Anúncio do HT Forum

ligação de circuitos e tomada DUPLA em instalação antiga [ + ]

Discussão em 'Energia, Alimentação e Aterramento' iniciada por fL4m3ngu!$T@, 31 Mai 2018.

1. fL4m3ngu!$T@

fL4m3ngu!$T@ Usuário

98 25 7

Desde 31 Mai 2018
    Rio de Janeiro
    pessoas, minha situação é a seguinte... moro em prédio antigo, a fiação é bem antiga, SEM ATERRAMENTO, parece q foi revisada nos anos 90. a parte interna do imóvel alguns circuitos foram modificados recentemente. minha instalação está completamente fora dos padrões atuais com divisão de circuito para iluminação/TUG/TUE.
    só vou poder fazer poucas alterações no momento, até pq pretendo vender o imóvel daqui a uns 3 anos.

minha rede a tensão é 127V com variação de 117V a 133V admitidos pela concessionária Light.

tenho 4 circuitos no quadro.

então o GERAL teria q ser aumentado pra pelo menos 50A e cabo 10mm² até o quadro no mínimo, mas no momento isso fica inviável, os eletrodutos são antigos e estreitos, se tentar passar cabo esfarela os canos velhos corroídos pelo tempo e só vem terra. pra mudar vou ter q subir eletroduto por fora do prédio, mas isso fica mais pra frente.

os problemas imediatos estão nos circuitos 1 e 3...

no 1, o chuveiro autual eu uso no mínimo consumindo 2000W, 15,7A, mas comprei outro chuveiro mais potente to esperando chegar de 5500W equivalente 43,3A em 127V, lógico q não sou louco de ligar no máximo, pois desarmaria diretamente no GERAL, mas na temperatura morna ele consome 2300W q dá 18,1A, daí vou trocar o disjuntor de 32A pelo DIN 25A Curva B. creio q não tem nenhum problema, ou tem?
    na temperatura média consome 4400W o q daria 34,6 de corrente, daí se algum doido tentasse mudar a chave o disjuntor de 25A desarmaria, correto?

no 3 é mais complexo e onde tenho minhas dúvidas. o morador antigo colocou cabos de 6mm² pras tomadas TUE compartilhando o mesmo circuito, ou seja, o certo seria 1 circuito pra cada TUE, mas não fizeram, e não tem como mudar muito. nesse circuito o conduíte é de PVC mais novo, então deve passar mais 2 pares de cabos.
    aqui tem 2 fogões elétricos de indução de 1300W CADA, a tomada deles é de 16A, mas consome de corrente 10,3A em 127V cada, os 2 juntos 2600W + máquina de lavar 1500W + geladeira (diz na etiqueta 80W, mas tb diz 1,6A de corrente) então suponho 200W de potência + forno elétrico 1300W + iluminação 20W, o q totalizaria 5620W e 44,3A, ou seja, não podemos ligar todos os equipamentos ao mesmo tempo. ou usa máquina de lavar, ou forno elétrico, ou fogão elétrico e ainda não pode tomar banho junto, kkkkkk. ou seja, aqui a gente controla e da tudo certo, faz uma coisa por vez pra evitar desarmar o GERAL.

vou passar os cabos pra colocar outro circuito na cozinha dedicado aos fogões elétricos 2 x 1300W, o certo segundo as normas seriam 2 TUE com tomadas de 20A separadas, 1 pra cada circuito, com disjuntor de 16A ou 20A (se quiser uma folga a mais) não sei ainda se curva B ou C, com cabos de 4mm², pois segundo normas técnicas com 4 circuitos num eletroduto fator multiplicativo cai de 1 pra 0,65. daí o cabo de 4mm² q aguentaria 32A suportaria (32A x 0,65 = 20,8A), daí teria q passar 4 cabos, não sei se passa. se não passar é q tá o dilema...

teria q passar 1 circuito (2 cabos com bitola de 6mm²), daí, o cabo de 6mm² q suportaria 41A teria fator multiplicativo 0,7 pra 3 circuitos num eletroduto, suportaria 28,7A sem aquecer. ou seja, daria conta dos 20,5A exigidos pelos fogões com folga.

queria saber, por que as TUE tem q ser separadas? lógico, pelo nome são EXCLUSIVAS, qual problema de usar tomada DUPLA de 20A com fiação superdimensionada? não funcionaria como hipoteticamente um TUG de TUE, haha. não entendo o problema, queria entender pq na minha teoria os cabos não aquecem.

caso eu separe esses fogões 2 x 1300W em 2 circuitos, poderia ligar cada circuito numa tomada dupla?

tipo isso:
    ou teria q ligar em tomadas simples de 20A assim?

considerando outro caso, qual seria o problema de um circuito assim com várias TUE no mesmo...

PS: desculpem o TEXTÃO, uehueheuehuhe, mas acho q detalhando bem ajuda algum entendedor a me entender melhor.

Última edição: 24 Jul 2018
  2. FENIXCLOAD

FENIXCLOAD Usuário

Desde 22 Fev 2012
    br
    circuitos 1e 4 passar os disjuntores para 25A
    a bitola do fio da entrada ate o quadro tem que passar para 6 OU 10 milímetros no mínimo e o disjuntor para 40A
    se colocar o de 50 ele nao ira desarmar
    a melhor opção no caso das tomadas e uma para cada dispositivo a tomada dupla apenas para dispositivos de 10A

terá menor controle e dificultara a localização de um problema
    melhor seria dois circuitos de 40A já que na entrada você tem um disjuntor de 80A

OBS: como sua casa tem um circuito monofásico e melhor colocar disjuntores limitando a carga para impedir que aja problemas graves:choro:

se voce pudesse solicitar aumento de carga poderia trabalhar pelo menos com um circuito bifásico(2 fases e um neutro) já melhoraria bastante

Última edição: 3 Jun 2018
  1. Este site usa cookies. Se você continuar a usar este site, automaticamente concorda com nosso uso de cookies.
    Fechar Aviso