High End Media Servers (Audio)

Discussão em 'Computadores e Media Players/Servers' iniciada por Ryche, 11 Jun 2015.

1. tupacshakur

tupacshakur Usuário

Desde 15 Mar 2010
    Sao Paulo
    Boa tarde,
    estou iniciando nesse processo de utilizar uma SBC como transporte.
    atualmente tenho um DAC wyred4sound DAC 1 e um integrado vincent com caixas kef R300
    no passado usei um bluesound node 2 que funcionava muito bem porém por razões pessoais tive que vender
    tenho um raspberry pi 3b e um odroid c2
    atualmente instalei o volumio no odroid c2 e pluguei via usb no dac e funcionou. roda spotify pelo spotify connect e tidal pelo BubbleUpnp.
    minha duvida e que vi que pessoal tem usado mais o moode. ele e superior ao volumio? vi que só roda em raspberry,o fato do mesmo compartilhar a USB com a rede ethernet não influencia no resultado final?

2. nihues

nihues Usuário

Desde 23 Mai 2006
    Balneário Camboriú - SC
    O RPi4 não compartilha mais a usb com a rede, separaram.
    Entretanto muita gente usa o rpi3b+ ainda por já estar mais testado e com muitos mods ou projetos em cima do rpi3b+. Há uma perda sim compartilhando ambos, tem alguns projetos como do allo que separam.

Quanto ao moode, eu gostei mais quando usei, tocava mais leve e achei muito boa a navegação, talvez tenha um acerto melhor do software também, estava testando com um rpi2 que tenho aqui, só que no rpi2 fica tudo no limite e só usei pra teste mesmo, começava a chiar como se fosse interferencia quando usava muito a rede (ai o problema do rpi compartilhando rede/usb) e como tenho um NAS separado, não tive como manter o rpi2 via rede, estou estudando um streamer pro lugar (na verdade era pra ter comprado uns meses atras e atrasei, aí com esse dolar só estudando mesmo kkk).

3. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.317 2.020 431

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Seria interessante vc testar e comparar pois cada um tem seu gosto pessoal, ja testei alguns players e prefiro o moode.
    Sobre o fato da saída USB ser compatilhada com a rede ethernet vejo poucos relatos falando sobre perda de qualidade pela USB, mas o sinal pode ser "corrigido" usando um Uptone Regen ou outro filtro com a msm função.

4. tupacshakur

tupacshakur Usuário

Desde 15 Mar 2010
    Sao Paulo
    Eu gostava muito do bluesound node. Pena que tive que vender. Agora to pensando em usar as sbc. Vamos ver. No momento qualquer coisa que tenha que investir esta complicado. Vi falar de hat pro pi entre outras coisas. Mas do jeito que ta as coisas nao da pra testar nada que ja nao tenha. Tudo ficou muito caro.

5. galegorafa

galegorafa Usuário

Desde 15 Mai 2007
    Londrina

Tive o blusound node2 e ele apanhou feio do pi com digione signature no banco de bateria.
    Se conseguir, não se irá se arrepender.

6. tupacshakur

tupacshakur Usuário

Desde 15 Mar 2010
    Sao Paulo

Vi esse digione aqui. No caso ele tem Saida coaxial? O meu DAC foi reconhecido pelo PI tanto com Moodle quanto no volumio. Ha ganho em usar este digione? Em relacao a bateria voce diz um power bank?

7. nihues

nihues Usuário

Desde 23 Mai 2006
    Balneário Camboriú - SC
    Tanto o Digione (esse é saída coaxial acho), como o Allo Usbbridge signature (saida usb) que estavam a venda (essa era a minha ideia de compra de streamer bbb) são versões alteradas do raspberry, contam com modificações visando melhorias para o audio, inclusive contam com alimentação externa separada se quiser, no caso poderia ligar um banco de baterias (ou fonte linear por exemplo) para alimentar só a parte de áudio, e o resto com transformador padrão, o que ajuda no ganho de qualidade final.

8. tupacshakur

tupacshakur Usuário

Desde 15 Mar 2010
    Sao Paulo
    Acabei de ver aqui. Porem pelo site o usbbridge nao e compativel com o moode apenas volunio. E nao aparece muito desses caras usados por aqui ne. Bom estava usando o volumio no odroid c2 pq ele nao tem os problemas de share entre o USB e Ethernet que o pi tem, porem o moode parece que da menos problema. O ruim e que o moode nao funciona no odroid c2.
    Vou continuar testando. No momento estou com o moode com Spotify no DAC via USB, e o bubbleupnp para tidal no celular.

9. tupacshakur

tupacshakur Usuário

Desde 15 Mar 2010
    Sao Paulo
    Instalei Uma distro chamada archphile baseada no arch Linux no odroid e apesar de nao ter interface web ta funcionando muito bem aqui.
    Preferi o odroid ao rasp pelas questoes de compartilhamento de USB com rede.

10. Caro @tupacshakur@tupacshakur

Legal que esteja testando novas alternativas de streamer.

Um comentário que gostaria de fazer é que a implementação do MoOde é uma das melhores para o Allo USBridge Signature. Me parece que o Tim Curtis tem uma excelente relação com o pessoal da Allo. Inclusive a página inicial da MoOde informa isso. http://moodeaudio.org/

Agora está meio complicado comprar qualquer coisa do exterior, mas o uso de um HAT, melhora bastante a qualidade de áudio comparada a qualquer solução de SoC (Rpi, Odroid, ...). No futuro, seria legal testar.

Particularmente, uso o Rpi4, que não tem o compartilhamento de USB com rede das outras implementações do Rpi. Neste quesito ele é similar ao Odroid. Já usei o Volumio e o MoOde. E no meu sistema a qualidade de áudio do MoOde é melhor.

Nos mantenha informados dos testes do Odroid C2.

Abraços,

Que JESUS o abençoe

Marcos

11. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.317 2.020 431

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Foi lançado um novo modelo do RPi4, agora com 8GB de ram...

images (8).jpeg

Será que terá algum benefício com ele ou o de 4GB já está de bom tamanho???

• 1
  12. mateusfig

mateusfig Lively Up Yourself!

Desde 29 Nov 2006
    Salvador-Bahia
    Caramba! Deve estar custando uma boa grana...

13. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.317 2.020 431

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    $75 USD

• 1
  14. mateusfig

Desde 29 Nov 2006
    Salvador-Bahia
    Até que não é tanto, mas o dólar é que não vai ajudar.

15. Rinaldi Moreira

Rinaldi Moreira Usuário

2.317 2.020 431

Desde 14 Jun 2013
    Pinheiro/MA
    Tb tem o custo do envio, mas é isso que gostaria de saber, o investimento teria um retorno condizente com o valor.

Se com 8GB seria possivel trabalhar com um buffer maior e se isso resultaria em algum benefício no audio como no pc/notebook.

16. mateusfig

Desde 29 Nov 2006
    Salvador-Bahia
    Particularmente, não acredito na necessidade de se ter tanta RAM para tocar áudio. Repeito quem defende isso e posso mudar de opinião algum dia.

Bom, na minha experiência, utilizo 2Gb em meu PCA e tudo roda liso (com Windows 2012 R2 Server, todo otimizado pelo Fidelizer e manualmente, por mim), usando nem perto do que tem disponível. Sei que afirmam (com base em experimento e tal) que há incremento na qualidade, tanto se jogarmos tudo para tocar direto da RAM, quanto para desafogar (teoricamente) o computador. Mas, desafogar o que, se o computador não usará tudo isso? Pelo menos usando Redbook, mesmo que você carregue o CD completo na RAM, não usará mais que 800MB para este fim. Se formos para HiRes e DSD, vamos supor que teremos que usar uns 4,3GB para tocar direto da RAM, e mesmo assim ainda não vi necessidade de mais que 5 ou 6Gb. Tudo bem, podemos ir para 8Gb para deixar uma folga. Além disso, acredito ser exagero, se o computador é dedicado a tocar áudio.

Vejo muita gente utilizando 16Gb (e, talvez, até mais) e processadores ultra modernos e rápidos (neste quesito - que é outro assunto -, já não discordo totalmente) em um computador dedicado para áudio. Observem grandes fabricantes e verão que, pelo menos a maioria, não utiliza nem perto disso. Para quem tem grana livre, não vejo problema e deixar o PCA o mais parrudo possível. Acredito que as otimizações e cuidado na escolha de componentes é bem muito mais importante para se obter o melhor do PCA que usar exageradas quantidades de RAM e processamento.

Podem me rebater, não me importo. O que vale é uma discussão saudável. Isso foi apenas meu ponto de vista. (y)

Última edição: 28 Mai 2020
    • 1
  17. djmmaster

djmmaster Usuário

385 178 78

Desde 4 Mar 2014
    Pelotas RS
    8gb de memoria precisa de um sistema 64bits, então teria que conferir se algum dos sistemas que usamos é 64bits

18. gcorley

gcorley Usuário

Desde 20 Nov 2006
    Rio de Janeiro
    Tidal parou de funcionar com MoOde audio nos meus dois sistemas. Quebrou algo na conexão entre MoOde e Tidal e não tem previsão de conserto.

Mas tem um jeitinho: (y)

For now we can use BubbleUPnP to authenticate with and browse Tidal and choose Moode as the renderer, in bubbleupnp you'll need to goto Settings > [Local and Cloud] > [TIDAL] and enter your Tidal credentials.

If you've already been using BubbleUPnP and you're use to choosing [Select Library...] > [MoodeUPNP-mediaserver] > [Tidal] to use Tidal, instead goto [Select Library...] > [Local & Cloud] > [Tidal] and select "Moode UPnP" as the renderer on the [Now Playing] screen.
    That'll at least be a workaround until the upmpdcli project fixes the issue and the appropriate version finds it way into Moode.

Vince

http://moodeaudio.org/forum/showthread.php?tid=2528&pid=20183#pid20183

19. mateusfig

Desde 29 Nov 2006
    Salvador-Bahia
    Comprei BubbleUPnP há algum tempo, para fazer stream para o Foobar. Recomendo. Pode usá-lo com qualquer render UPnP, a exemplo do Moode. Pena que só tem o app para Android.

20. manepipoca

manepipoca ...

2.476 5.191 801

Desde 29 Jan 2009
    Brasil
    Olá amigo!

vc pode detalhar como utiliza o bubble com o Foobar?
    Tenho o Bubble há bastante tempo e uso com o Moode no set estéreo e com o Receiver Marantz que fica na sala multicanal.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso