Anúncio do HT Forum

LG DUAL INVERTER

Discussão em 'Ar Condicionado' iniciada por jairo bertoni, 23 Dez 2018.

1. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Criei esse espaço para os colegas que compraram e instalaram esse novo modelo e lançamento da LG postarem suas impressões num único tópico e ficar mais fácil para colegas que estão pensando em comprar esse condicionador.Abraço.

• 2
  2. luis mauricio

luis mauricio Usuário

2 2 1

Desde 25 Dez 2018
    Nova Iguaçu
    Boa tarde.

Essa semana eu instalei um LG dual inverter.

Equipamento bom de instalar tem o mínimo de parafusos para não atrapalhar os procedimentos.

Porem só tive um problema, no dia que instalei o equipamento estava um calor absurdo cerca de 31°c dentro da casa do cliente.

Quando liguei o equipamento o mesmo apresentou ate um bom rendimento com insuflamento de 18°c.

Porem não sei se devido a humidade esta muito alta o equipamento começou a soltar pequenas gotículas de agua pela turbina do evaporador. (lembrando que a temperatura de ponto de orvalho no momento estava em 24,8°c).

Pedi para o cliente aguardar a humidade baixar um pouco mais e testar o equipamento para verificar se o problema iria persistir.

Se tiver alguém do rio que instalou o equipamento por esses dia de calor favor relatar.

• 1
    • 1
  3. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Obrigado pelo review..Me fala como vc dimensionou o ambiente e qual a capacidade do equipamento ...Vc utiliza bomba de vácuo? Vc é instalador a quanto tempo? Tem empresa ?Abraço .

• 1
  4. luis mauricio

luis mauricio Usuário

2 2 1

Desde 25 Dez 2018
    Nova Iguaçu
    O Sr Jairo tudo bem Eu me chamo Mauricio Ja trabalho com refrigeração a 12 anos, confesso que é pouco tempo perto da sua experiencia na area de refrigeração e climatização.
    E com relação aos equipamentos eu uso todos tanto bomba de vacuo quanto nitrogenio para limpeza do sistema dentre outra ferramentas que creio eu nao ser nescessario comentar no momento.
    O equipamento é de 12k esta dimencionado para uma area (sala) de 12 metros quadados.
    Um abraço.

• 1
  5. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Seja bem vindo .Estamos aprendendo juntos .O importante é unirmos as forças,conhecimento e experiências pra ajudar os colegas do tópico.Não deixe de dar o review .Faça sempre assim .Posta suas experiências aqui nesse espaço.Boa sorte.Abraço.

• 1
  6. Jorpaes

Jorpaes Usuário

Desde 21 Jun 2010
    RJ
    Olá,

Como já descrevi em outros tópicos, comprei 2 dual inverter 9 mil btus.
    Nunca tive split antes mas me decidi por esse modelo após várias leituras e pesquisas inclusive aqui no fórum.
    Não sei se é falta de experiencia ou conhecimento mas não vejo essa coisa toda de rapidez em refrigerar o ambiente, tudo bem que os quartos pegam um sol da parte da tarde mas achei que mediante a propaganda seria mais rápido em refrigerar em relação ao propagado pela LG. Não é um ponto negativo, não mesmo, mas dizer que é pelo menos 30% mais rápido...
    Gela muito bem e eu mesmo morando no Rio (capital) cidade onde bater 40 no dia e a madrugada fazer 33º é normal, já tive que colocar o aparelho para 25º.
    Estou com os modelos com menos de 7 dias neste momento e não usei todos os dias por questão econômica, não sei ainda como poderá vir a minha conta.
    Fiz obra elétrica (abril 2018) e portanto estou com tudo organizado na minha casa, tendo os disjuntores próprios para cada quarto.
    Por enquanto eu recomendaria este modelo. Fiquei com um pouco de medo no início após a instalação pois os quartos pegam bastante sol mas até o momento estou gostando.

• 2
  7. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Qual é a área desses ambientes em M²?

• 1
  8. Jorpaes

Jorpaes Usuário

Desde 21 Jun 2010
    RJ
    Em torno de 11 m²

• 1
  9. Jorpaes

Jorpaes Usuário

Desde 21 Jun 2010
    RJ
    Pensei depois se não deveria ter coloxcol pelo menos no meu quarto um de 12 mil mas as. Impressionante foram em promoção num momento que estou zerado d gente totalmente. Mas realmente o ar está bem, trabalho ao nosso gosto.
    Vamos poder avaliar melhor quando tivermos noites bem quentes mesmo.

• 2
  10. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    ok boa sorte vai dando o review abraço

• 1
  11. Jorpaes

Jorpaes Usuário

Desde 21 Jun 2010
    RJ
    Nossa meu texto ficou zoado. Escrevi pelo celular e deu pau. Agora que vi

• 1
  12. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Mas deu pra entender kkkk

• 1
  13. protoman

protoman Usuário

79 13 11

Desde 13 Jan 2010
    Brasil
    Comprei um LG Dual Inverter 12.000 BTU, quente e frio. Chega até sexta. A instalação já está agendada para o começo da semana que vem.

Volto na semana que vem para postar as primeiras impressões.

• 1
  14. Paulo3D

Paulo3D Usuário

Boa noite amigos, especialmente o @jairo bertoni@jairo bertoni que me aconselhou durante a troca do meu agora antigo fujitsu de 9k.

Estou há aproximadamente duas semanas usando o aparelho, tenho gostado bastante do resultado. Ainda não consegui comparar a eficiência de resfriamento na pior época de calor pesado em Salvador pois estranhamente os dias não tem sido tão quentes como de costume para essa época do ano.

Está gelando bastante e me parece que os 3k de diferença do de 12 para o de 9 mil BTU farão uma bela diferença rs.. Por enquanto só tenho elogios ao aparelho. Super silencioso (não gosto tanto, estava acostumado com o barulho do fujitsu, que nem era tão alto no High). Ele é REALMENTE silencioso, mesmo no F5 (velocidade de vento mais rápida).

Usando a própria informação do display do aparelho, no modo de economia de energia, setado a 22º (que já fica agradável para meu gosto) ele está consumindo entre 0.3 e 04 kw/h após estabilizar a temperatura. Na velócidade máxima F5 e 18º ele inicia na faixa dos 0.7 a 0.9 kw/h e quando a temperatura estabiliza chega a 0.5 ~ 0.7 kw/h. Pergunto aos colegas se esses são bons números, ambiente de aprox. 3,5 x 3,2 x 3,8(pé direito).

Ah Jairo, sobre o possível defeito do vento ser direcionado para baixo, mesmo com a aleta direcionada para frente ou para cima, realmente foi resolvido, fica 100% onde deveria quando direcionado para outro local, não há vento para baixo.

Qualquer esclarecimento adicional que eu, como leigo, possa te fornecer, fique a vontade para solicitar. Obrigado novamente a ajuda e deixo a baixo uma foto da instalação que julguei importante:

PS: Infelizmente vi que no certificado de garantia de 10 anos do compressor é necessário instalação com credenciada LG, além de manutenção anual com credenciada LG. Não quis arriscar e sair da autorizada FUjitsu/Daikin que já trabalho há anos por causa disso..e duvido muito que alguma autorizada LG tenha o nível de qualidade dessa empresa que já trabalho aqui na cidade. Detalhe que possuo contrato de manutenção preventiva trimestral e no mínimo uma vez por ano levam minha máquina para empresa onde fazem aquela desmontagem e lavagem completa.. ou seja, muito mais do que a manutenção anual que a LG obriga.

Como referência para os colegas da região, valor da instalação R$ 350 + R$ 150,00 da remoção. Tubulação foi aproveitada a antiga.

• 1
  15. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Em primeiro lugar obrigado pelo review.Sobre o consumo,Aparentemente ele está dentro da lógica de aplicação que um equipamento com inversão oferece durante sua operação.Apesar de sua descrição sobre seu ambiente fica difícil precisar com mais certeza essas grandezas e potências de consumo.Mas está bem próximo dos parametros de consumo que um fujitsu,daikin ou mitsubishi te ofereceria.

Vc quer ver um mistério que não é tão misterioso assim ? Vou te passar um cálculo que é um pouco mais preciso do que aquele que é feito pela área(M²) Ainda não é o que realmente te dá a capacidade do condicionador contanto com todas as fontes e fatores de calor,mas é um que chega mais perto disso.Que é o calculo e dimensionamento da capacidade de um condicionador feito utilizando o volume (M³) Pé direito alto.

Pelas medidas que vc passou 3,5 X 3,2 X 3.8 = 42.56 M³ / 50 = 0.8512 X 12000= 10.215.40 btu´s.Isso só no volume de ar já tem essa carga .Mais pessoas ,mais umidade relativa,insolação direta em paredes ,janelas,vitros,telhado,irradiação de lage ,forro,janelas,piso,eletroeletronicos etc..Pode ter certeza que bate os 12000 btu´s folgado.

Sem conhecer seu ambiente talvez eu daria sugestão não sei se estaria enlouquecendo muito kkk de um condicionador de 18k...Claro que posso estar falando uma grande bobagem e cometendo um grande erro.Mas totalmente justificável.Eu não estou no ambiente em questão.

Baseado principalmente nas temperaturas médias e umidade relativa bem altas da sua região ..Isso ficaria minimizado se o ambiente for bem sombreado,paredes voltadas para o sul/sudeste/sudoeste,janelas vitros com persianas cortinas toldos,telhado e forro isolados etc...Daí o de 12k ficaria bem dimensionado ...Não sei ...isso tudo ficaria no "Será" no "poderia"..Continue dando o review.Compare as contas de energia do antes e depois.Monitore isso pra gente.Vamos ficar eternamente gratos.

Mais uma vez o nosso muito obrigado.Boa sorte.Abraço,Jairo.

• 1
  16. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
  17. dsidney

dsidney Usuário

Desde 21 Fev 2005
    Vitória / ES
    Jairo ou outro colega que já instalou o Dual Inverter e puder tirar minha dúvida,

Bom dia,

Estava olhando as especificações do LG Dual Inverter na pagina da LG e parece que é o aparelho é 220V em (1) uma fase.

Em anexo o PDF da página das especificações do aparelho.

É isso mesmo ? Será que esta correto ?

Preciso ter certeza pois aqui no Rio, eu só tenho 220 v bifásico. Pelo menos no meu prédio.

Se for isso mesmo, não vou poder comprar este.

Minha outra opção seria o Daikin.

O Daikin 18 k é 220 V bifásico ?

Antecipadamente agradeço.

Última edição: 29 Dez 2018
  18. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    Se vc tem 220volts ele vai operar .Seja 220 volts monofásico (uma fase 220 volts mais neutro ) ou em 220 volts bifásico ( fase 110 volts + fase 110 volts= 220 volts ) tanto faz.Se o fornecimento de energia for em 220 volts sem problema .Tanto faz ser uma como o outro .Fase 220 volts + neutro ou fase + fase =220 volts . No seu caso uma fase vai no lugar do neutro.

• 1
  19. dsidney

dsidney Usuário

Desde 21 Fev 2005
    Vitória / ES
    Jairo,

Muito obrigado pela pronta ajuda como sempre.

Por que os sacanas não colocam a informação correta. Se é possível ligar 220 V bifásico, deveria constar lá nas especificações ser opcional ligar 200 V monofásico ou bifásico.

É Brasil mesmo, não tem jeito. Qualquer empresa internacional, quando vem para o Brasil nivela por baixo em tudo.

Aproveitando o contato, amanhã vou passar os fios para o circuito do 18K e do 9K.

O do 18 K, a distância será 17,5 m.
    Vi que a amperagem máxima segundo as especificações da LG (se não estiverem erradas também) que é 7,4 amperes e pela tabela para fios, poderia usar até 1,5 mm2 até 30 m.

Mas vou utilizar fios 2,5 mm.

Para o circuito de 9K será 14,5 m e vou utilizar 2,5 mm2 também.

Estará tranquilo, concorda ?

Outra coisa, meu prédio não tem aterramento nos apartamentos. Para os meus eletrônicos eu uso aterramento no neutro, dentro do quadro de distribuição do apartamento mesmo. Já uso assim tem uns 15 anos e nunca tive problema.

Vi vc recomendar em não aterrar no neutro de forma alguma para máquinas inverter ?

É tão ruim assim ? ë melhor ficar sem aterramento que utilizar aterramento no neutro.

O prédio não me permite passar o aterramento, que no meu caso seriam o equivalente a 13 andares até o neutro aterrado da concessionária dentro do prédio.

20. jairo bertoni

jairo bertoni Usuário

Desde 24 Jun 2008
    ituiutaba/mg/brasil
    sobre a bitola dos condutores ok beleza sem problemas é isso mesmo. O ruim é ficar sem aterramento.Eu não gosto de utilizar o neutro como terra.Tem eletricistas que não concordam comigo .

Nesse caso de vc continuar utilizando o neutro como aterramento ,vc é quem sabe.Aqui na minha cidade e região,nos prédios e residências mais antigos ,o aterramento é feito pelo neutro.

Não fazendo terrorismo e já fazendo kkk,Vi acontecer duas situações que quando ocorrem a placa vai pro brejo.Retorno de fase no neutro e descarga elétrica .Difícil acontecer ,mas acontece e sou testemunha disso.Claro que em quase 40 anos de estrada vi acontecer muita coisa .Mas a porcentagem de acontecimentos desses fenômenos é bem pequena .

O correto é aterrar com condutor próprio e exclusivo para esse fim.No seu caso fica difícil .Provavelmente como vc mesmo disse e comprova ,não vai acontecer nada .Então segue o barco.Abraço

Última edição: 29 Dez 2018
    • 3
  1. Usamos cookies próprios e de terceiros para dar um melhor serviço e mostrar publicidade. Ao continuar, aceita o seu uso.
    Fechar Aviso