Anúncio do HT Forum

HT Yamaha RX-V440 + caixas DIY (Questo + NAR + LT's)

Discussão em 'DIY' iniciada por Marcell KC, 2 Out 2014.

1. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Boa Tarde,

Estava namorando este Receiver a umas 2 semanas no Mercado Livre, até que enfim efetuei a compra dele. Por se tratar de um aparelho de 2003, lógico que ele tem suas limitações, que para o meu uso, não consegui localizar nenhuma.

O Projeto:
    Pois bem, a ideia consiste em: Receiver montado no quarto pois é aonde passo a maior parte do tempo para ver séries e filmes principalmente e as vezes música. Como meu notebook tem saída HDMI, e minha TV, uma LG5800 de 39" tem 3 entradas HDMI e saída Óptica, a ligação será a seguinte:

Quando for usar o notebook: Entrada HDMI na TV e saída Óptica para o Yamaha.
    Quando for ver séries / filmes, gravo o MKV no HD externo que baixo em 1080p e com 6ch de áudio e conecto direto na TV pelo USB e uso a saída Óptica para enviar o som ao Yamaha.

As caixas não tenho nenhuma, então irei fazer todas elas DIY para ter um ótimo rendimento. Venho do som automotivo e tenho uma bagagem bem grande em conhecimento.

O canal central: (MDF de 15mm)
    Como o Yamaha tem saída opção de saída 4ohms para as frontais e 6ohms para o resto, esta é a minha escolha e no caso o canal central precisa ser de pelo menos 6ohms. O falante escolhido foi o NAR Coaxial série 3 de 5" (525CX-3), na verdade, o par deles, para fechar a ligação em 8ohms.

A caixa será na verdade duas caixas separadas, LT para cada falante sintonizada em 72Hz (Fs do falante). Desta forma, caso eu queira fazer um churrasco, posso utilizar estas caixas em 4Ohms cada uma para ter um som estereo, por isto optei por fazer em LT elas e não selada como muitos canais centrais.
    canal central NAR.gif

As caixas frontais: (MDF de 18mm)
    Clone da Baubos feitas com o NAR Série 3 6,5" (650CS-3) com o cross do kit mesmo para reduzir custos já que consigo este KIT novo por R$400 ± e trabalhando em 4ohms como o Yamaha comporta.

As caixas satélites: (MDF de 15mm)
    Ainda não defini nada e ficarão para depois um pouco no momento, porém pretendo fazer com 2 Eastech de 4" (http://produto.mercadolivre.com.br/...o-falantes-mid-bass-4-eastech-75-w-8-ohms-_JM) + TW em domo de seda (http://produto.mercadolivre.com.br/...xa-philips-6-ohms-10w-32y0p5-242226440046-_JM) porém nada definido ainda.

O Subwoofer:
    A princípio, não irei utilizar subwoofer pois como é no quarto e as Baubos já descem bem, colocar um sub de verdade seria encomodar o resto do pessoal de casa rsrssr porém, quando for fazer um, será um Questo Audio 15" em LT também para descer até o chão com um amp de 700Wrms em 4ohms (lógico que não usarei tudo isso) mas isso é só pro ano que vem.

O rack:
    Irei montar um rack para a TV, canal central e receiver para ficar na altura correta a que preciso. Este desenho do rack é apenas um esboço, apenas para ter uma ideia de como irá ficar.
    rack.gif

Isto ai pessoal, semana que vem começa a mão na obra para fazer o canal central. Aceito opiniões, críticas, sujestões, tudo é bem vindo. A ideia é baixo custo e ótima performance, por isso nem cogitei comprar caixas de HT comuns ou comprar um receiver já com as caixas.

2. raulse

raulse Usuário

Questo 15" em LT kkkkk, isso não é pra derrubar o seu quarto, e sim sua casa :lol::lol:. Como é para seu quarto, e você já é acostumado com a NAR, de uma olhada nos subs de 12" 200 ~ 250rms, nesse comodo vai encaixar como uma luva, uso um em um ambiente bem maior e em filme não falta nada (Sintonizada bem baixo)...

Fiz a pouquissimo tempo 2 LTs também sintonizadas em 70Hz, dê uma olhada no tópico, ficaram legais, falta terminar ainda :/

To acompanhando, manda bala :D

3. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Eu trabalho na Questo rsrsrs, por isso que vou usar o Questo, e se é pra fazer algo, que seja descomunal hahahaha e fica como demonstração ao pessoal daqui de Curitiba também rsrsrs.

Estou usando NAR por conta de ter bons falantes para estereo, mas em questão de sub, não chega perto de Questo não em sonoridade, timbre e precisão.

Eu podia fazer com o 12", ou com o 10", porém vamos chutar o pau da barraca logo de uma vez rsrsrs.

Eu vi o teu tópico com as LT's tanto do NAR como do 6".

4. raulse

raulse Usuário

E 2 Questos de 12" ao invés de 1 de 15"... Tenho medo do resultado desses gabinete em potencia máxima kkkkkkk

Boa Sorte Aeww

5. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Não será usada potência máxima nunca, 350W ou 700W em um sub com sensibilidade de 90,9dB (1W/1m) é insanidade pura. Eu tenho uns parafusos a menos sim, mas não perdi tantos assim rsrsrsrsrsr. Problema de 2 Questo de 12" é que ficará ainda maior que 1 de 15", mais trabalho para montar e mais pesado também.

Se o 15" já tem SD de 855cm², o 12" tem 572cm², é 33,8% a mais de SD, então pense em uma caixa 33% maior, mais pesada, necessitando de mais reforço, mais madeira, mais tudo rssrsrsr.

6. caiosaron

caiosaron The Dark Side of The Moon

Desde 27 Jul 2012
    Caratinga / MG / Brasil
    LT na caixa central é meio que uma insanidade também. Não precisa disso. Tente fazer uma selada e com alto falantes full ou falantes normais e tweeter domo. Já tive caixas com falantes coaxiais, e o som de um full é muito melhor. Perigoso de vc meio que "estragar" o som das frontais utilizando esses coaxiais na central.
    Sobre o cross nas frontais, tente fazer um esforço e comprar o cross do Renato, ou pelo menos tente comprá-lo mais tarde, quando tiver um extra (R$) sobrando.

7. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR

Sobre fazer a central em selada, eu não quero só por um motivo:

Quando for fazer um churrasco lá nos fundos, pessoal sempre gosta de ouvir uma música principalmente no verão quando ficamos na piscina, então quero ter um som "básico", por isso é mais fácil eu descer 2LT pequenas que tem um rendimento ótimo e podem tocar no estereo e nem preciso me preocupar com sub nem nada disso, elas já dão conta do recado para aproveitar apenas, do que ter uma caixa selada padrão 2 full e um TW que não irão tocar em estereo nem nada assim. Apenas por isto que optei por fazer a central em LT.

Como tenho espaço disponível e é algo que não é visto sempre por ai, resolvi "abusar" um pouco nesta área.

Sobre pegar o cross do Renato, tem um porém: Os meus falantes serão 4ohms e os do Renato se não me engano, são 8ohms. A princípio é usar o cross original do kit, futuramente nada impede de fazer a troca já que é apenas substituir um pelo outro.

Sobre usar coaxial no lugar do full, a minha ideia original era usar full sim, os NAR respondem até 16Khz no full e 18Khz no coaxial, muitos já ouviram e falaram que não é estridente nem nada assim (no automotivo pelo menos). A 2 semanas atrás, a Oregon Projects de Sumaré montou um carro com um 10" em uma BandPass e 4 full da NAR mesmo por sinal para ser o estereo para fora, pois ficaram no porta malas, e o dono achou que faltou um pouco de brilho, foram trocados 2 full por 2 coaxiais e agradou muito mais, tanto ao dono do carro como a loja, com base nisto optei por usar os Coaxiais. Como a Fs do falante é a mesma, a caixa se mantém como sendo a mesma, então posso trocar coaxial por full sem problemas.

Mas essa era uma dúvida muito forte sobre qual escolher, Coaxial ou Full pra o canal central.

8. caiosaron

Desde 27 Jul 2012
    Caratinga / MG / Brasil
    Marcell, pode ficar tranquilo, os alto-falantes que o Renato utiliza nas baubos é o de 4Ohms também.
    Agora entendi o motivo de querer 2 LT's pra central, mas não deixa de ser insanidade :lol:.
    O problemas dos coaxiais é alinhamento de fase, com isso você corre o risco de perder o palco que as baubos te oferecem por conta destes coaxias, se o problema for o brilho, considere utilizar o kit 525cs3. Pelo menos na minha concepção, coaxial não serve para SQ residencial.

9. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Então, por isso de usar o full era o que eu queria. Problema de usar o 2 vias de 5" é que o custo dele já fica quase o dobro e também preciso de espaço para cross e tw.

Então pra mim cai em: coaxial, full sem tw ou o 2 vias.

10. caiosaron

Desde 27 Jul 2012
    Caratinga / MG / Brasil
    Marcell, acho que a solução seria você ir em uma loja que vende tanto o full, quanto o coaxial, e ouví-los você mesmo, assim você poderá ver qual te atenderá melhor. Você comentou sobre a instalação dos coaxiais no porta-malas que ficaram melhores que os fulls, mas lembre-se, o ambiente é outro e a finalidade também. Não dá pra comparar um local aberto utilizando um som automotivo, com o ambiente fechado de um quarto e buscando uma qualidade melhor.

11. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Ai que está o detalhe: Ouvir o falante em free air, e ambiente aberto é uma coisa, mas em um quarto fechado muda. Por isso eu não tinha cogitado o coaxial antes.

Pedi ao Nícolas as curvas de resposta, estou aguardado a resposta dele se tem elas ou não.

12. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    quarto.jpg
    Este é o esboço para o quarto.

Ele não é muito grande então tenho que "aproveitar" os cantinhos rsrssr. No caso, consigo separar as Baubos em 2metros entre si sem problemas que não atrapalha o acesso ao closet, a TV é 39" e ficaria a 2 metros de distância dos meus olhos, assim como o canal central também.

No caso da Surround Direita, vai ficar mais próxima que a esquerda, então terei que atenuar ela pelo receiver em -2dB eu creio, preciso medir a distância exata e fazer os calculos. Segui o diagrama da THX no caso, e as caixas estariam cerca de 60cm acima da posição de quando sentado na cadeira no "quase meio do quarto".

O Sub ficaria no canto do quarto, com o falante bem próximo ao chão.

Opiniões? Sugestões? Ainda não comecei a cortar nada de madeiras para fazer as caixas ou móveis, estou estudando ainda o posicionamento de tudo.

13. Pedrodemio

Pedrodemio Usuário

Desde 25 Abr 2011
    São Carlos/SP
    Dica,

diferente do automotivo, há uma infinidade de reflexões, que causam muitos problemas em baixas frequências, então ja determinar o lugar do sub não é uma ideia, se pensa o em conseguir a resposta o mais plano possível o ideal são pelo menos 2 subwoofers e muitas medições para determinar a posição ideal, como espaço é um problema, duas caixas seladas dariam uma ótima resposta, e ocupando muito pouco espaço. Devido ao ganho da sala, há grande chance delas tocarem plano sem equalização

Abraços Marcell

14. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Pedro, isto são esboços, a caixa é móvel, e como as frontais irão descer a menos de 50Hz, o sub será realmente muito mas muito baixo o corte mesmo. Na verdade, o sub ficará a maior parte do tempo desligado para não encomodar as pessoas em casa, é só pra brincar mesmo quando der vontade, ou ficar em um volume muito baixo mesmo.

Não é um "quarto" dedicado, não tem tratamento acústico nem nada nele, então está longe de se ter uma resposta plana e perfeita. 2 subs é complicado de ter, principalmente pra colocar em locais diferentes, olhando no site da THX e da Dolby, subs separados devem ficar em locais opostos e isto não é possível aqui.

O canal central já mudou de projeto, apenas estou aguardando a resposta da NAR pois não penso em usar o fullrange nem o coaxial mais.

Não tenho DSP nem nada do gênero para fazer ajustes e nem penso em colocar isto, quero manter o projeto com baixo custo mas com boa resposta, por isso a insanidade de fazer tudo com LT's e utilizar o RTA para fazer os crossovers passivos na medida, com filtro notch caso necessário pra domar qualquer imperfeição e trabalhar no preenchimento das linhas para ter a resposta mais plana. Quero graves presentes em baixo volume também pois sei que médios e agudos não serão problemas.

O sub ficará em espera até sairem os novos modelos da Questo ainda este ano, irei fazer uma caixa para o meu carro e uma para o HT para o mesmo falante.

15. Vadim

Vadim Usuário

Desde 1 Jun 2012
    Brasília/DF
    Eu acabei de montar uma caixa com as especificações da baubo, mas usando o crossover da NAR, eu achei uma porcaria !!!

Cara, eu acho que o segredo desta caixa está no crossover, só pode. Pois com o original é muito ruim. Eu até desenhei o esquema do crossover original, se quiser já posso lhe passar, mas é muito simples mesmo. Eu até cheguei a pedir informação ao pessoal que tinha montado com crossover original e eles disseram que ficou legal, mas pra mim não rola.

Agora vou começar os testes pra acertar um crossover pra ver se dou uma vida nesta caixa.

Agora preciso de uma dica sua: Me indica uma loja séria pra comprar Questo online.

abraço.

16. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Então, agora com a história de eu comprar o meu RTA eu abandonei o cross do NAR de vez rrssrsr. Pense em uma coisa: Com a LT, tu elimina MUITA coisa de coloração e distorção por causa do preenchimento dela, então com certeza o cross será diferente do feito para ser usado em um carro.

Mas é bom saber que não ficou bom rsssrrs, no bom sentido é claro.

Eu nunca ouvi uma Baubo pessoalmente, e vídeos não fazem juz mas da para ter uma noção. Semana que vem pretendo iniciar a minha.

Até conversei com a NAR sobre comprar os falantes avulsos, sem o cross, porém o custo fica elevado demais.

17. Felipe_Navarro

Felipe_Navarro Felipe Navarro Audio Labs

Desde 30 Nov 2005
    Rio de Janeiro
    Sinceramente?

LT de 15 é loucura no seu quarto e para a saúde dos seus ouvidos. As medidas são bem próximas do meu, eu usava uma selada com um Selenium de 12pol, quando eu usava full eu me sentia mal dentro do quarto. Tudo vibrava, o ventilador de teto do meu vizinho de baixo tremia.

Entretanto, o meu de 12pol usava o recurso do Projeto 48 do Elliot, ou seja, não era um sub de 12 qualquer, era feito para sentir os efeitos dos graves em lugares pequenos. (http://sound.westhost.com/project48a.htm)

Canal Central é mais focado em vozes, não tem porque ser LT.

Abraços,
    Felipe

18. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Então, sobre o canal central, sim, é focado em voz principalmente, porém eu quero usar eles fora do HT também por ser caixa compacta e de fácil transporte, por isso de fazer em LT, e a LT não é somente focada em graves. Ela se bem feita e preenchida corretamente, elimina por completo todas as distorções dentro da caixa, permitindo assim um som muito mais limpo, natural e livre de distorções. Sim, a caixa desce mais, porém o maior ganho é na linearidade de resposta e eliminar todas as distorções que ocorrem por conta das ondas dentro da caixa. Isso melhora imagem, palco e senso de profundidade também com o mesmo falante.

Há o lado de +3dB na parte dos graves pois as ondas que saem pela porta da LT estão em fase (se bem feita e ajustada) com o falante e permitem que o mesmo desca quase 1/8ª abaixo da sua sintonia. Por isso as baubos feitas em 50Hz tocam 30Hz com bastante presença assim e tem um som limpo e natural. Este é o trunfo da LT e por isso ela também pode ser aplicada no canal central, porém ocupa mais espaço.

Agora, sobre o 15" em LT é só pra brincar mesmo, a Fs do falante é na casa dos 21Hz, o foco é ter graves presentes com volumes baixos. Nunca que será usada no máximo, não tem como. É sub ativo, então basta regular corretamente.

É um projeto para abusar mesmo, ainda não sei se será com o 15", ou com os novos modelos voltados ao SQ que devem sair no final do ano, não sei mesmo, mas o sub é só para o ano que vem. A primeira a ser feita, será a Baubo.

19. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Apenas um adendo sobre o canal central:

Vendo diversos vídeos da THX, o principal canal de todos no HT por eles eleito é o canal central, principalmente por causa das vozes. Por conta disto, deve ser o mais nítido e limpo possível. Não precisa descer tanto, mas livre de distorções sim, é fundamental, e nisso a LT é a melhor caixa pra remover pois todas as ondas emitidas pela parte de trás do falante na parte da voz são absorvidas pelo preenchimento e isso evita distorções e problemas de fase.

Sobre o desenho do quarto, estou mudando ele, virando tudo 90° na verdade, achei uma forma mais interessante de organizar tudo e aproveitar melhor o espaço sem bloquear nada e sem passar fios por cima das portas, além de conseguir maior espaço entre caixas frontais e posição de sentar.

20. Marcell KC

Marcell KC Usuário

Desde 19 Mar 2012
    PR
    Estas são as fotos do plate para o subwoofer. Comprei por uma verdadeira merreca ele rsrsr, segundo o manual do fabricante, diz ter 150Wrms, porém ele usa um PNP e um NPN ( TTA1943 e TTC5200) cada um é 150W de dissipação máximo a 25°C, porém ainda não consegui descobrir a quantos Ohms ele trabalha. O vendedor disse que é em 4ohms, então vamos ver. Mandei um email ao fabricante e estou no aguardo do retorno.

Segundo o manual do fabricante (Projekt http://www.projekt.com.br/ o PK-SW150) é classe AB com SNR > 90dB e tem entrada LFE e cross ajustável entre 50 e 200Hz.

DSC03592.jpg DSC03580.jpg DSC03579.jpg DSC03594.jpg DSC03595.jpg DSC03597.jpg

Bom, o projeto do quarto mudou um pouco, virei ele.

rack_novo.gif planta_quarto.gif

Consegui melhor organização em tudo assim. As caixas surround estão a 110° da poltrona, o limite pela THX e DD, na frente está a distância das baubos da TV, 2 metros entre si, o canal central em sua posição e altura finais, o centro da TV fica exatamente no meu centro dos olhos quando sentado na poltrona, apenas o sub que coloquei ali para fins ilustrativos, porém testei com um 6" na mesma posição e o grave na poltrona do papai ficou lindo! Se for para o canto do quarto aonde ficarão as surrounds, ele simplesmente morre.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso