Anúncio do HT Forum

Inverter risco de queimar placa

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por Claudia26, 14 Ago 2018.

1. Claudia26

Claudia26 Usuário

2 0 1

Desde 14 Ago 2018
    rio de janeiro
    Pessoal, estou estudando para comprar um ar Split para meu quarto (sol da manhã - (uso será basicamente à noite no verão)

Estava pesquisando preço do inverter por sempre ouvir que apesar de mais caro ele consume menos energia

A marca que estava pesquisando é a Midea Springer.

Ontem estava quase fechando negócio com uma vendedora e ela comentou comigo que o inverter tem mais chances de ter problemas com a queima da placa pela oscilação de energia que temos no RJ.

Perguntei sobre a média de custo da placa ela me falou que do inverter fica entre 600 e 1000 reais, já pro não inverter o custo é em média 300 reais (depende da marca).

Esse risco maior de queima da placa procede? Vocês indicam a compra de um inverter?

2. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

9.147 2.235 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Olha tudo tem prós e contras ..Oscilação ,picos de energia ,afundamentos ,surtos ,quedas de energia ,queimam qualquer equipamento que tenha placas ou componentes eletrônicos.

Agora,existem componentes de proteção elétricos que são preventivos e ajudam a proteger e a prevenir queimas de placa ,e ajudam e dão uma sobre vida dessas placas,que eu sempre exigo nas minhas instalações.

Primeiro,a instalação do equipamento em si, deve ser feita seguindo os procedimentos das boas práticas da refrigeração e de acordo ao que pede o manual de instalação do fabricante .

Segundo,a alimentação elétrica tem que ser dedicada,bem dimensionada,e com componenes e dispositivos de proteção ,chamados de dispositivos contra surtos (DPS) e dispositivo residual (DR) que é detector de fuga de corrente na instalação

Que todo bom eletricista conhece.Vai dando o retorno ..Boa sorte .Abraço .Jairo

3. Claudia26

Claudia26 Usuário

2 0 1

Desde 14 Ago 2018
    rio de janeiro
    Obrigada pela resposta Jairo.

Entendo então que o ar inverter não está mais suscetível a queima da placa do que o não-inverter. Ambos correm o mesmo risco, certo?

4. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

9.147 2.235 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Isso.Correto.As placas inverter por ter maior número de componentes de controle e de lógica correm um risco maior, se não estiverem muito bem protegidas e veja bem ,MUITO BEM ATERRADAS .

Afirmo isso por experiencia própria e pelos relatos de colegas instaladores ..Minhas instalações dificilmente dão problemas desse tipo .Não que eu seja o supra sumo da qualificação.Só de seguir o manual de instalação do fabricante já dá um up legal na vida útil de qualquer equipamento.

A não ser por precipitação atmosférica (raio) descarga que entra pela rede...Aí é difícil pra qualquer equipameto ,mesmo assim esses dispositivos são um preventivo legal e costumam abrir(interromer) quando isso acontece,protege e conserva a integridade das placas.

Um bom eletricista vai concordar com o que eu estou te falando.vai dando o review.Boa sorte .Abraço .Jairo.

• 1
  5. Kakamarsson

Kakamarsson Usuário

Desde 17 Set 2009
    Goiânia-GO, BR
    Boa tarde Jairo,

O instalador aqui em Goiânia nos disse a mesma coisa, que pelo tanto de oscilações (e aqui realmente oscila muito, cai muita energia) que o Inverter estaria mais propenso a estragar. E ainda temos um agravante, a área técnica onde ficarão as condensadoras, de acordo com o instalador, estão subdimensionadas e as condensadoras dos vizinhos ficarão todas muito próximas umas das outras, soprando o ar quente e diminuindo a eficiência, e ele disse que nesse cenário as não inverter seriam menos sensíveis. De acordo com ele, pela área técnica do nosso prédio, nenhuma fabricante dará garantia.
    E agora? A questão é que não quero ficar sem ar-condicionado e vou instalar na única área técnica disponivel. Vou de inverter ou split convencional?

Obrigado!

6. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

9.147 2.235 691

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Por estar longe,Sinuca de bico.. A gente alerta pra oscilação pra que a elétrica de fornecimento e alimentação dos equipamentos acompanhe uma instalação que siga as boas práticas da refrigeração que fatalmente estarão descritas no manual de instalação do fabricante.

A princípio concordo com o que o técnico que fez a visita em seu ap disse ..me parece bastante capacitado e tem conhecimento e o que falou é pertinente...

Mas aí cabe um grande MAS ..Tem técnicos que por acharem que inversão é um bicho de 10 cabeças e no pensamento de alguns que não querem dor de cabeça e sair da sua zona de conforto já condenam e desaprovam.. ..Em vez de oferecer um serviço que ofereça condições dos condicionadores inverter´s também operarem com eficiência,tem aqueles que aprovam qualquer coisa e fazem qualquer negócio esses são um grande perigo ...E tem os que são éticos ,transparentes,competentes qualificados e prestam um excelente serviço ..Espero que esse que te visitou seja esse último sendo assim a opinião dele seria a melhor ..

Acho que uma 2ª opinião n~´ao seria de todo ruim daí vc e posta aqui .A lg lançou seu novo modelo o dual inverter que de acordo esse fabricante ,seu produto tem uma placa mais robusta que suporta melhor oscilações e picos de energia ..

Um bom eletricista conhece os dispositivos contra surto DPS e Diferencial residual (DR) que é um preventivo de peso e o aterramento sempre tem que estar junto .

A dissipação de calor das unidades externas é um problema .....curto circuito de ar quente é problemático e realmente contribui para baixo rendimento,diminue a vida útil do equipamento e contribui para reoperações em garantia e manutenções corretivas ..Tem que ver se sua sacada técnica está enquadrada nas distancias mínimas ditados no manual pelo fabricante.

Mas parece que ela não atende .De longe fica difícl de te dar uma luz e uma opinião mais abalizada e correta.

Vai dando o review .Boa sorte abraço jairo.

1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso