Recepção Local & Mercado' iniciada por José Luiz Negreiros, 17 Fev 2009.

1. Leandro Francisco

Leandro Francisco Usuário

598 681 63

Desde 13 Set 2016
    Araras
    Olá Caetano.Não sabia q a RBI daqui de Araras chegava até Cabreúva. Então a emissora está com sinal bem forte mandando seu sinal pra longe tbm.Também isso não é novidade. Até no analógico a emissora tinha o sinal muito forte aqui também.

Última edição: 13 Mar 2018
    • 1
  2. José Luiz Negreiros

José Luiz Negreiros Usuário

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT de Cabreúva e Região!

Estranho que o sinal digital da RBI, gerado de Campinas no canal físico 20, entrou no ar hoje, 15/03/18, e não seja sintonizado aqui em nossa cidade e região.

Na tevê do meu quarto, que tem antena interna EBCOM, o maior índice de intensidade de sinal da emissora foi de 13db, oscilando. Para a RBI HD, os ditos 13db não são suficientes para abrir a imagem e som.

Na tevê principal da casa, a mesma tinha memorizado o canal digital 21, da TV Poços HD (?), 190km distantes da querida cidade mineira.

Porém, fiz o sacríficio, tudo pela ciência:D, e pus o buscador de sinais automático para funcionar. Com antena externa Pró-Electronic PQ45-1300, não peguei o canal 20D da RBI e perdi a memória da TV Poços HD (retransmissora da TV União, de São João da Boa Vista). Parece aquela piada do patrício, que foi morar em Londres para aprender inglês. Após 6 meses de estada na capital inglesa, o patrício não aprendeu inglês e esqueceu o português, ficando, pois, mudo :D.

Finalizando, importa informar que os indicadores de intensidade de sinal de todos os outros canais sintonizados de Campinas pela Capital Nacional estão firmes e fortes. É primeiro puf:confuso: de sintonia observado por mim nesse processo de implantação da tevê digital em Campinas.

Mas, vou ficar atento e informarei os amigos HT de Cabreúva e Região, caso eu sintonize a RBI HD canal físico 20D Campinas.

Se algum colega daqui conseguiu sintonizar a RBI HD 20D, de Campinas, por favor, reporte aqui em nossa página.

Sejamos todos muito felizes!(y)

Última edição: 30 Mar 2018
    • 1
  3. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP

Ao vivo, agora, Ei BR HD, canal virtual 29.1, Milan e Arsenal.

Belíssima canja da emissora, pois se trata de um produto da tevê paga deles.

• 1
  4. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP

Alguém pode dar um QSL da recepção da RBI HD, canal físico, gerada de Campinas?

No meu quarto, eu pego alguns lampejos dela. Preciso fazer uma base nova na parede, de modo a fixar a antena interna EBCOM na posição ideal para sintonizar a emissora do prof. João Carlos Di Genio. Aliás, o Di Genio é um grande cara. Quem é da educação, como eu, sabe da pegada e do entusiasmo desse grande brasileiro.

Em verdade, tanto a RBI HD e TVTEM HD Itupeva são os calos no meu sapato, para pegar os canais em meu quarto.

Assim que eu tiver coragem, vou montar o sistema de recepção analógico/digital- Zinwell ZBT 633 na parada;), com objetivo de observar se eu pego a RBI HD, gerada de Campinas (ou Valinhos) e, também, a EPTV Gapp Filler 42D, gerada de Vinhedo.

A vida está muito difícil, e não tenho tido tempo para fazer minhas pesquisas em DX.

Tendo novidades da Capital Nacional do DX, repasso-as aos nossos amigos HT.

Última edição: 21 Mar 2018
    • 1
  5. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP

Nesta quinta-feira última, no momento do maior calorão em nossa cidade, 15h, utilizei a antena interna Primetech (muito boa também) e coloquei meu ZBT 633, Zinwell, para jambrar, posicionando o sistema de recepção na posição leste para Campinas de meu escritório. É uma posição até superior à de meu quarto. Ocorre que, em meu quarto, tenho uma cama maneira para dormir e muito bem acompanhado pela minha esposa :D, que está deixando sua bronca sobre minhas buscas de sinal e até me apoia. Nada como uma feliz união de 35 anos (namoro e depois casamento).

Pois bem, vamos aos resultados que merecem comentário:

1) A RBI HD, na posição comentada, oferece um sinal com 100% de intensidade e 5% de qualidade. Trombada entre as emissoras análogas, operando tanto em Campinas como em Valinhos. No meu quarto, já é possível sintonizar a RBI HD, atingindo níveis de 16db. Já tenho o diagnóstico para consolidar o sinal da RBI HD e, também, consolidar o sinal da Orquídea/Aparecida e o da TVTEM HD, de Itupeva. Dependo da disponibilidade do Super Rogério, do Almerinda, para me dar um Help! por aqui;

2) Ainda na posição de meu escritório, consegui detectar 75% de intensidade e 0% de qualidade da EPTV HD, Gap Filler de Vinhedo, canal físico 42;

3) Dessa posição, eu não pego a Orquídea/Aparecida HD, nothing really:D. O sinal da citada e querida emissora é captado na antena mãe, que está em cima do telhado, cerca de 18 horas por dia. Com 10db de intensidade, o sinal abre. Salve, Maria!;

4) Notei que a RS 21, depois de mudar seu sinal para o 23 físico, a recepção dela, em Cabreúva, caiu de 37,8db para 23db. Certamente é resultado de muitos 23D voando por aí;

5) Sabemos que a Redevida Campinas liberou o canal 31 para outra emissora, adotando apenas o 32.1 para sua operação. No entanto, infelizmente, o pessoal técnico da querida emissora ainda não resolveu a intermitência de seu sinal e suas famosas capotadas.

Aproveitando essa intervenção (no bom sentido:p), informo-lhes que a Samsung fez uma parceria com a Sportv. Quem tiver um receptor Smart TV 4K dessa marca, já tem disponível, gratuitamente, o aplicativo Copa na Rússia em 4K para usufruir. Acredito que o usuário precisa ter assinatura com a Sportv. Minha curiosidade, ainda não pude comparar, é se o delay em 4K aumentará em relação ao sistema DTH ou não. Assim que eu puder comparar o fenômeno, informarei aos amigos HT.
    Ah, sim, já marquei um consulta com a dra. Grace, oftalmologista de Campinas, para checar meus olhos. Precisamos regular a verdadeira necessidade de graus de miopia para mim. A Copa merece!

Última edição: 30 Mar 2018
    • 3
  6. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT de Cabreúva e Nação!

Acabei de fazer um PIP na minha tv, agora há pouco, e pude constatar que o sinal da Sportv do jogo Rússia e Brasil tem um atraso de 8 segundos em relação ao da transmissão da Globo!:confuso:

Fico imaginando qual será o atraso do 4K da Sportv em relação ao sinal da Globo na Copa do Mundo. Se houver mais delay, ainda, a vizinhança vai achar que eu tenho alguma problema de ordem mental...

Reiterando, assim que eu puder comparar o sinal 4K da Sportv com o da Globo ou do Sportv normal, eu me reportarei a vocês.

• 1
  7. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP

Conforme postagem anterior, comentei que a sintonia da RBI HD 20/21D, gerada de Campinas, será meio difícil de ser captada por aqui, pois, para Cabreúva, Valinhos e Campinas são do mesmo quadrante para nós.

No entanto, com a antena interna EBCOM, colocada em meu quarto, achei uma posição para ela e consegui captar a RBI HD de forma estável e com razoável qualidade de sinal, como vocês poderão constatar pelas imagens carregadas abaixo.

Anexos:

• 1
  8. Jonas Negreiros

Jonas Negreiros Usuário

6.674 2.375 681

Desde 2 Nov 2008
    jundiaí/sp/brasil
    O negócio é torcer junto aos monges tibetanos :D !

• 1
  9. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP

Um abraço em todos.

Acabei de pedir um reporte, aos nossos amigos de Campinas e RMC, se a RBI HD 20/21D, gerada de Valinhos, estaria fora do ar.

Levanto a hipótese, acima, pois estou sintonizando, com 28db de intensidade de sinal, a RBI HD 20/21D em minha sala. Este é um fato inédito, pois nunca pegara essa emissora a partir de minha antena externa Proelectronic PQ-45 1300, em razão das emissoras análogas, de Valinhos e Campinas, estarem no mesmo quadrante de recepção aqui no Sopé da Serra.

Vejam se vocês perceberam uma melhora de recepção da RBI HD nas casas de vocês.

Última edição: 27 Mar 2018
    • 2
  10. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP

Infelizmente, o sinal da RBI HD 20/21.1 desapareceu da tela de minha tevê principal. O fenômeno de recepção na tevê principal deve ter sido produto de propagação favorável (esse começa a ser mais frequente a medida em que a atividade solar diminui, normalmente entre o outono e inverno).

A recepção do canal, pela tevê do quarto, oscila, pois fatores como chuva, incidência solar etc. são causadores da intermitência do sinal, ora ocorrente em nossa cidade.

Nossos amigos HT já levantaram a questão da falta de sincronismo entre os sinais de Valinhos e Campinas da RBI HD. É difícil avaliar quando a emissora resolverá essa importante questão técnica. Aguardemos.

A Orquídea/Aparecida HD 34/40.1 também tem oscilado muito seu sinal por aqui. O companheiro Juca.Mora, de Campinas, acredita que os 320w de potência prometidos pelo emissora ainda não aconteceram. A coisa deve rolar, ainda, nos oitentinha de potência irradiada mesmo.

Outras novidades, a gente vai relatando por aqui na página da Capital Nacional do DX.

• 2
  11. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP

Nosso colega MFBALD informou, aqui no HT, que nos próximos dias entrará no ar a TV Novo Tempo digital. Vamos confirmar, brevemente, com a emissora no ar, a partir do sinal dela, em Campinas, se será em SD ou HD.

O canal da Novo Tempo digital será o físico 36.

Ah, sim, com o frio chegando, poucos ventos, teremos DXs a rodo, quero crer.

Aquilo que for relevante e inédito para nós, vou reportar aos amigos HT de Cabreúva e Nação.

• 2
  12. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP

Os canais legislativos, gerados de Campinas, TV Câmara, TV Alesp e TV Câmara Campinas (esta em HD), mudaram de frequência. Mudaram do 61 para o 39.

Portanto, os cabreuvanos devem fazer uma busca manual ou automática do canal 39, para que possam voltar a receber o sinal das citadas 3 emissoras.

Vou investigar se o canal 33 (TV Novo Tempo), gerado a partir de Campinas, está sendo captado em nossa cidade. Na antena interna EBCOM não peguei. Vou tentar pelo meu sistema externo de recepção (Proelectronic PQ 45-1300 a cerca de 15m do nível do chão aqui de casa, no Sopé da Terra, também conhecido como Vilarejo (recuso-me a escrever Villarejo com dois eles...:irado:).

Última edição: 29 Abr 2018
    • 4
  13. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP

QSL para a TV Novo Tempo, canal físico 33 e virtual 34.1, gerado de Valinhos, com recepção total e forte na Capital Nacional do DX, ou seja, 37,88db.

Ocorre que, surpreendentemente, agora há pouco, por volta das 13h30min, sintonizei uma emissora absolutamente estranha, para a qual solicito a ajuda dos amigos HT, para saber de onde vem a dita cuja.

Imagens captadas, a fim de facilitar a investigação...:D

Anexos:

• 4
  14. mfbald

mfbald Usuário

20.438 17.755 856

Desde 10 Dez 2009
    São Paulo/São Paulo/Brasil
    Essa é a TV Artes afiliada da TV Cultura de Jaguariuna

• 3
  15. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT de Cabreúva e Nação!

Além dos fatores conhecidos sobre DX e já comentados em nossa página, tais como ventos calmos, temperaturas amenas, ausência de sol etc., podemos colocar mais um indicativo de propagação favorável a DX. Se você observar que a qualidade da imagem das emissoras está melhor, fator que indica mais qualidade na definição da imagem, certamente esse é o momento de fazer uma varredura automática (mais aconselhável) ou manual dos canais 14 a 51, no caso da antena estar voltada para Campinas.

O sistema digital, pela própria natureza dele, tem um método de compensação de estabilidade da imagem, que consiste em transmitir menos dados, evitando-se, dessa forma, a queda do sinal transmitido. Sendo a propagação de onda mais forte, o sinal viajará melhor, preservando os bits transmitidos originalmente pela emissora.

Acredito que o fator comentado acima seja o indicador mais viável para buscar os famosos DXs, tão comuns de ocorrerem aqui na Capital Nacional.

• 4
  16. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP

Entrou no ar, com sinal vindo de Campinas, a TOP TV HD, canal físico 47 e virtual 66.1.

Informações do amigo MFBALD indicam que a emissora tem 120w de potência.

Por enquanto, o sinal chegando a Cabreúva é bom, indicando 29,1db de intensidade.

A programação, tudo indica, privilegia a difusão de clipes de música sertaneja contemporânea (recuso-me a escrever sertanejo universitário:irado:).

A novidade, mesmo, é a emissora transmitir em 1080p, uma novidade na tevê digital terrestre brasileira, já que as outras transmitem no padrão 1080i.

Seja muito feliz a emissora do Dorival de Abreu em nossa região!(y)

Anexos:

• 3
    • 1
  17. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT de Cabreúva, Região e RMC!

Conforme comentamos, ainda que o outono brasileiro esteja bem meia-boca, com temperaturas médias altíssimas, já é possível sintonizar emissoras além dos horários naturais para fazer DX.

Uma delas, que sintonizei, ontem, em boa parte do dia, a TV Opinião HD, de Araras, distante 105km em linha reta de Cabreúva, tive o maior espanto em ver o padrão de imagem que esse pessoal está pondo no ar!:confuso: Infelizmente o sinal está oscilando muito, não tendo condição, nesse momento, de fazer registros dessa emissora. A TV Opinião HD:confuso: retransmite o sinal da EI HD. O sinal está tão fora de padrão, coisa de louco:o, que somente registrando, para vocês terem uma ideia do pepino. Prometo a vocês que, tendo condições de registro, vou documentar essas imagens da Opinião.

Sobre Novo Tempo HD, de fato, há programas de qualidade HD muito boa, como vou mostrar aos amigos HT. Ocorre, infelizmente, um fenômeno de instabilidade no sinal, ainda que a intensidade dele esteja muito bom, por aqui, com cerca 37,8db, que é o índice máximo obtido na Capital Nacional do DX.

Finalizando, sobre curiosidades técnicas, o sinal da Opinião HD:confuso:, de Araras, abre aqui com 9db, o que vem provar a excelência de sintonia da Samsung UHD TV.

Quem puder, não perca a transmissão da Copa do Mundo em 4K, através do aplicativo encontrado nas TVs Samsung 4K. Trata-se de uma parceria entre a Sportv e a Samsung. Prometo que farei algumas imagens 4K, quando do início da Copa do Mundo.

Anexos:

Última edição: 19 Mai 2018
    • 1
    • 1
  18. Isaias Silva

Isaias Silva Usuário

Desde 23 Set 2017
    Araras/ Nova Friburgo
    Boa tarde amigo Caetano! O sinal da TV Opinião sempre foi ruim, outro dia o som tava horrível e a imagem SD, parece sinal analógico. Fora que estão fora do ar em Limeira e Piracicaba faz tempo já.

• 2
  19. andre-itu

andre-itu Usuário

3.863 4.042 426

Desde 8 Mai 2011
    Itu/SP
    Só discordo do "altíssima", a média p/ hoje é 19,5°C enquanto que a média história na cidade em maio é 17°C. Uma pequena diferença de 2 graus. Fonte: Climatempo

• 1
  20. José Luiz Negreiros

3.273 3.512 651

Desde 11 Dez 2008
    Cabreúva-SP
    Amigos HT de Cabreúva, Região e RMC!

Conforme prometido em postagem anterior, consegui sintonizar, agora há pouco, o sinal da TV Opinião HD:confuso:, de Araras.

Tirei três fotos da tela de minha tevê Samsumg 40" UHD, com um celular Samsumg J5, que tem a câmera com 13 megapixels de definição.

Talvez os defeitos da transmissão não apareçam tão bem. Mas, na tela de 40", será possível ver a imagem serrilhada, superposta e, quando há movimento dos assuntos, forma-se um borrão, como se fosse uma imagem em cores no Sistema CBS, anterior ao bem-sucedido sistema NTSC dos americanos. O Jonas Negreiros pode explicar melhor como funciona esse sistema.

Gostaria de que nossos amigos HT, de Araras, fizessem um depoimento, também, da péssima imagem gerada por essa emissora, que usa boa parte de seu tempo de transmissão com o sinal da EI HD br.

É um terrível exemplo da TV Opinião de como não se deve fazer tevê digital HD.

Esperemos que os responsáveis pela emissora superem suas dificuldades e possam oferecer uma transmissão de qualidade para seus potenciais telespectadores.

Coragem, radiodifusores da TV Opinião, de Araras...(y)

Anexos:

Última edição: 16 Mai 2018
    • 1
    • 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso