Anúncio do HT Forum

HDTV em Curitiba!

Discussão em 'Recepção Local & Mercado' iniciada por ozires, 11 Jan 2008.

1. ozires

ozires Usuário

Desde 23 Nov 2005
    Curitiba
  2. Peter_

Peter_ _

Desde 29 Out 2007
    São Paulo
    Só estará disponível oficialmente no segundo semestre de 2.008, mas com certeza daqui a alguns dias começarão os testes.

Mas ainda é cedo para comprar conversores, muitos são praticamente "protótipos".

Um abraço,
    Peter

3. salsa_novak

salsa_novak Usuário

Desde 18 Dez 2007
    Curitiba
    Minha primeira postagem no fórum. Hehehehehe

Pois então, tambem sou de Curitiba, e moro aqui perto da RPC, assisti essa antena sendo montada de camarote :p. Segundo o cronograma do governo, a transmição só começa aqui em Maio, então acho que testes só daqui a alguns meses mesmo. Pelo que sei, as frequencias aqui não foram nem definidas ainda, não é?

4. wuemura

wuemura Usuário

Desde 13 Dez 2006
    Guarulhos - SP
    Muitos não, todos:lol:

5. DoS

DoS Usuário

Desde 1 Jan 2008
    Curitiba
    Nossa que ótima notícia! Estou comprando minha Plasma Viera 42" daqui uns dias e no começo vai ser só Wii, upscaling DVD e Sky SD. Mal vejo a hora da TV aberta e da Sky em HD pra completar o entretenimento caseiro.

6. will

will Usuário

Desde 20 Out 2003
    Paranaguá - PR
  7. J. Schmaedecke

J. Schmaedecke Usuário

Desde 19 Mai 2003
    Porto Alegre - RS
    Caro Novac, seria uma burrada da emissora já que uma antena é cara e cortada especificamente para um canal.(y)

Portanto esta emissora já tem canal definido.
    abraço

8. GekoBR

GekoBR Usuário

Desde 2 Jan 2008
    Foz do Iguaçu, Pr
    Claro que tem! he he he

Acho que Curitiba já merecia uma torre de TV compartilhada para que as edificações de um ou mais andares tivessemapenas uma antena externa ou interna, FIXA, principalmente porque, sendo UHF, as antenas são pequenas.
    Outro benefício seria: lugares "sombra" fixos para TODOS os canais, sendo repetidos por "Gap Fillers" tambem uma mesma torrezinha.
    Vejam a torre em Tokyo, e o que são as antenas UHF Digital.

9. fernandobini

fernandobini Curtindo a vida adoidado ...!

Desde 29 Nov 2005
    Curitiba/PR
    Opa ... agora me animei a comprar um decoder ...:D

10. Mtib

Mtib High-Tech Enthusiast

Desde 8 Fev 2007
    Em expedição
    Há umas 2 semanas, mandei um email pra RPC pra saber quando começariam os testes e eles me mandaram um link da Gazeta do Povo:

As transmissões da tão aguardada tevê digital começam neste domingo (2), mas somente em São Paulo. No Paraná, assim como no resto do Brasil, os telespectadores vão ter que esperar para conferir se tudo o que se diz sobre o novo formato de televisão é verdadeiro.
    De acordo com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), o prazo para as geradoras de Curitiba realizarem transmissões digitais vai de maio de 2008 a maio de 2010. As retransmissoras do interior do estado têm até 2013 para se adaptar.
    A RPC TV, afiliada à Rede Globo no Paraná (e do mesmo grupo ao qual pertence a Gazeta do Povo), já está com quase tudo pronto. “Em Curitiba, a previsão é que nossa transmissão digital comece no segundo semestre do ano que vem”, diz Ênio Sérgio Jacomino, superintendente de engenharia da rede. “Vamos investir aproximadamente R$ 10 milhões em 2008, em infra-estrutura e equipamentos para a transmissão digital”, revela Luiz Cláudio Vieira, diretor de negócios da RPC TV. Em relação às emissoras do interior paranaense, ainda não há cronograma definido, mas a expectativa é que o sistema seja implantado a partir de 2009.
    Para que possam transmitir em formato digital, as emissoras devem fazer um pedido de consignação de um canal digital ao Ministério das Comunicações. Esse novo canal funcionará junto com o analógico, atualmente em uso, por dez anos. Depois desse período, o canal analógico será devolvido ao governo e o digital passa a ser o padrão. Segundo Jacomino, a RPC TV deve fazer o pedido até 31 de março de 2008.
    Em um primeiro momento, contudo, a alta definição de imagens e o som de cinema só existirão em programas gravados no novo formato, transmitidos pela Rede Globo. Ou seja, o material produzido pela RPC TV, como os telejornais locais, não terá, de início, auto-definição. “Para fazer programas nesse formato teremos que investir na rede de captação, o que faremos nos próximos anos”, conta Jacomino.
    Outras emissoras
    O GPP, retransmissora do SBT no Paraná, não tem data definida para a transmissão digital e ainda realiza estudos financeiros sobre o novo formato. “Isso vai exigir muitos investimentos. Vamos começar antes do fim do prazo, claro, mas também não queremos tomar a dianteira desse processo”, diz Sok Lee, diretor técnico do GPP.
    Já a RIC TV, retransmissora da Rede Record, diz estar aguardando resposta ao pedido do canal digital feito ao Ministério das Comunicações. Depois disso, terá 6 meses para apresentar ao governo um projeto de instalação. “Já temos os equipamentos especificados e os fornecedores”, conta José Carlos Caniato, superintendente de operações. Segundo ele, não adianta ter pressa nesse momento. “Até porque o que vai acontecer em São Paulo no domingo é a famosa ‘tevê oxigênio’, que está no ar mas ninguém vê. Pouca gente vai poder assistir, já que quase ninguém tem o conversor.”

O link é: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/economia/conteudo.phtml?id=718286

11. salsa_novak

salsa_novak Usuário

Desde 18 Dez 2007
    Curitiba

Opa, legal! Então se alguem tiver um receptor ISDB fica de olho que provavelmente termemos sinal em breve. Mas, uma dúvida, o Hélio Costa não teria de vir antes aqui para assinar o documento que autoriza os testes em Curitiba?

12. ogava

ogava Usuário

Desde 12 Dez 2007
    registro/sp/brasil

que louco cara, sera que pega facil a tv por la, mesmo a analogica hehe .

eu acho muito estranho cada tv ter sua antena,
    afinal dependendo da distancia entre elas, va nunca pega bem todos os canais .

13. salsa_novak

salsa_novak Usuário

Desde 18 Dez 2007
    Curitiba
    Revivendo um pouco o assunto, hehehehe :lol:

Hoje estive passando pela sede da RPC, aqui perto da minha casa e parei pra dar uma olhada como estavam as mudanças lá. Vou postar algumas fotos aqui, na primeira da para ver bem que há uma nova antena parabólica que ainda não foi instalada, e ao lado direito a antiga antena analógica. A segunda foto mostra algumas peças da antiga antena e por último a nova antena preparada para o sistema digital.

Alguem sabe se as outras emisoras aqui de Curitiba já estão fazendo mudanças assim?

Abraços!

14. fernandobini

fernandobini Curtindo a vida adoidado ...!

Desde 29 Nov 2005
    Curitiba/PR
    Isso que é acompanhar "de perto" literalmente ...:lol:

Cara , fique de olho aí pra nós ...:aplauso:

15. smirnophil

smirnophil Pelos direitos dos animais

Desde 8 Fev 2008
    Curitiba
    Tenho uma dúvida, amigos. O sinal analógico aqui onde moro, no Tatuquara, chega razoavelmente bem. Na banda de UHF, sintonizo bem dois canais, uns três pessimamente e o restante mais ou menos. Será que vou conseguir captar o sinal digital aqui ?

16. Lost in Space

Lost in Space Usuário

Amigo, aprendi hoje aqui no forum que o sinal analogico ou digital é tudo onda senoidal. E que não existe antena Digital para UHF, temos antena que recebe e capta bem ondas senoidais para UHF.

Portanto, voce recebendo alguns canais bem, significa que a fonte desses canais está próxima e voltada para sua residênca e não existem grandes obstáculos(edificios ou morros).

Já os sinais fracos, indicam que a fonte geradora pode estar longe, ou a antena que transmite não está apontada diretamente para sua região. O sinal pode rebater num morro distante e chegar a sua antena receptora. Isto foi outra coisa que aprendi: a antena que transmite o UHF (ou VHS) é direcionada, a onda não parte da antena em circulos concêntricos. O exmplo a seguir pode esclarecer: já reparou nas antenas de celular das operadoras? Existe uma torre com várias antenas cobrindo 360graus da torre de transmissão.

O sinal que o UHF trasmite, pode ser analogico ou digital, mas na sua esência é senoidal. O receptor analogico só vai reconhecer os sinais analogicos, consequentemente o recepetor digital... acho que vc pode concluir.

Aprendi com este cara aqui:
    http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=60004&page=5

Pra ficar claro: não existe antena para TV Digital.

Sugiro ler o tópico acima é muito bom.
    espero ter ajudado,
    sds,
    Sergio

17. smirnophil

smirnophil Pelos direitos dos animais

Desde 8 Fev 2008
    Curitiba
    Falou, Lost in Space. Entendi. Creio que, aqui em Curitiba, estamos todos torcendo ansiosos pelo tão falado sinal digital.

18. lostone

lostone Usuário

Desde 3 Jun 2007
    Brasil
    Alguma novidade na area?

19. GekoBR

GekoBR Usuário

Desde 2 Jan 2008
    Foz do Iguaçu, Pr
    Seria apenas esta parte vermelha a antena UHF ?

20. DE CARLO

DE CARLO ICEMAN

4.570 1.007 746

Desde 15 Mar 2008
    Curitiba-PR
    legal, tb sou de curitiba e acabei de comprar um LCD de 40' da snoy, vou acompanhar esse tópico pra saber das novidades. Outra coisa sem o sinal de uhf, vou conseguir receber o sinal digital? Os canais uhf pegam muito mal na minha região, moro proximo a havan do boa vista....

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso