Anúncio do HT Forum

Identificação prensagem Caetano MUSICASSETE

Discussão em 'Vinil, Calibração e Ajustes' iniciada por lucasribeiro2, 11 Ago 2019.

1. lucasribeiro2

lucasribeiro2 Usuário

Desde 17 Mai 2011
    Sao luis/Maranhao/Brasil
    Pessoal, estou tentando identificar a prensagem que peguei do disco "Qualquer coisa" do Caetano Veloso pelo discogs mas a falta de informações lá tá dificultando. Essa é a foto do selo:
    IMG_20190811_185424476.jpg
    E aqui a foto da contracapa:
    IMG_20190811_185618437.jpg
    No discogs é mostrado esses dois;
    https://www.discogs.com/Caetano-Veloso-Qualquer-Coisa/release/2425317
    Esse aqui é o original de 1975

https://www.discogs.com/Caetano-Veloso-Qualquer-Coisa/release/4317060
    Esse é a reprensagem de 1985

O problema é que os dois têm o mesmo número de catálogo, e quando você vai verificar o número da matriz , nos dois só tem o geral, que é o mesmo número de catálogo, e não tem nenhuma variação.
    Tenho outra cópia detonada que comprei essa pra substituir, tudo dela é idêntico a esse novo, exceto a matriz. A do novo é
    6349 142 1 02 p 1975 200 /
    6349 142 2 02 p 1975 200
    A do antigo é simplesmente 6349 142 A1/6349 142 B1

Só percebi duas coisas diferentes de uma pra outra. A foto do selo da de 1975 no discogs parece ter a fonte das Letras menos definidas, apesar de todas as informações serem exatamente iguais. Pod ter sido só impressão, por se tratar de uma edição mais antiga e o que usaram de referência para a foto estar mais detonado.
    A outra diferença é a contracapa. De acordo com ela, essa parte debaixo a esquerda do original é assim, como no meu.
    IMG_20190811_185627915.jpg
    Na reprensagem de 1985 tem mais coisas escritas, é um pouquinho diferente, e não tem esse termo "TAMBÉM EM MUSICASSETE". O pessoal mais antigo saberia confirmar sobre esse termo, "MUSICASSETE". Ele era usado nos anos 70, anos 80? Sabem quando surgiu?

• 2
  2. Carlos M. Silva

Carlos M. Silva Usuário

418 327 15

Desde 8 Jul 2019
    Itapecerica
    Pra que identificar um disco tão comum e tão barato??????.

3. lucasribeiro2

lucasribeiro2 Usuário

Desde 17 Mai 2011
    Sao luis/Maranhao/Brasil
    Aí vou ter que devolver com outra pergunta. Porque tanta gente aqui que não tem a resposta e nem predisposição em ajudar continua poluindo as postagens com comentários inúteis?
    O disco tem valor pro colecionador camarada, independente do valor venal do mesmo. Discos do Caetano antigos são na maioria detonados, eu já tentei por 3 vezes uma cópia decente desse porque EU gosto dele. Gosto mais do que o "Transa" por exemplo que custa 300 reais e pra mim é só zuada, versos repetitivos no estilo carnaval baiano que me cansam o ouvido. Agora encontrei uma cópia ZERADA desse disco que EU gosto muito e quero saber se é a edição original e posso parar de ir atrás de outra. Se você baseia sua coleção de discos em mostrar bonito pros outros com "raridades" e não no seu gosto pessoal e na sua satisfação em ouvir as músicas eu só lamento, mas não é meu ouvido que vai tá sendo cagado. Peço que só se pronuncie se tiver algo a acrescentar.

• 2
  4. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Me parece que Musicassette indica que era também disponível em cassete. Se não consta na capa da prensagem ... Provavelmente o lançamento de cassete não aconteceu.

5. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    @lucasribeiro2@lucasribeiro2 : meu favorito é Cinema Transcendental. Normalmente, os discos de Caetano tem ótimo nível. Também não morro de amores pelo Transa...

6. Luga

Luga Usuário

382 672 93

Desde 9 Mar 2008
    Rio de Janeiro
    Não sei se ajuda, mas os discos nacionais do Genesis da década de 70 vem escrito Phonogram na contracapa e no selo.Em alguns, Musicassete na contracapa. As edições da década de 80 vem com Fonobrás no selo e na contracapa. Se vc quiser dê uma olhada no Foxtrot e no Selling England by The Pound nacionais no Discogs.

Por essa lógica acho que seu disco é da década de 70.

7. lucasribeiro2

lucasribeiro2 Usuário

Desde 17 Mai 2011
    Sao luis/Maranhao/Brasil
    Pois é, eu não sei é quando surgiu o cassete, nunca pesquisei. Eu sei que na década de 80 já tinha que foi quando eu nasci. Aí se por acaso alguém me dissesse que em 75 ainda não tinha k7 eu a gente deduziria que só podia ser da década de 80.

Esse que tu falou eu não conheço. Dos clássicos eu gosto muito daquele com a capa toda Flórida que tem alegria alegria. Só não tenho a coragem de pagar o que pedem nele. Já vi pedirem mais de 300 reais em um disco classificado pelo próprio vendedor como G+. Eu acho que as pessoas deviam ter bom senso quanto a isso. É um disco muito procurado, mas olha o estado disso. Ele pipoca, não toca. O problema é que tem gente que paga, aí o preço fica em um patamar irreal.

8. lucasribeiro2

lucasribeiro2 Usuário

Desde 17 Mai 2011
    Sao luis/Maranhao/Brasil
    Legal Luga, vou procurar esses que você me falou aqui e outros dessa época também. De acordo com o discogs é isso mesmo, é a UNICA diferença de uma prensagem pra outra, nem a matriz eles diferenciaram ali. O problema é que quem cataloga são os próprios colecionadores, não uma empresa responsável por isso, com todas as informações inequívocas e tudo mais. Aí, até pela falta de informações desse disco específico, principalmente no que tange a variação das matrizes, eu fiquei um pouco com o pé atrás. "Será que é mesmo a foto da contracapa de uma edição daquele ano?". Tirando desse seu pressuposto acho que a busca terminou. Partir pro próximo. Mas vou verificar direitinho.

• 1
  9. lucasribeiro2

lucasribeiro2 Usuário

Desde 17 Mai 2011
    Sao luis/Maranhao/Brasil
    Cara, tava querendo até abrir um tópico sobre isso pra ver a opinião da galera. Caetano, Elis Regina e Raul Seixas, são na maioria da Philips. Eu não sei se esse selo é fantástico ou se meu ouvido é que é ruim, mas eu não consigo ver diferença de qualidade nas reprensagens da Philips da década de 80 pra discos lançados na de 70 originalmente. Já percebi isso com alguns do Raul Seixas por exemplo. Pode ser que seja por conta de nunca ter encontrado uma prensagem original desses em estado maravilhoso, sempre é um pouco detonado, mas, pela sonoridade, eu posso afirmar que, no mínimo, mesmo sendo inferior a edição original as reedições da década de 80 soam muito legais. Já percebeu algo nesse sentido?

• 1
  10. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Penso que não há diferenças significativas nestas diversas prensagems da Philips, especialmente daa estrelas peincipais do elenco como Elis, Chico,Caetano, Gil,etc. Há muita lorota de vendedor w para quem procura ouvir o essencial... Não se justifica . Prensagens irregulares são caracteristicas de los americanos por ter tido inumeras fabricas sem o mesmo padrão de qualidade e principalmente aoós a crise do petroleo... Aqui todos os duscos eram prensados em uma mesma fábrica e a uniformidade é ótima
    Veja que muitos procuram escutar as diferenças. E pela natureza do processo .... Tem peli de ovo. Alem da sensibiludade da cada um. E tem gente que xai no canto de sereia de vendedor e acredita piamente. Mas ... O padrão de qualisade destes vinis da Philups - notadamente Serie Luxo , é superior a imensa maioria dos lps americanos e perde para japoneseses que são unicos.

• 1
  11. Carlos M. Silva

Carlos M. Silva Usuário

418 327 15

Desde 8 Jul 2019
    Itapecerica
    A diferença de qualidade técnica em prensagens, é notada apenas em um excelente toca-discos, equipado, com uma excelente cápsula e agulha. Para quem tem um sistema comum, e ainda por cima, com discos nacionais, é tudo igual.

• 1
  12. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    Para quem se preocupa em achar pelo em ovo , vai achar. Se for para escutar o lp .... Prensagem original é status. Gravações Philips são otimas em todos setups. Se considerar que tudo altera a sonoridade - desde agulha, limpeza do lp, ambiente , estado de espirito, boa vontade, tolerancia e saber o contexto em que se pode esperar.... Vai bem. Mas se quiser encroar... Vinil é um prato cheio. Se há desconfiança então... Chama o vendedor.

13. lucasribeiro2

lucasribeiro2 Usuário

Desde 17 Mai 2011
    Sao luis/Maranhao/Brasil
    Imagino que no caso desse não faça diferença. A crise do petróleo de deu em 1973. O lançamento dele foi em 75 e o relançamento 85. É certo que teve a segunda fase da crise do petróleo em 79 que agravou mais ainda a situação de 73, mas NESSE selo Philips em específico não vejo diferença nenhuma no padrão de qualidade, na gramatura, em nada. E como o Jefferson disse, se tratando da mesma empresa, mesmas fábricas, mesmo selo detentor dos direitos e por conseguinte das fitas master, não acredito que tenham tido essa discrepância no padrão de qualidade. Tanto que nesse exemplo que citei eles não se deram ao trabalho nem de mudar o número de catálogo. Tem outros Philips mais modernos, como o encontros e despedidas do Milton Nascimento que eu tenho aqui e é um selo diferente, com Philips bem pequenininho escrito só num cantinho, já fim dos anos 80. Aquele sim se vê a diferença gritante no padrão de qualidade. Parece papelão, se bobear a capa é mais firme que o vinil. Qualquer risquinho de unha que passou sem querer atinge o fundo dos sulcos e detona as frequências. Tanto que esse meu é novinho e pipoca mais que intervalo de circo. Agora eu posso tá falando besteira porque não tenho um equipamento hi-end pra verificar. Acho que valeria colocar dois discos desse selo, lançamento e relançamento de testa, na mesma audição, no mesmo equipamento, um depois do outro pra verificar. Mas sinceramente, pela própria aparência e tudo que foi observado aqui dúvido que vá ter diferença substancial.

• 1
  14. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    • 1
  15. lucasribeiro2

lucasribeiro2 Usuário

Desde 17 Mai 2011
    Sao luis/Maranhao/Brasil
    Muito interessante, mas algumas coisas dessa história quando eu leio fico sempre voando. De acordo com o artigo(e eu confirmei indo na fonte) a Philips se TORNOU PolyGram em 72 e aí que assinou com os artistas de sucesso deles, dentre eles Cazuza, Chico, Raul Seixas...mas tem Eni discos lançados como PHILIPS até na década de 80. Esse mesmo dessa postagem foi lançado em 75 e manteve esse selo Philips até pra lá da década de 80. E a PolyGram existia também nessa década como um selo em si. Tenho alguma coisa do Hendrix dessa época aqui com o selo PolyGram, Tim Maia por exemplo, os clássicos eram PolyGram. Como era feita essa divisão, tu sabe? E tinha diferença de qualidade de um pro outro? Tipo, esse selo é dedicado aos melhores artistas e tinha um processo bem mais cuidadoso de prensagem...ou era tudo a mesma fábrica e só mudava realmente o selo? E se era assim, porque cargas d'água não se fazia uma coisa só?

16. redneck

redneck Usuário

2.118 9.963 681

Desde 26 Out 2008
    vitória es brasil
    No selo do original : INDUSTRIA BRASILEIRA e na reprensagem : MADE IN BRASIL

• 1
  17. redneck

redneck Usuário

2.118 9.963 681

Desde 26 Out 2008
    vitória es brasil
    Este é o selo original: BE2B6664-D87C-42B6-8F52-60A0CD36A90C.jpeg 914B0E1E-1E8A-438F-B9D6-41DBA4B3B445.jpeg No canto esquerdo da capa traseira E9145DD7-A66F-4716-8CF9-9C42FF76DAEB.jpeg

• 1
  18. lucasribeiro2

lucasribeiro2 Usuário

Desde 17 Mai 2011
    Sao luis/Maranhao/Brasil
    Agora danou-se. Meu selo eu coloquei a foto ali em cima, made in Brazil, e a parte traseira da minha capa é do original

• 1
  19. redneck

redneck Usuário

2.118 9.963 681

Desde 26 Out 2008
    vitória es brasil
    Então a capa é original, o LP é repress.

• 2
  20. JeffersonLopes

JeffersonLopes Usuário

Desde 3 Set 2007
    São Paulo - SP
    @lucasribeiro2@lucasribeiro2 : tenho diversos assim. Coisas de vendedor para ter um preço melhor. Por mim ... Sem problemas desde que esteja bom o disco...

• 1
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso