L.A Fidelity - Minhas novas frontais... :)

Discussão em 'DIY' iniciada por Renato, 23 Mai 2005.

1. Toni DIY

Toni DIY Usuário

Desde 6 Set 2006
    Lins, Sao Paulo, Brazil
    Oi Renato!
    Ainda de ressaca? (y) (Diy Fest)
    Parabéns pelo evento!
    Assim q vc estiver mais descansado, poste p nós um pouco das modificações da L.A. ?
    Grande abraço,
    Toni

2. RodrigoRocha.RJ

RodrigoRocha.RJ Usuário

Desde 6 Set 2007
    São Gonçalo/RJ
    É Renato!
    Eu vi e ouvi o quanto está animal esse upgrade das L.A.!!!!
    Depois nos dê mais detalhes sobre esses novos drives.

Grande abraço!!!

3. Renato

Renato Construindo um pinheiro DIY...

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Toni,

Foi uma grande saga que ainda deve ter muitos novos capitulos, assim que sobrar um tempo falo com calma sobre isso tudo... (y)

Abração,

Renato

4. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Amigos,

Por cada dia ficar mais assombrado com o que essa caixa pode fazer, vou brincando com upgrades sem a mínima pressa e um dia vou descobrir o limite dela pois até hoje, não tenho a mínima ideia.

Tinha planejado um mega upgrade com a intenção de leva-las 100% para o DIY FEST, mas definitivamente deu tudo errado, quer dizer, em parte.

Planejei um crossover ativo dedicado para elas e o Nabuco executou de maneira brilhante como pode ser conferido aqui:
    http://www.diyaudio.com.br/2010/06/processador-by-miguel-nabuco-uma.html

O evento seria no Sábado, peguei o cross ativo com o Miguel na quarta o que seria ótimo se as caixas estivessem prontas e somente na espera do cross.

O problema, que no UP das caixas estava previsto a troca dos 24 mids por algo realmente maravilhoso, feito pela NAR que ao meu ver, briga com qualquer importado. Os caras fizeram um trabalho digno de referência e reverência também, podem acreditar.

Assim que eu puder, vou postar fotos detalhadas para terem uma ideia do que falo, veio todos customizados em 8ohms... com cone de Kevlar. Um salto absurdo em relação aos 24 da Bravox.

Achei uma foto no Blog deles e publico provisoriamente aqui, é o menorzinho da direita.

Acontece que recebi os danado na sexta anterior, tinha 7 dias para desmontar as LAFs, fazer novo baffle e novas furações, pois eles são menores que os Bravox e possuem um "flange" completamente diferente o que me obrigava a fazer um furo por traz. Alguém será que tem ideia do que isso representa, de trabalho, precisão e loucura quando falamos de 24 mids? Foram 2 dias trabalhando pesado só em tupia....

Quando finalmente consigo montar a primeira caixa na terça... caraca, um desastre, parecia ter uma bateria tocando junto com a caixa, um ruido individual de cada alto-falante me deixou sem dormir por dois dias, simplesmente não entendia o que poderia ser e para piorar, não poderia me dar ao luxo de montar a segunda caixa sem resolver isso da primeira.

O problema agora era gigante, pois envolveria desmontar a única montada, remontar para depois montar o par, já nao tinha mais tempo.

Na quinta, matei a charada... como o baffle é muito grosso, e o furo justo, ao pressionar e parafusar, o terminais foram amassados para dentro, junto com esse pequeneno movimento as cordoalhas ficaram frouxas e batiam no cone.. resumindo, quando tocavam, todas as cordoalhas batiam literalmente no cone fazendo um barulho insuportável por toda a caixa...

Tive que desmontar e refazer todas as furações, coisa da maluco pois a tico-tico não suportava a expessura do baffle e para piorar, uma penca de parafusos teimava em atravessar no caminho da tupia.

Tinha que conciliar essa parte técnica, com um mínimo de cuidado estético para deixar apresentável, ou seja, envolvia pintar baffle cuidar de parafusos e ao final, tinha que tocar certo.

Para encurtar a história, coloquei o último parafuso, já no Sábado do evento, por volta das 02:00h da manhã... deitei um pouco e botei tudo na Kombi para o evento, lá, somente lá fui ouvir as caixas pela primeira vez. Se não fosse um evento de DIY, certamente não as teria levado.

Se você chegou até aqui, deixa eu falar ainda dos tweeters, que estavam já na espera, um amigo fez upgrade do tweeter de sua caixas e por isso tive a oportunidade de pegar um par de ScanSpeak, par casado, uma coisa espetacular, um tweeter que assombra por sua resolução, detalhamento e capacidade de lidar com o evento... não lembro ao certo o modelo, mas é uma Verity Audio, uma caixa verdadeiramente hi-end.

http://www.verityaudio.com/en/

Tinha bolado um super acabamento para o tweeter, mas não deu tempo e espero fazer isso assim que possível.

Pois bem, depois do evento não tive tempo de remontar o set das LAFs na sala, sendo que tem duas semanas que emprestei as Baubos para meu irmão e com isso, aproveitei para ligar somente a torre dos mids para fazer tudo, ver filmes, música e até brincar com subgraves..acreditem, despejei potência nos pequenos e botei a casa para tremer, caraca, nunca poderia supor isso... ACOPLAMENTO é coisa de doido.

A parte ruim da história, se um mid é um saco para amaciar, imaginem 24... mesmo com isso tudo, a caixa simplesmente não amacia, melhorou muito mas é nítido que ainda nem começou o processo. Devido sua sensibilidade, mesmo em altos volumes, recebiam pouca potência já desisti de tentar adiantar isso, vou curtindo e daqui uns meses penso em novos ajustes quando certamente os MIDs estarão mais soltos e relaxados...

Também estou pensando seriamente em fazer um crossover passivo e um novo subwoofer casado para elas, possivelmente com 4 ou 6 de 10" para ver no que pode acontecer... o tempo dirá.

Ontem, elas me mostravam uma resolução e capacidade em revelar detalhes de uma forma simplesmente estonteante... depois de alguns ajuste, o palco ficou impressionante e com uma veracidade que poucas vezes já vi em minha vida.

Abração,

Renato

5. Lourenzi

Lourenzi Usuário

Desde 16 Abr 2009
    Caramba Renato 2 da manhã??, que trabalhera! seu empenho as vezes assusta! :lol:

mas então elas nem tocaram do DIY fest?

quanto ao amaciamento, você não empurra elas com um Carver? esse amp tem potência e corrente de sobra, não? desce a lenha até elas cheirarem bobina queimada :lol:

parabéns pelo up nelas, esse novo visual ficou muito bacana mesmo :aplauso:

grande abraço

6. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Lourenzi,

Depois dessa loucura toda, liguei sim, nos 2 dias do evento e com certeza mostraram pouco do que podem.... mas meu medo era ser um desastre em face de tudo que aconteceu, me senti aliviado quando testei e vi que ao menos tocavam... hehehe

Amaciar um brinquedo deste é MUITO complicado, cada alto-falante trabalha literalmente em 1/12 de sua capacidade e não tem como jogar potência, afinal são 97dBs, qualquer 1 ou 2 Watts já enche a sala com muita autoridade e você nem consegue ver os cones movendo, só rindo...

Uma vez ou outra tudo bem, mas no dia-a-dia trabalham com MUITA folga, a versão anterior demorou alguns anos para amaciar e para piorar tenho escutado menos CDs do que gostaria.

Vamos ver no que isso dará... rs

Abração,

Renato

7. MARCUS BRAGA

MARCUS BRAGA TUTUBARAO

Desde 20 Set 2007
    RIO DE JANEIRO - IPANEMA
    desde o primeiro projeto dessas caixas eu percebi que ali tinha algo de superior, em relação as caixas tradicionais, algo que so vi em caixas com som holograficos, com o passar do tempo percebi que a cada visita minha ao Renato ,havia uma melhora significativa, seja por conta da eletronica , seja pelos upgrades nos alto falantes , sempre quiz fazer umas , meu medo se dava na dificuldade de acerto no crossouver,e tb pelo fato de ter que ter pelo menos treis poweres para empurra-lo , com o tempo foram sugindo projetos de poweres e crossouver afiandos e baratos para poder usar no projeto.

sei que muito ainda pode crescer , e torço para que isso aconteço ,pois meu projeto vai se basear nas informaçoe que aprenderei com ele.

OS alto falantes da NAR prometem revolucionar a maneira como vamos encarar futuros projetos, pois tem qualidade aliado a bons preços. A falta de opção no mercado estava nos impedindo, forçando a todos nos a trazer produtos importados.

minha ideia é juntar o Macarrão , nabuquinho e prego ,pra fazer algo desse nivel ,utilizando altofalantes da NAR

ps : ta aqui as fotos

8. Lourenzi

Lourenzi Usuário

Desde 16 Abr 2009
    perguntei se tinha tocado no DIY fest, porque não vi ninguem comentando...(y)

Renato, pelo que via em seus posts sobre essa configuração do seu sistema com as LAFs, você gostaria de tri ou tetra-amplifica-las, você chegou a testar desta forma? esta é um tipo de caixa que nunca escutei, curiosamente é o tipo que mais tenho curiosidade de escutar.

Acho interessante que sempre vejo sistemas com LA's (fotos), estão sendo tocadas por powers parrudos, qual a explicação? afinal 97dbs. Seria a demanda de corrente para os tantos MIDS?

TUTU,

esta sala que você postou é covardia :aplauso:! torço para que você consiga.

grande abraço

9. FMelo

FMelo A estrada vai além do q se vê

Desde 14 Mar 2007
    Fortaleza/CE/BRAZIL
    Renato, parabéns pelo projeto ! Tenho muita curiosidade de ouvir uma caixa dessas. Como fica a resposta delas nos graves ? Existe alguma faixa de frequência que sobresai ? Vc conseguiria descrever o som delas ?

Abraço

10. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Tuba,

Vou ajustar tudo aqui e em breve, marcamos aquele churrascão, vai se surpreender MUITO mais ainda.. :) :D

Lourenzi e FMelo,

No DIY FEST, de cada 20 minutos 15 pelo menos eram das Baubos. Mas as LAFs impressionaram, na verdade causam um certo espanto pois é de fato algo curioso de se ver e quando toca, sempre supreende muito... como a correria foi tão grande, não tinha selecionado algumas músicas para ela também.

Eu a uso de forma tri-amplificada diariamente, abaixo uma ideia da loucura (mudou muitos componentes, mas é a mesma coisa ainda) pois se não bastasse tudo, ainda tento conciliar HT, TD, PC e agora ainda um Seagate Theater+ :lol:

O que aconteceu, foi um certo dia, sozinho em casa eu pude TETRA-AMPLIFICAR e quer saber, foi inesquecível... :D (y)

Ela não precisa necessariamente de potência, mas tem que ter corrente, já empurrei com powers muito fracos mas nada de power levinho. Meu sonho é um dia ter esses 97dBs associados com apenas um valvulado com 300B e 3W por canal, deve ser o nirvana... hehehe

É uma caixa muito casca grossa para fazer, é a única que não recomendo sem que tenham um domínio pleno da teoria que envolve a construção, não que eu tenha... hehehe

E essa minha, está muito longe de ser o que eu considero ideal, espero em breve fazer duas torres para graves por exemplo. Apesar de achar que meu subwoofer é simplesmente espetacular, quem me conhece sabe que não sou de falar isso, mas não consigo definir de outra maneira.

Mas ele entra em mono abaixo dos 70hz e certamente seria muito mais interessante ter duas torres trabalhando em estreo, mas isso, só com uma eventual sala dedicada por causa do espaço, mas é meu desejo.

É difícil esperar graves fortes com alto-falantes de 4", mas existe um fenômeno que a teoria se perde na tentativa de explicar que por conta do acoplamento, é gerado uma frequência relativa muito mais baixa do que se fosse apenas 1 alto-falante. Já vi muito engenheiros da pesada chutando o balde sem saber explicar de fato o que acontece, não serei eu então... :) :D

Eu optei por usar de 4", poderia usar de 5" e ai nem precisaria de subwoofer mas teria que botar um tweeter mais cascudo ainda para cortar as altas bem baixo e isso em uma LA pode ser um risco muito complicado, nessa configuração, os MIDs são simplesmente AVASSALADORES em todos os sentidos e só pude ter um controle absoluto quando começei a ter meios de medir isso de forma adequada. Tentar fazer e ajustar de orelha, pode ser um erro capital... os mids engolem altas e graves de forma impressionante, só ouvindo pois não é como algo simples como faltar ou sobrar, é estranho até...

Mas essas Mega Lines da foto do Tuba usam Ribbon com mids de 6,5" e por isso, o tweeter entra lá pelos 1.200hz, como tem um tweeter de 2 metros, mole isso e certamente a caixa deve ser um verdadeiro espetáculo. Mas o engraçado, é que custando R$ 120,00 ou USD 120.000,00 como é o caso, ambas usam a mesma teoria.

Aqui em casa com essa caixa que pode ser considerarada uma simples amostra grátis das Mega Lines, já tenho características que nunca vi em caixa alguma, independende do valor e é isso que me faz ter um carinho e admiração tão grande por ela.

Ouvir é MUITO diferente de uma caixa convencional, grande parte pela forma como ela propaga o som. Você não precisa de SweetSpot, na sala, em qualquer lugar terá uma reprodução idêntica, única e no meu ponto de vista, impressionante...

Por favor, não a considero superior a tantas outra grandes caixas, mas sim, diferentes, especiais e como nunca ouvi outra (por isso a fiz) a considero verdadeiramente única e absolutamente cativante.

Ando com ela em passos de tartaruga, e cada vez tenho menos noção de onde poderei chegar... como é divertido, vou seguindo nessa caminhada.

Abração,

Renato

11. Muriloo

Muriloo Usuário

Desde 21 Abr 2008
    Araras - SP
    Com o ribbon desse tamanho nos testes aqui, o tweeter vai poder entrar entre 200 e 500hz :D é um dos motivos pra nao ter investido muito no midbass ja que nao vai precisar subir muito.

É uma pena ter perdido o contato com o chines que importei os imãs, se não vc poderia se aventurar nessas tb.
    http://img822.imageshack.us/img822/8028/dsc01171.jpg

Espero logo poder ouvir esses graves que vc tanto cita...

Abraços
    Murilo

12. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Murilo,

Sempre pensei em encarar algo assim, mas nunca sobra tempo mas é questão de tempo. Seu trabalho é absolutamente fantástico, já te falei isso, terá uma verdadeira jóia em suas mãos, tente lapidar com calma e entenderá muito do que eu falo aqui.

Com esse Ribbon, com o tempo pensaria em botar algo cascudo de 7" ou 8" para fazer graves e médios graves, tem tudo para ficar MUITO ANIMAL em uma simples caixa de duas vias...

Algo como as L100 da Wisdom Audio
    http://www.wisdomaudio.com

Abração,

Renato

13. BIG

BIG Usuário

Desde 4 Set 2007
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Renato!

Vou confessar... Virei um apaixonado por LA.:aplauso: E você é o principal responsável por isto. :aplauso: Hehehe. Tenho acompanhado os tópicos do HT Fórum (principalmente o DIY) e o seu site também. Tenho lido muito sobre LA na internet, e resolvi meter a mão no serrote.
    Pretendo fazer uma LA de graves OB (ainda em dúvida se H ou U) com seis falantes de 12" por lado.:D (Quase 2 metros de altura!) Espero que de certo. Hehehe.
    Espero mais novidades sobre este teu Up com médios NAR nas L.A Fidelity. (talvez uma futura substituição do par das minha Eminent Technology LFT VIII, atualmente usadas só pra médios e agudos)
    Segue foto dos Woofers Keybass KSW 12-147 "estacionados" no meu corredor a espera da finalização do projeto.
    Abração.
    Walter

14. Toni DIY

Toni DIY Usuário

Desde 6 Set 2006
    Lins, Sao Paulo, Brazil
    BIG!
    BIG MESMO!
    MEU DEUS!
    VC É SÓCIO DA KEYBASS? HAHAHAHAHAHA
    EU TB DOU FÃ DAS LA! HEHEHE
    ABRAÇO!
    TONI DIY

15. Vinícius MB

Vinícius MB Membro Atrapalhado

789 11 1

Desde 23 Fev 2009
    Prudentópolis - PR
    Tem gente que não sabe mesmo brincar!! :p

16. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Big,

Pegou pesado, literalmente... :) :D pela quantidade, que tal furar as paredes e meter logo um IB, deve ser algo surreal! Se for OB mesmo tente fazer com calma e muito bem dimensionado.

Vai ser muito animal, parabéns!

Abração,

Renato

17. BIG

BIG Usuário

Desde 4 Set 2007
    Porto Alegre/RS/Brasil
    Renato...
    Como se diz aqui no Rio Grande, "O cavalo passou encilhado", montei nele! É que surgiu a rara oportunidade de comprar estes woofers por um preço razoável e agora é só colocar o projeto em prática.
    A idéia da caixa em OB já é antiga, IB ainda não dá, o apartamento é alugado. Hehehe.
    Depois, quando tiver novidades, abro um novo tópico pra não ficar poluído este seu que é muito interessante.
    Abraço.

18. Renato600

Renato600 Usuário

Desde 24 Set 2007
    Porto Alegre
    Pior é que metade da culpa disso é minha, hahahahaha.

Abração

19. gu_mazza

gu_mazza Louco por SOM

Desde 19 Jul 2007
    Maringá/PR/Brasil
    Renato meu surgiu uma duvida com relação a Lines.
    O uso dos mids de 4" é pelo fato do cancelamento de ondas ser mais alto assim não abusando do TW.
    Mas se por acaso eu fizer uma line com mids 6" + fulls de 3" + TW.
    Pensei no seguinte:
    M-M-M-F-F-T-F-F-M-M-M.
    ou
    --M-M-M--M-M-M---
    -----F-F-T-F-F-----

Conseguiu entender?

Opa opa opa !!!!!!!!!!!!!

Me conta ai o que se sussedeu.
    Sou Fã da Keybass.
    =D

20. Renato

Desde 24 Fev 2003
    Rio de Janeiro
    Xará,

Torcer para ele não vir a conhecer mas nenhum Renato então.. :lol:

Gustavo,

Sim, mas aí seria uma "Dapolitão" :) :D :ataque: e não uma Line ... (y)

Abração,

Renato

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso