Anúncio do HT Forum

identificar cabo de energia

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por fL4m3ngu!$T@, 21 Jun 2018.

1. fL4m3ngu!$T@

fL4m3ngu!$T@ Usuário

111 27 8

Desde 31 Mai 2018
    Rio de Janeiro
    pessoal, olhando algumas instalações de tomadas aqui em casa me deparei com o seguinte fato:
    no banheiro tem uma tomada perto da pia com 1 interruptor simples + 1 tomada 10A.
    qdo abri pra trocar por uma nova eu mantive a instalação atual, mas me bateu uma dúvida.
    usando uma chave de teste tem um cabo com FASE pro interruptor, um cabo com FASE pra tomada simples 10A, bom, deveria ter um cabo NEUTRO pra tomada e um cabo de RETORNO de fase pro interruptor. mas só tem um cabo q está ligado no interruptor e uma ponte dele pra tomada fazendo papel de neutro.
    dessa forma, esse fio marrom, é um NEUTRO ou RETORNO?
    na minha cabeça deveria ser RETORNO por estar ligado no interruptor, mas como pode um cabo de RETORNO funcionar como NEUTRO pra tomada?

não tem aterramento.

2. Minerim

Minerim Usuário

Desde 24 Jun 2006
    Paraíba
    Muito estranho isso aí....por acaso essa sua tomada não é 220v não?
    Quando você mede o fio amarelo na tomada ele é fase ou neutro?
    se for neutro era para dar curto quando você liga a luz...

outra possibilidade é do neutro estar no acendedor, então essa saída do acendedor é neutro e não fase...

deixa os entendidos aí explicarem...se eu fosse você, não acendia a luz!:D

3. fL4m3ngu!$T@

fL4m3ngu!$T@ Usuário

111 27 8

Desde 31 Mai 2018
    Rio de Janeiro
    é 127v. o amarelo não tem tensão nele, só os vermelhos. não da curto, a luz acende e a tomada funciona junto. sempre foi assim. isso q to tentando entender qual mistério.

os vermelhos são fase mesmo, eu tirei os cabos e testei tb separados fora da tomada, os vermelhos tem tensão.

4. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    o fio do interruptor nao e fase e o retorno da lâmpada que esta te fazendo pensar se tratar de uma fase ,no caso a fase esta ligada a lâmpada direto o que pode ocasionar em choque eletrico
    o que pode ter ocorrido e que fizeram uma alteração na instalação e acabaram invertendo a posição dos fios
    e bem provavel que se voce olhar no local onde esta instalado a lâmpada veja que o fio vermelho do positivo da tomada esteja ligado a lâmpada

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso