High End Media Servers (Audio)

Discussão em 'Computadores e Media Players/Servers' iniciada por Ryche, 11 Jun 2015.

1. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.210 1.879 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    • 2
  2. Caros,

Depois de possuir um Allo Digione Signature é que você tem a real dimensão de como este bichinho toca. No futuro, espero comprar outro. Consegui adquirir um Raspberry 4B/4GB e estou gostando do resultado utilizando a saída USB 3.0.

Roda muito mais rápido. Apliquei as modificações que o @Rinaldi Moreira@Rinaldi Moreira mencionou. E correu tudo liso. A de considerar que o Raspberry 4B ainda é muito recente e devem ser esperadas melhorias no firmware até que o mesmo esteja maduro.

Estou testando o Tidal com Volumio (MyVolumio) e o MoOde Player/Mconnect HD e me parece que o MoOde está se saindo melhor.

Agora, pelo que li e estou vivenciando, para áudio somente, basta colocar um dissipador simples mesmo, que não deve ter problema de aquecimento. Somente se for rodar vídeo é que irá precisar de um dissipador mais sofisticado.

Dando uma olhada em dissipadores passivos, achei alguns bem interessantes, que podem ser adquiridos na China:

https://geekworm.com/collections/ra...eavy-duty-aluminum-passive-cooling-metal-case

https://geekworm.com/collections/be...-b-armor-aluminum-alloy-case-protective-shell

https://geekworm.com/collections/ra...e-compatible-with-raspberry-pi-4-model-b-only

Um Feliz 2020 para vocês e suas famílias.

Que JESUS os abençoe

Marcos

Última edição: 27 Dez 2019
    • 1
  3. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.210 1.879 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Muito legal suas impressões sobre o RPi4, no meus testes volumio x moode gosto muito mais do moode, essa ultima versão (6.4) tá muito boa e a biblioteca está muito mais organizada e fácil de encontrar o disco desejado.
    Vc tá usando a saída USB para audio ou somente para leitura do HD externo???
    Um case acho legal é esse da Flirc, onde o case é tb um dissipador de calor...
    RaspberryPi4_opened_Amazon_1024x.jpg whatsapp_image_2019-08-17_at_15.52.jpg

https://www.ebay.com/itm/Aluminium-Raspberry-Pi-4-Case-FLIRC-102476/133233251072?_trkparms=aid=111001&algo=REC.SEED&ao=1&asc=40741&meid=cb31b7a91ebc499cbd7a42d33fceb647&pid=100675&rk=1&rkt=15&mehot=pp&sd=133233251072&itm=133233251072&pmt=1&noa=1&pg=2380057&_trksid=p2380057.c100675.m4236&_trkparms=pageci:a98ef892-28a7-11ea-9d21-74dbd1806e99|parentrq:4769d4b116f0aa11c7c4f579ff9f9a43|iid:1

• 1
  4. Caro Rinaldi,

Estou usando a saída USB para áudio mesmo. Não tenho nenhum HD externo conectado. Só Streaming via Tidal por cabo de rede.

Sobre o case da Flirc ele é bem legal mesmo. Inclusive tem um site que comparou estes coolers. É bem interessante.

Agora o mais importante, estou gostando do resultado. Nunca tinha usado o meu DAC com a entrada USB e me surpreendeu.

Voltando para as audições....

Abraços,

Que JESUS o abençoe

Marcos

• 1
  5. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.210 1.879 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    No RPi4 a saida USB agora é independente da conexão de rede ao contrario dos modelos anteriores e até agora não li em nenhum forum se isso trouxe algum beneficio ou não na qualidade do sinal, se o amigo tiver como fazer um comparativo com modelos anteriores seria de grande valor. Eu tb utlizo a saida USB do meu RPi3+ e estava bem satisfeito mas a adição do Uptone Regen deu outra vida no som, gostaria de saber se no RPi4 teria o msm resultado ou seria diferente.
    Qual dac meu amigo está usando atualmente???

6. Rinaldi,

Vou ficar te devendo esta comparação, pois usava o Allo Digione Signature (c/ Rpi 3b+), com o DAC Gungnir Multibit A2 (entrada BNC) que tocava melhor. Hoje uso o Rpi4 saída USB tocando no mesmo DAC Gungnir Multibit A2 (entrada USB), que já me dá um prazer legal de ouvir músicas.

Agora, quando tiver condições pretendo voltar para o Allo Digione Signature. O nível de detalhamento e o palco é outra coisa.

Tentei ficar um tempo na configuração multicanal. Mas já deu para perceber que estéreo requer um outro setup mesmo.

Abraços.

Que JESUS o abençoe

Marcos

Última edição: 28 Dez 2019
    • 1
  7. galegorafa

galegorafa Usuário

Desde 15 Mai 2007
    Londrina
    Caros,

Estou finalizando mais um player baseado no rasp (+ DigiOne Signature), energia para o rasp via fonte convencional 5V 3A e banco de baterias de Lithium de 40.000mAh para o processamento da DigiOne: o que fica por pelo menos 2 meses sem carregar e mantém o LED da sua respectiva chave ligado 24hrs por dia.
    Eu ja venho usando este setup ha um tempo e estou muito contente com o resultado.
    Adicionei um SSD que elevou um pouco mais a qualidade de áudio e bem mais na velocidade de leitura dos arquivos.
    As chaves frontais são para ligar as duas fontes usadas (fonte e bateria), na traseira ficam as entradas USB 3.0, entrada do carregamento das baterias, rede, energia e as conexões do rasp inclusive HDMI para deixar visualizando o que toca mesmo que o controle seja via tablet/celular.

Chegou o Rasp4 mas ainda não testei, mas como mencionei anteriormente, o Rasp2 tocou bem superior ao 3. Veremos agora o Pi2 vs Pi4. Darei notícias.

20200117_230435.jpg
    20200117_223527.jpg

• 7
  8. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.210 1.879 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Está nos meus planos trocar o HD convencional por um SSD, seu relato só confirma o que já suspeitava, muito bom :aplauso:.

Muito legal, estou ansioso por seu comparativo :D:D:D.

• 1
  9. galegorafa

galegorafa Usuário

Desde 15 Mai 2007
    Londrina
    Pessoal fiz os testes.
    O pi3 não sei por qual motivo é o que tocou pior dentre os três. Ele deixa o som mais áspero entre eles.

O pi4 B (4Gb) tem um som melhor que o pi3 mas perde para o pi2 em qualidade. A diferença é clara, o som no pi2 é bem menos ríspido, mais analógico e com menos simbilancia nas frequências altas que os irmãos mais novos. Inclusive são nessas frequências que mais se nota a diferença entre eles.

Gostaria muito que o pi4 fosse superior ao pi2 mas não teve jeito. Chuto que a emissão de frequências absorvidas pela HAT são maiores nos modelos mais rápidos de raspberry. Vale dizer também que o pi4 esquenta mais, no meu caso, com o case todo fechado eu iria precisar solucionar a falta de ventilação interna no uso do pi4.

O pi4 tem uma velocidade bem interessante com repostas mais rápidas principalmente no boot. Porém o pi2 com SSD, na navegação geral vai praticamente igual em fluidez.

Fiquei curioso em fazer um isolamento físico entre as placas do pi e HAT. Farei isso mais pra frente porém será com o pi2, esse se manterá no sistema sem dúvidas.

• 4
  10. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.210 1.879 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Legal suas impressões sobre os modelos, tenho umas dúvidas que gostaria de mais informações,
    - a diferença entre os modelos é perceptível somente nas altas??
    - as outras frequencias permanecem iguais entre os modelos ou tb possuem diferenças??
    - vi que comparou usando um HAT, tem como vc comparar os 3 modelos utilizando a saída USB???
    - o RPi4 com SSD teria um desempenho melhor ou não percebeu diferença alguma???
    - foi utilizado o mesmo player/versão nos 3 modelos comparados??? Caso positivo o RPi2 não ficou pouco lento com com a versão mais atual???

Desculpa por tantas perguntas :D(y), mas como pretendo melhorar nesse quesito este ano, gostaria de saber qual a melhor opção. Eu tenho um RPi3+ e inicialmente tinha um RPi2 emprestado mas não percebi diferença entre os modelos, mas tb não fiz um compativo mais detalhado, vou pedir o Pi2 emprestado novamente para um novo comparativo.

Última edição: 21 Jan 2020
  11. galegorafa

galegorafa Usuário

Desde 15 Mai 2007
    Londrina

- Diferença de som principalmente nas altas mas o som fica mais áspero nas demais frequencias tambem. É que no agudo vc percebe que ficou mais ríspido a ponto de dar uma irritada em algumas passagens. No Pi2 não, o som tá bem agradável, sem fadiga auditiva.
    - remontei meu player, tive que desmonta-lo para os testes e depois de feito refiz tudo, quando for mexer de novo posso testar a USB
    - Diferença principalmente no boot como comentei, depois que entra no sistema não senti muita diferença. Ja do HDD para o SSD é como se tivesse trocado de Pi... roda bem mais rapido. Sistema leve, se beneficia quando o processador é mais solicitado. Enquanto toca e procura por pastas, ambos ficam equivalentes, ja respondendo a ultima pergunta. Utilizei o mesmo sistema, trocava de Pi mas mantinha o micro SD para ser justo.

Entre Pi2 e Pi3 foi onde mais aparece a diferença.
    Uma possibilidade é fazer uma extensão entre o Pi e a HAT para ver se a distancia entre estes não reduz a influencia do processamento sobre o tratamento do sinal.

• 2
  12. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.210 1.879 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Muito obrigado pelas respostas (y)(y)(y)

13. Caro @galegorafa@galegorafa

Muito legal os seus testes e o compartilhamento das informações. Interessante saber que o RPi4 saiu-se melhor do que o RPi3. Acredito que a segregação dos barramentos do Rpi4 tenha ajudado um pouco nisto.

O seu RF Digital Music Streamer ficou muito legal, gostei do design. Parabéns pelo excelente trabalho, e nível de capricho e detalhes construtivos.

Curioso também para saber se a maior separação entre o Pi e o HAT vai ajudar na qualidade de áudio final.

Abraços,

Que JESUS o abençoe

Marcos

• 1
  14. galegorafa

galegorafa Usuário

Desde 15 Mai 2007
    Londrina
    Pessoal, finalizei de vez o player e fiquei ainda mais contente com o resultado.
    Fiz o isolamento físico entre rasp e HAT com uma placa de metal de uns 3mm com o devido isolamento elétrico.
    Como resultado: um som mais limpo e mais harmônico. Incrível como uma simples mudança dessa fez efeito.
    Recomendo fortemente fazer isso... obviamente que precisa-se ter um sistema revelador para ficar mais perceptível.
    Num futuro pretendo fazer a separação total das placas pois aparentemente existe mesmo a influência pela emissão de ruído do Pi, talvez pela proximidade com a HAT, conforme demonstrou no meu teste. A ideia é fazer uma extensão da interligação da GPIO, entre o Pi e a HAT, fazendo a separação física mais efetiva.

Aproveito para mostrar como ficou o player mais um monitor na mesa de centro para visualizar as músicas sem precisar ligar o projetor.

20200125_212402.jpg
    20200126_204956.jpg

• 3
    • 1
  15. @galegorafa@galegorafa

Muito legal os resultados que você está obtendo e grato por compartilhar. Realmente o isolamento da parte do RPi é interessante. Pois se estamos falando de redução de ruído, faz todo o sentido.

Percebo que você está usando o Volumio. Se puder, teste a combinação MoOde 6.4 + Mconnect (Tidal). Testei aqui é achei a qualidade de áudio melhor.

Agora, que belo setup você tem. Neste nível, melhorias em detalhes aparecem. Parabéns.

Que JESUS o abençoe

Marcos

Última edição: 27 Jan 2020
    • 1
  16. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.210 1.879 361

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Concordo, em todos os compativos que já realizei o moOde sempre foi melhor do que o volumio em qualidade sonora.

• 1
  17. galegorafa

galegorafa Usuário

Desde 15 Mai 2007
    Londrina
    Valeu Marcos e Rinaldi,
    Vou testar.
    Como meu Pi2 não tem wifi e o Moode não reconhece meu dongle de wifi, ai não consegui ter acesso a ele (via Acess Point), vou procurar configurar inicialmente via cabo.

18. @galegorafa@galegorafa

Considerando que você quer isolar o Pi, veja esta opção de case. Ele é para o Pi4. Precisaria ver se tem para o Pi2.

Ele oferece uma proteção térmica legal para o Pi4.

Fica a sugestão.

Que JESUS o abençoe

Marcos

19. galegorafa

galegorafa Usuário

Desde 15 Mai 2007
    Londrina
    Marcos,

Uma coisa que fiquei de testar ainda é o Pi4 usando o mesmo isolamento que fiz no Pi2.
    Pode ser que o Pi4 toque inferior ao 2 (ao menos usando HAT) por conta da interferência que deve ser maior pelo maior clock do processador ou algo do gênero.
    Se, testando tocar como o Pi2, migro pro Pi4 e compro um case desse que achei perfeito pro caso.
    Valeu a dica, Marcos.

*Edit: Como a Digione Signature tem um capacitor que chega bem próximo ao processador do Pi, seria mais sensato tentar um dissipador mais baixo como esse:
    Vou mandar vir um se tocar como o Pi2, ou superior, quem sabem..

Abs

Rafael

Última edição: 29 Jan 2020
    • 1
  20. Caro @galegorafa@galegorafa

Depois de dar uma olhada, creio que independente do dissipador, você terá de usar um GPIO extender similar ao da Figura abaixo, e modificar os standoffs por outros mais altos. O mostrado na Figura abaixo de 8mm de altura, deve ficar legal com o dissipador que você está querendo usar. Um de 5mm de altura também deve servir.

Abraços,

Que JESUS o abençoe

Marcos

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso