Anúncio do HT Forum

Instalação de som em Golf.

Discussão em 'Som Automotivo e Multimídia' iniciada por DeaD_RaBbiT, 24 Abr 2011.

1. DeaD_RaBbiT

DeaD_RaBbiT Usuário

9 0 0

Desde 5 Abr 2011
    Florianopolis
    Ola. Estou montando um som basico em um Golf 05.

Vou usar kits 2 vias da Selenium nas portas, tanto dianteira e trazeiras, mas um sub Pioneer 308D2 de 400Wrms no porta malas tocado por um Stetsom SD400.1, tambem com 400Wrms a 1ohms.

Minhas duvidas são da parte de instalação do sub, os kits 2 vias já instalei em outro golf que tinha, mas o sub não.

Eu estava pensando, se existe a posibilidade de instalar o modulo na frente, perto do painel ou em baixo do banco, pois esse amplificador é digital e bem pequeno, e levar somente a fiação do sub para o portamalas, tem alguma desvantagem nisso? Iria usar um cabo bem grosso pra isso, pra não ter mtas perdas. Qual a desvantagem de montar o sistema assim?

Outra questão é sobre a caixa acustica, eu escuto todo tipo de musica, e preso pelo espaço no porta malas. O ideal seria que tipo de caixa? Dutada, selada ou bandpass?
    E tem diferença de som entre uma caixa de MDF e uma caixa feita de fibra de vidro (mas bem grossa)?

Acho que seriam só essas duvidas por enquanto, muito obrigado pela ajuda.

2. klabundee

klabundee Usuário

Desde 2 Jan 2009
    Carazinho/RS
    Olá DeaD, joia?

Já tive 2 308. Eu gostei deles.

Para reduzir espaço voce pode usar uma selada.

Dutada, toca bem, mas vai depender do tipo de musica que voce escuta.

Eu usava dutada: 42L, duto: 4" 30cm
    Tocava bastante subgrave.

Tentei fazer uma bandpass 4 ordem, mas nao ficou boa... ou melhor, tava tocando um absurdo, mas batia a bobina do falante facil....
    se eu colocasse pouco volume não se escutava sub, se eu aumentasse, se escutava muito sub, mas com péssima qualidade e batendo bobina, excursionando mais que o limite.

A diferença entre MDF e fibra é a densidade.
    Por mais que voce faça uma caixa de fibra de 15mm, as paredes não serão densas como as do mdf.
    Irá vibrar bem mais que o MDF.

Sobre o módulo, eu uso um SD5k atraz do banco do motorista, e foi feito um fundo falso, uma chapa de MDF15 encapada, que encaixa bem certinho atraz do banco, não encosta no modulo, vc pode pisar em cima, e fazer força que não encosta no modulo, e ela nao se meche, ficou show de bola.

Dependendo do tamanho do teu modulo, capaz de caber no painel, perto do ar condicionado, atraz do radio... mas vai ser uma ganbiarra rsrs, ele é pequeno, tente prender embaixo do banco mesmo.

valeu

3. DeaD_RaBbiT

DeaD_RaBbiT Usuário

9 0 0

Desde 5 Abr 2011
    Florianopolis
    Po valeu pela resposta rapida, dificil achar alguem disposto a ajudar assim.

Minha duvida sobre a bandpass de quarta era a mesma, acertar ela é meio chato, a selada é a mais facil de fazer.

Quanto a MDF e fibra, eu trabalho com laminação em uns projetos da faculdade, e usamos materiais como divinicel, que é uma espuma de pvc para dar espessura e resistencia a chapas, e alguns compostos espessantes para deixar a resina tipo uma massa plastica, fica muito resistente, pensei que usando isso em toda a caixa poderia dar a resistencia que somente a manta com resina não dá, mas estou com medo de ariscar e gastar dinheiro a toa.

Sobre o meu ampli, ele é muito pequeno, aqui tem uma foto dele em relação a um CD...
    Creio que ele cabe em baixo do banco ou no painel, ainda não testei pra ver, meu unico medo é dar algum problema com os cabos do sub muito compridos.

Umas fotos do resto dos equipamentos.

Falow.

4. klabundee

klabundee Usuário

Desde 2 Jan 2009
    Carazinho/RS
    Esqueci de comentar, eu tenho esse kit 2 vias tambem.

Quando instalei ele, usava ligado no HT3100.

Ele mandava teoricamente 80w para cada 1.
    Tocava muito bem, com qualidade. Só que não tenho porta tratada, dai os agudos se acentuam.

Depois tirei o HT3100, dai me descepcionei, rsrsrs, mas nao é problema do 2 vias, e sim de falta de amplificação neles.

Fica minha dica.

Com relação a essa espuma para deixar rigido, não sei lhe informar.
    Eu iria ainda de MDF rsrsrs

A Band Pass de 4 ordem, acredito que toque muito bem, mas eu não tenho muita paciencia, nem dinheiro pra ficar mechendo muito, aquele MDF foi pro lixo.. nem tinha como eu desmontar estava todo colado..

Acredito ter deixado a camara selada muito pequena.
    Fiz 2 dutos na parte dutada (obs, eu fiz para 2 W308), se eu tirasse os dutos, ficava um som de taquara rachada muitooo ruim, se eu aumentasse os dutos, p/ uns 50 cm, diminuia muito o spl, mas ficava com mais qualidade.
    Essa minha BP dava uns 140 litros...

Boa sorte na empreitada.

Abraço.

5. Rusoco

Rusoco Usuário

Desde 23 Dez 2008
    São Paulo - SP
    Cara,

Quanto a instalar o ampli (que na verdade é Soudigital e não Stetson, né!?) na frente ou embaixo do banco, a principio não tem muito problema, a não ser pelo fato de diminuir a ventilação, e isso pode ser um problema...Evite deixa-lo embaixo de forrações e espumas...Procure deixa-lo respirar...

Quanto a caixa, aí começam os problemas...Para este sub eu recomendaria uma dutada...A selada seria a de menor tamanho, mas não acho que combina bem com este sub. A Bandpass é bem mais chatinha de fazer e acertar, e se não ficar bem acertada fica uma porcaria (assim como nosso colega descreveu)...

E quanto ao material, para este sub, projeto e ampli acho melhor o MDF...Eu acredito que para subs e amplis menos potentes e projetos menos voltados para SPL, uma de fibra bem reforçada e bem fixada fica muito bom, mas neste caso acho melhor não...Mas tb se vc tem ascesso a estes materiais, não custa nada tentar...Só lembre, tem que ser beeeeem reforçada e beeeeeem fixada, senão fica uma grande porcaria!!!

[]s

Rui

6. klabundee

klabundee Usuário

Desde 2 Jan 2009
    Carazinho/RS
    O que eu mais queria era o SPL q eu tinha nos 308 com + qualidade, e que embolasse um pouco menos.

Se voce conseguir isso com a BP, nao deixe de contar aqui!

rsrsrs

abraço

7. DeaD_RaBbiT

DeaD_RaBbiT Usuário

9 0 0

Desde 5 Abr 2011
    Florianopolis
    Valeu pela ajuda.

O ampli é Soudigital mesmo, me confundi na hora. Estou atrás de um espaço pra ele ainda, não me meti a desmontar algo pra ver se entra em algum canto, sobre a refrigeração fica tranqüilo, sei que essas cosias esquentam, qualquer caso eu compro um FAN low noiser e ligo junto com o remote.

Minha maior duvida é a caixa ainda, penso na selada pq é tiro e queda, muito difícil de fazer ***** com ela. A BP já tou desistindo, estou muito sem tempo pra ficar brincando de fazer caixas acústicas. E a dutada... seria a segunda opção. Larguei de mão de fazer de fibra, vamo mandar um MFD mesmo. Qual seria a espessura da chapa indicada para uma caixas dessas? Pensei em 15 ou 18mm... só ta difícil de comprar MDF, uma chapa inteira fica meio complicado de lidar com ela, é muitos M², queria uma meia chapa, mas dai os caras não vendem. =(

Quando aos kits 2 vias, eles tocaram mto bem no meu outro Golf, a acústica da porta do Golf é muito boa, ela é bem rígida e fica selada. Antes eu usava 1 kit da Selenium e 1 da Bomber e sem sub, e já ficava muito bom.

Acho que semana que vem começo a instalar as coisas, aquele trampo como sempre.

Posto fotos da continuidade do trabalho aqui depois.

Valeu.

Pedro Lucas A. Da Rocha
    Graduando em Eng. Mecânica - UFSC
    Equipe Vento Sul - Barco Solar UFSC
    www.barcosolar.ufsc.br

8. Rusoco

Rusoco Usuário

Desde 23 Dez 2008
    São Paulo - SP
    MDF de 20mm seria o mais indicado, até para não dificultar nos calculos...

[]s

Rui

9. DeaD_RaBbiT

DeaD_RaBbiT Usuário

9 0 0

Desde 5 Abr 2011
    Florianopolis
    Será que posso usar camada duplas de 10mm? Pois tenho uma chapa inteira dando sopa aqui.
    Iria colar as 2 partes e aparafusar, será que fica bom?
    Teria outro tratamento para fazer na caixa 10mm? Vi algumas pessoas fazendo uma camada de argamassa interna a caixa? Fica bom?

10. Rusoco

Rusoco Usuário

Desde 23 Dez 2008
    São Paulo - SP
    Argamassa? Essa eu nunca vi...

Pode usar chapa dupla sim, mas alem de dar muito mais trabalho, vc tem que fazer uma colagem muito boa, para evitar vibrações...

Passe duas camadas de cola de contato em cada lado da madeira (um intervalo de uns 10 minutos entre cada aplicação) e depois parafuse (e não economize nos parafusos, tanto para unir as chapas (que vão ser duplas) como para parafusar uma parte na outra (laterais com base por exemplo) - na construção de uma caixa costumo usar um parafuso a cada 10 cm no máximo)

[]s

Rui

11. DeaD_RaBbiT

DeaD_RaBbiT Usuário

9 0 0

Desde 5 Abr 2011
    Florianopolis
    Valeu pela ajuda Rusoco, estou vendo ainda se compro uma chapa ou uso essas mesmo, fazer tudo duplicado e colar tudo vai dar um trabalho infinito. Quando a caixa fechada com argamassa, vi ah um bom tempo em um tutorial, mas não consegui achar, o cara fazia uma caixa de MDF ou Compensado e colocava muitos pregos internos, e depois uma teia com arame, e aplicava argamassa sobre isso, dai o revestimento interno da caixa ficava de concreto. Como as melhores caixas para subs são de granito ou concreto, imaginei que ficaria muito boa.

Quando ao formato da caixa, li que não é legal ter medidas iguais ou múltiplas para não ter anulação ou sobreposição de ondas, mas o resto da caixa não tem problema? Minha idéia era fazer par encaixar perfeitamente na lateral do porta malas, ficaria nesse formato: Com 38cm de altura, 70cm na parte de baixo e 58 na de cima (para fechar com a inclinação do banco traseiro) e dai a medida de profundidade pode ser 25cm para a caixa de 41.5L e 30cm para a de 51,4L.

Dai agora estou vendo entre dutada e selada. Pelo que vi realmente esse sub fica melhor numa dutada.

Quando tiver continuidade no projeto postos novidades, a faculdade não tá me deixando mexer no som! =(

12. Rusoco

Rusoco Usuário

Desde 23 Dez 2008
    São Paulo - SP
    Cara,

Realmente uma caixa de concreto deve ser bem interessante....Vbração praticamente nula...

Quanto a medidas iguais, não se preocupe com isso. Pode fazer a caixa da forma que quiser, desde que deixe uma espaço mínimo do fundo (imã) do falante para a traseira da caixa. Neste nivel de projeto, vc só tem que se preocupar com isso quando uma das medidas da caixa for igual ou maior que 1/4 do comprimento da onda, e por tanto, se sua caixa não vai ter 1,5 a 2 metros em uma das medidas não precisa se preocupar...

[]s

Rui

13. DeaD_RaBbiT

DeaD_RaBbiT Usuário

9 0 0

Desde 5 Abr 2011
    Florianopolis
    Po legal. Agora preciso ver como fazer a caixa, estou entre comprar MDF 20, usar o 10mm ou conseguir uns pedaço do 20mm. Dai fabrico a caixa.

Hoje sobrou um tempo e eu fui atrás de espaço para colocar o amplificador, tirando o porta luvas do Golf tem um espaço que serviria para por o Air-Bag, que meu carro não tem. Ali tem um espaço bem grande, não é muito arejado mas depende da situação eu ponho um Fan para circular o ar. O legal ainda é que tem uma passagem para o cofre do motor, bem perto de onde passa o chicote original que vai para a bateria, então a fiação ficou perfeita.
    Algumas fotos do espaço e da fiação, passei 2 cabos de 10mm², pois estou sem cabo de 16mm².

Local onde vai o modulo, vou fazer uma chapa de Al ou Aço dobrada pra encaixar em um tubo de aço que tem no painel e no próprio painel.
    Fiação 2x10mm²
    Aqui é a caixa de fusível da bateria, será que pego a energia direto do conector da bateria ou posso pegar daquela régua ali? Se for na régua, será que tem algum fusível que caiba ali sem alterar muito a caixa? Pra ficar o mais original possível.

Sexta acho que começo a instalação de fato.
    Legal que o RCA vai ficar só com 35cm aproximadamente.

abraço.

14. DeaD_RaBbiT

DeaD_RaBbiT Usuário

9 0 0

Desde 5 Abr 2011
    Florianopolis
    Aachei compensado 15mm mesmo, vou tentar reforçar com algum revestimento interno se ficar vibrando muito.

Já comecei a fazer a caixa, aqui algumas fotos.

Minha grande duvida é a litragem e se selada ou dutada, falta fazer as laterais, então com isso seleciono a litragem dela. Podendo ser qualquer uma dessas:

Comp....Litros
    20......36,7
    21......38,8
    22......41,0
    23......43,1
    24......45,3
    25......47,4
    26......49,6
    27......51,8
    28......53,9
    29......56,1
    30......58,2

E quanto a dutada ou selada? Que tudo usaria?

Alguém que entenda bem disso podia dar uma mão?

Quero cortar as laterais na oficina da UFSC, dai fica tudo retinho, e não com erro cortando na tico-tico.

Abraço

15. Thatae

Thatae Usuário

Bom dia pessoal! A montagem de meu som está na reta final. Já fiz a instalação dos kits de 2 vias bravox nas portas e agora preciso ligar o módulo pra fazer a ligação do Sub. A questão é o lugar por onde vou passar o positivo do cofre do motor para dentro do carro. Não estou conseguindo achar um lugar legal pra isso no Golf 2005. Alguém tem uma dica?

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso