Anúncio do HT Forum

Interferência AM (em rede elétrica?) - Gravador de Rolo

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por tatazildo, 26 Jun 2018.

1. tatazildo

tatazildo Usuário

Desde 31 Jul 2017
    São Paulo, Brasil
    Olá, pessoal, tudo bem?

Seguinte: tô bem frustrado com o problema que ando tendo aqui em casa.

Moro na Barra Funda e ando tendo muita interferência de rádio em um aparelho específico, um gravador de rolo TEAC-A6010. Acredito ser interferência AM e relacionada à rede elétrica, pois além de ocorrer com o aparelho parado, sem operação nenhuma, quando em reprodução ou gravação ele solta uns barulhos no relay, como um pequeno "tec" que se repete de maneira e com intervalos aleatórios. Além disso, às vezes ele "decide" voltar a fita no meio da reprodução ou gravação, também de maneira aleatória.

Suspeitando que pudessem ser problemas isolados, chamei um eletricista para verificar a rede do meu apartamento. Ele aterrou tudo que ainda não era aterrado, testou todas as tomadas, disse que estava tudo ok. Comentei sobre o aparelho e ele disse que a interferência dele vinha pelo ar, e que ele poderia fazer uma Gaiola de Faraday para isolar o aparelho e testar, que ele acreditaria ser a única maneira de resolver o problema.

O aparelho foi totalmente restaurado pelo amigo Rui Torok, indicação unânime aqui do fórum. Ficou excelente. Testei na casa dele duas vezes: no dia em que os reparos foram concluídos e depois, quando achei que pudesse ter faltado alguma etapa do reparo. Não preciso nem falar que estava errado, e que na casa dele (e em outros lugares que testei sem ser em casa) o aparelho não pega interferência alguma e ainda opera de maneira normal.

Ligando os pontos, acho que todos os problemas que eu descrevi estão ligados por um denominador comum: a rede elétrica. Penso que possa ser alguma impureza da minha rede que possa estar causando todos esses problemas. Tenho outros amplificadores aqui em casa (de baixo, guitarra etc.) e um gravador de cassete, além dos monitores de áudio, e nenhum pega interferência nenhuma.

Gostaria de saber a opinião e, se possível, sugestões de todos para o problema em questão. Obrigado!

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso