Inverter - a economia vale a pena?

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por kirk972, 20 Jan 2010.

  1. kirk972

    kirk972 Usuário Ativo


    Desde 11 Jan 2007
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Estou para botar um split na minha sala de 16m2. Meu apartamento não pega sol nunca, então penso algo com 9 mil BTus. Minha dúvida: a economia de energia dos modelos tipo inverter vale o custo maior do equipamento? Em quanto tempo, mais ou menos, eu tiro a diferença?
     
  2. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário Muito Ativo


    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    vale a pena... pay back em torno de 18 meses

    vc tem realmente certeza que um condicionador de 9k seria suficiente pra essa sua area?

    se for suficiente é mais ou menos aquilo que te postei acima ,18 meses

    um grande abraço jairo
     
    felipe.ramos agradeceu.
  3. Edu Carvalho

    Edu Carvalho Computador, o futuro do Áudio!


    Desde 9 Set 2006
    Holambra- SP
    Além de ser mais econômico, o silêncio é muito superior ao outro Fujitsu que tenho!
     
  4. Pepuska

    Pepuska Usuário

    Jairo, meu quarto tem 9 m2 e pretendo colocar um split de 9000 btus nele. Moro em Recife - PE e aqui faz calor o ano todo. Pretendo usar o ar condicionado durante 8 horas todas as noites. Vale a pena investir num Inverter? Já li diversos sites e nem sempre citam o inverter como vantagem, inclusive no consumo para regiões quentes.
    Gostaria também de recomendações de marcas e modelos.

    Grato.
     
  5. Erik Nava

    Erik Nava Usuário Ativo


    Desde 27 Jun 2011
    china
    o Jairo você encontra neste fórum : http://www.webarcondicionado.com.br/forum/forum.php

    No período noturno que é o período que você citou que vai usar o aparelho temos uma redução da carga térmica, onde o aparelho não necessita de toda a sua capacidade sendo esta a principal vantagem do sistema inverter. Na redução de gás refrigerante circulando pelo sistema através da modulação do compressor.

    Já em uma situação onde a carga térmica é próximo da capacidade máxima do aparelho não haverá grande diferença entre o consumo de um aparelho comum e um inverter. Comum na região nordeste do país, onde faz calor praticamente o ano todo.

    É necessário um técnico de sua região analisar a variação de carga térmica ao longo de um período de tempo, se houver variação é onde se torna vantajosa a aquisição de um aparelho inverter.

    Abraço

    Erik
     
  6. vcmvcm

    vcmvcm Usuário

    1 0 1

    Desde 16 Nov 2015
    florianopolis
    OLa Jairo, estou na duvida sobre instalar um ar conndicionado inverter ou splts normal no quarto do meu filho, moro em florianopolis e no verao o ar deve ser usado de dia e a noite para dormir, e no inverno e usado para o ar quente algumas hras do dia..obrigado
     
  7. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário Muito Ativo


    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    procura o pessoal da clima eletric aí em floripa competente e ético ...o mais racional e de bom senso é vc agendar com eles uma visita tecnica

    no seu ambiente fica mais fácil de aparar todas as arestas ver os prós e contras etc..e qual seria a melhor opção de equipamento..8442 7594 9671 7371 3035 5538 dá uma alô pelo sim pelo não boa sorte
     
    F@BIO agradeceu.
  8. zenluiz

    zenluiz Usuário

    1 1 3

    Desde 27 Mai 2016
    Curitiba
    Olá!
    Estou montando um estúdio de música de 7,5m2 e preciso de um ar split de no maximo 9000 BTUs que servirá para me manter vivo lá dentro, já que será totalmente isolado/vedado acusticamente.
    Moro em Curitiba e usarei por, no máximo, umas 8h por semana e boa parte do tempo acredito que usarei mais ventilação simples (devido ao clima) do que resfriamento/aquecimento.

    Nestes casos, há mesmo grande vantagem econômica num inverter já que usarei pouco?

    E os inverters são mesmo (muito) mais silenciosos?

    Obrigado desde já! :)
     
    felipe.ramos agradeceu.
  9. felipe.ramos

    felipe.ramos Usuário Muito Ativo


    Desde 12 Set 2014
    Rio de Janeiro
    Jairo, boa tarde.

    Quando você diz que obtém o retorno em 18 meses, se refere em quanto tempo sendo utilizado efetivamente por dia/semana/mês?

    Obrigado!
     
    zenluiz agradeceu.
  10. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário Muito Ativo


    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    isso depende de alguns fatores que podem influenciar positivamente ou negativamente para esse pay back ,retorno ou custo benefício. e na racionalização e otimização Na economia.vai depender de características climáticas favoráveis ou não,modos de operação,horas dias de operação, etc.

    eu sempre indico inverter porque em qualquer situação ele é mais econômico apesar que o alto preço cobrado no brasil por esse tipo de condicionador em relação aos de tecnologia mais antiga,tem um impacto negativo nesse pay back e no custo benefício principalmente se ele operar poucas horas/dia/mês.

    já recebi respostas meio duras de alguns poucos colegas por causa disso, quando conversamos sobre esse assunto se vale a pena investir ou não em condicionadores inverter´s pelo alto preço,e que me deixa meio que triste é quando digo que em outros países esses condicionadores chamados fixos ou on off que ainda utilizam o gás refrigerante R22 e com tecnologia de 30 a 40 anos atrás saíram de linha e não são fabricados a mais de 15 anos .

    acho a argumentação deles até pertinente e sinceramente respeito e até entendo mas argumentam que não estamos no japão ou em países mais desenvolvidos rsrsrs estamos no brasil!!!!,portanto não tem por que ou alguma justificativa de não comprar um condicionador mais barato pelo simples fato de ser menos "econômico" e muito mais barato.

    é que com o tempo mesmo utilizando muito pouco condicionadores inverter´s a diferença acaba que privilegiando quem opera esse modelo de condicionador,mesmo o retorno sendo mais demorado.

    pra se ter uma ideia nós que ainda estamos utilizando o R 22 e já operando com o gás refrigerante R 410 a e outros 'blends" que dizem não afetar ou afetar bem menos a camada de ozônio e tem um impacto bem menor no efeito estufa que não deixa de ser um avanço ,coisa que no japão por exemplo a mais de 15 anos já foi homologado o gás refrigerante R 32 que tem um impacto ainda menor no efeito estufa.

    algumas pessoas contra argumentam dizendo que na verdade essa pretensa periculosidade e esse efeito nocivo a camada de ozônio e colaboração pra efeito estufa desses gases que estão sendo banidos do mercado não passa de uma estratégia nefasta e maligna do poder econômico pra induzir corações e mentes a consumirem e aceitarem outros gases que dizem ser bem menos agressivos prejudiciais a natureza mas com preços altamente extorsivos quando em seu lançamento no mercado e tudo que está relacionado a esse mercado tipo óleos lubrificantes compressores,acessórios,ferramentas etc...

    bem enfim escrevi isso tudo só pra dizer que sou a favor do inverter em qualquer situação :aff::p(y):) principalmente fujitsu,daikin,panasonic..depois lg eletrolux gree e de olho nos novos samsungs,mideas carrier, abraço boa sorte jairo
     
    felipe.ramos e falcaocoelho agradeceram.
  11. felipe.ramos

    felipe.ramos Usuário Muito Ativo


    Desde 12 Set 2014
    Rio de Janeiro

    Jairo, muito obrigado!
    Após ler seu comentário, sou mais a favor ainda dos inverter, rs. Acho que o investimento mais alto inicialmente, neste caso, vem disfarçado de economia.

    Obrigado!
     
    jairo bertoni agradeceu.
  12. sector

    sector Usuário Muito Ativo


    Desde 19 Jul 2008
    Campos Novos SC
    Bom dia Jairo, tudo bem?
    Desculpem a intromissão aqui.
    É que estou pesquisando um inverter na casa de 18.000BTUs para minha sala que tem ligação direta com a cozinha. Área em torno de 55m2.
    Já me decidi pelo inverter, agora a dúvida é quanto a marca. Como resido aqui no sul, a utilização será em tempo quase que integral principalmente a noite no inverno.
    Tô inclinado a comprar um Electrolux já que possuo um no quarto de 12.000 (não é inverter) e funciona bem. Até hoje nunca deu problema algum.

    Qual marca você me indicaria?

    Achei um inverter da Samsung na loja STR de SP por ,2.800,00. Conhece esta loja?

    Obrigado pela atenção.

    Ivoney
     
    Última edição: 11 Jun 2016
  13. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário Muito Ativo


    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    sim conheço a str ..até agora nada contra ...sobre o samsung não posso opinar pois o novo modelo ainda não instalei..o pessoal tá elogiando...sobre o eletrolux gostei dele me surpreendeu positivamente os que instalei até agora sem problemas.

    cuidado com essa capacidade ..a princípio aparentemente esse de 18 k vai ficar sub dimensionado daí vc vai perder toda as vantagens de instalar condicionador inverter independentemente de marca e modelo. só por essa área que vc passou não contando com outras fontes de calor a coisa está girando em trono de 33000 btus bem no limite.pense bem.abraço jairo
     
  14. renankah

    renankah Usuário


    Desde 28 Jul 2014
    São Paulo
    Qual marca indicada?
     
  15. Miguelrfv

    Miguelrfv Usuário Muito Ativo


    Desde 12 Ago 2017
    Teresina Piauí
    Jairo, moro em Teresina Piauí! Aqui é muito quente! Gostaria de saber se o inverter teria alguma economia! E quanto mais ou menos gastaria para usar 6 horas por noite!
     
  16. jairo bertoni

    jairo bertoni Usuário Muito Ativo


    Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Miguel bom dia ..essa tecnologia de inversão no caso do acionamento e automação e operação na cadeia do frio surgiu digitalmente no japão a uns 30/35 anos atrás em grandes sistemas e com a natural evolução e os desenvolvimentos dessa tecnologia a uns 15/20 anos começaram a surgir no mercado os primeiros equipamentos residenciais e em pequenos/médios pontos comerciais com inversão por conta da compactação e diminuição de tamanho dos componentes num todo sem perder a eficiência tanto de performance como energética aliás no comparativo com um ganho bastante significativo nessa eficiência

    sendo que em países mais avançados principalmente no japão já não existem e nem fabricam mais equipamentos sem essa tecnologia só aqui no brasil existe essa discussão por conta de nosso atraso e cultura

    nosso problema no meu ponto de vista não é saber se vale a pena ou se é melhor ter um equipamento com inversão que na minha opinião é compensador em todos os sentidos

    o que eu sinto e tenho visto como o problema maior é a péssima infra estrutura de atendimento no pós venda ou seja uma falta de instaladores capacitados treinados qualificados sac´s ineficientes outro ponto negativo na grande maioria das vezes a falta de qualidade de um fornecimento de energia entregue pelas concessionárias

    o serviço prestado por profissionais da área nem sempre é de acordo a normas ou manuais dos fabricantes e principalmente a carência de representantes assistentes credenciados que realmente dão suporte ao cliente seja em reoperações em garantia ou fora dela

    sem falar no preço estratosférico e exorbitante tanto na hora da compra como de reposições e nas indefectíveis e nefastas compra casadas ... esses são no meu ponto de vista e experiência os grandes problemas que nos desanimam e nos fazem pensar duas vezes tanto para indicar e instalar e pra vc´s consumidores finais em comprar.

    portanto minhas maiores restrições não são em desfavor aos condicionadores com inversão muito pelo contrário como disse acima e novamente repetindo o grande problema é a infra ou a falta dela e em muitos casos a sua total inexistência pra dar suporte em todos sentidos primeiro a quem indica e instala e por tabela pra quem compra ou seja o consumidor final.

    gostaria de te falar diferente mas a realidade ainda é essa ..está mudando? sim graças a Deus! não na velocidade que esperamos queremos e gostaríamos e como prefiro olhar o lado cheio do copo a esperança é que um dia esse país vai realmente entrar nos eixos em todos os sentidos

    claro que não existe nação ou qualquer outra coisa perfeita que não tenha problemas desafios e contradições a dificuldade maior seria a nossa falta de preparo de enfrentar esses desafios ou os problemas

    naturalmente esse assunto é muito mais profundo amplo e complexo do que estamos discutindo aqui mas ainda é atualmente o nosso cenário ,nossa realidade.

    abraço bom domingo .
     
    Última edição: 13 Ago 2017