Anúncio do HT Forum

[Iniciante]: Som próximo as vintages com componentes atuais e fáceis de se encontrar

Discussão em 'Caixas Acústicas e Subwoofers' iniciada por SubWolf, 17 Abr 2016.

1. SubWolf

SubWolf Usuário

Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    Anúncio do HT Forum
    Olá a todos

Tenho uma dúvida, sempre escutei som em receivers e caixas acústicas vintages (gradiente e polyvox), mas como estou com um pouco de dó de continuar utilizar elas (uma delas queimou um tweeter), então queria contruir novas caixas, com componentes fáceis de se encontrar (sem ter que importar nada), barato e que dê aquele grave extenso característico das caixas antigas

Sei que componentes atuais podem ser superior e tudo mais, mas realmente estou buscando apenas em reproduzir o som dessas caixas antigas, com suas qualidades e seus defeitos, alem do mais, tenho receio com esse falantes atuais com sensibilidade baixíssima, afinal, vou continuar com meus receiver, que não são tão fortes (alguns de 35 W, outros de 50 W /canal), afinal, os transdutores antigos tinham uma sensibilidade enorme (coisa na ordem de 98 dB)

Resumo :

- Caixas com bons graves, sem compromisso com qualidade absurda, quero resultados próximos as SC12 da polyvox, VOX 100 e essas vintages de categoria média etc..
    - São caixas que 50% do tempo vão tocar em churrasco, festas de amigos, essas coisas, que não exigem uma definição absurda, e os outro 50% em casa mesmo tocando moderado, mas quero que seja algo acima da média, que arranque alguns elogios as vezes.
    - Peças nacionais e fácil de se encontrar
    - preço baixo / razoável (até uns 200 reais em transdutores por caixa, crossover e madeira consigo fácil)

Andei olhando alguns falantes da easytech, mas achei muito baixo a sensibilidade e diâmetros muito pequenos, até 6,5"

Será que aqueles falantes da linha profisisonal da selenium (JBL agora) como os 12PW3, que em especificação parecem ser bons são uma boa escolha ?

Estou bem perdido, como aqui tem bastante gente que entende de construção de caixa, peço a opinião

Anúncio do HT Forum
  2. rdmoser

rdmoser Usuário

Desde 4 Mar 2011
    Rio de Janeiro
    Subwolf,

Dentro de minha experiência com construção de caixas, que é pequena e com pouco conhecimento técnico, me parece que tens uma tarefa meio incerta, como os rumos da economia do Brasil.
    Já usei alto falantes selenium 10", médios 3" e tweeter domo 1 1/2", para construir caixas nos anos 90. Usei as dimensões fornecidas no site na época e o resultado ficou aquém do esperado. Também uma experiência semelhante com drivers 6,5" e tweeter 1" da vifa, não foi satisfatória. As únicas experiências bem sucedidas foram caixas que reformei, fazendo novos gabinetes com materiais melhores, mas mantendo falantes, crossover, volume e dutos.
    Não estou dizendo que não pode dar certo, apenas relatando minhas experiências. Há vários colegas que conseguiram construir caixas com resultado fantástico.

Desejo boa sorte na empreitada.
    Robson

3. Marcos AR Moraes

Marcos AR Moraes Usuário

Desde 22 Jul 2006
    Rio de Janeiro/ BR
    A questão é: Construir caixas com bons projetos (que terá que buscar) esperando resultados medianos para cima com componentes de baixa qualidade. Digo baixa qualidade pois nesses valores será difícil conseguir algo de qualidade.
    Esse JLB (Selenium) que citou custa mais de R$ 300,00 cada + médio + tweeter + crossover + madeirame + fiação.

Tarefa meio inglória.

4. SubWolf

SubWolf Usuário

Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    Realmente é difícil... mas contava que dá para comprar alguma coisa usada de repente

Acho que acabei até me expressando mal quando disse acima da média, digo acima da média em relação a esses mini-system comuns. No final quero resultado igual a caixas vintages como VOX100 da polyvox, ou VO70, SC12, etc..

Mas esse final de semana fiz um teste, tinha um gabinete de madeira para um woofer de 10", e mais alguns alojamentos para mid e tweeter

Peguei um par de woofer de 10" que comprei usado de caixa technics, de cone branco, coloquei um par de médio-grave PM5 da Bravox e um par de tweeter sem marca, mas aqueles antigos, de cone de papelão. crossover mais simples do mundo de 1º ordem e testei

Digo que por ser uma caixa no susto, sem ajuste e nem projeto ficou bem escutável, mas pareciam ter um volume muito baixo de som (pouca sensibilidade), mas deve ser pela suspensão ressecada dos woofer...

Dai resolvi testar, sem compromisso nenhum, um par de woofer pesado bravox X10C (um subwoofer praticamente)
    O volume subiu muito (ele deve ser mais sensível), grave mais consistente, porem a região dos 300 Hz.. 400 Hz ficou meio destacada demais, afinal, não tinha crossover no woofer

Depois desse teste sem compromisso nenhum creio que vou experimentar criar um crossover 12db/8º, equalizar os componentes e alinhar essa caixa corretamente com o woofer e testar de novo

Depois desse micro teste animei um pouco com componentes comuns, creio que o que dá um toque final é o capricho na contrução da caixa, vedação, alinhamento e crossover

Se no final não gostar do resultado, tento algo diferente, como um 12PX da selenium, que está em tono de 170 reais novo, com incriveis 95 dB de sensibilidade contra os 90 dB do bravox X10C...

Uma vantagem do PM5 da bravox é que é um mid de 80 Hz até 6 kHz, então mesmo cortando o subwoofer nos 200 Hz, creio que vai estar tranquilo esse meio, até chegar nos tweeter, mas a idéia não me agrava, vou testar só porque tenho tudo em mãos, mas nem eu boto fé que o resultado vai ser bom hahahahahhahaha

Se alguém tiver mais alguma idéia...

5. Russo

Russo LoucoporSom

Desde 31 Mai 2002
    Campinas - SP
    Última edição: 27 Abr 2016
  6. SubWolf

SubWolf Usuário

Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    Ótima sugestão
    Realmente, a curva do 12PW5 é bem melhor que os atual 12PW7 e 12PW8.. o 12PX é uma opção entre eles..

Obrigado pela sugestão !

7. SubWolf

SubWolf Usuário

Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    Ainda estou batendo a cabeça por ai.. Tenho um pouco de medo do som da D220Ti ser metálico demais, estou muito acostumado a tweeter de domo de celulose ou de seda.

Mas dai quando você vai ver esses tweeter, tudo com baixa sensibilidade, na ordem de 89.. 91 dB, procurando algo para por no meio entre o woofer e o tweeter só acho Mid-bass de 4,5", 5" ou 6", Easytech ou automotivo, tudo com 85, 88 dB

Fico pensando que não vai casar com um woofer tão sensível como o 12PW5 (96 dB), o ideal seria achar mid e tweeter mais sensível e depois atenuar no crosssover não é ?

O problema maior pelo que parece esta em achar um mid para casar o woofer e o tweeter, caso eu não vá na linha de 12PW5" + d220ti

Fico até pensando em uma ideia de uma versão barata, 12PW7 + d202Ti, mas só de olhar os gráficos deles me dá uma desanimada, mas tambem duvido que essas caixas vintages normais da gradiente e polyvox da década de 70 e 80 sejão tão planas assim...

Se alguém quiser dar mais sugestões fique a vontade

8. Marcos AR Moraes

Marcos AR Moraes Usuário

Desde 22 Jul 2006
    Rio de Janeiro/ BR
    Mid bass, caso consiga encontrar e com bom preço os Peerless, preste uma atenção especial. São excelentes.

9. ms73

ms73 Usuário

Tu pode utilizar um super tweeter e um par mid bass selenium de oito polegadas para reproduzir médios, não ficará tão desabradável quanto com driver titânio, os médios seriam reproduzidos por um cone.

10. SubWolf

SubWolf Usuário

Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    Ainda estou pensando no assunto, acabei ficando parado um tempo por estar sobrecarregado por outros assuntos.

Estou vendo que se for usar falante de 12", vai ter que ser 12PW5 da selenium ou 450W12 da oversound, preços e especificações quase iguais, mas o Oversound é mais fácil de encontrar

Por outro lado ainda me decepciono por não haver mais mid-range bons de celulose.. uma das minhas caixas VOX 100 queimou o midrange esses dias, e não que queira dá para achar os originais Novik que ainda sejam originais (A maioria é recondicionado) E no mercado não tem nada de 5" com boa sensibilidade para entrar no lugar
    Os próprios PM5 que tenho da bravox são de "plastico" e não são com carcaça blindada, alem de ter só 90 dB de sensibilidade

Não vejo muito como fugir sem fazer uma caixa enorme com 12" + 8" + tweeter, ou 12" + driver de Ti
    Sem condições de fazer uma com driver fenólico + tweeter, se já tenho medo do som metálico que pode vir a sair do Ti, imagina de um fenólico..

Pensei nos Eastech, mas tudo com 85 dB... 83 dB... Vai sumir perto dos Woofers de 93 dB ou 95 dB (pensando que estou falando de crossover passivo, se fosse ativo, dai dá para alinhar tudo sem dificuldades)

Uma saída de repente é usar um falante de 10" e colocar um tweeter com alta potência cruzando bem baixo (uns 3,5 KHz) Antigamente tinha bastante caixas de 3 em 1 que eram apenas um falante de 8" + tweeter, e não faziam tão feio, de repente um bom falante de 10" que tenha boa respota em baixa frequência e chega a uns 3 ou 4 KHz e colocar um ou 2 tweeter em parelelo para uma potência muito superior e cruzar em uma frequência abaixo do recomendado.

Lembrado que estou falando de uma caixa para tocar em receiver antigos, com coisa de 70 ou 100 W no máximo por canal... o ST200 da Selenium aguenta 100W com corte em 8 KHz e 70W com corte em 5 KHz e ainda tem sensibilidade de 105 dB, se for contar tudo que vou ter que atenuar nele, vai sobrar coisa de 30 W nele, de repente posso levar o corte para 3,5 KHz e ir bem com um falante de 10"

Vou continuar quebrando a cabeça..

11. mazvieira

mazvieira Usuário

Desde 24 Jun 2011
    Porto Alegre - RS
    SubWolf, estou na mesma empreitada que você! Procurando caixas para o Polyvox 2200S (ou reformar as Opus 90, que estão em mau estado).

Teve alguma evolução no assunto?

Abraços!
    Marcelo.

12. SubWolf

SubWolf Usuário

Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    Puts, pior que nada ainda.. esse fim de ano foi correria, alem da grana curta... :(

Mas pelo que pesquisei não saí muito disso ai não, ou uma caixa de 10", 12" + Driver de titânio, caixas que vão fazer bonito, pra tocar alto (com componentes de hoje dá para fazer uma caixa com um woofer de 12" + driver Ti pra quase 400 W RMS !! ) ou caixas menores, até 10" no máximo com tweeter e só (Requer um woofer que vá bem até uns 4 KHz) e não com tanta potência.

Agora, caixas no estilo das antigas, com woofer, midrange e tweeter só importando componentes ou achando estoque antigo, até tem alguns midranges por ai, mas sensibilidade muito baixa, teria que por quase 6x mais potência para tocar igual as antigas...

13. SubWolf

SubWolf Usuário

Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    O Problema maior é sensibilidade...

Fiquei pensando em usar aqueles eastech de 4,5" Full range como mid-range para um sistema desse, só que ele tem 85 dB de sensibilidade, ai não acompanha o woofer e tweeter lá com seus 94.. 95 dB

Tô vendo que a escolha é partir para um woofer de 10" ou 12" e driver Ti mesmo.. vou ter que arriscar.

Penso que apesar de mais espaço ocupado na casa, o woofer de 12" vai se sair melhor pois conseguirá mais graves ( já que não tem subwoofer) O problema agora é escolher o woofer. Pensei no 12PW5 das party mesmo, mas estão bem difícies de se encontrar. Agora só se acha o 12PW8, mas ele perde em sensibilidade e a caixa fica com um pico maior na sua sintonia. Tem falantes da oversound tambem, Keybass e Eros, muitos ali na faixa dos 220 reais.

O problema é que cada um tem sua vantagem e desvantagem..

Só me resta continuar estudando !

14. jjsg9610

jjsg9610 Usuário

Desde 12 Mar 2017
    Rio de Janeiro
    Boa tarde, senhores.
    Também estou penando para conseguir montar caixas vintage bass reflex de 3 vias como montei há muitos anos dos antigos projetos da Novik. Como não costumo ter sorte com produtos usados e não conheço muitos produtos estou buscando falantes novos que seus parâmetros aceitem caixas vintage. Busquei as marcas ETM e Eton que seriam sucessoras da Novik mas não reponderam: não sei se ainda estão no mercado. Os únicos projetos prontos que achei com falantes atuais foram da Keybass. (modelo K3V10) Não sei a respeito da qualidade dos falantes mas achei o divisor sugerido muito simples jogando tudo no woofer, um capacitor de 22 microF no MID e 2,2 microF no tweeter. Por favor, se alguém puder dar uma dica...
    Continuo na busca.
    Joaquim.

15. SubWolf

SubWolf Usuário

Desde 25 Dez 2009
    São Paulo
    To testando um driver de titânio, o D220Ti, mas não adianta, não acostumei com o agudo dele quando comparado a tweeter de com cone de celulose, tudo bem que ainda não otimizei o crossover ao máximo, mas não sei se vai melhorar tanto a mais..
    Atualmente estou testando o Driver Ti com o próprio woofer da Novik.

A próximo passo é o woofer, diversas opções que apresentam parâmetros similares, vai ser uma escolha difícil, alguem já usou o Overound 12 Steel 400 ? ou o Snake ESV612 ?

16. RAJANE

RAJANE Usuário

Desde 6 Jan 2005
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Snake sem pensar duas vezes.

Vai se assustar com a qualidade dos produtos Snake.

Abraços a todos.

Rajane.

17. jjsg9610

jjsg9610 Usuário

Desde 12 Mar 2017
    Rio de Janeiro
    Olá SubWolf. Conseguiu concluir seu projeto?
    Também tenho o mesmo sonho de remontar caixas no estilo vintage para poder ouvir de novo aquele grave maravilhoso, perfeito que eu tive nas caixas que montei há muito tempo daqueles antigos projetos da Novik (WN10X,NM5S,NT1FS) que vibravam as paredes em volume baixo com um receiver Pioneer SX 201 de apenas 50WRMS por canal e que não encontro mais.
    Como conheço muito pouco desses cálculos baixei o WinISD 0.7 para ver se consigo. Pensei no Selenium 10PX (92dB) e ainda vou pesquisar sobre os médios e agudos.
    Se for possível trocarmos informações fico grato.
    Abç.
    Joaquim.

18. jjsg9610

jjsg9610 Usuário

Desde 12 Mar 2017
    Rio de Janeiro
    Boa tarde. Repassando a dica: dê uma olhada em DIY, tópico "projeto mid range diy". A idéia é genial, o resultado parece ser ótimo e parece ter tudo a ver com sua insatisfação com driver.

19. jjsg9610

jjsg9610 Usuário

Desde 12 Mar 2017
    Rio de Janeiro
    Senhores, boa tarde.
    Há muito tempo venho tentando alcançar o objetivo deste tópico.
    Comecei procurando projetos já prontos de caixas vintage. Achei os da Selenium mas são de falantes descontinuados e da Keybass mas achei o formato trapezoidal feio e difícil de cortar a madeira em ângulo.
    Então tentei ver se eu mesmo fazia o projeto mesmo entendendo pouco de parâmetros. Li sobre o WinISD e baixei a versão 0.4 e escolhi o Selenium 10PX só que deu resultados absurdos. Baixei a versão 0.7 e mesma coisa. Baixei o 0.5 pro e segui à risca um tutorial que pedi para traduzir, tentei deixando calcular ou não, várias formas e sempre dando resultados absurdos. Fiquei desesperado e esgotado de tantas tentativas.
    No tópico "projeto mid range diy" achei a idéia do DVNOBLE de colocar sub no lugar do woofer perfeita pois seria, acho eu, como ter caixas de 3 vias e sub na mesma coisa, além de, acredito eu, dar um reforço nos graves. Peguei o 10SW14A da Selenium, joguei no WinSID e mesma droga. Nesse ínterim fiquei na dúvida se o sub tem alguma deficiência em reproduzir as frequências médio-baixas.
    Levado pelo cansaço e pela impossibilidade de eu mesmo fazer o projeto começo a me conformar em usar o projeto da Keybass e cheguei a ler elogios aos falantes no tópico "Keybass presta?" Levantei isto:
    Selenium 10PX: 92dB - R$ 150
    Keybass K10-102: 92dB - R$ 84
    K10-134ST: 95dB - R$ 152
    10KW3: 98dB - R$ 185.

Quanto aos mid e tweeter aceitei uma sugestão de usar domo de seda, por isso achei os EM5S e ET1FS da ETM ( ex-funcionários da Novik). Subwolf, qual a sua opinião destes?
    No mais, qualquer orientação será bem vinda.
    Obrigado a todos.
    Joaquim.

20. jjsg9610

jjsg9610 Usuário

Desde 12 Mar 2017
    Rio de Janeiro
    Olá, senhores.
    Uma pena que este tópico não tenha continuado pois foi com o qual mais me identifiquei no meu objetivo. Dei uma parada porque havia desanimado com as dificuldades mas voltei a buscar de novo. Fico imaginando se seria possível, no melhor dos mundos, poder montar o mesmo antigo projeto da Novik com falantes atuais ou que fosse outro projeto mas no estilo vintage. É uma pena que falantes não tenham tabela de equivalencia como os componentes eletrônicos. Ainda sonho com um "milagre".
    Abç a todos.
    Joaquim.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso