High End Media Servers (Audio)

Discussão em 'Computadores e Media Players/Servers' iniciada por Ryche, 11 Jun 2015.

1. djmmaster

djmmaster Usuário

376 173 78

Desde 4 Mar 2014
    Pelotas RS
    600 reais pra começar é um otimo valor, acho que da pra até pra começar com menos (se importar tudo e não for taxado)

• 1
  2. FelipeCDM

FelipeCDM Usuário

Desde 21 Mai 2015
    Pernambuco
    @zemieck@zemieck você falou da Digi+ Pro, mas o que me diz da HIFIBERRY DAC+ PRO? Estou em dúvida entre elas. Vou dar uma lida nos posts anteriores para aprender mais.

3. zemieck

zemieck Usuário

2.567 1.304 726

Desde 30 Mar 2010
    MG
    Infelizmente nunca ouvi, mas se você já tem um bom DAC dedicado, a Digi+Pro é bem recomendada, ela dá uma boa subida na qualidade do Rasp.

• 1
  4. FelipeCDM

FelipeCDM Usuário

Desde 21 Mai 2015
    Pernambuco
    Eu não tenho DAC. Vou conectar o raspberry direto no amplificador diy. Esta será a configuração inicial, aos poucos eu vou melhorando.

5. gcorley

gcorley Usuário

Desde 20 Nov 2006
    Rio de Janeiro
    Já li em alguns lugares que a qualidade da IQAaudio é melhor que HiFiBerry, mas de fato não sei...

Optei pelo DAC + Amp da IQAudio quando montei o sistema do quarto e não poderia estar mais satisfeito. (y)

No seu caso:

http://iqaudio.co.uk/hats/47-pi-dac-pro.html

http://iqaudio.co.uk/hats/8-pi-dac.html

Última edição: 22 Dez 2018
    • 1
  6. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.223 1.894 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Boa noite amigos, estou cogitando montar um RB para testar seu desempenho no meu set pois vejo algumas pessoas dizendo que a qualidade do audio é superior de um PC/Notebook comum, e gostaria algumas dicas dos amigos para não cometer algum erro.
    Como vou ligar diretamente ao meu dac (ifi iDAC2) pela saída usb (tem qualidade??) e não será necessário uma placa da hifiberry, com isso precisarei somente do uma placa + cartão sd + case + powerbank, precisa de algo mais??
    O cartão sd pode ser de qual capacidade?? Isso interfere no resultado final??
    Pretendo utilizar o volumio ou runeaudio, tem diferença significativa entre os 2 softwares?? Existe alguma configuração para melhorar o desempenho desses players?? Os players tem alguma limitação de arquivo p. ex. alac ou monkey audio?? Precisa de algum ajuste para DSD??
    Assim que esclarecer essas dúvidas vou atrás dos componentes para montar meu minipc.

Última edição: 31 Dez 2018
  7. djmmaster

djmmaster Usuário

376 173 78

Desde 4 Mar 2014
    Pelotas RS
    uso uma dragonfly na usb no meu rpi3, nunca tive problemas!
    cartão SD, pode ser um de 4gb sem problemas
    voce pode usar powerbank ou uma fonte (comum ou linear)
    volumio é mais simples de configurar que o runeaudio (minha opinião)
    Monkey audio nunca usei, ALAC funciona normalmente, DSD vem habilitado por padrão.
    respondi tuas perguntas pensando no minimo, em audio o céu é o limite, mas pra teste isso é mais que suficiente
    boa sorte e não deixe de postar o resultado aqui depois de testar
    abraços

• 1
  8. Cantunes

Cantunes Usuário

1.113 2.651 736

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    O cartão recomendado é de 8gb pra cima. Testei com 4gb e não consegui fazer funcionar.
    Monkey audio (APE) funciona sem problemas.
    Acho melhor você testar os dois software e ver qual lhe agrada mais.
    Aqui em casa tocou muito melhor que meu notebook com Jriver+ Fidelizer. Sem comparação na "minha opinião".

• 2
  9. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.223 1.894 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Estou pensando em utilizar um cartão de 32 ou 64gb, vale a pena ou é desnecessário??
    Sobre os players penso em fazer isso msm, experimentar os 2 para ver qual consigo melhor resultado. Como estou acostumado a ajustar para extrair o máximo desempenho do foobar e jriver imagino q cada player tenha como fazer isso tb.
    São essas opiniões que estão me incentivando em testar um rasp, sou bem acostumado com a sonoridade do foobar e jriver e suas caracteristicas, e consigo um bom resultado com eles.
    Mais uma dúvida, como faço para instalar o drive do dac?? Preciso do ASIO no rasp para selecionar a melhor saida de audio??

10. Cantunes

Cantunes Usuário

1.113 2.651 736

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro

• 1
  11. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.223 1.894 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Outra dúvida, prometo q é a última :D, vejo nos foruns gringo que a grande maioria utiliza outra placa (digi +, digione, etc) add ao rasp para melhorar seu desempenho e raramente utilizam a saída USB do rasp, ela é tão ruim assim??
    Caso monte um a minha ideia é utilizar a saída USB mas se não tiver qualidade não sei se vale a pena. Vi uma opção com a saída USB melhorada, o USBridge, mas aí a brincadeira fica mais cara.
    allo-usbridge_3-758x426.png

Qual a experiência de vcs sobre as melhores opções para conecta-lo a um DAC externo.

E outra, a minha biblioteca está toda em HD externo, posso ligar tranquilamente ou tenho que acessar via rede para acessar as músicas???

12. jjaguar

jjaguar Usuário

Desde 26 Jan 2010
    Bahia
    Olá, vc tem o iQAudio Digiamp? Utiliza com quais caixas e qual SO? Utiliza direto do raspberry para as caixas de som?

Eu tenho muita vontade de montar um som com um raspberry e uma plaquinha (amp) dessas da iQAudio ou da Hifiberry, pra usar um "tudo em um" pra spotify, arquivos locais, e internet rádio, tudo dentro do Raspberry pi, com um dac/amp desses embarcado ...

Abraços!!!

Última edição: 4 Jan 2019
  13. gcorley

gcorley Usuário

Desde 20 Nov 2006
    Rio de Janeiro
    Montei esse sistema usando o DigiAMP+ e não poderia estar mais satisfeito:

High End Media Servers (Audio)

• 1
  14. jjaguar

jjaguar Usuário

Desde 26 Jan 2010
    Bahia
    Vi as fotos do teu sistema. Muito legal, eu queria algo semelhante.
    Mas, quanto a DigiAMP+, foi importada? Eles enviam para o Brasil?

Abraços!!!

15. gcorley

gcorley Usuário

Desde 20 Nov 2006
    Rio de Janeiro
    • 1
  16. jjaguar

jjaguar Usuário

Desde 26 Jan 2010
    Bahia
    Ahh, muito obrigado pelas informações. Mas esse projeto é futuro, pra daqui a uns 3 meses por aí, pois dindin tá dificil agora, rsrs

Abraços!!!

17. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Eles usam qual então?

Fica mais cara porque? Tem testes disso, melhorada como? Melhor em que?

Muita gente acha (e outros não) que o melhor interface é o I2S, e pareceria ter diferenças entre placas que fazem o interface entre USB e o I2S.

Eu venho com perguntas similares lá do tópico dos DACs. Como armar uma rede, tanto para vídeo de alta qualidade como para áudio.

No meu caso o servidor de arquivos vai estar junto da minha PC, em HDs e futuramente em SSDs, e quero montar uma rede para reprodução na minha sala. É onde deveria instalar os gerenciadores.

18. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
    Preciso de informação e recomendações para montar a minha rede.

Até agora venho utilizando um media player Mede8er que precisa ser substituído por algo mais versátil.

O sistema tem que receber arquivos de vídeo e de áudio pela rede Ethernet (nada de WiFi) e converter para HDMI e para usb.

Ainda que por enquanto não me interessa o vídeo 4K, a rede tem que estar preparada para ele. E pelo áudio tem que poder gerenciar arquivos DSD da máxima resolução, no caso 512 e 786KHz.

Do gerenciador de vídeo que esta no servidor, vai para um preamp 5.1, com entradas HDMI, e dele saem os 6 RCA para os amplificadores de potencia.

Do gerenciador de áudio que esta no servidor sai um interface usb. Imagino que o player dos arquivos dsd tem que estar nesse gerenciador, que poderá ter SO Linux, Android ou Windows.

Da saída USD o áudio digital vai para um DAC. com entrada XMOS conversora de USB para I2S, que é o que entra no DAC propriamente dito.

A saída análoga do DAC vai para os amplificadores L/R, como chave seletora específica para escutar música.

A questão a definir são esses gerenciadores, que estava cogitando fossem da família Raspberry.

Nada disso tem que ser caro.

19. carlmart

carlmart Usuário

Desde 16 Mar 2007
    Rio de Janeiro
  20. beatmosphere

beatmosphere Usuário

Desde 16 Mar 2009
    rio de janeiro
    vc ja tem um dac? caso sim, qual e a marca e modelo?

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso