Ignorante no assunto começando do zero pede ajuda

Discussão em 'Áudio Estéreo: Sistemas 2 Canais' iniciada por gaf1612, 12 Set 2019.

1. gaf1612

gaf1612 Gusta

Desde 12 Set 2019
    Belo Horizonte
    Seguinte, galera:

Eu tinha duas caixas Gradiente, um receiver Gradiente, um tape deck Gradiente, e um toca discos Gradiente, acho que de meados dos anos 70, que na verdade eram do meu pai, mas estavam comigo já havia uns 10 anos. Pra minha tristeza meu pai resolveu pegar o set de volta. Eu só fiquei com o toca discos e os discos.

Eu sou totalmente ignorante no assunto, mas sei que esse set era o low-end da época mas que ainda assim é melhor que qualquer mini system moderno.

Enfim, quero começar a montar um set, eventualmente, até melhor que o anterior, mas no momento estou com pouco dinheiro e desesperado por uma fonte de música. Já vi, lendo aqui no fórum, que o melhor investimento inicial talvez seja nas caixas.

Minha ideia é ouvir música de PC/Chomecast Audio e toca discos.

Queria recomendações do set mais barato possível que não seja o lixo plástico e colorido dos mini systems. Inicialmente um amplificador e caixas apenas?

Valeu! Abraços!

Anúncio do HT Forum
  2. Renato Gomes

Renato Gomes Arquiteto e Urbanista

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Fala meu amigo.
    Vamos pelo básico:

Tamanho do ambiente, preferencialmente com fotos pra saber a disposição dos equipamentos.

Estilo de música que vai ouvir

Orçamento disponível

Um abraço

• 1
  3. gaf1612

gaf1612 Gusta

Desde 12 Set 2019
    Belo Horizonte
    Opa! E ai, Renato, beleza?

Minha sala é bem pequena, tem aproximadamente 12m² e dá direto pra cozinha, onde passo muito tempo nos fins de semana. De qualquer forma a casa toda é bem pequena (uns 80m²).

Se estilo de musica for gênero eu escuto basicamente tudo, com regularidade na variação mesmo. Músicas do computador ligado diretamente com cabo ou via Chromecast. Os discos são basicamente de Rock e MPB.

O orçamento ta foda, ahahhaha. Tava pensando nuns R$1.500,00 pra que eu possa ter algo p ouvir musica o quanto antes. Se for acima disso já vou precisar de mais tempo considerando que não acho que valha investir num minisystem fulero.

4. guinepal

guinepal Usuário

4.476 2.700 826

Desde 21 Fev 2014
    São Paulo
    Vai precisar de mais tempo então. Só de caixas vc gastará no mínimo metade disso. E usadas.

• 1
  5. gaf1612

gaf1612 Gusta

Desde 12 Set 2019
    Belo Horizonte
    Entendi. Então, partindo desse plano, o que seria recomendando de entry level, basicão, pra tocar música do PC/Chromecast Audio e do Toca Discos?

6. MSR

MSR Usuário

Desde 11 Ago 2005
    Campina Grande, PB
    Procure por caixas ativas da Edifier. Já são amplificadas e deve dar para você comprar algo decente com o orçamento disponível.

Marcelo

• 2
  7. gaf1612

gaf1612 Gusta

Desde 12 Set 2019
    Belo Horizonte
    Valeu pela dica, Marcelo!

Tinha lido sobre elas (Caixas ativas em geral, não as Edifier especificamente), mas vi em algum lugar que elas não conseguem tocar bem do Toca Discos. Procede?

8. MSR

MSR Usuário

Desde 11 Ago 2005
    Campina Grande, PB
    Eita agora não sei dizer. Como você falou varias vezes áudio do PC, fiz a sugestão. Mas é o caso de pesquisar

• 1
  9. gaf1612

gaf1612 Gusta

Desde 12 Set 2019
    Belo Horizonte
    É, pessoal, lendo um pouco mais aqui no fórum já vi que eu me precipitei e não vou conseguir nada de qualidade melhor que um minisystem pra tocar o que eu quero pelo dinheiro que eu tenho no momento. O jeito vai ser comprar umas caixinhas de computador e ir juntando dinheiro.

Uma última pergunta para que eu possa me planejar melhor: para tocar discos eu vou, necessariamente, precisar de um pré, ou consigo ligar ele direto num amplificador integrado? Porque, por enquanto, meu plano é começar com um amplificador e caixas apenas, com um orçamento de 3500-4000.

10. sandrovt

sandrovt Usuário

9.181 3.648 431

Desde 6 Ago 2012
    Rio Grande do Sul
    Meu caro, muito boa tarde, pegue um Polyvox AP 500 ou AP 800, as caixas, pegue atuais, podem ser books e usadas, claro que ambos em bom estado.... acredito que não passará de 1800, tudo.

Esqueça os parâmetros aqui do htforum, tem muita informação, experiência, etc, mas a maioria tem grana, não se preocupam com o que irão gastar.

Vai por mim e seja feliz!!!:) (y) :aplauso:

• 3
  11. gaf1612

gaf1612 Gusta

Desde 12 Set 2019
    Belo Horizonte
    Boa tarde, Sandro! Muito obrigado pela dica! Vou dar uma olhada nos equips que vc falou e tentar achar nos classificados daqui do fórum também!

• 1
  12. Renato Gomes

Renato Gomes Arquiteto e Urbanista

Desde 18 Mar 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Realmente com orçamento baixo é mais difícil de pegar algo com mais qualidade.
    De repente vale mais a pena esperar um pouco mais. Capitalizar pra pegar algo melhor.
    A partir de 3 mil esse leque se abre bastante e a coisa começa a ficar interessante.
    Dentre muitas opções de caixas na faixa de 1mil, tem as MA Bronze 2. Caixas muito honestas para o que custam. O restante você conseguiria investir num amplificador integrado.
    Valores citados para produtos usados.

• 1
  13. DanteP

DanteP Usuário

28 17 5

Desde 6 Abr 2014
    rio de janeiro
    Pode ligar o toca-discos direto no amplificador integrado SE o amplificador integrado tiver uma entrada PHONO.

Alguns integrados possuem, outros não.

Possuem entrada para toca discos:
    Marantz PM 5005 e PM 6006
    Yamaha A-S 201, A-S 301, A-S 501 (não sei os demais da Yamaha)
    Cambridge Audio Topaz AM10, Topaz SR 10 (receiver) e Topaz SR 20 (receiver)
    Denon PMA 800NE

É uma pesquisa básica, estou citando somente alguns, considerados "de entrada". De modo geral, para descobrir basta olhar a foto da traseira e verificar se existe a entrada PHONO.

Pode haver variação no desempenho, tipo de circuito do conversor, de um produto para outro - mas como não tenho toca-discos nunca pesquisei isso.

Quanto aos usados, eu só recomendo se tiver acesso a técnicos de confiança para eventuais substituições de componentes, ou através de algumas pessoas daqui mesmo do fórum, que são tarimbadas, têm reputação, vão saber te orientar se um dia ocorrer algum problema, etc. Mas vale para aparelhos novos também, esses de entrada, televisores idem, estou pensando em lançar algum serviço de seguro assistência técnica, como os planos de saúde, você vê que as lojar cobram de 10% a 20% em garantia estendida. Oras.

Se a grana estiver curta mesmo, mas curta prá chuchu, talvez possa pensar numa solução de amplificação classe D, como o SMSL AD18. Ele não tem entrada PHONO, mas dá para espetar um chromecast audio nele. EU não seria muito rigoroso quanto a caixas agora, pegaria uma bs 22 da Pionner ou algo em torno deste valor. Deve dar mais ou menos esses 1500,00. Sinceramente não sei qual é o padrão da entrada auxiliar dele, então não sei dizer que daria para plugar um conversor de toca-discos ali - é caso para pesquisar. Lembrando que nem todo mundo parece gostar da sonoridade dos D Class.

Não estou recomendando loja nenhuma, apenas ilustrando o produto para sua referência, com opiniões:

https://br.banggood.com/SMSL-AD18-8...w_wcB&ID=43103&cur_warehouse=CN#jsReviewsWrap

Abraços.

• 1
  14. gaf1612

gaf1612 Gusta

Desde 12 Set 2019
    Belo Horizonte
    Obrigado pelas sugestões! Gostei da ideia pra quebrar um galho até ter mais grana. O toca discos vai ficar pra mais tarde mesmo. Valeu e abraço!

15. kadyo

kadyo Usuário

No começo fiz muitas besteiras. Comprei receiver av c caixas vintages p ouvir estéreo. Depois troquei por books modernos. Depois comprei integrados de entrada moderno. Ai voltei p receiver 2 canais sansui q já tinha c books modernos. Encontrei o q queria. Mas é gosto. Sugeriria books mesmo de 10 anos de uso de boa marca (energy, kef, monitor audio e outros). Um integrado gradiente toca legal, o problema é achar um bom.

• 4
  16. LeoSilvaCtba

LeoSilvaCtba Usuário

Desde 18 Set 2016
    curitiba
    Não é melhor comprar um minisystem então?

https://www.htforum.com/forum/threads/clube-do-home-audio-system-sony-mhc-m80d.324447/

17. DanteP

DanteP Usuário

28 17 5

Desde 6 Abr 2014
    rio de janeiro
    Tive um microssystem anos 90 e quando ouvi um receiver av com caixa, a sensação é difícil de descrever. Não dá fadiga auditiva, aquela sensação de estar farto de ouvir depois de meia hora. Há mais refinamento. O salto para um integrado de entrada ou receiver estéreo é mais sutil, é um som com mais pegada e com boa definição.

Tive um receiver estéreo da Gradiente de entrada nos anos 70-80, toca discos e tape-deck. Acho que o integrado de entrada toca mais. Sinto falta de algo mais empolgante quando lembro da sensação de ouvir vinil, mas acho que pode ser porque com 15 anos eu ouvia melhor também.

Eu acho que vale a pena juntar um dinheiro e pegar logo um integrado com caixas, dentro do que for possível e mais confortável para a pessoa. Vejo pessoas felizes com seus integrados de e caixas de entrada, claro que cada um tem um grau de exigência, mas estamos numa economia complicada, tudo questão de bom senso.

Vai de cada um.

Última edição: 17 Set 2019
    • 2
  18. kadyo

kadyo Usuário

19. André Ribeiro

André Ribeiro Usuário

Desde 26 Ago 2013
    Rio de Janeiro
    • 2
  20. LeoSilvaCtba

LeoSilvaCtba Usuário

Desde 18 Set 2016
    curitiba

Concordo que vai ter mais qualidade mas o minisystem tem muito mais potencia e já é tudo pronto para ligar na tomada conectar as caixas e curtir. Mais praticidade, sem dor de cabeça de comprar caixas que não casam com o amplificador, etc.

Acho um bom custo beneficio.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso