Hz / kHz - dúvidas teóricas

Discussão em 'Tecnologia e Novos Formatos de Áudio' iniciada por ArthurC, 17 Set 2005.

  1. ArthurC

    ArthurC Usuário


    Desde 20 Ago 2005
    Brasil
    1) Um dos determinantes da qualidade de um HT é, pelo que aprendi nos últimos dias, a amplitude de Hz com o qual ele trabalha, que é o que indica o quão graves e o quão agudos poderão ser os sons que ele reproduzirá. Ao olhar o site Audiorama, verifiquei que, logo após a amplitude de Hz, há uma informações de decibéis.

    Percebi que, a título de exemplo, um Gradiente Model 900 tem uma amplitude de 20Hz - 20kHz, e que esta é medida a -2dB. Porém, quando medida a -3dB, a amplitude se torna 10Hz - 31kHz.

    Pergunta: Qual a relação entre os Hz e os dB?

    2) Um CD codificado em MP3 possui, geralmente, 44kHz. O que exatamente isso significa?
     
  2. capa

    capa Usuário


    Desde 31 Ago 2004
    Cataguases / Juiz de Fora
    Arthur,
    No caso da amplitude de 10Hz-31khz@-3db,significa que este amplificador responde 10Hz com uma atenuação de -3db e 31khz com uma atenuação de -3db.
    Lembrando que a cada 3db o som ''dobra'' a sua intencidade.
    Para saber mais,leia este artigo.
    http://www.autosom.net/artigo.asp?cod=22

    Qualquer coisa,os amigos corrijam-me.
    Abraços
     
    #2    
  3. §ilvio

    §ilvio Usuário Ativo


    Desde 1 Mai 2004
    Campinas - SP
    Só clareando, Hz e dB são duas unidades de medida de duas grandezas físicas diferentes, não existe "relação" matemática entre elas.

    Quando se especifica "20 Hz a 20 kHz a -2 dB", está se tentando simplificar em "palavras" uma informação que, originalmente, está num gráfico, o gráfico da "curva de resposta".

    Significa que o aparelho "responde", ou seja, coloca em sua saída, todos os sinais de frequencia entre 20 Hz a 20 kHz, sendo que, se vc entrar com um sinal padrão contendo todas essas frequencias com a mesma amplitude, na saída poderá haver uma variação nessa amplitude, de até 2dB. No seu exemplo, conforme se aproxima dos 20Hz, o aparelho vai "diminuindo" a amplitude desse sinal gradativamente. Quando diminuiu a ponto de ficar 2 dB a menos que o restante da curva, a frequencia "cortada" é a de 20 Hz. Mas, se vc considerar aceitável que o sinal esteja 3 dB a menos, a frequencia "de corte" é a de 10 Hz.

    Então, se dois aparelhos respondem 20Hz a 20 kHz, mas sendo um a -0.5 dB e outro a -2 dB, o primeiro tem resposta mais plana, sendo o melhor.
     
  4. marciojp

    marciojp Usuário


    Desde 10 Set 2006
    miyoshi Aichi Japao
    A sua informação valeu também pra mim! VALEU!!!:aplauso: