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"La Gioconda ANS10BR" Uma FullRange de 10 polegadas com Audio Nirvana Super 10

Discussão em 'DIY' iniciada por Luke, 18 Mar 2011.

  1. Luke

    Luke STAND-BY


    Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Amigos, agora é a vez de compartilhar mais um projeto, desta vez uma fullrange de 10 polegadas usando o Audio Nirvana Super 10 (y)

    [​IMG]
    Gioconda em Números:
    Drive: FullRange 10 polegadas - Audio Nirvana Super 10
    Potência: 3 a 30 watts
    Impedância mínima: 8 ohms
    Resposta: 38hz a 18khz
    Sensibilidade: ~96 dbs
    Crossover: Filtro passa baixa ajustável


    Album da Gioconda atualizado: http://img689.imageshack.us/slideshow/webplayer.php?id=ansuper10002.jpg



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    A ideia de empreitar este projeto teve início em 11/10 e de lá para cá muita coisa já aconteceu ;)

    Alguns acompanharam no tópico da minha sala, "Sala do Luke", mas percebo que muitos diyers frequentam apenas, ou mais, este espaço (y).

    De início o gabinete seria algo como o 2.8 MK-II

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    '2.8 Mk II' (38.5T x 12W x 13.75D inches or 978 x 305 x 349 mm) 78 litros


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    Acabei decidindo pela mesma litragem, 78 litros, mas alterei as dimensões reposcionando o FR um pouco mais alto;

    As medidas finais escolhidas são: 1040mm A x 300mm L x 340mm P com compensado de 20mm (y)

    O corte das peças ficou muito fácil, são:

    8 peças de 1000mm x 300mm (frentes, laterais e fundo)

    4 peças 300mm x 340mm (topo e base)

    Aproveitamento da chapa:
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    O duto ficou com 4 polegadas por 105mm.

    O acabamento escolhido foi em fórmica, cor nogal escuro.

    No decorrer do projeto, cheguei a cogitar a utilização de tweeter devido à resposta muito acidentada deste FR, depois pensei em usar apenas um corte passa baixas e, 7.2khz e acabei testando um outro corte em 1khz,

    usando um indutor de 0,30mH em paralelo com um potenciômetro de 15 ohms, que permitiu controlar a "clareza" presente na região dos médio e medios altos.

    Vamos às fotinhas da montagem, do AN e alguns vídeos em momentos deiferentes do projeto ;).

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    Percebam o "pico" nas altas.
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    Agora é uma questão de compromisso, partir para o projeto full, sem crossover e conviver com este certo "brilho", que tenho certeza pode até agradar alguns :D.

    Uma coisa que me chateou foi constatar que um dos drivers veio sem os 4 espaçadores, ruelas, que ajudam na fixação ao bafle e evitam que se empene o drive ao apertar os parafusos.

    O da direita sem o espaçador.
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    Um detalhe que um leigo poderia facilmente danificar o drive sem perceber. Ponto negativo :p.


    Outra coisa que bagunçou tudo foi que as especificações que vieram junto com o drive não batem com as especificações obtidas no site.

    Um peso, duas medidas :confuso:
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    Devido a isto, o JM teve que medir no laboratório qual a real FS do falante, chegando a 31hz e tb conferiu a impedância, 10 ohms a 10khz, 8.5 ohms a mais baixa.

    Conferindo a impedância
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    Quer saber? Foi um barato acompanhar as medições, devidamente registradas em vídeo (y)


    Enquanto o AN Super 3 CF é um pouco acanhando, o AN Super 10 é meio abusado.
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    O protótipo tem 83 litros
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    Foi preciso usar outra caixa em baixo para ajustar a altura do drive.
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    A montanha nos agudos com o fullrange sozinho
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    O fullrange cortado em 2Khz - 6db
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    E os dois junto, fullrange até 2kz -6db com o tweeter entrando em 5kz -6db.
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    Na sequência subistituímos o capacitor por um Hovland Musicap e a coisa ficou ainda melhor:
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    Um crossover de 1ª ordem, -6db, com uma bobina cortando as altas no woofer e um capacitor cortando as baixas no twweter, simples :D
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    O que que está pegando agora?

    1- Aceitar a idéia do crossover.
    2- Aceitar dois tweeter para se ajustar a sensibilidade ao fullrange
    3- Usar outro tweeter de maior rendimento.
    4- disposição da solução no gabinete.
    5- .....

    Isto ainda vai longe
    Vídeo com crossover e tweeter;




    To Be continued.... :lol:

    (y)
     
    Última edição por um moderador: 19 Out 2014


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  2. Vinícius MB

    Vinícius MB Membro Atrapalhado

    789 11 1

    Desde 23 Fev 2009
    Prudentópolis - PR
    Não sussega né?! :D
    Legal o projeto, quer dizer, muito legal! :aplauso:

    []'s
    Vinícius.
     
  3. Luke

    Luke STAND-BY


    Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    ...

    testamos alguns cortes diferentes para o AN super 10, em 900hz, 1khz, 1,1khz e acho que conseguimos um melhor equilíbrio com 1,1khz -6db, mantendo os tweeters entrando em 5khz -6db.

    Tb testamos os tweeter em posição vertical alinhados com o woofer afim de perceber alguma possível alteração e posso dizer que não foi possivel ouvir nenhuma alteração no som, apenas na estética ;)
    Tb testamos, quer dizer tentamos :p ouvir o fullrange em fullrange e.....ainda não dá, mesmo após uma semana de amaciamento :D

    Vejam a posição vertical dos tweeters a as bobinas usadas nos testes do corte dos AN super 10:
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    O gabinete corria o risco de ficar algo parecido com este:
    [​IMG]

    :lol:



    Os cortes estavam assim definidos:

    AN Super 10 sobe até 1,1khz - 6db

    Tweeter Vifa entra em 5khz - 6db

    Também tive que rever o tamanho do gabinte e ajustar a altura do AN Super 10 que antes, quando sozinho, seria com o centro por volta de 90cm,
    e agora, com o tweeter, passando a 80cm o centro do AN Super 10.

    Desta forma os tweeter chegarão a 1,12m, provável altura final da Gioconda.





    :rofl: :aplauso:






    Testamos o protótipo da La Gioconda com dois amplificadores integrados de baixa potência diferentes.

    Um com 15 wrms p/c e o outro com 13 wrms p/c medidos e conferidos no laboratório do JM.

    Vejam as fotos dos power-zinhos :suspeito:
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    [​IMG]

    É de impressionar o rendimento e realismo destas caixas mesmo com estes pequenos integrados.

    Dá para dizer que não tocou muito diferente do AR VT200 do JM com o AR REF 2, no quesito pegada.

    Na extensão dos agudos o VT200 ainda leva a melhor.

    Mesmo assim, diria que dá para ser muito feliz com estas caixas e um bom integrado-zinho





    Botei o JM para trabalhar na Gioconda com algumas ideias.

    Primeiro usar pórtico maior em vez de duto.

    A segunda tentar eliminar os tweeter deste projeto.

    O teste do pórtico revelou que o duto é o melhor compromisso para os graves que ficam menos definidos com o pórtico apenas.

    Já a eliminação dos tweeters, eu cheguei lá no JM com a ideia de subirmos o corte passa baixa do AN até tirar o pico nas altas e não é que ficou bacana.

    O AN Super10 sozinho encomoda.

    Para entrar com o tweeter o corte estava em 2.2khz.

    Com a retirada do tweeter começamos com um corte por volta dos 5khz, mas o som ficou fechado e aí subimos para 8.3khz, sendo o pico do AN super10 em 10khz.

    O resultado foi surpreendente, mas ficou um certo ardido na sibilação das vozes.

    Outra bobina e baixamos para 7.2khz -6db e pra mim está fechado :feliz:.

    Grandes expectativas :concordo:.

    Tb decidimos a litragem para o gabinete que ficará com 60 litros e f3 de 41hz.

    Com 82 litros atuais o f3 está em 38hz. Uma caixa 1/4 menor e apenas -3hz na resposta.

    O acabamento que estou pensando ficará em segredo (y)

    Fotinhas:

    De volta em bancada
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    Esta curva acima é após corte em 8.3khz -6db :D

    A curva abaixo, antes do corte, com o AN Super 10 em fullrange e o pico nos 10khz :p
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    Bobinas à disposição para o teste não falta ;);
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    Sem tweeter ;)
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    Testando com pórtico em vez de duto (y)
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    Mexe daqui, mexe de lá, e o gabinete acabou ficando com os mesmo 78 litros do 2.8MK-II, porém com um duto de 4 polegas e 104.7mm de profundidade, enquanto o 2.8 MK-II usa um pórtico de 152mm x 19mm.

    Vou usar compesado de 20mm contra 19mm do 2.8 MK-II.

    E tb as dimensões serão diferentes visando elevar a altura do centro do fullrange, no projeto original 768mm e no meu perto do 840mm.

    O gabinete final tera as seguintes dimensões: 1040 x 300 x 340 com acabamento em fórmica na cor nogal escuro.
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    O F3 ficou em 38.8hz
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    Escolhendo o compensado:
    [​IMG]

    No carreto....
    [​IMG]


    Depois volto com a montagem do gabinete.

    (y)
     
    Última edição por um moderador: 19 Out 2014
  4. PMAV

    PMAV Usuário


    Desde 6 Abr 2004
    Fortaleza/Ce
    Olá Luke,

    Suas experiências são extraordinárias!!! Sua vontade de achar o melhor resultado com simplicidade me impressiona!!! :aplauso::aplauso::aplauso:

    Eu tenho uma curiosidade, será que você pode nos ajudar :D?? Queria que você fizesse uma comparação entre todas as suas caixas, falando em que uma é melhor que a outra e o ruim de cada uma. Ou seja, os pontos positivos e negativos na comparação entre suas caixas. Acho que seria deveras interessante para nós, já que viria de quem possui vários conceitos de caixas acústicas.

    Abração e boa sorte nas suas aventuras (ou seria loucuras, rsrs)!!! :aplauso::aplauso::aplauso:
     
  5. Luke

    Luke STAND-BY


    Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Obrigado Vinícius, obrigado PMAV.

    Sossegar jamais :lol:

    Posso fazer um comparativo.... em breve (y)

    O tempo está meio curto.

    Primeiro ainda tenho que atualizar esté tópico até a data atual ;)

    Seguindo:

    Eu e o JM pegamos firme no batente e com 4h30 chegamos ao ponto que só falta colar o acabamento ;)

    Vejam:
    [​IMG]

    Lixando as caixas para aplicação da fórmica (y)

    [​IMG]


    [​IMG]


    [​IMG]

    Gioconda em Números:
    Drive: FullRange 10 polegadas - Audio Nirvana Super 10
    Potência: 3 a 30 watts
    Impedância mínima: 8 ohms
    Resposta: 38hz a 18khz
    Sensibilidade: ~96 dbs
    Crossover: Filtro passa baixas em 1khz -6db (variável)
    ;)

    [​IMG]

    [​IMG]



    :rofl:

    [​IMG]


    Abaixo reproduzo email do David Dicks, da Audio Nirvana, com quem tenho trocado vários emails, por ocasião deste último projeto, a Gioconda.

    Vejam o que disse o pai do AN Super10:

    "Hi,

    They are maybe the most beautiful cabinets I have ever seen our speakers in!

    I am very jealous! I wish I had these......

    Regards, David"


    Para quem não entende o inglês, segue tradução via "tradukka"

    "Oi,

    Eles são talvez os gabinetes mais bonitos que eu já vi com nossos falantes!

    Eu sou muito ciumento! Eu gostaria de ter esses ......

    Atenciosamente, David"


    Precisa dizer mais alguma coisa ;)

    FELIZ DEMAIS :concordo:


    Devido à alta sensibilidade da Gioconda, acabei trocando minhas 12AX7 Haltron por 12AU7 tb Haltron, para reduzir o ganho no MC-100B.

    O Resultado é que deu para abrir um pouco mais o volume no pré, de 8h30 para 9h30 :D.



    Esta caixas falam muuuuuuito :D

    Mais testes, agora em bi-amplificação:




    Elas estão me agradando muito, ótimo palco, foco e recorte.

    Uma tridemensionalidade incrível.

    A sensibilidade muito alta dificulta ouvir em volume reduzido, mas dispensa investimento em amplificadores de alta potência.

    Os graves do fullrange são suficientes, mas poderiam ser um pouco mais presentes.

    A região média é muito "rica" em detalhes, mas tb poderia ser considerada "clara" demais.

    Os agudos ainda só consigo ouví-los com o indutor cortando nos 7.2khz - 6db.

    Sem o indutor os agudos agridem e fadigam os ouvidos.

    Foi no dia 12/01 que o Renato deu a ideia de se usar um filtro NOTCH tipo assim:
    [​IMG]



    Conversa daqui, ... conversa de lá..., e acabei voltando do JM com outra solução, usando outra bobina de 0,30mH em paralelo com um resitor variável de 0 a 30 ohms.

    [​IMG]

    O resitor atua até o valor de ~12 ohms, a partir deste valor para cima, não faz diferença na resposta.

    Lá no JM testamos com o osciloscópio e o corte atua a partir de 1khz para cima, ajustando a intensidade do corte com o resitor variável,

    sem tirar cada vez mais à medida que subimos a frequência.

    Continua o pico nos agudos, mas deita a região média.

    Com o capacitor junto em paralelo, atuariamos em um ponto e acima e abaixo dele.

    A ideia é que o que está incomodando em Fullrange não seria o pico nos ~12khz, mas a elevação da resposta já nos médios e médios agudos.

    Muito bom papo, muita teoria, agora é hora de testar na prática.
    [​IMG]

    :feliz:

    Está funcionando

    Consegui tirar a "claridade" que incomodava, sem perder na extensão.

    Como seria de esperar, os graves ficaram mais presenstes, apesar de não estar mexendo neles.

    É que os médios estão mais contidos .

    Vou brincar com o potenciometro até encontrar um valor para trocar por um resistor fixo, ou será que deixo com potenciometro para poder dosar?

    O que acham?

    No caso eu abandonaria a chave e usaria um potenciometro no lugar.

    Acho que farei isto.

    (y)


    Hoje vou lá no JM para implantarmos esta nova solução, que talvez :lol: será a definitiva :D
     
    Última edição por um moderador: 19 Out 2014
  6. Luke

    Luke STAND-BY


    Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Hoje trocamos o indutor de 0,20mH e a chavinha por um de 0,30mH e um potenciômetro de 10 ohms.

    O JM enrolou as bobinas e aproveitamos para trocar os bornes que eram provisórios por definitivos ;)

    [​IMG]


    Agora tem que ouvir muito :feliz:.








    (y)
     
    Última edição por um moderador: 19 Out 2014
  7. RIVERSALT

    RIVERSALT Sony ToKyo Japan


    Desde 25 Dez 2010
    UBERLÂNDIA-MG
    SHOW DE BOLA MAIS UMA SUPER PRODUÇÃO :aplauso::aplauso::aplauso::aplauso:

    Mas diz uma coisa quando vc estava passando a tupia nos cantos da caixaa certando o laminado ficou as linhas brancas em todo estensão da caixa com vc tirou elas depois? vc pintou as linhas?
     
  8. Luke

    Luke STAND-BY


    Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Obrigado RIVERSALT ;)

    Ainda falta dar este acabamento.

    Só hoje calculei o custo final da Gioconda que foi de 2K Reais.

    ;)
     
  9. ANTUNES CARLOS

    ANTUNES CARLOS Usuário


    Desde 11 Mar 2006
    MINAS GERAIS
    Luke, parabéns, você teve um extremo bom gosto na escolha da cor do acabamento:aplauso:. Se não fosse o "fator esposa", eu teria um monte de belas caixas bem altas em meu quarto:rofl:. Luke, pela beleza e dificuldade do projeto, até que o preço ficou dentro da realidade de qualquer pessoa:aplauso:.
     
  10. fibra

    fibra Áudio & Vídeo com Inteligência


    Desde 2 Ago 2005
    Campinas - SP/Brazil
    Luke, meu querido, eu nem sei mais como agradecer com tanto louvor que vc merece por compartilhar essa AULA conosco. :aplauso:

    Cara, a única coisa que me entristece é morar longe de ti. :( Gostaria de participar e aprender tudo isso que vc mostra acima.

    Parabéns, meu amigo. Parabéns !

    Abrção
     
  11. Rusoco

    Rusoco Usuário


    Desde 23 Dez 2008
    São Paulo - SP
    Olha Fibra...

    Penso exatamente igual a vc....Eu estou impressionado com as informações nesta parte do forum (DIY), pricipalmente nos posts do Luke...

    Pena mesmo morarmos longe....

    Luke,

    Deixa o potenciometro mesmo...A gente sempre gosta de ir acertando as coisas mesmo....É uma possibilidade a mais de acerto! Vc teria esta medida da bobina para me passar?

    []s

    Rui
     
  12. FMelo

    FMelo A estrada vai além do q se vê


    Desde 14 Mar 2007
    Fortaleza/CE/BRAZIL
    Muito bom esse tópico ! parabéns Luke pelo belo trabalho !
     
  13. Luke

    Luke STAND-BY


    Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Obrigado Antunes (y)

    Obrigado Fibrão (y)

    Obrigado Rusoco (y)

    Rusoco, o indutor é de 0,30 mH e o potenciômetro, que se usa em paralelo com o indutor, é de 10 ohms ;)

    Obrigado FMelo (y)
     
  14. barriguinha

    barriguinha Curtindo um bom som


    Desde 27 Dez 2005
    Campinas - SP
    Luke,se está legal com os drivers ainda que quase virgens,imagine quando eles se soltarem, tbm acredito que após isso,terá que ir dando uma reguladinha no potenciômetro,correto?
    Caso morasse perto de vc,seria bem legal mesmo,pois moraria perto do JM tbm,:lol:
    Dupla imbatível!:aplauso:
    Parabens aos dois!
    Abs.
    André
     
  15. Luke

    Luke STAND-BY


    Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    E do Ricardo W. Pereira também ;)

    Tutta la buona gente ;)

    barriguinha, muito obrigado.

    A ideia do potenciômetro está vingando ;)

    Fibra e amigos, passando por aqui, querendo ouvir... é só marcar ;)
     
  16. Meus Parabéns!

    Vou te confessar, me deu uma vontade de copiar o seu projeto,
    ate minha mulher acho que essas ficariam lidas aqui em casa :)
    acho que o fator esposa nao vai ser problema.

    Abraços
     
  17. Rodrigo.RJ

    Rodrigo.RJ 3D? To fora! :D


    Desde 23 Ago 2007
    Rio de Janeiro/RJ/Brasil
    Fala aí, Luke! (y)

    Maior barato cara! Parabéns pela empreitada!!! :aplauso: :D (y)

    As caixas ficaram lindas, e QUE oficina!!! :oloko: :aplauso:

    Agora vejo que não vai ser tão simples assim ... :aff: :D

    Abraço! (y)
     
  18. Luke

    Luke STAND-BY


    Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Enquanto isto...

    Possivelmente teremos mais 3 pares de Gioconda..... em breve.

    Um já está em fase de protótipo na sala de seu feliz proprietário.

    ;)
     
  19. zakkbr

    zakkbr Usuário


    Desde 7 Jan 2009
    São Paulo
    Par de [FONT=arial,helvetica,sans-serif]Audio Nirvana Super 10 Cast Frame encomendados. Obrigado Luke pela força e incentivo !
    [/FONT]
     
  20. Luke

    Luke STAND-BY


    Desde 10 Abr 2006
    Brasil
    Blza Zak (y)

    O acabamento que usei foi em fórmica, cor nogal escuro, e vc, qual pensa em usar?

    http://www.formicassbf.com.br/prodList.asp?IDMenu=19&IDCat=46

    M460 Canadian Light
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    M818 Massal
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    M851 Imbuia
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    M 405 Chocolate
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    M 411 Mogno
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    M 412 Marfim Natural
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    M 413 Pau Marfim
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    M 416 Guatambu
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    M 418 Marfim Montreal
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    M 421 Carvalho Americano.jpg
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    M 439 Samauma
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    M 448 Wengue
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    M 450 Nogal Escuro
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    M 452 Mogno Sevilha
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    M 458 Nogal Natural
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    M 462 Haya Argentino
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    M 472 Acacia
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    M 476 Maple Marim
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    M 497 Nogal pegaso
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    M 807 Freijo Escuro
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    M 812 Hazel Linheiro
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    M 813 RoseLinheiro
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    M 814 Mel Linheiro
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    M 815 Bege Linheiro
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    M 817 Carvalho Tasmania.jpg
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    M 819 Freijo
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    M 820 Ergonoce
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    M 821 Carvalho Linheiro.jpg
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    M 831 Zebrano
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    M 844 Carvalho Cinza
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    M 847 Zebrawood
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    M 848 Moldau
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    M 849 Carvalho Real
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    M 850 Teka Italy
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    M 858 Teka Brasil
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    M 866 Seville Capuccino.jpg
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    M 868 Wallis Plum
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    M 871 Nova Cerejeira
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    M 877 Noce Solista
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    M 880 Butcher Wood
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    M 881 Canyon
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    M 882 Olive Tree
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    M 883 Cilento Olive
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    M 884 Teka Provence
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    M 888 Teka Natural
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    M 893 Laricina
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    M 894 Moliana
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    M 895 Indian Eboni
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    M 896 Old Pekan.jpg
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    :lol:

    São poucas as opções.

    Isto só em fórmica :lol:

    Dica: descarte as com brilho, as fórmicas em tons foscos ficam mais bonitas para caixas.

    :D
     
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