Anúncio do HT Forum

LATIN NCAP - SEGURANÇA DE VEÍCULOS

Discussão em 'Mercado, Marcas e Modelos' iniciada por Márcio, 8 Out 2010.

1. Vinícius RS

Vinícius RS EX-luffing...

Desde 30 Ago 2005
    Brasil/RS/Torres
    Gostei que pelo menos o início dos testes foi noticiado ontem no Jornal da Globo, e a diferença entre o resultado de carros brasileiros frente aos similares europeus...
    Vou rir muito quando o consumidor levar os resultados de testes de impacto em consideração na hora de comprar um carro...

O pior é que tem muita gente que ainda pensa e fala asneiras como "pra que air-bag, não compro carro pensando em bater!", como um primo meu (se fosse ignorante, mas é Relações Públicas com pós graduação :aff:)

Aí, um outro primo diz: "Então, pra que pagar IPVA, se nunca me param em blitzes?"

2. Xann

Xann Alexandre

Desde 23 Jan 2010
    Bahia
    Eu não postei aqui porque estava acompanhando e comentando por outro fórum. Como já disse em vários lugares, a conclusão que nos resta é que nossos populares são, basicamente, farinha do mesmo saco!

O Gol, no entanto, passou vexame por ser um projeto mais novo com a renomada plataforma do Polo Europeu, que sempre ganhou diversos prêmios em segurança. Outra surpresa ficou por conta do 207, que tem plataforma do 206 europeu que também foi muito bem. De surpreender também a nota do 207 com airbag, inferior aos seus concorrentes! O Palio era de se esperar uma nota baixa pela antiquíssima plataforma. No entanto a renovação deste está próxima, espero que esse teste tenha algum peso no Palio 2012 e este fique mais seguro!

Inclusive quero parabenizar a iniciativa da Fiat perante as outras montadoras. Já deu uma declaração que pretende resolver os problemas citados no teste. Ponto para a Fiat. As outras se mantiveram caladas, dizendo apenas que seus carros estão de acordo com a (falha e ultrapassada) legislação brasileira.

Eu devo falar que fiquei feliz com o quão séria a LNCAP parece ser! Resultados muito coerentes! E que venham mais!

3. Glemmer

Glemmer Usuário

Desde 5 Jul 2008
    SE
    O que o governo podia fazer pra mudar a falta de segurança da grande maioria dos carros nacionais, o que não é surpresa pra ninguém, é colocar o Inmetro no circuito e obrigar as montadoras a testar todos os seus modelos e colocar o resultado colado no para brisa de cada carro nas ccs que nem os selos de consumo de energia de geladeiras. E também divulgar a importância dos testes. Sei que é querer demais. Mas acho que é por ai.

E a nossa parte nessa história é o que já disseram aqui no tópico: divulgar.

4. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    Em tese quanto mais estrelas no carro, menos estrelas na testa dos ocupantes.:lol:

Exato JP, o carro deve deformar, ai que entra a adaptação a chaparia brasileira, por ser menos resistente usa-se uma chapa mais espessa que tem um comportamento distinto além de ter maior peso total.

5. Queria ver os Renaults que usam plásticos nos paralamas. Seguindo esse raciocínio, esses carros devem absorver melhor o impacto no teste.

6. Xann

Xann Alexandre

Desde 23 Jan 2010
    Bahia
    Com certeza! Por isso foi empregado o plástico nos paralamas!

7. Papillon

Papillon Usuário

Desde 30 Jun 2004
    Sao Paulo _SP
    O para-lama não tem função estrutural, a peça que faz esse serviço é a longarina. O uso do plástico no para-lama é para absorver pequenos impactos sem danificar a peça, ou seja bom para nós.

8. Márcio

Márcio Usuário

Desde 30 Mai 2002
    Pelotas RS
    A outra função importante do para lamas de plástico e não impedir que a porta abra depois de uma colisão frontal, para que a porta de um clio ou mégane não abra é necessário que a coluna A seja deslocada para trás, nos carros que utilizam para lamas de metal este pode recuar e impedir que a porta seja aberta.
    De qualquer forma estou muito satisfeito com o rumo que as coisas estão tomando.
    Em 2014 teremos noção de quais carros são seguros ou não e todos tanto com abs quanto airbag, considerando a situação de 2008 quando a única opção abaixo de 40k com airbag foi o clio que comprei acho estamos caminhando para algo muito bom.
    Claro, longe de ser perfeito já que aqui controle de tração ainda é artigo de luxo e não vejo perspectiva de mudança, além disso e lei que obriga o airbag apartir de 2014 não incluiu o cinto com pré tensionador, mas a coisa está andando.
    Na Europa e EUA primeiro se tornou obrigatório o airbag frontal e somente mais tarde o lateral, acho que este será o caminho por aqui até mesmo por conta da conscientização das pessoas, quando todos os carros possuirem airbag frontal possivelmente consigam enxergar a importância do equipamento, talvez os laterais não demorem muito a estar disponiveis para carros mais baratos.

9. Vinícius RS

Vinícius RS EX-luffing...

Desde 30 Ago 2005
    Brasil/RS/Torres
    Vamos ver... como sempre estamos uma década atrás (e ultimamente isso ficou ainda mais óbvio) em desenvolvimento, de repente os consumidores começam a dar importância a isso... aí, o mercado regula, o que é sempre melhor...

10. Márcio

Márcio Usuário

Desde 30 Mai 2002
    Pelotas RS
    Vinícius, mesmo que o consumidor não dê tanta importância ficaremos melhor.
    Ao menos quem se importa saberá quais montadoras produzem os seus carros com boa segurança estrutural, também poderemos comprar qualquer carro com abs e airbag, não precisaremos encomendar o carro perdendo os descontos promocionais.

11. Xann

Xann Alexandre

Desde 23 Jan 2010
    Bahia
    E quem sabe em breve, a demanda que temos hoje por airbag duplo e ABS, existirá por 4-6AB e controle de tração! Espero que se tornem opcionais em nossos carros (que precisarão ter um diferencial em segurança para conquistar alguns consumidores), assim como hoje o é airbag e ABS!

12. Márcio

Márcio Usuário

Desde 30 Mai 2002
    Pelotas RS
    Hehe, este seria o mundo ideal, mas mesmo que esta concientização não aconteça em três anos estaremos em situação muito melhor do que hoje, mesmo na pior das hipóteses.

13. JP!

JP! Curioso

Desde 19 Abr 2008
    São Paulo
    Existe uma grande quantidade de carros com peças de lataria/acabamento de plástico, sem falar dos que são inteiros de plástico como Corvette.

O Mercedes Classe A e o Peugeot 307, por exemplo possuem paralamas de plásticos.

Os parachoques de plásticos, por exemplo passaram a ser adotados em praticamente 100% dos carros há pelo menos 20 anos e nem por isso os carros ficaram mais inseguros.

Como o Luiz comentou, a lataria é meramente decorativa e para evitar e de ventar e chover em você, não é ela que te protege numa colisão, mas sim a estrutura do carro, formato por longarinas, colunas, assoalho, barras e outros componentes.

Num extremo, a BMW apresentou um conceito há cerca de 1-2 anos em que a "lataria" do carro é feita de tecido.

Perceba por exemplo a espessura do teto do seu carro, colocando as mãos e a flexibilidade, tentando movê-lo, que você irá perceber que é um folha de aço flexível. Não é ela que te protege em um capotamento.

Além disso, os componentes de plásticos tem a vantagem de cederam a pressão e retornarem à forma original, o que evita danificá-los em pequenas colisões.

JP

14. Thyago

Thyago Membro VIP

Desde 22 Jan 2006
    Minas Gerais
    Lembrando que o Classe A, tinha controle de estabilidade, além de airbags, abs de serie, e foi um fracasso, o consumidor brasileiro ainda tem cabeça dura, não se importa em bater a cabeça no volante e dispensa o airbag.

15. Márcio

Márcio Usuário

Desde 30 Mai 2002
    Pelotas RS
    Jp, como escrevi anteriormente o para lamas de plástico não é meramente decorativo (y)

16. jpc

jpc Usuário

Desde 4 Nov 2005
    São Paulo-SP-BRASIL
    Por que fizeram o teste com o Gol, Palio, Meriva etc com o airbag, se a maioria dos carros desses modelos são vendidos sem airbag? Deveriam fazer os testes de impacto com os carros na mesma configuração que a imensa maioria dos que estão rodando por aí, para o povão sentir o drama...

Deveriam começar com Uno Mille e do Palio sem Airbag, com Gol G4 e G5 sem airbag, com Fox sem airbag, Classic, Celta e Prisma sem airbag etc

Aí o povão se interessaria, pois seriam os carros mais vendidos do mercado.

17. Aulef

Aulef Usuário

Desde 11 Out 2009
    Brasil
    tópico fantástico, notícia fantástica. estou acompanhando os testes de perto. e sempre comparando com as versões européias. Até os americanos, em videos no youtube, costumam olhar pros resultados do NCAP europeu.

18. Márcio

Márcio Usuário

Desde 30 Mai 2002
    Pelotas RS
    JPC, não fizeram o crash do pailo sem airbag mas gol e 207 sim, e ambos ficaram com uma estrela, acho que sem airbag nenhum carro passa desta pontuação, com o 207 e gol provaram este ponto.

19. Nish-Raa

Nish-Raa Usuário

Desde 24 Nov 2007
    Somewhere In Time
    No site http://www.latinncap.com se você fizer uma busca por fiat vai aparecer os resultados dos testes com e sem airbag do palio. Foi tão ruim quanto o gol g5.(n)

Até(y)

20. megaeverton

megaeverton Usuário

Qunado será a nova rodada de testes, to ansioso para ver Uno caixa e Ágile.

1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso