Anúncio do HT Forum

High-End No Pc!!

Discussão em 'Computadores e Media Players/Servers' iniciada por Soul_Flying, 23 Ago 2008.

1. kawaa1

kawaa1 Usuário

Desde 17 Fev 2009
    Curitiba-PR
    Na verdade estou com dois SSD um com MacOS e outro com Euphony, não optei pelo dual boot pois no PCA não tenho monitor, nem teclado e nem mouse, conecto quando necessário, mas da muito trabalho.
    Estou com gabinete aberto durante os testes, desligo e troco o SSD.

2. jomal

jomal Usuário

Desde 6 Ago 2010
    Brasília/DF
    Mas @kawaa1@kawaa1, você consegue rodar o Euphony num Mac Mini/MacBook/iMac sem problema algum?

3. kawaa1

kawaa1 Usuário

Desde 17 Fev 2009
    Curitiba-PR

Eu tentei rodar via USB no MacBook Pro, não consegui, como o note é de meu uso do dia a dia, não tinha como desinstalar o sistema, mas vi vários relatos de que roda no macmini.

Realmente gostei muito do sistema.
    Pesam contra ele o preço e que ainda tem muita coisa para ser desenvolvida para melhorar a usabilidade.

4. kawaa1

kawaa1 Usuário

Desde 17 Fev 2009
    Curitiba-PR
    6150B4A3-BDA4-4E71-9C57-B59C459DA801.png
    O desenvolvedor está bem aberto a sugestões e melhoria.
    Ele já gastou um bom tempo me dando suporte.

E já vai implementar na próxima atualização uma opção para que possa conectar no HDD do Time Capsule, que infelizmente usa versão antiga do Samba e autenticação NTLM.

5. Arthur krug

Arthur krug Usuário

51 16 11

Desde 19 Jul 2010
    rio de janeiro
    Boa tarde Alguém poderia indicar um modelo de notebook ( ou especificacoes minimas)vendido no Brasil que seja adequado pata utilizar como player de áudio?

6. jjaguar

jjaguar Usuário

Desde 26 Jan 2010
    Bahia
    /ando pesquisando sobre isso, e parece que a galera audiófila não é muito fã de notebooks para áudio PC. NO meu caso, estou indo para o Raspberry Pi. Mas uso também um Yoga 2 11. Acho o Raspberry superior ao /note, mas acho o note mais prático, por ter a tela e o windows e a possibilidade de usar um Air mouse como controle.
    Agora, pelo que tenho lido por aí, parece que o que consegue melhor resultado é o Macbook da Apple, principalmente o Pro.

Abraços!!!

7. Cantunes

Cantunes Usuário

1.103 2.641 736

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    Cara, eu uso um note Core i3 com 8 gb ram e JRiver como player + Fidelyzer e perde feio para o Raspberry pi3.
    Até meu tablet com UAPP (usb áudio player pro) toca melhor que o notebook. Por incrível que pareça.

8. beatmosphere

beatmosphere Usuário

Desde 16 Mar 2009
    rio de janeiro
    com o JJAGUAR e o CANTUNES mencionavam melhor ir pelo Raspberry Pi, mas em conta que um pc ou laptop. e tem muitas possibilidades de montar. no tópico High-End Media Servers tem um monte de infos sobre RPI. Neste link https://www.htforum.com/forum/threads/high-end-media-servers-audio.252364/page-53#post-8793436 um listinha minha, não completo, de algumas placas de som (=DAC HAT) para o RPI.

• 1
  9. weltec

weltec Usuário

6.153 3.860 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    A solução “padrão” onde muitos estão conseguindo ótimos resultados seria um PC Fanless com SSD, fonte linear e placa USB audiófila.

O PC permite uma grande versatilidade para setup de hardware e software. Um notebook é mais engessado, alguns não permitem nem um setup de BIOS razoável, o Raspberry Pi também.

• 1
  10. jjaguar

jjaguar Usuário

Desde 26 Jan 2010
    Bahia
    Boa parte dos Notebooks de hoje são Fanless e tem SSD (o meu tem as duas coisas). Como meu sistema é muito simples, fica difícil perceber muita superioridade. Mesmo assim, minha percepção é que o Rasp é superior ao Note.

11. weltec

weltec Usuário

6.153 3.860 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro
    Fonte linear e placa USB dedicada são o coração do resultado, uma BIOS liberada para os ajustes finos é bem menos significativo, mas ajuda.

Ainda não são todos os notebooks que possuem CPU fanless, na verdade é item bem raro (não me lembro de nenhum com CPU I3, I5 ou I7), muitos enganam e contam com um fan bem pequeno e escondido.

O MacBook Pro é um exemplo, veja que na verdade ele possui não 1, mas 2 fan.

https://macmagazine.uol.com.br/2018...ovos-macbooks-pro-e-descobre-nao-muita-coisa/

A mesma coisa com este ASUS que custa mais de R$11.000, mesmo com CPU da linha U, de dispositivo móvel e baixo consumo/dissipação térmica, ainda precisa de fan, 2 na verdade.

https://www.ultrabookreview.com/25470-asus-zenbook-ux533-review/

O Rasp parece ser imbatível no Custo x Benefício, pelo que falam.

• 2
  12. jjaguar

jjaguar Usuário

Desde 26 Jan 2010
    Bahia
    Na verdade os processadores fanless para notebooks são de linhas especiais da intel e Amd (principalmente intel ). São exemplos a linha N da intel (Pentium é celeron) é a linha Core M. Tem tb a linha Atom (para tablets), Todos esses processadores (com excessão do Core M) tem poder de processamento muito fraco, como é o caso do meu Yoga, que tem Pentium N5320.
    Por outro lado, tem a praticidade de ter a tela é o teclado, é os programas das plataformas x86 ...

• 1
  13. weltec

weltec Usuário

6.153 3.860 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro

Ahh, entendi.
    Essas linhas realmente podem conseguir rodar fanless em notebook, já vi modelo.

E sendo pequenos, realmente a praticidade ajuda muito. Pode até usar para outras coisas.

O meu PCA não é nada pratico, mas como fica estático no rack e não preciso dele para absolutamente mais nada, até que vai bem. Mas quem tiver uma necessidade diferente, fica ruim. O gabinete é um cubo e ao menos não ocupa taaaanto espaço, mas também possui uma fonte linear externa quase do tamanho do PC... Quando preciso configurar algo, pego o MacBook e acesso remotamente, ou conecto o cabo HDMI que fica solto atrás dele e uso com um nano teclado sem fio (que possui touchpad embutido).

• 2
  14. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Senhores,

Aproveitando o ensejo, gostaria de tirar uma dúvida: para áudio seria melhor um sistema operacioal de 64 bits, um de 32 bits, ou tanto faz??

O meu é um Windows 10 64 bits que roda muita coisa em 32 bits, tendo até uma pasta Arquivo de Programa X32... E aí fico pensando se não seria melhor um 32 bits!!

Abraços

15. weltec

weltec Usuário

6.153 3.860 446

Desde 15 Nov 2011
    Rio de Janeiro

32bits é passado.

16. Cantunes

Cantunes Usuário

1.103 2.641 736

Desde 17 Abr 2008
    Rio de Janeiro
    Há não ser que vc ainda use 2gb de ram.:D

17. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Certo, mas por que a pasta de arquivos de programas X86 está cada vez maior?? Os programas 32 bits não deveriam ser cada vez menos implementados??

18. FelipeRolim

FelipeRolim Keep Improving Myself

Desde 17 Ago 2008
    Quatiguá/Paraná/Brasil
    Para dizer que não existe notebook bom para áudio seria preciso ter experimentado todos os notebooks disponíveis. Mas, arrisco dizer que isso não é sequer necessário. Com efeito, apesar das soluções fanless e sem partes móveis, uma tendência sempre simplificadora e minimalista não é exatamente a solução para todos os problemas do computador como fonte digital. Muitas vezes, aliás, isto está na contramão do ideal para um resultado gravado pelo comprometimento (usar 4GB de memória RAM, presumindo que 16GB não seriam necessários para tocar música, p. ex.).

Experimentei exaustivamente nos meus computadores as diferenças, para o som, da presença e da ausência de cooler no processador ou mesmo dentro do gabinete do computador. Já há muitos anos faço esse tipo de comparação e, em algumas circunstâncias, repito para me certificar de que as conclusões permanecem válidas e/ou aplicáveis a determinado contexto. Também já revisitei meus experimentos com os resultados práticos da presença/ausência de conexões USB, VGA, HDMI, SATA, LAN, dos ajustes de BIOS (Turbo Boost, Hyper-Threading, C-States etc.). Posso afirmar com absoluta tranquilidade que a diferença da total ausência de partes móveis é perceptível e benéfica, mas também não é algo que sirva de maneira isolada como "marco divisório" ou "ponto de ruptura" entre o nível alto e o nível intermediário. A fonte de alimentação chaveada, p. ex., é elemento muito mais prejudicial do que qualquer cooler, e me arrisco a dizer que um cooler de processador é muito menos ruidoso do ponto de vista eletromagnético (ruído RFI/EMI) do que uma fonte chaveada. A realidade é que notebooks simplesmente não são bons para áudio. Está intrínseco ao hardware que adotam, e tenho a sensação que hora ou outra "descobriremos" que os NUC também não são a solução ideal, assim como os Mac Mini nunca foram.

Pode ser (e isso de fato é verdade) que existam soluções melhores do que outras em determinados contextos. Posso afirmar, p. ex., que um Mac Mini é melhor do que um notebook para música, ou mesmo que um Intel NUC7i3 é muito melhor do que um notebook para música. Posso afirmar que um MacBook é melhor do que um notebook e pior do que um Mac Mini. Nada disso, penso eu, é passível de contestação. Todavia, quando tratamos de soluções passíveis de equiparação aos transportes digitais de alto nível (Esoteric, Gryphon, Ayre, Audio Research), só resta o desktop. Então, talvez seja o caso de avaliar qual é o melhor que o dinheiro pode pagar, numa determinada circunstância específica, e aí sim encontrar algo razoavelmente bom. Eu compraria um Intel NUC.

Sobre as soluções oferecidas com base em plataforma ARM, precisei de pouco tempo de audição real para perceber que não são boas. Experimentei o Raspberry Pi3 aqui com a Hifiberry Digi+. O custo é fantástico pelo que entrega, mas não sobrevive frente a um computador bem configurado. Nas primeiras audições que tive com o sMS-200 também já notei que não é um bom equipamento e está muito aquém do que qualquer computador razoavelmente bem montado consegue entregar. Um notebook com acertos básicos e com o driver apropriado consegue tocar muito melhor. Por outro lado, quando não se sabe configurar, não se pergunta como faz e não se está disposto a aprender, os "ready made" podem ser boa solução, mas o problema deixará de ser o equipamento.

Tenho mantido especial atenção na evolução do mercado de transportes digitais de alto nível, lido com interesse o que tem saído na mídia e experimentado bastante coisa. Tenho visto equipamentos marcados pelo comprometimento (como os transportes Innuos, as fontes lineares HDPLEX, as placas USB JCAT e Pink Faun) e coisas marcadas pela inflamação da mídia sem qualquer viés efetivamente hi-end (que prefiro não exemplificar, pois senti certa animosidade em outro tópico por conta de uma postagem que fiz relativa a isso). Entretanto, a evolução no alto nível, no extremo do hi-end, é muito mais lenta do que se diz. Acredito que tenham surgido caminhos alternativos que levam a um mesmo fim (upsample ou bitrate nativo? Rede, coaxial ou USB? Streaming, mídia física ou armazenamento local?), mas que ainda não podem se colocar, perante o consumidor, como um novo benchmark do áudio digital, embora a mídia esteja tentando fazer isso.

• 3
  19. Redcruz

Redcruz Usuário

Desde 11 Dez 2008
    Mesquita
    Eu uso SO X64 com 8Gb de memória, mas será que mais de 2Gb faria mesmo diferença para um PC servindo apenas como transporte??

Estou em processo de ripagem de meu acervo de CDs, fazendo isso utilizando o Media Player e ontem descobri que o Media player que abre é de 32 bits. :confuso:

Aí vem a questão, será que é vantagem ter sistema operacional X64 se os players são X86?? Não seria melhor usar um sistema X86??

Última edição: 26 Mai 2019
  20. Fox _ Mulder

Fox _ Mulder Usuário

3.430 5.455 716

Desde 18 Out 2009
    Niterói - RJ
    Aqui eu uso o W10 x64, e o media player também é x64.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso